Boletim Nº 80/2021 – 22/07/2021

23/07/2021 10:05

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

BOLETIM OFICIAL Nº 80/2021

Data da publicação:22 de julho de 2021.

Versão em PDF:BO-UFSC_22.07.2021

 

 

 

 

CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 151/2021/CUn
CÂMARA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÕES Nº 11, 14/2021/CGRAD
CAMPUS DE JOINVILLE PORTARIAS Nº 072 a 80/2021/DCTJ
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS PORTARIA Nº 72/2021/PRODEGESP
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PORTARIA Nº  183 a 218/2021/PROGRAD
SECRETARIA DE INOVAÇÃO PORTARIA Nº 8/2021/SINOVA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PORTARIA Nº 151 a 156/2021/CCS

EDITAL Nº 30 a 31/2021/CCS

RESOLUÇÃO Nº 01/2021/CCS

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO PORTARIA Nº 21/EGR/2021

EDITAL Nº 25/2021/CCE

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EDITAL Nº 15/2021/CFH
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTCIAS PORTARIA Nº015/2021/PPGQ

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2021/PPGQ

PORTARIAS Nº 42 a 44/2021/PPGFSC

 

                               CONSELHO UNIVERSITÁRIO

 

O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, ,RESOLVE:

 

Resolução Normativa de 16 de julho de 2021

 

Dispõe sobre Política de Ingresso para Refugiados ou Portadores de visto Humanitário (PRVH) da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Nº 151/2021/cun – Art. 1º Dispor sobre a Política de Ingresso para Pessoas Refugiadas, Solicitantes de Refúgio de baixa renda e Portadoras de Visto Humanitário (PRVH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Art. 2º A Política de Ingresso para Pessoas Refugiadas, Solicitantes de Refúgio de baixa renda e Portadoras de Visto Humanitário (PRVH) da UFSC tem por objetivo viabilizar o ingresso, na condição de estudante, nos cursos de graduação da instituição, do seguinte público-alvo:

I – pessoas com condição de refúgio reconhecida pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) ou órgão federal competente;

II – pessoas com solicitação de refúgio junto ao CONARE ou órgão federal competente cuja renda familiar bruta per capita seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

III – pessoas portadoras de visto humanitário; e

IV – pessoas ingressantes no País em decorrência de reunião familiar de acordo com as modalidades definidas nos incisos I e III.

  • 1º O ingresso de estudante com amparo na presente resolução somente poderá ser utilizado uma única vez.

Art. 3º A Política de Ingresso para Pessoas Refugiadas, Solicitantes de Refúgio de baixa renda e Portadoras de Visto Humanitário na UFSC será instrumentalizada por meio da oferta de vagas anuais ao público-alvo, distribuídas da seguinte forma:

I – dez vagas ociosas, ouvida a Coordenação do curso correspondente, no conjunto dos cursos de graduação da UFSC, com o máximo de uma vaga por curso;

II – vagas ociosas nos cursos de graduação da UFSC, a serem destinadas para pessoas refugiadas que já tenham ingressado no ensino superior no seu país de origem; e

III – vagas em cursos de aprendizado de língua portuguesa para imigrantes ingressantes por meio da Política instituída por esta Resolução.

Art. 4º Para participar da Política de Ingresso para Pessoas Refugiadas, Solicitantes de Refúgio de baixa renda e Portadoras de Visto Humanitário na UFSC, a pessoa solicitante deverá cumprir os seguintes requisitos:

I – realizar inscrição em processo seletivo, com indicação do curso pretendido, conforme as vagas disponibilizadas pela UFSC;

II – apresentar um dos seguintes comprovantes:

  1. a) comprovante da condição de refugiado reconhecida pelo CONARE ou órgão federal competente;
  2. b) protocolo de solicitação de refúgio, ou o visto para reunião familiar, e a Autodeclaração de renda validada por comissão designada pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD);
  3. c) protocolo de solicitação de extensão dos efeitos da condição de refugiado, de acordo com os procedimentos que regulamentam a Lei nº 9.474/07; ou
  4. d) visto por acolhida humanitária permanente ou temporário emitido pela Polícia Federal; e

III – comprovar a escolaridade do Ensino Médio Completo ou seu equivalente, mediante a apresentação de certificado e histórico escolar.

  • 1º No caso de o requerente ter realizado o Ensino Médio fora do Brasil, deverá apresentar parecer de equivalência emitido por Secretaria de Estado de Educação de qualquer unidade da federação.
  • 2º No caso de acesso às vagas ociosas nos cursos graduação da UFSC, o requerente deverá apresentar histórico escolar e programas das disciplinas cursadas na instituição de origem.
  • 3º Quando não for possível a apresentação de documentos comprobatórios de sua escolaridade, será facultada à pessoa refugiada a comprovação por outros meios de prova em direito permitidos, inclusive mediante atestado fornecido pelo CONARE ou órgão federal competente.

Art. 5º A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), com o apoio da SAAD, estabelecerá o período de candidatura às respectivas vagas por meio de edital a ser publicado anualmente.

  • 1º A PROGRAD será responsável pela publicização da disponibilidade de vagas para fins de cumprimento desta Resolução Normativa.
  • 2º O período de requerimento de inscrições das pessoas refugiadas a cada período letivo deverá estar previsto no calendário acadêmico da UFSC.

Art. 6º O candidato a ingresso em cursos de graduação deverá submeter-se a processo seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, com critérios a serem divulgados por edital conjuntamente elaborado pela SAAD e PROGRAD, ouvidas as coordenações dos cursos que cederão as vagas ociosas, tendo como finalidade que sejam atestados os conhecimentos necessários para o satisfatório acompanhamento e cumprimento do curso pretendido.

  • 1º Dentre os critérios a serem avaliados, deverá constar a proficiência em língua portuguesa.
  • 2º Caso haja empate entre duas (dois) ou mais candidatas(os), será dada primazia segundo a seguinte ordem:

I – pessoas refugiadas e pessoas regularizadas no Brasil por razões humanitárias,

II – pessoas ingressantes no País em decorrência de reunião familiar, de acordo com as modalidades definidas nos incisos I e III do art. 2º;

III – pessoas solicitantes de refúgio com protocolos que estejam tramitando no Comitê Nacional de Refugiados CONARE ou órgão federal competente.

Art. 7º A matrícula de pessoas em situação de refúgio selecionadas para os cursos de graduação da UFSC condiciona-se à comprovação prévia de que a situação de refúgio esteja referendada pelo CONARE ou órgão federal competente.

Parágrafo único. Admitir-se-á também o ingresso de pessoas que ainda não tiveram a solicitação de refúgio analisada pelo CONARE ou órgão federal competente, desde que válido e vigente o respectivo protocolo de solicitação e desde que o ingressante possua renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Art. 8º Os alunos ingressantes pela Modalidade Refugiados – Vagas Remanescentes terão sua vinculação e confirmação anual de matrículas com a Universidade condicionada à sua permanência regularizada no País.

Art. 9º Será assegurada a estudantes ingressantes pela Modalidade Refugiados – Vagas Remanescentes a matrícula em curso de português para imigrante, de forma gratuita, desde que ainda não possuam certificação de proficiência Celpe-Brás.

Art. 10. Estudantes ingressantes pela Modalidade Refugiados – Vagas Remanescentes  terão os mesmos direitos e deveres dos demais estudantes da UFSC.

Art. 11. O acompanhamento do programa de acesso a Pessoas Refugiadas, Solicitantes de Refúgio de baixa renda e Portadoras de Visto Humanitário na UFSC será realizado pela SAAD e pela PROGRAD.

Art. 12. Os casos omissos serão resolvidos pela PROGRAD e SAAD.

Art. 13. Esta resolução normativa entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. tendo em vista a deliberação do plenário, em sessão realizada no dia 29 de junho de 2021, pela aprovação, por unanimidade, do Parecer nº 13/2021/CUn, às fls. 12-21 do Processo nº 23080.026114/2020-94, e considerando: a) a condição do Brasil como Estado Membro da Organização das Nações Unidas e signatário da Convenção sobre o Direito dos Refugiados de 1951; b) o artigo 5º, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil, que atribui à educação a qualidade de direito fundamental, garantida a todos os brasileiros e estrangeiros residentes no País; o art. 6º, que reconhece a educação como um direito social; e o art. 205, que impõe a educação como direito de todos e dever do Estado, configurando, portanto, um direito fundamental; c) o art. 3º da Lei de Migração nº 13445/2017, que prevê a universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos humanos (inciso I); acolhida humanitária (inciso VI); inclusão social, laboral e produtiva do migrante por meio de políticas públicas (inciso X); acesso igualitário e livre do migrante a serviços, programas e benefícios sociais, bens públicos, educação, assistência jurídica integral pública, trabalho, moradia, serviço bancário e seguridade social (inciso XI); e promoção do reconhecimento acadêmico e do exercício profissional no Brasil, nos termos da lei (inciso XXI); d) o art. 4º, inciso X, da Lei de Migração nº 13445/2017, que prevê o direito à educação pública, vedada a discriminação em razão da nacionalidade e da condição migratória; e) a Lei nº 13684/18, que, em seu art. 5º, prevê que as medidas de assistência emergencial para acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório provocado por crise humanitária visem à ampliação das políticas de: proteção social (inciso I); oferta de atividades educacionais (inciso III); formação e qualificação profissional (inciso IV); e garantia dos direitos humanos (inciso V); e f) o fato de a UFSC ter, como visão, ser uma universidade de excelência e inclusiva, e, como valores, ser capaz de olhar para os mais diversos grupos sociais e compor um ambiente em que impere o respeito e a interação para com todas as diversidades, nacionalidades, classes, etnias e pessoas com deficiência, comprometendo-se com a democratização do acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade para todos, de forma a superar qualquer desigualdade, preconceito, exclusão ou discriminação de seja qual for o grupo social, construindo uma sociedade mais justa e harmônica para as gerações vindouras; ser uma universidade democrática e plural, compromissada com a democratização do acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade e que assegure o reconhecimento pleno de sua diversidade acadêmica, com espaço para o pluralismo ideológico e, primordialmente, o respeito a toda e qualquer diferença e diversidade pessoal, acadêmica, étnica, cultural e intercultural, devendo privilegiar total abertura para o diálogo e a participação plena, prezando pelo compromisso e pela responsabilidade de construção e efetivação da prática democrática e cidadã)

 

CÂMARA DE GRADUAÇÃO

 

O PRESIDENTE DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições, RESOLVE:

 

Resolução de 28 de maio de 2021

 

Nº 11/2021/CGRAD  – Art. 1º Revogar a Resolução de Expediente 09/2021/CGRAD.

Art. 2º Aprovar o aumento de 20 (vinte) vagas no curso de Ciências da Informação.

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. considerando a deliberação do Plenário pela aprovação do teor do Parecer nº 24/2021/CGRAD, acostado à Solicitação Digital 014707/2021)

 

Resolução  de 14 de julho de 2021

 

Nº 14/2021/CGRAD  – Art. 1º Aprovar a redução do número de vagas no curso de Design Gráfico, de 30 (trinta) para 20 (vinte) vagas semestrais, a partir de 2022/1.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. considerando a deliberação do Plenário, tomada em sessão realizada em 14 de julho de 2021 pela aprovação do teor do Parecer nº 33/2021/CGRAD, acostado ao Processo nº 23080.032748/2019-42)

 

CAMPUS DE JOINVILLE

 

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE

 

O DIRETOR DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria nº 1808/2020/GR, de 15 de dezembro de 2020, resolve:

 

Portaria de 25 de junho de 2021

 

Nº 072/2021/DCTJ – Art. 1º Designar os docentes Luis Orlando Emerich dos Santos, Alexandre Mikowski e Fabiano Gilberto Wolf, sob a presidência do primeiro, para compor Comissão Eleitoral com a finalidade de coordenar o processo de escolha do Chefe e Sub-chefe do Departamento de Engenharias da Mobilidade.

Art. 2º Atribuir 01 (uma) hora semanal para o desempenho das atividades.

Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua emissão e tem validade até o fim do processo eleitoral.

(Ref. Edital 08/2021/CTJ)

 

Portaria de 30 de junho de 2021

 

Nº 073/2021/DCTJ – Art.1º Alterar a Portaria 081/2020/DCTJ.

Art. 2º Substituir a docente Cátia Regina de Carvalho Pinto, pela docente Simone Malutta, com base no estabelecido pelo Art.º 5º da Portaria 233/2010, alterada pela Portaria 637-A/2017/PROGRAD de 15 de setembro de 2017, como membro do Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura.

Art. 3º Atribuir uma hora semanal para o exercício da função.

Art.4º Esta Portaria é, válida, até o dia 18 de dezembro de 2021 e entra em vigor na data de sua publicação no Boletim da UFSC.

(Ref. Solicitação nº 025395/2021)

 

Portaria de 1º de julho de 2021

 

Nº 074/2021/DCTJ – Art. 1º Revogar a Portaria Nº 045/2019/CTJ, de 30 de maio de 2019.

Art. 2º Designar retroativamente à 30 de maio de 2021, até 15/02/2022, os docentes nominados a seguir sob a presidência do Professor Modesto Hurtado Ferrer, para compor o Colegiado do curso de Engenharia Automotiva.

Titulares: Antônio de Assis Brito Neto; Carlos Maurício Sacchelli; Cristiano Vasconcellos Ferreira; Evandro Cardoso da Salva; Leonel Rincón Cancino; Rafael Gallina Delatorre;

Sérvio Junichi ldehara; Sueli Fischer Beckert; Thiago Antônio Fiorentin.

Suplentes: César Augusto Bortot; Rafael de Camargo Catapan.

(Ref. Processo nº 23080.025855/2021-39)

 

Portarias de 05 de julho de 2021

 

Nº 075/2021/DCTJ – Art. 1º Alterar a Portaria nº 044/2021/DCTJ, de 05 de abril de 2021, que designa os membros do Colegiado Delegado do Departamento de Engenharias da Mobilidade do Centro Tecnológico de Joinville.

Art. 2º Onde se lê “sob a Presidência do Chefe de Departamento, o Professor Alexandro Garro Brito”, leia-se “sob a Presidência do Chefe de Departamento, o Professor Luís Fernando Peres Calil”.

Art. 3º Onde se lê “sob a Vice-Presidência da Professora Renata Cavion”, leia-se “sob a Vice-Presidência do Subchefe de Departamento, o Professor Rafael Gallina Delatorre”.

Art. 4º Esta portaria tem vigência retroativa ao dia 24 de junho de 2021 e entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Ofício E nº 31/EMB/CTJ/JOI/2021)

 

Nº 076/2021/DCTJ – Art. 1º Revogar a Portaria nº 077/2020/CTJ, de 26 de novembro de 2020.

Art. 2º Designar os membros docentes abaixo nominados, sob a presidência da professora Viviane Lilian Soethe Parucker, para compor o Colegiado do Curso de Engenharia Naval.

Titulares: Andrea Piga Carboni; Carlos Maurício Sacchelli; Gabriel Benedet Dutra; Vitor Takashi Endo; Marcos Alves Rabelo; Rafael Gallina Delatorre; André Luís Condino Fujarra; Ricardo Aurélio Quinhões Pinto; Tiago Vieira da Cunha; Luis Fernando Peres Calil.

Suplentes: Thiago Antonio Fiorentin; Diego Santos Greff.

Art. 3º Esta portaria tem vigência a partir desta data até 16 de novembro de 2022 e entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Processo nº 23080.026355/2021-14)

 

 

Portarias de 06 de julho de 2021

 

Nº 077/2021/DCTJ – Art. 1º Revogar a Portaria nº 017/2021/DCTJ de 22 de fevereiro de 2021.

Art. 2º Designar para compor a Comissão de Seleção Acadêmica do curso de Pós-graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas – Pós-ECM, na presidência da primeira, os professores: Talita Sauter Possamai (Área de Fenômenos de Transporte); Fabiano Gilberto Wolf (Área de Fenômenos de Transporte); Luciano Senff (Área de Materiais); Wagner Maurício Pachekoski (Área de Materiais); Xisto Lucas Travassos Junior (Área de Desenvolvimento de Sistemas de Engenharia); Thiago Antonio Fiorentin (Área de Desenvolvimento de Sistemas de Engenharia).

Art. 3º Atribuir aos membros 1 (uma) hora semanal para o exercício da função.

Art. 4º Esta Portaria tem vigência por dois anos a partir da data de sua emissão e entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Processo nº 23080.005497/2021-48)

 

Nº 078/2021/DCTJ – Art. 1º Revogar a Portaria nº 090/2020/DCTJ de 17 de dezembro de 2020.

Art. 2º Designar os membros discentes abaixo nominados, para compor o Colegiado do Curso de Engenharia Naval.

Titulares: Rafael Rodrigues Cardoso (matrícula 17207853); Pedro Quirinus de Ruijter (matrícula 17102199). Suplentes: Giovanna Ambrosio de Souza (matrícula 17105097); Samra Amir Bahmad (matrícula 19207702).

Art. 3º Esta portaria tem vigência por 1 (um) ano a partir da data de sua emissão e entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

 

Nº 079/2021/DCTJ – Art. 1º Constituir Comissão de Acompanhamento, Orientação e Avaliação de Estágio Probatório do docente JULIAN ASDRUBAL BURITICA GARCIA, pertencente ao quadro da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville.

Art. 2° DESIGNAR para integrar a Comissão, sob a Presidência do primeiro, os seguintes Professores: Marcelo Heidemann; Valéria Bennack; Helena Paula Nierwinski.

Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

 

Portaria de 15 de julho de 2021

 

Nº 080/2021/DCTJ – Art. 1º Revogar a Portaria 085/2020/DCTJ.

Art. 2° Designar os membros do NDE do Curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária que passa a ser constituído, na presidência do primeiro, pelos seguintes membros: Yesid Ernesto Asaff Mendoza; Yader Alfonso Guerrero Pérez; Marcus Vinícius Volponi Mortean; Thiago Antonio Fiorentin; Andréa Holz Pfutzenreuter; Régis Kovacs Scalice; Wagner Maurício Pachekoski; Evandro Cardoso da Silva; Alexandre Mikowski.

Art. 3º Será atribuída 1 hora semanal para o exercício da função.

Art. 4º Esta Portaria é retroativa a 06 de maio de 2021, com validade de hum ano e entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Solicitação nº 028164/2021)

 

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS

 

A PRÓ-REITORA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições, RESOLVE:

 

Portaria de 16 de julho de 2021

 

Nº 72/2021/PRODEGESP – PRORROGAR o prazo para finalizar os trabalhos da Comissão para estudar e desenvolver uma proposta de metodologia de dimensionamento dos Servidores Docentes e Técnico Administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina, para servir como um instrumento de gestão na alocação de vagas em conformidade com as normativas federais vigentes, instituída pela Portaria 60/2021/PRODEGESP, em 90 (noventa) dias, a partir de 17 de julho de 2021.

 

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

 

O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO, no uso de suas atribuições, RESOLVE:

 

Portaria de 09 julho de 2021

183/2021/PROGRAD – Art. 1º – Retificar a Portaria 014/2021/PROGRAD, DE 28 DE JANEIRO DE 2021, no seu Art. 1º no que se refere às equivalências para as disciplinas na tabela abaixo pertencentes ao currículo 2018.1 do Curso de Graduação em Fonoaudiologia (109), conforme as especificações a seguir:

Onde se lê:

Fase/Rol Disciplinas

 

Carga horária total semestral

 

Equivalências

 

FON7100 – Módulo I: Caracterização do Ser Humano Saudável I 144h-a FON7101

 

FON7115 – Módulo III: Aspectos Morfofuncionais do Sistema Nervoso 108h-a FON7101

e

FON7205

 

FON7807 – Módulo V: Caracterização do Ser Humano Saudável II 126h-a FON7205

 

FON7808 – Biossegurança para Fonoaudiologia 36h-a NFR7004

 

FON7609 – Otoneurologia 36h-a FON7708

 

FON7613 – Estágio em Fonoaudiologia Ambulatorial I 108h-a FON7610

 

FON7709 – Estágio Hospitalar I

 

36h-a

 

FON7701

 

FON7810 – Estágio em Saúde Coletiva II 36h-a FON7703

 

FON7809 – Estágio Hospitalar II 36h-a FON7701

Leia-se:

Fase/Rol Disciplinas

 

Carga horária total semestral

 

Equivalências

 

FON7100 – Módulo I: Caracterização do Ser Humano Saudável I 144h-a FON7101

 

FON7115 – Módulo III: Aspectos Morfofuncionais do Sistema Nervoso 108h-a FON7101

e

FON7205

 

FON7807 – Módulo V: Caracterização do Ser Humano Saudável II 126h-a FON7205

ou

FON7207

 

FON7808 – Biossegurança para Fonoaudiologia 36h-a NFR7004 ou FON7308

 

FON7609 – Otoneurologia 36h-a FON7708

 

FON7613 – Estágio em Fonoaudiologia Ambulatorial I 108h-a FON7610

 

FON7709 – Estágio Hospitalar I

 

36h-a

 

FON7701

 

FON7810 – Estágio em Saúde Coletiva II 36h-a FON7703

 

FON7809 – Estágio Hospitalar II 36h-a FON7701

 

No seu Art. 2º no que se refere a configuração de pré-requisito para as disciplinas pertencente ao currículo 2018.1 do Curso de Graduação em Fonoaudiologia (109), conforme as seguintes especificações abaixo:

Onde se lê:

Fase/Rol Disciplinas

 

Carga horária total semestral

 

Pré-Requisitos

 

FON7200 – Módulo IV: Ser Humano Saudável I 180h-a (FON7100 e

FON7102) ou

(FON7101 e

FON7102)

FON7807 – Módulo V: Caracterização do Ser Humano Saudável II 126 FON7115 ou

(FON7101 e

FON7205)

FON7300 – Módulo VII: O Ser Humano e as Alterações em Fonoaudiologia I 144 FON7205 ou

FON7807

FON7711– Estágio em Intervenção Fonoaudiológica I 144 FON7600 e

(FON7613 ou

FON7610)

FON7712 – Estágio em Procedimentos Audiológicos I 144 FON7613 ou

FON7610

FON7812 – Estágio em Procedimentos II Audiológicos II 144 FON7613 ou

FON7610

Leia-se:

Fase/Rol Disciplinas

 

Carga horária total semestral

 

Pré-Requisitos

 

FON7200 – Módulo IV: Ser Humano Saudável I 180h-a (FON7100 e

FON7102) ou

(FON7101 e

FON7102)

FON7807 – Módulo V: Caracterização do Ser Humano Saudável II 126 FON7115 ou

(FON7101 e

FON7205)

FON7300 – Módulo VII: O Ser Humano e as Alterações em Fonoaudiologia I 144 FON7205 ou

FON7807 ou

FON7207

FON7711– Estágio em Intervenção Fonoaudiológica I 144 FON7600 e

(FON7613 ou

FON7610)

FON7712 – Estágio em Procedimentos Audiológicos I 144 FON7613 ou

FON7610

FON7812 – Estágio em Procedimentos II Audiológicos II 144 FON7613 ou

FON7610

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. solicitação SPA nº 024797/2021 e no Ofício nº 043/2021/CCGFON da Coordenadoria dos Cursos de Fonoaudiologia).

 

184/2021/PROGRAD – Art. 1º Retificar a PORTARIA Nº 067/2021/PROGRAD, DE 12 DE ABRIL DE 2021, no seu Art. 3º no que se refere a inclusão de disciplinas no currículo 2018.1 do Curso de Graduação em Fonoaudiologia (109), conforme as seguintes especificações:

Onde se lê:

 

Fase

 

Disciplina

 

Tipo

Carga

horária total semestral

 

Pré-requisito

 

Equivalência

 

 

FON7718 – Estágio em Procedimentos Audiológicos I

 

Obrigatória

 

144h-a

FON7613 ou FON7610  

FON7712

 

FON7818 – Estágio em Procedimentos Audiológicos II  

Obrigatória

 

144h-a

FON7613 ou FON7610  

FON7812

Leia-se:

 

Fase

 

Disciplina

 

Tipo

Carga horária total

semestral

 

Pré-requisito

 

Equivalência

 

 

 

 

 

 

FON7718 – Estágio em Procedimentos Audiológicos I

 

 

 

Obrigatória

 

 

 

144h-a

(FON7613 e FON7506) ou (FON7613 e FON7502) ou (FON7610 e FON7506) ou

(FON7610 e FON7502)

 

 

 

FON7712

 

 

 

 

 

 

FON7818 – Estágio em Procedimentos Audiológicos II

 

 

 

Obrigatória

 

 

 

144h-a

(FON7613 e FON7506) ou (FON7613 e FON7502) ou (FON7610 e FON7506) ou (FON7610 e

FON7502)

 

 

 

FON7812

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. na solicitação SPA nº 024797/2021 e no Ofício nº 043/2021/CCGFON da Coordenadoria dos Cursos de Fonoaudiologia).

 

185/2021/PROGRAD – Art. 1º – Estabelecer equivalência para a disciplina FON7208 do currículo 2018.1 do curso de Graduação em Fonoaudiologia (109), conforme as seguintes especificações:

Fase/Rol Disciplinas

 

Carga horária total semestral

 

Equivalências

 

FON7208 – Módulo VI: Introdução ao Estudo da Fonoaudiologia II 72h-a FON7206

Art. 2º – Estabelecer novas configurações de pré-requisitos para as disciplinas pertencente ao currículo 2018.1 do Curso de Graduação em Fonoaudiologia (109), conforme as seguintes especificações abaixo:

Fase/Rol Disciplinas

 

Carga horária total semestral

 

Pré-Requisitos

 

FON7305 – Investigação em Audiologia 108h-a  

(FON7115 e FON7208) ou (FON7115 e FON7206) ou (FON7205 e FON7101 e FON7208) ou (FON7205 e FON7101 e FON7206)
 

FON7307 – Módulo VIII: Ser Humano Saudável II
108h-a FON7100 ou FON7101
FON7400 – Módulo IX: O Ser Humano e as Alterações em Fonoaudiologia II 198h-a (FON7307 e FON7308) ou (FON7307 e FON7808) ou (FON7307 e NFR7004) ou (FON7304 e FON7308) ou (FON7304 e FON7808) ou (FON7304 e NFR7004)
FON7404 – Projeto de Pesquisa I 36h-a (FON7303 e FON7400 e FON7406) ou (FON7303 e FON7400 e FON7402) ou (FON7303 e FON7401 e FON7406) ou (FON7303 e FON7401 e FON7402)
FON7500 – Módulo XI: O Processo de Investigação Diagnóstica Aplicada a Fonoaudiologia II 180h-a (FON7307 e FON7308) ou (FON7307 e FON7808) ou (FON7307 e NFR7004) ou (FON7304 e FON7308) ou (FON7304 e FON7808) ou (FON7304 e NFR7004)
FON7606 – Atuação Fonoaudiológica na Comunidade I 72h-a (FON7300 e FON7307) ou (FON7300 e FON7304) ou (FON7301 e FON7307) ou

(FON7301 e FON7304)

FON7405 – Reunião Clinica I 36h-a (FON7500 e FON7506) ou (FON7500 e FON7502) ou (FON7501 e FON7506) ou (FON7501 e FON7502)
FON7505 – Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC) 36h-a (FON7404 e FON7500) ou (FON7404 e FON7501)
FON7600 – Módulo XIII: Processo Terapêutico I 180h-a (FON7400 e FON7500) ou (FON7400 e FON7501) ou (FON7401 e FON7500) ou (FON7401 e

FON7501)

FON7613 – Estágio em Fonoaudiologia Ambulatorial I 108h-a (FON7305 e FON7306 e FON7406 e FON7500) ou (FON7305 e FON7306 e FON7406 e FON7501) ou (FON7305 e FON7306 e FON7402 e FON7500) ou (FON7305 e FON7306 e FON7402 e FON7501)
FON7709 – Estágio Hospitalar I 36h-a (FON7306 e FON7506 e FON7600) ou (FON7306 e FON7506 e

FON7601) ou (FON7306 e FON7502 e FON7600) ou (FON7306 e FON7502 e FON7601)

FON7711 – Estágio em Intervenção Fonoaudiológica I 144h-a (FON7600 e FON7613) ou (FON7600 e FON7610) ou (FON7601 e FON7613) ou (FON7601 e FON7610)

Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. solicitação SPA nº 024797/2021 e no Ofício nº 043/2021/CCGFON da Coordenadoria dos Cursos de Fonoaudiologia).

186/2021/PROGRAD – Art. 1º – Estabelecer nova configuração de pré-requisito para a disciplina BLU3014 pertencente ao currículo 2014.1 do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação (754) conforme as seguintes especificações:

Fase/Rol Disciplinas

 

Carga horária total semestral

 

Pré-Requisitos

 

Optativa BLU3014 – Eletrônica de Potência 108h-a BLU3503

Art.2 º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do segundo semestre letivo de 2021.

(Ref. correspondência SPA OF E 22/COORDECA/BNU/2021 e ofício nº 22/2021/COORDECA/BNU da Coordenadoria do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação).

Portaria de 12 julho de 2021

187/2021/PROGRAD – Art. 1º – Retificar a Portaria 102/2021/PROGRAD, de 29 de abril de 2021, quanto ao nome das disciplinas criadas.

Onde se lê:

Código Nome da disciplina Carga horária teórica semestral Carga horária prática semestral Carga horária

total semestral

Carga horária

total semanal

Carga horária de PCC semestral
FIL6026 Ética Aplicada 72h-a 90h-a 5h-a 18h-a
FIL6027 Seminário de Pesquisa em Filosofia 72h-a 90h-a 5h-a 18h-a
FIL6028 Filosofia da Linguagem 72h-a 90h-a 5h-a 18h-a
FIL6091 Seminário de Ensino em Filosofia 54h-a 90h-a 5h-a 36h-a

Leia-se:

Código Nome C-H semestral Teórica C-H semestral Prática C-H semestral

Extensão

C-H

semestral PCC

C-H

TOTAL

semestral

C-H

TOTAL

semanal

FIL6026 Ética Aplicada (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a
FIL6027 Seminário de Pesquisa em Filosofia (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a
FIL6028 Filosofia da Linguagem (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a
FIL6091 Seminário de Ensino em Filosofia (PCC 36h-a) 54h-a 36h-a 90h-a 5h-a

Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Processos de número 23080.024275/2017-48 e 23080.024272/2017-12 da Coordenadoria do Curso de Filosofia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas).

 

188/2021/PROGRAD – Art. 1º – Retificar a Portaria 419/2019/PROGRAD, de 21 de outubro de 2019, quanto ao nome das disciplinas pertencentes à 3ª fase sugestão do currículo 2019.1 do Curso de Filosofia, grau Bacharelado (curso UFSC 323).

Onde se lê:

3ª fase-sugestão
Código Nome Carga horária semestral da Prática como Componente Curricular (PCC) Carga horária TOTAL

semestral

Carga horária TOTAL

semanal

Pré-Requisito Equivalente
FIL6018 História da Filosofia III 18h-a 90h-a 5h-a FIL5603
FIL6019 Filosofia Política II 18h-a 90h-a 5h-a FIL6013 FIL5642
FIL6020 Estética 18h-a 90h-a 5h-a FIL5650
FIL6021 Lógica I 18h-a 90h-a 5h-a FIL5631

Leia-se:

3a fase-sugestão
Código Nome C-H semestral Teórica C-H semestral Prática C-H semestral

Extensão

C-H

semestral PCC

C-H

TOTAL

semestral

C-H

TOTAL

semanal

Equivalente Pré-Requisito
FIL6018 História da Filosofia III (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a FIL5603
FIL6019 Filosofia Política II (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a FIL5642 FIL6013
FIL6020 Estética (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a FIL5650
FIL6021 Lógica I (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a FIL5631

Art. 2º – Retificar a Portaria 103/2021/PROGRAD, de 29 de abril de 2021, quanto ao nome das disciplinas pertencentes à 5ª fase sugestão do currículo 2019.1 do Curso de Filosofia, grau Bacharelado (curso UFSC 323).

Onde se lê:

5ª Fase
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Semestral

Carga Horária

PPC

Semestral

Carga Horária

Semanal

Equivalente Pré-Requisito
FIL6026 Ética Aplicada 90h-a 18h-a 5h-a
FIL6027 Seminário de Pesquisa em Filosofia 90h-a 18h-a 5h-a FIL6017
FIL6028 Filosofia da Linguagem 90h-a 18h-a 5h-a FIL5651
——— Optativa I 90h-a 18h-a 5h-a

Leia-se:

5a fase-sugestão
Código Nome C-H semestral Teórica C-H semestral Prática C-H semestral

Extensão

C-H

semestral PCC

C-H

TOTAL

semestral

C-H

TOTAL

semanal

Equivalente Pré-Requisito
FIL6026 Ética Aplicada (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a
FIL6027 Seminário de Pesquisa em Filosofia (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a FIL6017
FIL6028 Filosofia da Linguagem (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a FIL5651
——— Optativa curricular 90h-a 5h-a

Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Processo de número 23080.024275/2017-48 da Coordenadoria do Curso de Filosofia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas).

189/2021/PROGRAD – Art. 1º – Retificar a Portaria 422/2019/PROGRAD, de 21 de outubro de 2019, quanto ao nome das disciplinas pertencentes à 3ª fase sugestão do currículo 2019.1 do Curso de Filosofia, grau Licenciatura (curso UFSC 307).

Onde se lê:

3ª fase-sugestão
Código Nome Carga horária semestral da Prática como Componente Curricular (PCC) Carga horária TOTAL

semestral

Carga horária TOTAL

semanal

Pré-Requisito Equivalente
FIL6018 História da Filosofia III 18h-a 90h-a 5h-a FIL5603
FIL6019 Filosofia Política II 18h-a 90h-a 5h-a FIL6013 FIL5642
FIL6020 Estética 18h-a 90h-a 5h-a FIL5650
FIL6021 Lógica I 18h-a 90h-a 5h-a FIL5631
EED8007 Organização Escolar I 18h-a 90h-a 5h-a

Leia-se:

3a fase-sugestão
Código Nome C-H semestral Teórica C-H semestral Prática C-H semestral

Extensão

C-H

semestral PCC

C-H

TOTAL

semestral

C-H

TOTAL

semanal

Equivalente Pré-Requisito
FIL6018 História da Filosofia III (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a FIL5603
FIL6019 Filosofia Política II (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a FIL5642 FIL6013
FIL6020 Estética (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a FIL5650
FIL6021 Lógica I (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a FIL5631
EED8007 Organização Escolar I (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a

Art. 2º – Retificar a Portaria 104/2021/PROGRAD, de 29 de abril de 2021, quanto ao nome das disciplinas pertencentes à 5ª fase sugestão do currículo 2019.1 do Curso de Filosofia, grau Licenciatura (curso UFSC 307).

Onde se lê:

5ª Fase
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Semestral

Carga Horária

PPC

Carga Horária

Semanal

Equivalente Pré-Requisito
FIL6026 Ética Aplicada 90h-a 18h-a 5h-a
FIL6091 Seminário de Ensino em Filosofia 90h-a 36h-a 5h-a FIL6017
FIL6028 Filosofia da Linguagem 90h-a 18h-a 5h-a FIL5651
MEN5602 Didática B 72h-a 12h-a 4h-a
——— Optativa 90h-a 18h-a 5h-a

Leia-se:

5a fase-sugestão
Código Nome C-H semestral Teórica C-H semestral Prática C-H semestral

Extensão

C-H

semestral PCC

C-H

TOTAL

semestral

C-H

TOTAL

semanal

Equivalente Pré-Requisito
FIL6026 Ética Aplicada (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a
FIL6091 Seminário de Ensino em Filosofia (PCC 36h-a) 54h-a 36h-a 90h-a 5h-a FIL6017
FIL6028 Filosofia da Linguagem (PCC 18h-a) 72h-a 18h-a 90h-a 5h-a FIL5651
MEN5602 Didática B (PCC 12h-a) 60h-a 12h-a 72h-a 4h-a
——— Optativa curricular 90h-a 5h-a

Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Processo de número 23080.024272/2017-12 da Coordenadoria do Curso de Filosofia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas).

190/2021/PROGRAD – Art. 1º – Criar as disciplinas especificadas a seguir:

Código Nome da disciplina Carga horária teórica semestral Carga horária prática semestral Carga horária

de Extensão semestral

Carga horária

total semestral

Carga horária

total semanal

CAC7006 Sociedade, Tecnologia e História 36h-a 18h-a 54h-a 3h-a
CAC1403 Eletrotécnica 54h-a 54h-a 3h-a
CAC3404 Automação para Indústria Têxtil 36h-a 36h-a 2h-a

Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. processo SPA nº 23080.041929/2020-01 da Coordenadoria do Curso de Engenharia Têxtil do Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação).

 

191/2021/PROGRAD – Art. 1º – Criar as disciplinas especificadas a seguir:

Código Nome da disciplina Carga horária teórica semestral Carga horária prática semestral Carga horária

de Extensão semestral

Carga horária

total semestral

Carga horária

total semanal

CEE6206 Física Experimental I 36h-a 36h-a 2h-a
CEE1221 Química Orgânica Experimental 36h-a 36h-a 2h-a

Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. processo SPA nº 23080.041929/2020-01 da Coordenadoria do Curso de Engenharia Têxtil do Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação).

 

192/2021/PROGRAD – Art. 1º – Criar as disciplinas especificadas a seguir:

Código Nome da disciplina Carga horária teórica semestral Carga horária prática semestral Carga horária

de Extensão semestral

Carga horária

total semestral

Carga horária

total semanal

DET1202 Ciências dos Materiais Têxteis 54h-a 54h-a 3h-a
DET1203 Introdução a Elementos de Máquinas 36h-a 36h-a 2h-a
DET1205 Polímeros e Fibras I 36h-a 18h-a 54h-a 3h-a
DET1305 Tecnologia de Fiação I 54h-a 54h-a 3h-a
DET1306 Polímeros e Fibras II 54h-a 18h-a 72h-a 4h-a
DET1405 Tecnologia de Fiação II 54h-a 54h-a 3h-a
DET1408 Fenômenos de Superfície 36h-a 36h-a 2h-a
DET1413 Introdução ao Design e Moda (PIDRIS) 54h-a 36h-a 90h-a 5h-a
DET1501 Mecânica dos Fluidos 54h-a 18h-a 72h-a 4h-a
DET1502 Termodinâmica 72h-a 72h-a 4h-a
DET1506 Preparação à Tecelagem 36h-a 18h-a 54h-a 3h-a
DET1507 Tecnologia de Malharia por Trama 54h-a 36h-a 90h-a 5h-a
DET1600 Operações na Indústria Têxtil 54h-a 54h-a 3h-a
DET1608 Tecnologia de Beneficiamento I 54h-a 18h-a 72h-a 4h-a
DET1609 Tecnologia de Tecelagem 54h-a 18h-a 54h-a 3h-a
DET1607 Transferência de Calor e Massa 54h-a 18h-a 54h-a 3h-a
DET1610 Tecnologia de Nãotecido 36h-a 36h-a 2h-a
DET1611 Tecnologia de Malharia por Urdume 54h-a 54h-a 3h-a
DET1703 Ciência das Cores 36h-a 18h-a 54h-a 3h-a
DET1704 CAD/CAM no Vestuário 36h-a 18h-a 54h-a 3h-a
DET1705 Tecnologia de Beneficiamento II 54h-a 36h-a 90h-a 5h-a
DET1706 Engenharia da Qualidade 54h-a 18h-a 72h-a 4h-a
DET1712 Gestão Ambiental em Organizações (PIDRIS) 54h-a 36h-a 90h-a 5h-a
DET1800 Projeto de Final de Curso I 36h-a 36h-a 2h-a
DET1804 Modelagem e Simulação de Processos 36h-a 36h-a 2h-a
DET1805 Têxteis Técnicos e Interativos 72h-a 18h-a 90h-a 54h-a
DET1806 Tecnologia de Beneficiamento III 54h-a 18h-a 72h-a 4h-a
DET1808 Tratamento de Água e Efluentes 36h-a 18h-a 54h-a 3h-a
DET1809 Tecnologia de Estamparia 36h-a 18h-a 54h-a 3h-a
 

DET1810

 

Tecnologia de Confecção 18h-a 36h-a 18h-a 72h-a 4h-a
DET7025 Segurança do Trabalho 36h-a 36h-a 2h-a
DET1803 Planejamento e Controle da Produção 54h-a 54h-a 3h-a
DET1900 Projeto de Final de Curso II 72h-a 72h-a 4h-a
DET1906 Conservação de Substratos Têxteis 36h-a 36h-a 2h-a
DET1943 Projetos e Dimensionamento da Indústria Têxtil

 

54h-a 18h-a 72h-a 4h-a
DET1002 Estágio Supervisionado 324h-a 324h-a
DET1003 Atividades Acadêmico – Científico – Culturais 72h-a 72h-a 4h-a
DET1021 Ética 36h-a 36h-a 2h-a
DET1022 Ergonomia 36h-a 36h-a 2h-a
DET1023 Gestão, Reciclagem e Tratamento de Rejeitos Sólidos, Líquidos e Gasosos 36h-a 36h-a 2h-a
DET1024 Gestão de Inovação 36h-a 36h-a 2h-a
DET1025 Empreendedorismo 36h-a 36h-a 2h-a
DET1028 Lean Manufacturing 36h-a 36h-a 2h-a
DET1029 Custos Industriais 36h-a 36h-a 2h-a
DET1030 Planejamento Estratégico 36h-a 36h-a 2h-a
DET1031 Engenharia Econômica 36h-a 36h-a 2h-a
DET1040 Representação Gráfica do Vestuário 36h-a 36h-a 2h-a
DET1041 Nanotecnologia 36h-a 36h-a 2h-a
DET1042 Biotecnologia Têxtil 36h-a 36h-a 2h-a
DET1043 Tópicos Especiais em Engenharia Têxtil I 36h-a 36h-a 2h-a
DET1044 Tópicos Especiais em Engenharia Têxtil II 36h-a 36h-a 2h-a
DET1045 Moda 36h-a 36h-a 2h-a

Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. processo SPA nº 23080.041929/2020-01 da Coordenadoria do Curso de Engenharia Têxtil do Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação).

 

193/2021/PROGRAD – Art. 1º – Criar as disciplinas especificadas a seguir:

Código Nome da disciplina Carga horária teórica semestral Carga horária prática semestral Carga horária

de Extensão semestral

Carga horária

total semestral

Carga horária

total semanal

MAT2201 Cálculo I 72h-a 72h-a 4h-a
MAT2301 Cálculo II 72h-a 72h-a 4h-a
MAT2211 Cálculo III 72h-a 72h-a 4h-a
MAT2401 Álgebra Linear 72h-a 72h-a 4h-a

Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. processo SPA nº 23080.041929/2020-01 da Coordenadoria do Curso de Engenharia Têxtil do Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação.).

 

194/2021/PROGRAD – Art. 1º – Aprovar a Matriz Curricular do Curso de Graduação em Engenharia Têxtil (curso UFSC 755), do Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação, a qual, sob forma de anexo, passa a integrar esta Portaria.

Parágrafo 1º – Trata-se do Projeto Pedagógico aprovado mediante a Resolução 05/2021/CGRAD, de 12 de maio de 2021.

Parágrafo 2º – A primeira Fase-Sugestão foi aprovada Ad referendum via Portaria n. 097/2021/PROGRAD, de 29 de abril de 2021.

Parágrafo 3º – O referido Projeto será implantado, progressivamente, a partir do primeiro semestre letivo de 2021, com periodicidade semestral.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Processo de número 23080.041929/2020-01 da Coordenação do curso de Engenharia Têxtil do Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação).

ANEXO DA PORTARIA Nº 194/2021/PROGRAD, DE 12 DE JULHO DE 2021

CURSO DE ENGENHARIA TÊXTIL – grau BACHARELADO – Turno matutino

MODALIDADE PRESENCIAL

(Currículo em implantação progressiva a partir de 2021.1)

Curso: 755 – Engenharia Têxtil – grau Bacharelado

Currículo: 2021.1

Objetivo: Formar profissionais na área de Engenharia Têxtil, generalistas em sua formação, com conhecimentos técnico-científicos e sociotécnicos que o capacitem a absorver e desenvolver novas tecnologias, a inovar e empreender, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando, os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimentos às demandas sociais propostas para a sua área de atuação.

Titulação: Engenheiro Têxtil

Período de Conclusão do Curso: Mínimo: 10 semestres      Máximo: 18 semestres

Carga horária obrigatória:            UFSC: 4518h-a (3765H)            CNE: 4320h-a (3600H)

Número de aulas semanais:            Mínimo: 10                                    Máximo: 25

Coordenadoria do Curso: Profª. Drª. Catia Rosana Lange de Aguiar

Contato: (47) 3721-3330 – textil.bnu@contato.ufsc.br

RESUMO DA CARGA HORÁRIA PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

– DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: 3510 horas-aula (2925 horas)

– DISCIPLINAS OPTATIVAS: 144 horas-aula (120 horas)

– ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: 324 horas-aula (270 horas)

– EXTENSÃO OBRIGATÓRIA: 468 horas-aula (390h)

– ATIVIDADE TEÓRICO PRÁTICA DE APROFUNDAMENTO OBRIGATÓRIA: 72 horas-aula (60

horas)

– TOTAL PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 4518 horas-aula (3765 horas)

ANEXO DA PORTARIA Nº 194/2021/PROGRAD, DE 12 DE JULHO DE 2021

CURSO DE ENGENHARIA TÊXTIL – grau BACHARELADO – Turno matutino

MODALIDADE PRESENCIAL

(CURSO 755 – Currículo 2021.1)

2ª FASE
Código Disciplina Carga Horária

Teórica

Carga Horária

Prática

Carga Horária de

Extensão

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

 

 

Conjuntos

DET1202 Ciências dos Materiais Têxteis 54h-a 3h-a 54h-a CEE6003
DET1203 Introdução a Elementos de Máquinas 36h-a 2h-a 36h-a
DET1205 Polímeros e Fibras I 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a CEE6003
MAT2201 Cálculo I 72h-a 4h-a 72h-a MAT2101
CAC6002 Desenho Técnico para Engenharia 72h-a 4h-a 72h-a
CEE2400 Química Orgânica 72h-a 4h-a 72h-a CEE6003
CAC7006 Sociedade, Tecnologia e História 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a

 

3ª FASE
Código Disciplina Carga Horária

Teórica

Carga Horária

Prática

Carga Horária de

Extensão

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

 

 

Conjuntos

DET1305 Tecnologia de Fiação I 54h-a 3h-a 54h-a DET1205
DET1306 Polímeros e Fibras II 54h-a 18h-a 4h-a 72h-a DET1205
CEE6106 Física I 72h-a 4h-a 72h-a MAT2201
CEE6206 Física Experimental I 36h-a 2h-a 36h-a MAT2201
MAT2301 Cálculo II 72h-a 4h-a 72h-a MAT2201 e MAT2111
CEE1221 Química Orgânica Experimental 36h-a 2h-a 36h-a CEE2400
CAC6013 Estatística 72h-a 4h-a 72h-a MAT2201
CAC2505 Metodologia Científica 36h-a 2h-a 36h-a

 

4ª FASE
Código Disciplina Carga Horária

Teórica

Carga Horária

Prática

Carga Horária de

Extensão

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

 

 

Conjuntos

DET1405 Tecnologia de Fiação II 54h-a 3h-a 54h-a DET1305
DET1408 Fenômenos de Superfície 36h-a 2h-a 36h-a CEE6003
DET1413 Introdução ao Design e Moda (PIDRIS) 54h-a 36h-a 5h-a 90h-a CAC7006
CEE6109 Física II 72h-a 4h-a 72h-a MAT2201 e

CEE6106

CEE6209 Física Experimental II 36h-a 2h-a 36h-a CEE6106 e CEE6206
CAC6011 Mecânica dos Sólidos 72h-a 4h-a 72h-a MAT2301 e

CEE6106

CAC7000 Ciência, Tecnologia e Sociedade 36h-a 36h-a 4h-a 72h-a

 

5ª FASE
Código Disciplina Carga Horária

Teórica

Carga Horária

Prática

Carga Horária de

Extensão

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

 

 

Conjuntos

DET1501 Mecânica dos Fluidos 54h-a 18h-a 4h-a 72h-a MAT2301 e

CEE6109

DET1502 Termodinâmica 72h-a 4h-a 72h-a MAT2301 e

CEE6109

DET1506 Preparação à Tecelagem 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a DET1405  

DET1507 Tecnologia de Malharia por Trama 54h-a 36h-a 5h-a 90h-a DET1405  

CAC1403 Eletrotécnica 54h-a 3h-a 54h-a MAT2201  

CEE6110 Física III 72h-a 4h-a 72h-a MAT2301 e

CEE6109

 

Optativa I 36h-a 2h-a 36h-a

 

6ª FASE
Código Disciplina Carga Horária

Teórica

Carga Horária

Prática

Carga Horária de

Extensão

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

 

 

Conjuntos

DET1600 Operações na Indústria Têxtil 54h-a 3h-a 54h-a DET1501 e

DET1502

DET1608 Tecnologia de Beneficiamento I 54h-a 18h-a 4h-a 72h-a DET1507 eE

DET1506

DET1609 Tecnologia de Tecelagem 54h-a 36h-a 5h-a 90h-a DET1506
DET1607 Transferência de Calor e Massa 54h-a 36h-a 5h-a 90h-a DET1501
DET1610 Tecnologia de Nãotecido 36h-a 2h-a 36h-a DET1405
DET1611 Tecnologia de Malharia por Urdume 54h-a 3h-a 54h-a DET1405
CEE6310 Ótica 36h-a 2h-a 36h-a CEE6110

 

7ª FASE
Código Disciplina Carga Horária

Teórica

Carga Horária

Prática

Carga Horária de

Extensão

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

 

 

Conjuntos

DET1703 Ciência das Cores 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a  

DET1705

DET1704 CAD/CAM no Vestuário 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a DET1507 e

DET1609

 

DET1705 Tecnologia de Beneficiamento II 54h-a 36h-a 5h-a 90h-a DET1608  

DET1703

DET1706 Engenharia da Qualidade 54h-a 18h-a 4h-a 72h-a CAC6013
DET1712 Gestão Ambiental em Organizações (PIDRIS) 54h-a 36h-a 5h-a 90h-a 720h  

CAC3404 Automação para Indústria Têxtil 36h-a 2h-a 36h-a CAC1403
Optativa Têxtil I 36h-a 2h-a 36h-a

 

8ª FASE
Código Disciplina Carga Horária

Teórica

Carga Horária

Prática

Carga Horária de

Extensão

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

 

 

Conjuntos

DET1800 Projeto de Final de Curso I 36h-a 2h-a 36h-a 2556h-a
DET1804 Modelagem e Simulação de Processos 36h-a 2h-a 36h-a CAC6000 e

DET1501 e

DET1607

 

DET1805 Têxteis Técnicos e Interativos 72h-a 18h-a 5h-a 90h-a DET1610 e

DET1507 e

DET1611 e

DET1609

 

DET1806 Tecnologia de Beneficiamento III 54h-a 18h-a 4h-a 72h-a DET1705
DET1808 Tratamento de Água e Efluentes 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a DET1705 e

DET1600

DET1809 Tecnologia de Estamparia 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a DET1608
 

DET1810

 

Tecnologia de Confecção 18h-a 36h-a 18h-a 4h-a 72h-a DET1704

 

DET1813 Microeconomia 36h-a 2h-a 36h-a MAT2301  

 

9ª FASE
Código Disciplina Carga Horária

Teórica

Carga Horária

Prática

Carga Horária de

Extensão

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

 

 

Conjuntos

DET7025 Segurança do Trabalho 36h-a 2h-a 36h-a 720h-a
DET1803 Planejamento e Controle da Produção 54h-a 3h-a 54h-a 2916h-a
DET1812 Administração 36h-a 2h-a 36h-a
DET1900 Projeto de Final de Curso II 72h-a 4h-a 72h-a DET1800
DET1906 Conservação de Substratos Têxteis 36h-a 2h-a 36h-a DET1705
DET1943 Projetos e Dimensionamento da Indústria Têxtil

 

54h-a 18h-a 4h-a 72h-a DET1600 e

DET1705

 

Optativa II 36h-a 2h-a 36h-a
Optativa Têxtil II 36h-a 2h-a 36h-a

 

10ª FASE
Código Disciplina Carga Horária

Teórica

Carga Horária

Prática

Carga Horária de

Extensão

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

 

 

Conjuntos

DET1002 Estágio Supervisionado 324h-a 18h-a 324h-a 3366h-a
DET1003 Atividades Acadêmico – Científico – Culturais 72h-a 4h-a 72h-a

 

Atividades Complementares
O discente deverá cumprir ao longo do Curso uma carga horária mínima 72 horas-aula (60 horas) de atividades complementares para integralização curricular.

 

Para efeito de integralização curricular, os alunos devem cumprir com aprovação obrigatoriamente uma carga horária de 144h-a de disciplinas optativas distribuídas da seguinte:

 

 

Disciplinas Optativas
Os discentes deverão cumprir para efeito de integralização a carga horária mínima de 72h-a em disciplinas optativas pertencentes neste Rol.
Código Disciplina Carga Horária

Teórica

Carga Horária

Prática

Carga Horária de

Extensão

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

 

 

Conjuntos

MAT2211 Álgebra Linear 72h-a 4h-a 72h-a MAT2301
MAT2401 Cálculo III 72h-a 4h-a 72h-a MAT2111
DET1021 Ética 36h-a 2h-a 36h-a
DET1022 Ergonomia 36h-a 2h-a 36h-a
DET1023 Gestão, Reciclagem e Tratamento de Rejeitos Sólidos, Líquidos e Gasosos 36h-a 2h-a 36h-a DET1705 e

DET1609 e

DET1507

 

DET1024 Gestão de Inovação 36h-a 2h-a 36h-a
DET1025 Empreendedorismo 36h-a 2h-a 36h-a
DET1026 Gestão de Projetos 72h-a 4h-a 72h-a
DET1028 Lean Manufacturing 36h-a 2h-a 36h-a 1512h-a
DET1029 Custos Industriais 36h-a 2h-a 36h-a
DET1030 Planejamento Estratégico 36h-a 2h-a 36h-a DET1812
DET1031 Engenharia Econômica 36h-a 2h-a 36h-a MAT2201
CEE7923 Língua Brasileira de Sinais / Bacharel 36h-a 2h-a 36h-a

 

Disciplinas Optativas – Área de Engenharia Têxtil
Os discentes deverão cumprir para efeito de integralização a carga horária mínima de 72h-a em disciplinas optativas da área Têxtil pertencentes neste Rol.
Código Disciplina Carga Horária

Teórica

Carga Horária

Prática

Carga Horária de

Extensão

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

 

 

Conjuntos

DET1040 Representação Gráfica do Vestuário 36h-a 2h-a 36h-a
DET1041 Nanotecnologia 36h-a 2h-a 36h-a DET1205 e

DET1408

 

DET1042 Biotecnologia Têxtil 36h-a 2h-a 36h-a DET1705
DET1043 Tópicos Especiais em Engenharia Têxtil I 36h-a 2h-a 36h-a
DET1044 Tópicos Especiais em Engenharia Têxtil II 36h-a 2h-a 36h-a
DET1045 Moda 36h-a 2h-a 36h-a DET1413

 

195/2021/PROGRAD – Art. 1º – Criar as disciplinas especificadas a seguir:

Código Nome da disciplina Carga horária teórica semestral Carga horária prática semestral Carga horária

de Extensão semestral

Carga horária

total semestral

Carga horária

total semanal

ABF7830 Sementes Florestais 36h-a 18h-a 54h-a 3h-a
ABF7831 Silvicultura Urbana 36h-a 18h-a 54h-a 3h-a
ABF7832 Viveiros Florestais

 

36h-a 18h-a 54h-a 3h-a
ABF7833 Proteção Florestal 36h-a 18h-a 54h-a 3h-a
ABF7834 Sistemas Agroflorestais 18h-a 18h-a 18h-a 54h-a 3h-a
ABF7835 Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais 36h-a 18h-a 54h-a 3h-a
ABF7836 Colheita e Transporte Florestal 36h-a 36h-a 72h-a 4h-a

Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. processo SPA nº 23080.041600/2020-32 da Coordenadoria do Curso de Engenharia Florestal do Centro de Ciências Rurais).

 

196/2021/PROGRAD – Art. 1º – Aprovar a Matriz Curricular do Curso de Graduação em Engenharia Florestal (curso UFSC 553), do Centro de Ciências Rurais, a qual, sob forma de anexo, passa a integrar esta Portaria.

Parágrafo 1º – Trata-se do Projeto Pedagógico aprovado mediante a Resolução 4/2021/CGRAD, de 12 de abril de 2021.

Parágrafo 2º – A primeira Fase-Sugestão foi aprovada via Portaria n. 072/2021/PROGRAD, de 16 de abril de 2021.

Parágrafo 3º – O referido Projeto será implantado, progressivamente, a partir do primeiro semestre letivo de 2021, com periodicidade semestral.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Processo de número 23080.041600/2020-32).

ANEXO DA PORTARIA Nº 196/2021/PROGRAD, DE 12 DE JULHO DE 2021

CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – grau BACHARELADO

MODALIDADE PRESENCIAL

(Currículo em implantação progressiva a partir de 2021.1)

Curso: 553 – Engenharia Florestal – grau Bacharelado

Currículo: 2021.1

Objetivo: O curso de Engenharia Florestal tem o objetivo de formar cidadãos aptos a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, com formação ampla, sólida e com espírito crítico que possam contribuir para a solução de problemas cada vez mais complexos da sociedade contemporânea, através: da formação humanista, científica, tecnológica e interdisciplinar; de estudos preparatórios para os níveis superiores de formação; e da orientação para a escolha profissional. O Engenheiro Florestal formado pela UFSC estará apto a atuar junto a empresas privadas, públicas de caráter produtivo, conservacionista ou social, sendo capaz de tornar-se um empreendedor nas diferentes esferas da sociedade civil, sempre pautado pela ética e respeito à sociedade e ao ambiente.

Titulação: Engenheiro Florestal

Período de Conclusão do Curso: Mínimo: 10 semestres      Máximo: 16 semestres

Carga horária obrigatória:            UFSC: 4536h-a (3780H)            CNE: 4320h-a (3600H)

Número de aulas semanais:            Mínimo: 10                                    Máximo: 30

Coordenadoria do Curso: Profª. Drº. Mario Dobner Júnior

Contato: (48) 3721-7171 – engenharia.florestal@contato.ufsc.br

RESUMO DA CARGA HORÁRIA PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

– DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: 3654 horas-aula (3045 horas)

-DISCIPLINAS OPTATIVAS: 126 horas-aula (105 horas)

– ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: 216 horas-aula (180 horas)

– EXTENSÃO OBRIGATÓRIA: 468 horas-aula (390 horas)

– ATIVIDADE COMPLEMENTARES: 36 horas-aula (30 horas)

– TOTAL PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 4536 horas-aula (3780 horas)

ANEXO DA PORTARIA Nº 196/2021/PROGRAD, DE 12 DE JULHO DE 2021

CURSO DE ENGENHARIA Florestal – grau BACHARELADO

MODALIDADE PRESENCIAL

(CURSO 553 – Currículo 2021.1)

2ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

CNS7215 Sociologia Rural 54h- 3h-a 54h-a
CNS7113 Cálculo Diferencial e Integral 72h-a 4h-a 72h-a CNS7112
ABF7104 Bioquímica 72h-a 4h-a 72h-a
CNS7105 Sistemática Vegetal

 

36h-a 36h-a 4h-a

 

72h-a CNS7101
CNS7216 Geologia e Mineralogia 36h-a 2h-a 36h-a
ABF7106  

Entomologia Florestal

 

36h-a 18h-a 18h-a  

4h-a

72h-a ABF7102
CNS7214  

Química Analítica

 

72h-a  

4h-a

72h-a

 

3ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

ABF7105 Propriedades Físicas e Química do Solo 36h-a 18h-a 18h-a 4h-a 72h-a CNS7216
ABF7201 Desenho Técnico 18h-a 18h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7112
CNS7102 Genética 36h-a 36h-a 4h-a 72h-a CBA7101
CNS7115 Metodologia da Pesquisa 36h-a 2h-a 36h-a
CNS7211 Física 72h-a 4h-a 72h-a CNS7112
ABF7302 Dendrologia 36-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7105
CNS7314 Estatística Básica 36h-a 36h-a 72h-a CNS7113

 

4ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

CNS7416 Estatística Experimental

 

36h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7314
CNS7306 Microbiologia 36h-a 36h-a 4h-a 72h-a CBA7101 e ABF7104
CNS7412 Legislação e Gestão Ambiental 54h-a  

3h-a

54h-a CNS7114 e ABF7103 e CNS7214
CNS7315 Gênese, Morfologia e Classificação do Solo 36h-a 18h-a  

3h-a

54h-a ABF7105
CNS7613 Fundamentos de Economia Rural 54h-a 3h-a 54h-a CNS7215
CNS7202 Elementos de Geodésia 36h-a 18h-a  

3h-a

54h-a CNS7314
CBA7104 Fisiologia Vegetal 36h-a 36h-a 4h-a 72h-a CBA7101 e

ABF7104

ABF7303 Anatomia e Identificação de Madeiras 36h-a 18h-a  

3h-a

54h-a CNS7105

 

5ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

ABF7830 Sementes Florestais 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7101
ABF7107 Hidrologia 18h-a 18h-a 2h-a 36h-a
CNS7409 Desenvolvimento Rural 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7613
ABF7305 Dendrometria 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7314
ABF7101 Meteorologia e Climatologia 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7211
ABF7210 Fitopatologia Florestal

 

36h-a 36h-a 4h-a 72h-a CNS7306
CBA7211 Melhoramento Florestal 36h-a 36h-a 4h-a 72h-a CNS7102 e

CNS7416

CNS7108 Biogeografia 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a ABF7103

 

6ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

ABF7118 Conservação e Uso da Biodiversidade 18h-a 18h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7412
CNS7606 Química da Madeira 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7114
CBA7209 Fertilidade do solo e Adubação Florestal 36h-a 18h-a 18h-a  

4h-a

72h-a CNS7315
ABF7306 Fitossociologia 36h-a 18h-a 18h-a  

4h-a

72h-a ABF7302 e ABF7305 e CNS7108
CNS7203 Topografia 36h-a 18h-a 18h-a 4h-a 72h-a CNS7202
ABF7307 Biodeteriorização e Conservação da Madeira 36h-a 18h-a  

3h-a

54h-a ABF7303 e

ABF7106

ABF7308 Propriedades Físicas e Mecânicas da Madeira 36h-a 36h-a  

4h-a

72h-a ABF7303
ABF7323 Planejamento de TCC 18h-a 1h-a 18h-a CNS7115

 

7ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

CNS7514 Poluição Ambiental 18h-a 18h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7412
ABF7205 Geoprocessamento 36h-a 18h-a 18h-a 4h-a 72h-a CNS7203
ABF7311 Ecologia Florestal

 

36h-a 18h-a 3h-a 54h-a ABF7101 e

ABF7306

ABF7312 Mecanização Florestal 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7211
ABF7313 Inventário Florestal

 

36h-a 18h-a 18h-a 4h-a 72h-a ABF7305
ABF7204 Construções Rurais 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a ABF7201 e

CNS7203

ABF7831 Silvicultura Urbana 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a ABF7302
ABF7832 Viveiros Florestais

 

36h-a 18h-a 3h-a 54h-a ABF7830

 

8ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

ABF7314 Serraria e Secagem de Madeira 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a ABF7308
CBA7220 Manejo e Conservação do Solo e da Água 36h-a 18h-a 18h-a  

4h-a

72h-a CBA7209
ABF7315 Restauração Ambiental 18h-a 18h-a 2h-a 36h-a CNS7315
ABF7833 Proteção Florestal 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a ABF7106 e

ABF7210

CNS7718 Gestão dos Negócios Agroindustriais 36h-a 18h-a  

3h-a

54h-a CNS7409
ABF7317 Economia Florestal

 

36h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7613
ABF7310 Silvicultura Aplicada

 

18h-a 36h-a 18h-a  

4h-a

72h-a CBA7209 e CBA7211
ABF7820 Celulose e Papel 18h-a 18h-a 2h-a 36h-a CNS7606 e

ABF7308

 

9ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

ABF7318 Avaliação e Perícia 18h-a 18h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7412 e ABF7205
CNS7111 Biotecnologia Vegetal 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a CBA7211
ABF7834 Sistemas Agroflorestais 18h-a 18h-a 18h-a 3h-a 54h-a ABF7311
ABF7835 Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais 36h-a 18h-a  

3h-a

54h-a ABF7308
CNS8010 Extensão Rural 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7409
ABF7206 Manejo de Bacias Hidrográficas 18h-a 18h-a  

2h-a

36h-a ABF7107 e ABF7205 e CBA7220
ABF7321 Manejo Florestal 36h-a 18h-a 18h-a  

2h-a

72h-a ABF7313 e ABF7310 e ABF7317
ABF7836 Colheita e Transporte Florestal 36h-a 36h-a  

4h-a

72h-a ABF7312 e CNS7203

 

10ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

ABF7324 Estágio Curricular Supervisionado 216h-a 216h-a ABF7323
ABF7325 TCC 36h-a 2h-a 36h-a ABF7323

 

Atividades Complementares
Para efeito de integralização curricular, os alunos devem cumprir  36h-a de Atividades Complementares. A validação das atividades será feita por uma comissão de professores designados pelo Colegiado do Curso de Engenharia Florestal, conforme regulamento próprio.

 

Disciplinas Optativas
Para efeito de integralização curricular, os alunos devem cumprir com aprovação obrigatoriamente uma carga horária de 126h-a (105h) de disciplinas optativas, das quais no mínimo 90h-a devem ser cursadas em disciplinas optativas pertencentes neste Rol e 36h-a podem ser cursadas em disciplinas de livre escolha pelo aluno.
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

CNS7000 Agricultura Familiar 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7409
CNS7010 Gestão de Impactos Ambientais 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7412
CNS7615 Saneamento Ambiental 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7514
CNS7555 Cooperativismo e Comercialização 36h-a 2h-a 36h-a CNS7718
ABF7207 Ergonomia e Segurança no Trabalho 36h-a 2h-a 36h-a
ABF7326 Tópicos Especiais em Engenharia Florestal I 36h-a 2h-a 36h-a
ABF7327 Tópicos Especiais em Engenharia Florestal II 36h-a 2h-a 36h-a
ABF7328 Unidades de Conservação 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a ABF7118
ABF7329 Manejo de Produtos Florestais Não Madeireiros 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a ABF7313
ABF7331 Manejo de Fauna Silvestre 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a ABF7103 e ABF7102
ABF7109 Biologia do Parasitismo 36h-a 36h-a 4h-a 72h-a
ABF7802 Etologia e Bem Estar Animal 36h-a 2h-a 36h-a
BSU7114 Biologia Molecular 36h-a 36h-a 4h-a 72h-a
ABF7009 Introdução a Etnobotânica 36h-a 2h-a 36h-a CNS7314
ABF7130 Floricultura e Paisagismo 36h-a 2h-a 36h-a CBA7104
ABF7117 Hidráulica 54h-a 2h-a 36h-a CNS7113 e ABF7107
ABF7126 Irrigação e Drenagem 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a ABF7101 e ABF7107
ABF7821 Biologia e Ecotoxicologia do Solo 36h-a 2h-a 36h-a ABF7103 e

ABF7102

CBA7822 Microbiologia e Qualidade do Solo 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a
ABF7823 Cultivo Protegido 36h-a 2h-a 36h-a ABF7101
CBA7824 Fruticultura 36h-a 2h-a 36h-a ABF7830
ABF7825 Práticas Florestais Integradas 72h-a 4h-a 72h-a ABF7305
ABF7128 Agroecologia 18h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7409 e

ABF7118

CNS7406 Informática Aplicada à Agropecuária 18h-a 18h-a 2h-a 36h-a
CNS7001 Análise de Regressão 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a CNS7416
CBA7745 Agricultura Silvicultura de Precisão 36h-a 2h-a 36h-a ABF7105 e

CNS7202 e

CBA7209

CNS7008 Agricultura  Biodinâmica 18h-a 18h-a 2h-a 36h-a
CNS7009 Matemática Financeira e Aplicações 18h-a 18h-a 2h-a 36h-a
CNS7007 Relações e Interações Humano – animal: Mudanças de Paradigma e Novos Desafios 36h-a 2h-a 36h-a
CNS7015 Cultura Brasileira 72h-a 4h-a 72h-a
CNS7011 Sistemas Agroalimentares 36h-a 2h-a 36h-a
ABF7115 Programa de Intercâmbio I 18h-a 1h-a 18h-a
ABF7116 Programa de Intercâmbio II 18h-a 1h-a 18h-a
ABF7117 Programa de Intercâmbio III 18h-a 1h-a 18h-a
LLE9211 Língua Espanhola I 36h-a 2h-a 36h-a
LLE9212 Língua Espanhola II 36h-a 2h-a 36h-a
LSB7904 Língua Brasileira de Sinais 72h-a 4h-a 72h-a

 

197/2021/PROGRAD – Art. 1º – Retificar a PORTARIA Nº 066/2021/PROGRAD, DE 12 DE ABRIL DE 2021, no seu Art. 1º no que se refere a criação de disciplinas do Curso de Graduação em Fonoaudiologia (109), conforme as seguintes especificações:

Onde se lê:

Código Nome da disciplina Carga horária teórica semestral Carga horária prática semestral Carga horária

total semestral

Carga horária

total semanal

 

FON7718

 

Estágio em Procedimentos Audiológicos I

144h-a 00h-a 144h-a 8h-a
FON7818 Estágio em Procedimentos Audiológicos II 144h-a 00h-a 144h-a 8h-a

Leia -se:

Código Nome da disciplina Carga horária teórica semestral Carga horária prática semestral Carga horária

total semestral

Carga horária

total semanal

 

FON7718

 

Estágio em Procedimentos Audiológicos I

00h-a 144h-a 144h-a 8h-a
FON7818 Estágio em Procedimentos Audiológicos II 00h-a 144h-a 144h-a 8h-a

Art.2 º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do segundo semestre letivo de 2021.

(Ref.  solicitação SPA nº 023262/2021 e ofício nº 040/2021/CCGFON da Coordenadoria do Curso de Graduação em fonoaudiologia).

 

198/2021/PROGRAD – Art. 1º – Retificar a PORTARIA Nº 233/2020/PROGRAD, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2020, no seu Art. 1º no que se refere ao estabelecimento de pré-requisitos para a disciplina FON7610 – Estágio em Fonoaudiologia Ambulatorial, pertencente ao currículo 2016.1 do Curso de Graduação em Fonoaudiologia (109), conforme as seguintes especificações:

Onde se lê:

Fase Código Nome Carga Horária

Prática semestral total

Pré-requisito
  6ª FON7610 Estágio em Fonoaudiologia Ambulatorial 126h-a (FON7306 e FON7501 e FON7502) ou

FON7402 ou

FON7406

Leia -se:

Fase Código Nome Carga Horária

Prática semestral total

Pré-requisito
  6ª FON7610 Estágio em Fonoaudiologia Ambulatorial 126h-a FON7306 e FON7501 e (FON7502 ou

FON7402) e (FON7406 ou FON7402)

Art.2 º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do segundo semestre letivo de 2021.

(Ref. solicitação SPA nº 023262/2021 e ofício nº 040/2021/CCGFON da Coordenadoria do Curso de Graduação em fonoaudiologia).

 

Portaria de 13 julho de 2021

 

199/2021/PROGRAD – Art. 1º – Excluir a disciplina LSB 7904 do currículo 2007.1 do Curso de Graduação em Ciências Sociais (310), conforme as seguintes especificações:

Fase/Rol Disciplina
LSB7904 – Língua Brasileira de Sinais – Libras I (PCC 18h-a)

Art. 2º – Estabelecer a seguinte equivalência, para efeito de integralização do currículo 2007.1 do Curso de Graduação em Ciências Sociais (310):

Disciplina Carga horária total

semestral

Equivalência
LSB7244 – Língua Brasileira de Sinais – Libras I (PCC 18h-a) 72h-a LSB7904

Art. 3º – Incluir a disciplina LSB7244 no currículo 2007.1 do Curso de Graduação em Ciências Sociais (310), conforme as seguintes especificações:

Fase/Rol Disciplina Tipo Carga horária total

semestral

Pré-requisito Equivalência
LSB7244 – Língua Brasileira de Sinais – Libras I (PCC 18h-a) Obrigatória 72h-a ___ LSB7904

Art.4º– Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do segundo semestre letivo de 2021.

(Ref. solicitação SPA nº 025928/2021 e ofício nº 008/2021/CCGCSO/CFH da Coordenadoria do Curso de Graduação em Ciências Sociais).

 

200/2021/PROGRAD – Art. 1º – Excluir a disciplina LSB 7904 do currículo 2007.1 do Curso de Graduação em Ciências Sociais (320), conforme as seguintes especificações:

Fase/Rol Disciplina
LSB7904 – Língua Brasileira de Sinais – Libras I (PCC 18h-a)

Art. 2º – Estabelecer a seguinte equivalência, para efeito de integralização do currículo 2007.1 do Curso de Graduação em Ciências Sociais (320):

Disciplina Carga horária total

semestral

Equivalência
LSB7244 – Língua Brasileira de Sinais – Libras I (PCC 18h-a) 72h-a LSB7904

Art. 3º – Incluir a disciplina LSB7244 no currículo 2007.1 do Curso de Graduação em Ciências Sociais (320), conforme as seguintes especificações:

Fase/Rol Disciplina Tipo Carga horária total

semestral

Pré-requisito Equivalência
LSB7244 – Língua Brasileira de Sinais – Libras I (PCC 18h-a) Obrigatória 72h-a ___ LSB7904

Art.4º– Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do segundo semestre letivo de 2021.

(Ref. solicitação SPA nº 025928/2021 e ofício nº 009/2021/CCGCSO/CFH da Coordenadoria do Curso de Graduação em Ciências Sociais).

 

201/2021/PROGRAD – Art. 1º – Criar as disciplinas especificadas a seguir:

Código Nome de Disciplina Carga Horária Teórica Semestral Total Carga Horária Prática Semestral Total Carga Horária Prática Como Componente Curricular Semestral Total Carga Horária Prática Estágio Semestral Total Carga Horária Extensão Semestral Total Carga Horária Semanal Total Carga Horária Semestral Total
LSB9034 Libras Escrita I 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9031 Morfologia da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9032 Aquisição da Linguagem da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9037 Estudos da Interpretação II 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9038 Práticas de Interpretação I 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9033 Libras Escrita I 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9035 Bilinguismo: Libras e Língua Portuguesa 108h-a 36h-a 8h-a 144h-a
LSB9036 Teorias da Educação e Estudos Surdos 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9043 Sintaxe da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9045 Estudos Surdos 108h-a 6h-a 108h-a
LSB9047 Sociolinguística da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9041 Introdução aos Estudos da Literatura 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9042 Semântica da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9044 Estudos Surdos 108h-a 36h-a 8h-a 144h-a
LSB9046 Sociolinguística da Libras 108h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9041 Introdução aos Estudos da Literatura 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9054 Literatura Surda 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9051 Seminário de Pesquisa 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9052 Psicolinguística da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9057 Prática de Tradução I 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9058 Português I 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9053 Literatura Surda 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9055 Didática e Educação de Surdos 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9056 Ensino de Libras como L2 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9061 Análise do Discurso da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9063 Libras Escrita II 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9067 Português II 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9068 Tradução Literária 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9069 Prática de Interpretação II 72h-a
LSB9062 Libras Escrita II 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9064 Currículo de Libras 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9065 Psicologia da Educação de Surdos 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9066 Metodologia de ensino em Literatura Surda 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9071 Direitos Humanos e Sustentabilidade 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9072 Pragmática da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9075 Prática de Interpretação III 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9076 Estágio em Tradução e Interpretação da Língua de Sinais 144h-a 8h-a 144h-a
LSB9073 Metodologia de Ensino de Libras Como L1 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9074 Metodologia de Ensino de Libras Como L2 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9081 Atividades Teórico Práticas de Aprofundamento 240h-a 13h-a 240h-a
LSB9083 Atividades de Extensão como Componente Curricular 348h-a 19h-a 348h-a
LSB9086 Prática de Interpretação IV 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9087 Terminologia e Tradução 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9089 Trabalho de Conclusão de Curso 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9088 Prática de Tradução II 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9082 Atividades de Extensão como Componente Curricular 432h-a
LSB9084 Estágio de Libras como L1 252h-a 252h-a
LSB9085 Estágio de Libras como L2 234h-a 234h-a

Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Processos de números 23080.020755/2019-00 e 23080.020743/2019-77 da Coordenadoria do Curso de Língua Brasileira de Sinais do Centro de Comunicação e Expressão).

 

202/2021/PROGRAD – Art. 1º – Aprovar a Matriz Curricular do Curso de Graduação em Letras LIBRAS EaD – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, modalidade à distância, grau Bacharelado (Curso UFSC 715), do Centro de Comunicação e Expressão, a qual, sob forma de anexo passa a integrar esta Portaria.

Parágrafo 1º – Trata-se do Projeto Pedagógico aprovado mediante a Resolução nº 07/2021/CGRAD, DE 12 MAIO DE 2021 com implantação progressiva a partir de 2020.2 letivo.

Parágrafo 2º – A 1ª fase-sugestão da referida matriz foi aprovada ad referendum por meio da Portaria 202/PROGRAD/2020 de 23 de outubro de 2020, respectivamente.

Parágrafo 3º – A 2ª fase-sugestão da referida matriz foi aprovada por meio da Portaria 127/PROGRAD/2021 de 13 de maio de 2021, respectivamente.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Processo de número 23080.020755/2019-00 da Coordenadoria do Curso de Língua Brasileira de Sinais).

ANEXO DA PORTARIA Nº 202/2021/PROGRAD, DE 13 DE JULHO DE 2021

CURSO DE LETRAS LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – grau BACHARELADO

MODALIDADE A DISTÂNCIA

(Currículo em implantação progressiva a partir de 2020.2)

Curso: 715 – Letras LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – EaD – grau Bacharelado

Currículo: 2020.2

Objetivo: Formar profissional apto para atuar como Tradutor ou Intérprete da língua brasileira de sinais em diferentes contextos.

Titulação: Bacharel em Letras LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais

Diplomado em: Bacharelado em Letras LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais

Período de Conclusão do Curso:  Mínimo: 08 semestres      Máximo: 08 semestres

Carga horária obrigatória:            UFSC: 3.444h-a (2.870H)            CNE: 2880h-a (2400H)

Número de aulas semanais:            Mínimo: 08                                    Máximo: 30

Coordenadoria do Curso: Profª. Drª. Carolina Ferreira Pêgo

Contato: (48) 3721-2334 – libras.ead@contato.ufsc.br

RESUMO DA CARGA HORÁRIA PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

– DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: 2628 horas-aula (2190 horas)

– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO OBRIGATÓRIO: 72 horas-aula (60 horas)

– ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: 144 horas-aula (120 horas)

– EXTENSÃO OBRIGATÓRIA: 360 horas-aula (300h)

– ATIVIDADE TEÓRICO PRÁTICA DE APROFUNDAMENTO OBRIGATÓRIA: 240 horas-aula (200

horas)

– TOTAL PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 3444 horas-aula (2870 horas)

ANEXO DA PORTARIA Nº 202/2021/PROGRAD, DE 13 DE JULHO DE 2021

CURSO DE LETRAS LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – grau BACHARELADO

MODALIDADE EaD

(CURSO 715 – Currículo 2020.2)

3ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

LSB9034 Libras Escrita I 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9031 Morfologia da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9032 Aquisição da Linguagem da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9037 Estudos da Interpretação II 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9038 Práticas de Interpretação I 72h-a 4h-a 72h-a

 

4ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

LSB9043 Sintaxe da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9045 Estudos Surdos 108h-a 6h-a 108h-a
LSB9047 Sociolinguística da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9041 Introdução aos Estudos da Literatura 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9042 Semântica da Libras 72h-a 4h-a 72h-a

 

5ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

LSB9054 Literatura Surda 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9051 Seminário de Pesquisa 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9052 Psicolinguística da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9057 Prática de Tradução I 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9058 Português I 72h-a 4h-a 72h-a

 

6ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

LSB9061 Análise do Discurso da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9063 Libras Escrita II 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9067 Português II 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9068 Tradução Literária 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9069 Prática de Interpretação II 72h-a 4h-a 72h-a

 

7ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

LSB9071 Direitos Humanos e Sustentabilidade 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9072 Pragmática da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9075 Prática de Interpretação III 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9076 Estágio em Tradução e Interpretação da Língua de Sinais 144h-a 8h-a 144h-a

 

8ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

LSB9081 Atividades Teórico Práticas de Aprofundamento 240h-a
LSB9083 Atividades de Extensão como Componente Curricular 360h-a
LSB9086 Prática de Interpretação IV 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9087 Terminologia e Tradução 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9089 Trabalho de Conclusão de Curso 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9088 Prática de Tradução II 72h-a 4h-a 72h-a

 

Estágio Curricular Supervisionado
Para efeito de integralização curricular, os alunos devem cumprir uma carga horária de 144h-a (120h) em estágio obrigatório na disciplina de Estágio em Tradução e Interpretação de Libras, conforme regulamento próprio do curso.

 

Atividades Teórico Práticas de Aprofundamento
Para efeito de integralização curricular, os alunos devem cumprir uma carga horária mínima de 240h-a (200h) em Atividades Teóricos Práticas de Aprofundamento, devendo sua realização ser distribuída pelo próprio aluno, preferencialmente, ao longo das seis primeiras fases do curso. A validação das atividades será feita, conforme regimento interno do curso.

 

Atividades de Extensão Obrigatórias
Para efeito de integralização curricular o discente deverá cumprir no mínimo 120h-a (100h) em cada uma das três ações de extensão, sendo o total geral mínimo obrigatório para a integralização curricular de 360h-a equivalente a (300h). As atividades de Extensão estão distribuídas em Ações de Extensão I – Projetos; Ações de Extensão II – Evento e Ações de Extensão III – Cursos. A validação das atividades será feita, conforme as normas internas quanto a extensão universitária.

 

203/2021/PROGRAD – Art. 1º – Aprovar a Matriz Curricular do Curso de Graduação em Letras LIBRAS EaD – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, modalidade à distância, grau Licenciatura (Curso UFSC 705), do Centro de Comunicação e Expressão, a qual, sob forma de anexo passa a integrar esta Portaria.

Parágrafo 1º – Trata-se do Projeto Pedagógico aprovado mediante a Resolução nº 06/2021/CGRAD, DE 12 MAIO DE 2021 com implantação progressiva a partir de 2020.2 letivo.

Parágrafo 2º – A 1ª fase-sugestão da referida matriz foi aprovada ad referendum por meio da Portaria 203/PROGRAD/2020 de 23 de outubro de 2020, respectivamente.

Parágrafo 3º – A 2ª fase-sugestão da referida matriz foi aprovada por meio da Portaria 128/PROGRAD/2021 de 13 de maio de 2021, respectivamente.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Processo de número 23080.020743/2019-77).

ANEXO DA PORTARIA Nº 203/2021/PROGRAD, DE 13 DE JULHO DE 2021

CURSO DE LETRAS LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – grau LICENCIATURA

MODALIDADE A DISTÂNCIA

(Currículo em implantação progressiva a partir de 2020.2)

Curso: 705 – Letras LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – EaD – grau Licenciatura

Currículo: 2020.2

Objetivo: Formar professores de língua brasileira de sinais para atuar no ensino de libras como L1 e L2.

Titulação: Licenciado em Letras LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais

Diplomado em: Licenciatura em Letras LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais

Período de Conclusão do Curso:  Mínimo: 08 semestres      Máximo: 08 semestres

Carga horária obrigatória:            UFSC: 4344h-a (3620H)           CNE: 3840h-a (3200H)

Número de aulas semanais:            Mínimo: 08                                    Máximo: 30

Coordenadoria do Curso: Profª. Drª. Carolina Ferreira Pêgo

Contato: (48) 3721-2334 – libras.ead@contato.ufsc.br

RESUMO DA CARGA HORÁRIA PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

– DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: 2664 horas-aula (2220 horas)

– PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIA: 504 horas-aula (420 horas)

– ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: 486 horas-aula (405 horas)

– EXTENSÃO OBRIGATÓRIA: 450 horas-aula (375h)

– ATIVIDADE TEÓRICO PRÁTICA DE APROFUNDAMENTO OBRIGATÓRIA: 240 horas-aula (200

horas)

– TOTAL PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 4326 horas-aula (3605 horas)

ANEXO DA PORTARIA Nº 203/2021/PROGRAD, DE 13 DE JULHO DE 2021

CURSO DE LETRAS LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – grau LICENCIATURA

MODALIDADE A DISTÂNCIA

(Currículo em implantação progressiva a partir de 2020.2)

3ª Fase – Sugestão
Código Nome de Disciplina Carga Horária Teórica Semestral Total Carga Horária Prática Semestral Total Carga Horária Prática Como Componente Curricular Semestral Total Carga Horária Extensão Semestral Total Carga Horária Semanal Total Carga Horária Semestral Total  

 

Pré-

Requisito

LSB9033 Libras Escrita I 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9031 Morfologia da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9032 Aquisição da Linguagem da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9035 Bilinguismo: Libras e Língua Portuguesa 108h-a 36h-a 8h-a 144h-a
LSB9036 Teorias da Educação e Estudos Surdos 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a

 

4ª Fase – Sugestão
Código Nome de Disciplina Carga Horária Teórica Semestral Total Carga Horária Prática Semestral Total Carga Horária Prática Como Componente Curricular Semestral Total Carga Horária Extensão Semestral Total Carga Horária Semanal Total Carga Horária Semestral Total  

 

Pré-

Requisito

LSB9043 Sintaxe da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9044 Estudos Surdos 108h-a 36h-a 8h-a 144h-a
LSB9046 Sociolinguística da Libras 108h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9041 Introdução aos Estudos da Literatura 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9042 Semântica da Libras 72h-a 4h-a 72h-a

 

5ª Fase – Sugestão
Código Nome de Disciplina Carga Horária Teórica Semestral Total Carga Horária Prática Semestral Total Carga Horária Prática Como Componente Curricular Semestral Total Carga Horária Extensão Semestral Total Carga Horária Semanal Total Carga Horária Semestral Total  

 

Pré-

Requisito

LSB9053 Literatura Surda 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9051 Seminário de Pesquisa 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9052 Psicolinguística da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9055 Didática e Educação de Surdos 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9056 Ensino de Libras como L2 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a

 

6ª Fase – Sugestão
Código Nome de Disciplina Carga Horária Teórica Semestral Total Carga Horária Prática Semestral Total Carga Horária Prática Como Componente Curricular Semestral Total Carga Horária Extensão Semestral Total Carga Horária Semanal Total Carga Horária Semestral Total  

 

Pré-

Requisito

LSB9061 Análise do Discurso da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9062 Libras Escrita II 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9064 Currículo de Libras 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9065 Psicologia da Educação de Surdos 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9066 Metodologia de ensino em Literatura Surda 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a

 

7ª Fase – Sugestão
Código Nome de Disciplina Carga Horária Teórica Semestral Total Carga Horária Prática Semestral Total Carga Horária Prática Como Componente Curricular Semestral Total Carga Horária Extensão Semestral Total Carga Horária Semanal Total Carga Horária Semestral Total  

 

Pré-

Requisito

LSB9071 Direitos Humanos e Sustentabilidade 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9072 Pragmática da Libras 72h-a 4h-a 72h-a
LSB9073 Metodologia de Ensino de Libras Como L1 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a
LSB9074 Metodologia de Ensino de Libras Como L2 72h-a 36h-a 6h-a 108h-a

 

8ª Fase – Sugestão
Código Nome de Disciplina Carga Horária Teórica Semestral Total Carga Horária Prática Semestral Total Carga Horária Prática Como Componente Curricular Semestral Total Carga Horária Extensão Semestral Total Carga Horária Semanal Total Carga Horária Semestral Total  

 

Pré-

Requisito

LSB9081 Atividades Teóricos Práticas de Aprofundamento 240h-a
LSB9082 Atividades de Extensão como Componente Curricular 450h-a
LSB9084 Estágio de Libras como L1 252h-a 252h-a
LSB9085 Estágio de Libras como L2 234h-a 234h-a

 

Estágio Curricular Supervisionado
Para efeito de integralização curricular, os alunos devem cumprir uma carga horária de 486h-a (405h) em estágio obrigatório divididas em duas disciplinas – Estágio em Língua Brasileira de Sinais como L1 e Estágio em Língua Brasileira de Sinais como L2. A validação das disciplinas de estágio será feita, conforme regimento interno do curso.

 

Atividades Teórico Práticas de Aprofundamento
Para efeito de integralização curricular, os alunos devem cumprir uma carga horária mínima de 240h-a (200h) em Atividades Teórico Práticas de Aprofundamento, devendo sua realização ser distribuída pelo próprio aluno, preferencialmente, ao longo das seis primeiras fases do curso. O aluno deverá cumprir as atividades teórico práticas de aprofundamento de acordo com os três grupos. A validação das atividades será feita, conforme regimento interno do curso.

 

Atividades de Extensão Obrigatórias
Para efeito de integralização curricular o discente deverá cumprir no mínimo 450h-a (375h) em ações de extensão. As Atividades de Extensão estão distribuídas da seguinte forma: Ações de Extensão I – Projetos (162h-a equivalente a 135h); Ações de Extensão II – Eventos (108h-a equivalente a 90h) e Ações de Extensão III – Cursos 180h-a equivalente a 150h). A validação das atividades será feita, conforme as normas internas quanto a extensão universitária.

 

204/2021/PROGRAD – Art. 1º – Excluir a disciplina LSB 7904 do currículo 2017.1 do Curso de Graduação em Matemática (223), conforme as seguintes especificações:

Fase/Rol Disciplina
LSB7904 – Língua Brasileira de Sinais – Libras I (PCC 18h-a)

Art. 2º – Estabelecer a seguinte equivalência, para efeito de integralização do currículo 2017.1 do Curso de Graduação em Matemática (223):

Disciplina Carga horária total

semestral

Equivalência
LSB7244 – Língua Brasileira de Sinais – Libras I (PCC 18h-a) 72h-a LSB7904

Art. 3º – Incluir a disciplina LSB7244 no currículo 2017.1 do Curso de Graduação em Matemática (223), conforme as seguintes especificações:

Fase/Rol Disciplina Tipo Carga horária total

semestral

Pré-requisito Equivalência
LSB7244 – Língua Brasileira de Sinais – Libras I (PCC 18h-a) Obrigatória 72h-a ___ LSB7904

Art.4º– Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do segundo semestre letivo de 2021.

(Ref. solicitação SPA nº 027025/2021 e ofício nº Ofício n. 07/2021/CCM da Coordenadoria do Curso de Graduação em Matemática).

 

Portaria de 14 julho de 2021

 

205/2021/PROGRAD – Art. 1º – Criar as disciplinas especificadas a seguir:

Código Nome de Disciplina Carga Horária Teórica Semestral Total Carga Horária Prática Semestral Total Carga Horária Prática Como Componente Curricular Semestral Total Carga Horária Prática Estágio Semestral Total Carga Horária Extensão Semestral Total Carga Horária Semanal Total Carga Horária Semestral Total
QMC5519 Química Geral II 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5520 Química Geral Experimental II 36h-a 2h-a 36h-a
QMC5902 Química e Sustentabilidade 72h-a 4h-a
QMC5427 Introdução à Programação com Python 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5522 Ensino, História e Filosofia da Química 36h-a 2h-a 36h-a
QMC5529 Prática de Ensino em Espaços Escolares 54h-a 3h-a 54h-a
QMC5329 Química Analítica Qualitativa 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5413 Princípios de Termodinâmica 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5146 Fundamentos de Química Inorgânica 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5241 Química Orgânica Tecnológica I 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5330 Química Analítica Quantitativa 36h-a 2h-a 36h-a
QMC5424 Equilíbrio de

Fases e Soluções

72h-a 4h-a 72h-a
QMC5423 Fundamentos

de Química Quântica

72h-a 4h-a 72h-a
QMC5242 Química Orgânica Tecnológica II 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5243 Química Orgânica Tecnológica III 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5424 Equilíbrio de Fases e Soluções 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5524 Ensino de Química e Sociedade 36h-a 2h-a 36h-a
QMC5530 Prática de Ensino em Espaços de Divulgação Científica 54h-a 3h-a 54h-a
QMC5331 Química Analítica Experimental 54h-a 3h-a 54h-a
QMC5221 Química Orgânica Teórica C 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5213 Análise Orgânica 36h-a 2h-a 36h-a
QMC5139 Química de Compostos de Coordenação 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5525 Estratégias para o Ensino de Química 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5431 Química Quântica para a Licenciatura 54h-a 3h-a 54h-a
QMC5332 Técnicas Espectrométricas de Análise 54h-a 3h-a 54h-a
QMC5333 Técnicas Cromatográficas e Eletroforéticas de Análise 54h-a 3h-a 54h-a
QMC5429 Físico-Química Experimental 1 54h-a 3h-a 54h-a
QMC5425 Física dos Processos Eletroquímicos e Corrosão 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5238 Química Orgânica Biológica 54h-a 3h-a 54h-a
 

QMC5145

Mecanismos de Reações Inorgânicas e Compostos Organometálicas 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5338 Técnicas Analíticas Instrumentais 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5147 Conceitos e Aplicações em Química Inorgânica 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5340 Gestão da Qualidade em Química 36h-a 2h-a 36h-a
QMC5420 Fundamentos de Cinética

Química e Catálise

36h-a 2h-a 36h-a
QMC5139 Química dos Compostos de Coordenação 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5337 Química Analítica Instrumental 36h-a 36h-a 4h-a 72h-a
QMC5213 Análise Orgânica 36h-a 2h-a 36h-a
QMC5526 Pesquisa em Ensino de Química 36h-a 2h-a 36h-a
QMC5334 Laboratório de Análises Espectrométricas e de Separações  

 

54h-a

3h-a 54h-a
QMC5239 Métodos Sintéticos em Química Orgânica 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5141 Química do Estado Sólido e Mineralogia 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5430 Físico-Química Experimental 2 54h-a 3h-a 54h-a
QMC5339 Laboratório de Técnicas Analíticas Instrumentais 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5244 Química Orgânica Tecnológica Experimental 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5419 Físico-Química Experimental I 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5527 Projeto em Ensino de Química I 36h-a 2h-a 36h-a
QMC5240 Química Orgânica Biológica Experimental I  

 

36h-a

2h-a 36h-a
QMC5332 Química Ambiental 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5532 Estágio II 324h-a 324h-a
QMC5533 Estágio Supervisionado 540h-a 30h-a 540h-a
QMC5153 Química Inorgânica Biológica 36h-a 2h-a 36h-a
QMC5245 Química de Biomoléculas 54h-a 3h-a 54h-a
QMC5342 Química Ambiental para a Licenciatura 54h-a 3h-a 54h-a
QMC5528 Projeto em Ensino de Química II 108h-a 6h-a 108h-a

Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Processos de números 23080.085032/2019-48, 23080.085048/2019-51 e 23080.044464/2020-32 da Coordenadoria do Curso de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas).

 

206/2021/PROGRAD – Art. 1º – Aprovar a Matriz Curricular do Curso de Graduação em Química, grau Bacharelado (curso UFSC 226), do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, a qual, sob forma de anexo, passa a integrar esta Portaria.

Parágrafo 1º – Trata-se do Projeto Pedagógico aprovado mediante a Resolução nº 2/2021/CGRAD, 18 DE FEVEREIRO DE 2021 com implantação progressiva a partir de 2021.1 letivo.

Parágrafo 2º – A primeira Fase-Sugestão foi aprovada via Portaria n. 099/2021/PROGRAD, de 29 de abril de 2021.

Parágrafo 3º – O referido Projeto será implantado, progressivamente, a partir do primeiro semestre letivo de 2021, com periodicidade semestral.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Processo de número 23080.085032/2019-48 da Coordenadoria do Curso de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas).

ANEXO DA PORTARIA Nº 206/2021/PROGRAD, DE 14 DE JULHO DE 2021

CURSO DE QUÍMICA – grau BACHARELADO – Turno diurno

MODALIDADE PRESENCIAL

(Currículo em implantação progressiva a partir de 2021.1)

Curso: 226 – Química – grau Bacharelado

Currículo: 2021.1

 

Objetivo: Formar bacharel em Química, competente, do ponto de vista científico e humano, qualificado para mercado de trabalho, habilitado para desempenhar as atividades de pesquisador, em Instituições de Ensino e/ou Centros de Pesquisa, em indústrias e nos vários segmentos onde uma sólida formação química é necessária.

Titulação: Bacharel em Química

Período de Conclusão do Curso: Mínimo: 08 semestres      Máximo: 12 semestres

Carga horária obrigatória:            UFSC: 3780h-a (3150H)            CNE: 2880h-a (2400H)

Número de aulas semanais:            Mínimo: 16                                    Máximo: 32

Coordenadoria do Curso: Profª. Drª. Iolanda da Cruz Vieira

Contato: (48) 3721-2312 – quimica@contato.ufsc.br

RESUMO DA CARGA HORÁRIA PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

– DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: 2844 horas-aula (2370 horas)

-DISCIPLINAS OPTATIVAS: 72 horas-aula (60 horas)

– ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: 360 horas-aula (300 horas)

– EXTENSÃO OBRIGATÓRIA: 396 horas-aula (330h)

– ATIVIDADE TEÓRICO PRÁTICA DE APROFUNDAMENTO OBRIGATÓRIA: 108 horas-aula (90

horas)

– TOTAL PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 3780 horas-aula (3150 horas)

ANEXO DA PORTARIA Nº 206/2021/PROGRAD, DE 14 DE JULHO DE 2021

CURSO DE QUÍMICA – grau BACHARELADO – Turno diurno

MODALIDADE PRESENCIAL

(CURSO 226 – Currículo 2021.1)

2ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

QMC5519 Química Geral II 72h-a 4h-a 72h-a QMC5517
QMC5520 Química Geral Experimental II 36h-a 2h-a 36h-a QMC5517 e QMC5518
MTM3101 Cálculo I 72h-a 4h-a 72h-a MTM3100
MTM3111 Geometria Analítica 72h-a 4h-a 72h-a
FSC5101 Física I 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5309 Estatística Aplicada à Química 36h-a 2h-a 36h-a
QMC5902 Química e Sustentabilidade 72h-a 4h-a QMC5517

 

3ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

MTM3102 Cálculo II 72h-a 4h-a 72h-a MTM3101
FSC5121 Física IV-B 72h-a 4h-a 72h-a FSC5101
QMC5329 Química Analítica Qualitativa 72h-a 4h-a 72h-a QMC5520
QMC5413 Princípios de Termodinâmica 72h-a 4h-a 72h-a MTM3101 e

QMC5519

QMC5222 Química Orgânica Teórica A 72h-a 4h-a 72h-a QMC5519
QMC5146 Fundamentos de Química Inorgânica 72h-a 4h-a 72h-a QMC5519

 

4ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

QMC5330 Química Analítica Quantitativa 36h-a 2h-a 36h-a QMC5329
QMC5424 Equilíbrio de

Fases e Soluções

72h-a 4h-a 72h-a QMC5413
QMC5423 Fundamentos

de Química Quântica

72h-a 4h-a 72h-a MTM5511 e

MTM3102

QMC5223 Química Orgânica Teórica B 72h-a 4h-a 72h-a QMC5222
QMC5136 Química Inorgânica Experimental I 72h-a 4h-a 72h-a QMC5146 e

QMC5520

Optativa 1 36h-a 2h-a 36h-a

 

5ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

QMC5331 Química Analítica Experimental 54h-a 3h-a 54h-a QMC5309 e

QMC5330

QMC5221 Química Orgânica Teórica C 72h-a 4h-a 72h-a QMC5223
QMC5213 Análise Orgânica 36h-a 2h-a 36h-a QMC5223
QMC5139 Química de Compostos de Coordenação 72h-a 4h-a 72h-a QMC5136 e QMC5423
QMC5414 Cinética

Química e Catálise

72h-a 4h-a 72h-a MTM3102 e QMC5413
QMC5418 Introdução a Ciência dos Polímeros 36h-a 2h-a 36h-a QMC5413 e

QMC5424

FSC5123 Física Experimental II 54h-a 3h-a 54h-a FSC5121
Optativa 2 36h-a 2h-a 36h-a

 

6ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

QMC5332 Técnicas Espectrométricas de Análise 54h-a 3h-a 54h-a QMC5331
QMC5333 Técnicas Cromatográficas e Eletroforéticas de Análise 54h-a 3h-a 54h-a QMC5331
 

QMC5429

Físico-Química Experimental 1 54h-a 3h-a 54h-a QMC5414 e

QMC5424

 

QMC5425

Física dos Processos Eletroquímicos e Corrosão 72h-a 4h-a 72h-a QMC5424
QMC5238 Química Orgânica Biológica 54h-a 3h-a 54h-a QMC5223
QMC5230 Química Orgânica Experimental I 72h-a 4h-a 72h-a QMC5213 e

QMC5520

 

QMC5145

Mecanismos de Reações Inorgânicas e Compostos Organometálicas 72h-a 4h-a 72h-a QMC5139
QMC5124 Química Bioinorgânica 36h-a 2h-a 36h-a QMC5139

 

7ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

QMC5317 Métodos Eletroanalíticos 54h-a 3h-a 54h-a QMC5331
 

QMC5334

Laboratório de Análises Espectrométricas e de Separações  

 

54h-a

 

 

3h-a

 

54h-a

QMC5332

QMC5333

QMC5239 Métodos Sintéticos em Química Orgânica 72h-a 4h-a 72h-a QMC5221 e

QMC5230

QMC5141 Química do Estado Sólido e Mineralogia 72h-a 4h-a 72h-a QMC5139
QMC5415 Química de Superfícies e Colóides 36h-a 2h-a 36h-a QMC5424
QMC5430 Físico-Química Experimental 2 54h-a 3h-a 54h-a QMC5429
QMC5134 Química Inorgânica Experimental II 72h-a 4h-a 72h-a QMC5139 e

QMC5136 e

QMC5147

 

QMC5511

 

Estágio I

 

36h-a

 

 

 

2h-a

 

36h-a

QMC5136 e

QMC5236 e

QMC5311 e

QMC5429

 

8ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

 

QMC5240

Química Orgânica Biológica Experimental I  

 

36h-a

 

 

2h-a

 

36h-a

QMC5230 e

QMC5238

 

QMC5318

Laboratório de Métodos Eletroanalíticos  

 

54h-a

 

 

3h-a

 

54h-a

 

QMC5317

QMC5332 Química Ambiental 72h-a 4h-a 72h-a QMC5222 e

QMC5330

QMC5532 Estágio II 324h-a 18h-a 324h-a QMC5511

 

Atividades Complementares
Para efeito de integralização curricular, os alunos devem cumprir 108h-a (90h) de Atividades acadêmico-científico-culturais. As atividades têm como objetivo oferecer aos acadêmicos oportunidades de enriquecimento didático, curricular, científico e cultural. A validação das atividades será feita, conforme regulamento próprio do curso.

 

Disciplinas Optativas
Para efeito de integralização curricular, os alunos devem cumprir uma carga horária mínima de 72h-a (60h) de disciplinas optativas, podendo ser cursadas em disciplinas deste rol ou de livre escolha nos diversos cursos da UFSC. O aluno também poderá cursar disciplinas em outras Instituições de Ensino Superior desde que a esteja devidamente autorizada pelo MEC.
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

QMC5142 Cristalografia 72h-a 4h-a 72h-a QMC5146
QMC5135 Química Computacional 72h-a 4h-a 72h-a QMC5423
QMC5143 Introdução à Fotoquímica Molecular 72h-a 4h-a 72h-a QMC5423
QMC5144 Introdução à Espectroscopia Molecular 72h-a 4h-a 72h-a QMC5423
QMC5128 Análise Inorgânica 72h-a 4h-a 72h-a QMC5139 e

QMC5223 ou

QMC5147 e

QMC5243

QMC5149 A Química na Indústria 72h-a 4h-a 72h-a QMC5146 e

EQA5214

QMC5202 Introdução a Síntese Orgânica 72h-a 4h-a 72h-a QMC5223
QMC5353 Preparo de Amostras 72h-a 4h-a 72h-a QMC5351
QMC5336 Introdução à Métodos Quimiométricos 72h-a 4h-a 72h-a MTM3111
QMC5341 Química Analítica Forense 36h-a 36h-a 4h-a 72h-a QMC5332 e

QMC5333 e

QMC5337 e

QMC5338

QMC5421 Química dos Nanomateriais e Nanotecnologia 36h-a 2h-a 36h-a QMC5519
QMC5422 Físico-Química da Corrosão 36h-a 2h-a 36h-a QMC5422 e

QMC5420 e

QMC5414

QMC5426 Ferramentas Matemáticas para Químicos 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5428 Princípios Teóricos da Espectroscopia 72h-a 4h-a 72h-a QMC5423
QMC5516 História da Química 72h-a 4h-a 72h-a QMC5519
QMC5711 Introdução à Química Verde 36h-a 2h-a 36h-a QMC5519

 

207/2021/PROGRAD – Art. 1º – Aprovar a Matriz Curricular do Curso de Graduação em Química Tecnológica, grau Bacharelado (curso UFSC 227), do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, a qual, sob forma de anexo, passa a integrar esta Portaria.

Parágrafo 1º – Trata-se do Projeto Pedagógico aprovado mediante a Resolução nº 1/2021/CGRAD, 18 DE FEVEREIRO DE 2021 com implantação progressiva a partir de 2021.1 letivo.

Parágrafo 2º – A primeira Fase-Sugestão foi aprovada via Portaria n. 101/2021/PROGRAD, de 29 de abril de 2021.

Parágrafo 3º – O referido Projeto será implantado, progressivamente, a partir do primeiro semestre letivo de 2021, com periodicidade semestral.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Processo de número 23080.085048/2019-51 da Coordenadoria do Curso de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas).

ANEXO DA PORTARIA Nº 207/2021/PROGRAD, DE 14 DE JULHO DE 2021

CURSO DE QUÍMICA TECNOLÓGICA – grau BACHARELADO –Turno diurno

MODALIDADE PRESENCIAL

(Currículo em implantação progressiva a partir de 2021.1)

Curso: 227 – Química Tecnológica – grau Bacharelado

Currículo: 2021.1

Objetivo: Formar um profissional, competente, do ponto de vista científico e humano, qualificado para mercado de trabalho, habilitado para desempenhar as atividades no setor industrial, sobretudo na condução, controle, pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais. Podendo atuar nas áreas de tratamento de resíduos, gestão de qualidade, desenvolvimento de processos e supervisão de processos industriais, atribuições estas conferidas pelo Conselho Federal de Química (CFQ) ao chamado Químico Industrial.

Titulação: Bacharel em Química Tecnológica

Período de Conclusão do Curso: Mínimo: 08 semestres      Máximo: 12 semestres

Carga horária obrigatória:            UFSC: 3984h-a (3320H)            CNE: 2880h-a (2400H)

Número de aulas semanais:            Mínimo: 16                                    Máximo: 32

Coordenadoria do Curso: Profª. Drª. Iolanda da Cruz Vieira

Contato: (48) 3721-2312 – quimica@contato.ufsc.br

RESUMO DA CARGA HORÁRIA PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

– DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: 2790 horas-aula (2325 horas)

-DISCIPLINAS OPTATIVAS: 72 horas-aula (60 horas)

– ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: 540 horas-aula (450 horas)

– EXTENSÃO OBRIGATÓRIA: 396 horas-aula (330h)

– ATIVIDADE TEÓRICO PRÁTICA DE APROFUNDAMENTO OBRIGATÓRIA: 108 horas-aula (90

horas)

– TOTAL PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 3906 horas-aula (3255 horas)

ANEXO DA PORTARIA Nº 207/2021/PROGRAD, DE 14 DE JULHO DE 2021

CURSO DE QUÍMICA TECNÓLOGICA – grau BACHARELADO – Turno diurno

MODALIDADE PRESENCIAL

(CURSO 227 – Currículo 2021.1)

2ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

QMC5519 Química Geral II 72h-a 4h-a 72h-a QMC5517
QMC5520 Química Geral Experimental II 36h-a 2h-a 36h-a QMC5517 e QMC5518
MTM3101 Cálculo I 72h-a 4h-a 72h-a MTM3100
MTM3111 Geometria Analítica 72h-a 2h-a 36h-a
FSC5101 Física I 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5309 Estatística Aplicada à Química 36h-a 2h-a 36h-a
QMC5427 Introdução à Programação com Python 72h-a 4h-a 72h-a

 

3ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

MTM3102 Cálculo II 72h-a 4h-a 72h-a MTM3101
FSC5121 Física IV-B 72h-a 4h-a 72h-a FSC5101
QMC5329 Química Analítica Qualitativa 72h-a 4h-a 72h-a QMC5519 e

QMC5520

QMC5413 Princípios de Termodinâmica 72h-a 4h-a 72h-a MTM3101 e

QMC5519

QMC5241 Química Orgânica Tecnológica I 72h-a 4h-a 72h-a QMC5519
QMC5146 Fundamentos de Química Inorgânica 36h-a 2h-a 36h-a QMC5519
Optativa 1 36h-a 2h-a 36h-a

 

4ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

QMC5330 Química Analítica Quantitativa 36h-a 2h-a 36h-a QMC5329

 

QMC5424 Equilíbrio de Fases e Soluções 72h-a 4h-a 72h-a QMC5413
QMC5242 Química Orgânica Tecnológica II 72h-a 4h-a 72h-a QMC5241
QMC5136 Química Inorgânica Experimental I 72h-a 4h-a 72h-a QMC5146 e

QMC5520

EPS5209 Economia e Organização Industrial 72h-a 4h-a 72h-a QMC5427
EQA5318 Introdução aos Processos Químicos 54h-a 3h-a 54h-a QMC5413
FSC5123 Física Experimental II 54h-a 3h-a 54h-a FSC5121

 

 

5ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

QMC5331 Química Analítica Experimental 54h-a 3h-a 54h-a QMC5309 e

QMC5330

QMC5243 Química Orgânica Tecnológica III 72h-a 4h-a 72h-a QMC5242
QMC5414 Cinética

Química e Catálise

72h-a 4h-a 72h-a MTM3102 e

QMC5413

EQA5214 Indústrias Químicas 72h-a 4h-a 72h-a EQA5318
CAD7004 Cultura Empreendedora e Criatividade 72h-a 4h-a 72h-a EPS5209
QMC5902 Química e Sustentabilidade 72h-a 4h-a 72h-a QMC5517
Optativa 2 36h-a 2h-a 36h-a

 

6ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

QMC5338 Técnicas Analíticas Instrumentais 72h-a 4h-a 72h-a QMC5331
 

QMC5425

Física dos Processos Eletroquímicos e Corrosão 72h-a 4h-a 72h-a  

QMC5424

QMC5238 Química Orgânica Biológica 54h-a 3h-a 54h-a QMC5242
QMC5147 Conceitos e Aplicações em Química Inorgânica 72h-a 4h-a 72h-a QMC5136 e

QMC5414

CAL5108 Tecnologia de Fermentações 54h-a 3h-a 54h-a QMC5243
EQA5301 Operações unitárias A 72h-a 4h-a 72h-a EQA5318
QMC5340 Gestão da Qualidade em Química 36h-a 2h-a 36h-a QMC5331

 

7ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

QMC5339 Laboratório de Técnicas Analíticas Instrumentais 72h-a 4h-a 72h-a QMC5338
 

QMC5244

Química Orgânica Tecnológica Experimental 72h-a 4h-a 72h-a QMC5243
QMC5141 Química do Estado Sólido e Mineralogia 72h-a 4h-a 72h-a QMC5139 e

QMC5147

 

QMC5134

Química Inorgânica Experimental II 72h-a 4h-a 72h-a QMC5139 e

QMC5136 e

QMC5147

QMC5419 Físico-Química Experimental I 72h-a 4h-a 72h-a QMC5424
EQA5302 Operações Unitárias B 72h-a 4h-a 72h-a EQA5301

 

8ª FASE
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

 

 

QMC5533

 

 

Estágio Supervisionado

540h-a 30h-a 540h-a QMC5134 e

QMC5244 e

QMC5339 e

QMC5419 e

EQA5302

 

Atividades Complementares
Para efeito de integralização curricular, os alunos devem cumprir 108h-a (90h) de Atividades acadêmico-científico-culturais. As atividades têm como objetivo oferecer aos acadêmicos oportunidades de enriquecimento didático, curricular, científico e cultural. A validação das atividades será feita, conforme regulamento próprio do curso.

 

Disciplinas Optativas
Para efeito de integralização curricular, os alunos devem cumprir uma carga horária mínima de 72h-a (60h) de disciplinas optativas, podendo ser cursadas em disciplinas deste rol ou de livre escolha nos diversos cursos da UFSC. O aluno também poderá cursar disciplinas em outras Instituições de Ensino Superior desde que a esteja devidamente autorizada pelo MEC.
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

QMC5142 Cristalografia 72h-a 4h-a 72h-a QMC5146
QMC5135 Química Computacional 72h-a 4h-a 72h-a QMC5423
QMC5143 Introdução à Fotoquímica Molecular 72h-a 4h-a 72h-a QMC5423
QMC5144 Introdução à Espectroscopia Molecular 72h-a 4h-a 72h-a QMC5423
QMC5128 Análise Inorgânica 72h-a 4h-a 72h-a QMC5139 e

QMC5223 ou

QMC5147 e

QMC5243

QMC5149 A Química na Indústria 72h-a 4h-a 72h-a QMC5146 e

EQA5214

QMC5202 Introdução a Síntese Orgânica 72h-a 4h-a 72h-a QMC5223
QMC5353 Preparo de Amostras 72h-a 4h-a 72h-a QMC5351
QMC5336 Introdução à Métodos Quimiométricos 72h-a 4h-a 72h-a MTM3111
QMC5341 Química Analítica Forense 36h-a 36h-a 4h-a 72h-a QMC5332 e

QMC5333 e

QMC5337 e

QMC5338

QMC5421 Química dos Nanomateriais e Nanotecnologia 36h-a 2h-a 36h-a QMC5519
QMC5422 Físico-Química da Corrosão 36h-a 2h-a 36h-a QMC5422 e

QMC5420 e

QMC5414

QMC5426 Ferramentas Matemáticas para Químicos 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5428 Princípios Teóricos da Espectroscopia 72h-a 4h-a 72h-a QMC5423
QMC5516 História da Química 72h-a 4h-a 72h-a QMC5519
QMC5711 Introdução à Química Verde 36h-a 2h-a 36h-a QMC5519

 

208/2021/PROGRAD – Art. 1º – Aprovar a Matriz Curricular do Curso de Graduação em Química, grau Licenciatura (curso UFSC 205), do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, a qual, sob forma de anexo, passa a integrar esta Portaria.

Parágrafo 1º – Trata-se do Projeto Pedagógico aprovado mediante a Resolução nº 08/2021/CGRAD, 12 DE MAIO DE 2021 com implantação progressiva a partir de 2021.1 letivo.

Parágrafo 2º – A primeira Fase-Sugestão foi aprovada Ad referendum via Portaria n. 094/2021/PROGRAD, de 29 de abril de 2021.

Parágrafo 3º – O referido Projeto será implantado, progressivamente, a partir do primeiro semestre letivo de 2021, com periodicidade semestral.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Processo de número 23080.044464/2020-32 da Coordenadoria do Curso de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas).

ANEXO DA PORTARIA Nº 208/2021/PROGRAD, DE 14 DE JULHO DE 2021

CURSO DE QUÍMICA – grau LICENCIATURA – Turno diurno

MODALIDADE PRESENCIAL

(Currículo em implantação progressiva a partir de 2021.1)

Curso: 205 – Química – grau Licenciatura

Currículo: 2021.1

Objetivo: Formar um profissional licenciado em Química apto a exercer o magistério de Química na Educação Básica, em diferentes instituições e espaços educativos, na gestão educacional, na coordenação pedagógica e outras áreas nas quais sejam requeridos conhecimentos pedagógicos, além de possibilitar a atuação profissional na área química, de acordo com as fundamentações legais

Titulação: Licenciado em Química

Período de Conclusão do Curso: Mínimo: 08 semestres      Máximo: 12 semestres

Carga horária obrigatória:    UFSC: 3960h-a (3300h)                      CNE: 3840h-a (3200H)

Número de aulas semanais:                Mínimo: 16                                    Máximo: 32

Coordenadoria do Curso: Profª. Drª. Iolanda da Cruz Vieira

Contato: (48) 3721-2312 – quimica@contato.ufsc.br

RESUMO DA CARGA HORÁRIA PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

– DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: 2532 horas-aula (2110 horas)

– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: 36 horas-aula (30 horas)

– ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: 486 horas-aula (405 horas)

– EXTENSÃO OBRIGATÓRIA: 414 horas-aula (345 horas)

– PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: 492 horas-aula (410

horas)

– TOTAL PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 3960 horas-aula (3300 horas)

ANEXO DA PORTARIA Nº 208/2021/PROGRAD, DE 14 DE JULHO DE 2021

CURSO DE QUÍMICA – grau LICENCIATURA – Turno diurno

MODALIDADE PRESENCIAL

(CURSO 205 – Currículo 2021.1)

2ª Fase – Sugestão
Código Nome de Disciplina Carga Horária Teórica Semestral Total Carga Horária Prática Semestral Total Carga Horária Prática Como Componente Curricular Semestral Total Carga Horária Prática Estágio Semestral Total Carga Horária Extensão Semestral Total Carga Horária Semanal Total Carga Horária Semestral Total  

 

Pré-

Requisito

QMC5519 Química Geral II 72h-a 4h-a 72h-a QMC5517
QMC5520 Química Geral Experimental II 36h-a 2h-a 36h-a QMC5517 e QMC5518
QMC5309 Estatística Aplicada à Química 36h-a 2h-a 36h-a
MTM3101 Cálculo I 72h-a 4h-a 72h-a MTM3100
MTM3111 Geometria Analítica 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5522 Ensino, História e Filosofia da Química 36h-a 2h-a 36h-a QMC5517 e

QMC5518 e

QMC5521

PSI5137 Psicologia Educacional: Desenvolvimento e Aprendizagem 60h-a 12h-a 4h-a 72h-a
QMC5529 Prática de Ensino em Espaços Escolares 54h-a 18h-a 4h-a 72h-a

 

3ª Fase – Sugestão
Código Nome de Disciplina Carga Horária Teórica Semestral Total Carga Horária Prática Semestral Total Carga Horária Prática Como Componente Curricular Semestral Total Carga Horária Prática Estágio Semestral Total Carga Horária Extensão Semestral Total Carga Horária Semanal Total Carga Horária Semestral Total  

 

Pré-

Requisito

QMC5413 Princípios de Termodinâmica 72h-a 4h-a 72h-a MTM3101 e

QMC5519

QMC5146 Fundamentos de Química Inorgânica 72h-a 4h-a 72h-a QMC5519
QMC5329 Química Analítica Qualitativa 72h-a 4h-a 72h-a QMC5519 e

QMC5520

MTM3102 Cálculo II 72h-a 4h-a 72h-a MTM3101
FSC5101 Física I 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5523 Ensino de Química e Cultura 36h-a 2h-a 36h-a QMC5519 e

QMC5521

MEN5601 Didática A 60h-a 12h-a 4h-a 72h-a EED8007

 

4ª Fase – Sugestão
Código Nome de Disciplina Carga Horária Teórica Semestral Total Carga Horária Prática Semestral Total Carga Horária Prática Como Componente Curricular Semestral Total Carga Horária Prática Estágio Semestral Total Carga Horária Extensão Semestral Total Carga Horária Semanal Total Carga Horária Semestral Total  

 

Pré-

Requisito

QMC5424 Equilíbrio de Fases e Soluções 72h-a 4h-a 72h-a QMC5413
QMC5222 Química Orgânica Teórica A 72h-a 4h-a 72h-a QMC5519
QMC5330 Química Analítica Quantitativa 36h-a 2h-a 36h-a QMC5329

 

MEN7007 Metodologia para o Ensino de Química 54h-a 36h-a 5h-a 90h-a MEN5601
QMC5506 Ambientes para Aulas Experimentais de Química no Ensino Médio 18h-a 54h-a 4h-a 72h-a QMC5519 e

QMC5520

QMC5524 Ensino de Química e Sociedade 36h-a 2h-a 36h-a QMC5521
QMC5530 Prática de Ensino em Espaços de Divulgação Científica 54h-a 18h-a 4h-a 72h-a

 

5ª Fase – Sugestão
Código Nome de Disciplina Carga Horária Teórica Semestral Total Carga Horária Prática Semestral Total Carga Horária Prática Como Componente Curricular Semestral Total Carga Horária Prática Estágio Semestral Total Carga Horária Extensão Semestral Total Carga Horária Semanal Total Carga Horária Semestral Total  

 

Pré-

Requisito

QMC5425 Física dos Processos Eletroquímicos e Corrosão 72h-a 4h-a 72h-a QMC5424
QMC5223 Química Orgânica Teórica B 72h-a 4h-a 72h-a QMC5222
QMC5136 Química Inorgânica Experimental I 72h-a 4h-a 72h-a QMC5146 e

QMC5520

QMC5331 Química Analítica Experimental 54h-a 3h-a 54h-a QMC5309 e

QMC5330

QMC5525 Estratégias para o Ensino de Química 72h-a 4h-a 72h-a QMC5519 e

QMC5521

MEN7045 Estágio Supervisionado I 54h-a 3h-a 54h-a MEN7007 e

QMC5127 e

QMC5222 e

QMC5413

QMC5431 Química Quântica para a Licenciatura 54h-a 18h-a 4h-a 72h-a MTM5512 e

MTM3102

 

6ª Fase – Sugestão
Código Nome de Disciplina Carga Horária Teórica Semestral Total Carga Horária Prática Semestral Total Carga Horária Prática Como Componente Curricular Semestral Total Carga Horária Prática Estágio Semestral Total Carga Horária Extensão Semestral Total Carga Horária Semanal Total Carga Horária Semestral Total  

 

Pré-

Requisito

QMC5420 Fundamentos de Cinética

Química e Catálise

36h-a 2h-a 36h-a MTM3101 e

QMC5413

QMC5139 Química dos Compostos de Coordenação 72h-a 4h-a 72h-a QMC5136 e

QMC5423

QMC5337 Química Analítica Instrumental 36h-a 36h-a 4h-a 72h-a QMC5331
QMC5213 Análise Orgânica 36h-a 2h-a 36h-a QMC5223
QMC5526 Pesquisa em Ensino de Química 36h-a 2h-a 36h-a QMC5519 e

QMC5521

MEN7046 Estágio Supervisionado II 108h-a 6h-a 108h-a MEN7045
QMC5901 Segurança em Laboratório e Tratamento de Resíduos 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5531 Educação Química e Inclusão Social 18h-a 18h-a 2h-a 36h-a QMC5523 e

QMC5506 e

QMC5525

 

7ª Fase – Sugestão
Código Nome de Disciplina Carga Horária Teórica Semestral Total Carga Horária Prática Semestral Total Carga Horária Prática Como Componente Curricular Semestral Total Carga Horária Prática Estágio Semestral Total Carga Horária Extensão Semestral Total Carga Horária Semanal Total Carga Horária Semestral Total  

 

Pré-

Requisito

QMC5230 Química Orgânica Experimental I 72h-a 4h-a 72h-a QMC5213 e

QMC5520

QMC5141 Química do Estado Sólido e Mineralogia 72h-a 4h-a 72h-a QMC5139
QMC5419 Físico-Química Experimental I 72h-a 4h-a 72h-a QMC5424
QMC5527 Projeto em Ensino de Química I 36h-a 2h-a 36h-a QMC5506 e

QMC5520 e

QMC5522

QMC5523 e

QMC5524 e

QMC5525 e

QMC5526 e

QMC5530 e

QMC5420 e

QMC5139 e

QMC5351

QMC5513 Trabalho de Conclusão de Curso I 36h-a 2h-a 36h-a QMC5506 e

QMC5520 e

QMC5522 e

QMC5523 e

QMC5524 e

QMC5525 e

QMC5526 e

QMC5530 e

QMC5420 e

QMC5139 e

QMC5351

MEN7047 Estágio Supervisionado III 108h-a 6h-a 108h-a MEN7046

 

8ª Fase – Sugestão
Código Nome de Disciplina Carga Horária Teórica Semestral Total Carga Horária Prática Semestral Total Carga Horária Prática Como Componente Curricular Semestral Total Carga Horária Prática Estágio Semestral Total Carga Horária Extensão Semestral Total Carga Horária Semanal Total Carga Horária Semestral Total  

 

Pré-

Requisito

QMC5153 Química Inorgânica Biológica 36h-a 18h-a 3h-a 54h-a QMC5139
QMC5415 Química de Superfícies e Colóides 54h-a 18h-a 4h-a 72h-a QMC5424
QMC5245 Química de Biomoléculas 54h-a 18h-a 4h-a 72h-a QMC5223
QMC5342 Química Ambiental para a Licenciatura 54h-a 18h-a 4h-a 72h-a QMC5222 e

QMC5330

QMC5528 Projeto em Ensino de Química II 108h-a 6h-a 108h-a QMC5527
QMC5514 Trabalho de Conclusão de Curso II 72h-a 4h-a 72h-a QMC5513
QMC5902 Química e Sustentabilidade 72h-a 4h-a 72h-a QMC5517

 

Disciplinas Extras
A fim de ampliação de conhecimentos, o estudante também pode cursar disciplinas extras, que serão registradas em seu currículo escolar, mas não serão contabilizadas para cálculo da carga horária obrigatória do curso. Essas disciplinas devem ser escolhidas pelo aluno conforme o atendimento de suas escolhas pessoais dentro da carreira profissional de Licenciado em Química e dentre as disciplinas ministradas nos diversos cursos regulares presenciais da Universidade Federal de Santa Catarina.
Código Nome da Disciplina Carga Horária

Teórica semestral Total

Carga Horária

Prática semestral Total

Carga Horária

Extensão semestral Total

Carga Horária Semanal

Total

Carga Horária Semestral

Total

Pré-

requisito

QMC5142 Cristalografia 72h-a 4h-a 72h-a QMC5146
QMC5135 Química Computacional 72h-a 4h-a 72h-a QMC5423
QMC5143 Introdução à Fotoquímica Molecular 72h-a 4h-a 72h-a QMC5423
QMC5144 Introdução à Espectroscopia Molecular 72h-a 4h-a 72h-a QMC5423
QMC5128 Análise Inorgânica 72h-a 4h-a 72h-a QMC5139 e

QMC5223 ou

QMC5147 e

QMC5243

QMC5149 A Química na Indústria 72h-a 4h-a 72h-a QMC5146 e

EQA5214

QMC5202 Introdução a Síntese Orgânica 72h-a 4h-a 72h-a QMC5223
QMC5353 Preparo de Amostras 72h-a 4h-a 72h-a QMC5351
QMC5336 Introdução à Métodos Quimiométricos 72h-a 4h-a 72h-a MTM3111
QMC5341 Química Analítica Forense 36h-a 36h-a 4h-a 72h-a QMC5332 e

QMC5333 e

QMC5337 e

QMC5338

QMC5421 Química dos Nanomateriais e Nanotecnologia 36h-a 2h-a 36h-a QMC5519
QMC5422 Físico-Química da Corrosão 36h-a 2h-a 36h-a QMC5422 e

QMC5420 e

QMC5414

QMC5426 Ferramentas Matemáticas para Químicos 72h-a 4h-a 72h-a
QMC5428 Princípios Teóricos da Espectroscopia 72h-a 4h-a 72h-a QMC5423
QMC5516 História da Química 72h-a 4h-a 72h-a QMC5519
QMC5711 Introdução à Química Verde 36h-a 2h-a 36h-a QMC5519

 

PORTARIA DE 15 JULHO DE 2021

 

209/2021/PROGRAD – Art. 1º – Excluir a disciplina LSB7904 do currículo 2018.2 do Curso de Graduação em Medicina (656), conforme as seguintes especificações:

Fase/Rol Disciplina
Optativa LSB7904 – Língua Brasileira de Sinais – Libras I (PCC 18h-a)

Art. 2º – Estabelecer a seguinte equivalência, para efeito de integralização do currículo 2018.2 do Curso de Graduação em Medicina (656):

Disciplina Carga horária total

semestral

Equivalência
LSB7244 – Língua Brasileira de Sinais – Libras I (PCC 18h-a) 72h-a LSB7904

Art. 3º – Incluir a disciplina LSB7244 no currículo 2018.2 do Curso de Graduação em Medicina (656), conforme as seguintes especificações:

Fase/Rol Disciplina Tipo Carga horária total

semestral

Pré-requisito Equivalência
Optativa LSB7244 – Língua Brasileira de Sinais – Libras I (PCC 18h-a) Optativa 72h-a ___ LSB7904

Art.4º– Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do segundo semestre letivo de 2021.

(Ref. correspondência SPA OF E 3/CGMED/CTS/ARA da Coordenadoria do Curso de Graduação em Medicina).

 

210/2021/PROGRAD – Art. 1º – Criar a disciplina especificada a seguir:

Código Nome da disciplina Carga horária teórica semestral Carga horária prática semestral Carga horária de PCC semestral Carga horária

total semestral

Carga horária

total semanal

BOT5151 Micologia (PCC 5h-a) 18h-a 31h-a 5h-a 54h-a 3h-a
BOT5152 Micologia (PCC 7h-a) 18h-a 29h-a 7h-a 54h-a 3h-a
BOT1616 Ficologia (PCC 5h-a) 18h-a 31h-a 5h-a 54h-a 3h-a
BOT1617 Ficologia (PCC 8h-a) 36h-a 28h-a 8h-a 72h-a 4h-a

Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. processos SPA números 23080.050170/2020-40, 23080.050177/2020-61, 23080.050172/2020-39 e 23080.050159/2020-80 do Departamento de Botânica).

 

211/2021/PROGRAD – Art. 1º – Criar a disciplina especificada a seguir:

Código Nome da disciplina Carga horária teórica semestral Carga horária prática semestral Carga horária

total semestral

Carga horária

total semanal

Optativas BSU7184 – Bases teóricas gerais para a cinesioterapia 36h-a 00h-a 36h-a 2h-a
Optativas BSU7185 –  Práticas Integrativas e Complementares em Saúde 72h-a 00h-a 72h-a 4h-a
Optativas BSU7186- Desenvolvimento, Saúde e Qualidade de Vida no meio rural 72h-a 00h-a 72h-a 4h-a
Optativas BSU7187 Odontologia Veterinária: inter-relação entre saúde bucal e bem-estar animal 36h-a 00h-a 36h-a 2h-a

Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. processo SPA número 23080.020906/2021-36 e Ofícios 12/2021/BSU/CCR e 13/2021/CCGMVC/CBS da Coordenadoria Especial de Biociências e Saúde Única, do campus de Curitibanos).

 

212/2021/PROGRAD – Art. 1º – Criar a disciplina especificada a seguir:

Código Nome da disciplina Carga horária teórica semestral Carga horária prática semestral Carga horária

total semestral

Carga horária

total semanal

CNS7018 Educação Ambiental em Ciências Agrárias 36h-a 00h-a 36h-a 2h-a

Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. processo SPA número 23080.020906/2021-36 e Ofícios de nº 12/2021/BSU/CCR e 08/2021/CNS/CCR do Departamento de Ciências Naturais e Sociais, do campus de Curitibanos).

 

213/2021/PROGRAD – Art. 1º – Incluir a disciplina EGR7825 no currículo 2012.1 do Curso de Graduação em Design (454), conforme as seguintes especificações:

Fase/Rol Disciplina Tipo Carga horária total

semestral

Pré-requisito Equivalência
Optativas EGR7825- Publicações Digitais Optativa 72h-a EGR7138e EGR7139e EGR7190e EGR7192 ———

Art. 2º – Atualizar pré-requisitos do módulo EGR7820 – MÓDULO DE PROJETOS – Projeto de Design para a Inovação Digital e das disciplinas que o compõem, pertencentes ao currículo 2012.1 do Curso de Graduação em Design (454), conforme as seguintes especificações:                 

Disciplina Pré-requisito
EGR7820 –  Módulo de Projeto – Projeto de Design para Inovação Digital (EGR7104 e EGR7105 e EGR7107 e EGR7109 e EGR7118 e EGR7506 e EGR7510 e EGR7511 e EGR7108 e EGR7115 e EGR7185 e EGR7186 e EGR7190 e EGR7513 e EGR7516 e SPO5113 e EGR7112 e EGR7114 e EGR7192 e EGR7199 e EGR7234 e EGR7587)
EGR7821 – Projeto de Design para Inovação Digital (EGR7104 e EGR7105 e EGR7107 e EGR7109 e EGR7118 e EGR7506 e EGR7510 e EGR7511 e EGR7108 e EGR7115 e EGR7185 e EGR7186 e EGR7190 e EGR7513 e EGR7516 e SPO5113 e EGR7112 e EGR7114 e EGR7192 e EGR7199 e EGR7234 e EGR7587)
EGR7822 Negócios Digitais (EGR7104 e EGR7105 e EGR7107 e EGR7109 e EGR7118 e EGR7506 e EGR7510 e EGR7511 e EGR7108 e EGR7115 e EGR7185 e EGR7186 e EGR7190 e EGR7513 e EGR7516 e SPO5113 e EGR7112 e EGR7114 e EGR7192 e EGR7199 e EGR7234 e EGR7587)
EGR7823 Design de Ambientes Digitais (EGR7104 e EGR7105 e EGR7107 e EGR7109 e EGR7118 e EGR7506 e EGR7510 e EGR7511 e EGR7108 e EGR7115 e EGR7185 e EGR7186 e EGR7190 e EGR7513 e EGR7516 e SPO5113 e EGR7112 e EGR7114 e EGR7192 e EGR7199 e EGR7234 e EGR7587)
EGR7824 Design de Conteúdo (EGR7104 e EGR7105 e EGR7107 e EGR7109 e EGR7118 e EGR7506 e EGR7510 e EGR7511 e EGR7108 e EGR7115 e EGR7185 e EGR7186 e EGR7190 e EGR7513 e EGR7516 e SPO5113 e EGR7112 e EGR7114 e EGR7192 e EGR7199 e EGR7234 e EGR7587)

Parágrafo único – Ficam mantidas as demais características das disciplinas.

Art.3 º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do segundo semestre letivo de 2021.

(Ref. processo SPA nº 23080.025607/2021-98 da Coordenadoria do Curso de Graduação em Design).

 

214/2021/PROGRAD – Art. 1º – Excluir as seguintes disciplinas optativas do currículo 2012.2 do Curso de Graduação em Medicina Veterinária (552):

Fase/rol Disciplina Carga Horária
Optativas BSU7808 Tecnologia dos Produtos de Origem Animal 72h-a
Optativas BSU7816 Tecnologia de Ovos e Mel 72h-a
Optativas BSU7821 Introdução a Metodologia da Pesquisa Qualitativa 36h-a
Optativas CNS7114 Química Geral e Orgânica 72h-a
Optativas CNS7412 Legislação e Gestão Ambiental 54h-a
Optativas CNS7214 Química Analítica 54h-a
Optativas CNS7615 Saneamento Ambiental 54h-a
Optativas CNS7827 Química de Produtos Naturais e Fitoterápicos de uso Veterinário 72h-a

Art. 2º – Incluir as disciplinas optativas, no currículo 2012.2 do Curso de Graduação em Medicina Veterinária (552), conforme as seguintes especificações:

Fase Código Disciplina Carga Horária semanal Carga Horária semestral Pré-requisito Equivalência
Optativas BSU7184 Bases teóricas gerais para a cinesioterapia 2h-a 36h-a AABF7603

 

———–
Optativas BSU7185 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde 4h-a 72h-a BSU7714 ———–
Optativas BSU7186 Desenvolvimento, Saúde e Qualidade de Vida no meio rural 4h-a 72h-a ———– ———–
Optativas BSU7187 Odontologia Veterinária: inter-relação entre saúde bucal e bem-estar animal 2h-a 36h-a ———– ———–
Optativas CNS7021 Sistema Agroalimentares 2h-a 36h-a ———– ———–
Optativas CNS7010 Gestão de Impactos Ambientais 3h-a 54h-a ———– ———–
Optativas CNS7018 Educação Ambiental em Ciências Agrárias 2h-a 36ha ———– ———–

Art. 3º Excluir os pré-requisitos da disciplina BSU7004 pertencente ao currículo 2012.1 do curso de graduação em Medicina Veterinária (552), conforme as seguintes especificações:

Fase/Rol Disciplina Pré-requisitos a excluir
 

Optativas

 

BSU7004 Endocanabinologia

ABF7112

e

BSU7113

Art. 4º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do segundo semestre letivo de 2021.

(Ref. processo SPA nº 23080.020906/2021-36 e Ofício de nº 13/2021/CCGMVC/CBS da Coordenadoria do Curso de Graduação em Medicina Veterinária do Centro de Ciências Rurais, Campus Curitibanos).

 

215/2021/PROGRAD – Art. 1º –Estabelecer as seguintes equivalências, para efeito de integralização do currículo 2016.1 do Curso de Graduação em Engenharia Mecatrônica (605):

Disciplina Carga horária total

semestral

Equivalências
EMB5645 – Processamento Digital de Sinais 54h-a BLU3015 ou EEL7522

Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do primeiro semestre letivo de 2021.

(Ref. solicitação SPA nº 025000/2021 da Coordenadoria do Curso de Graduação em Engenharia Mecatrônica).

 

216/2021/PROGRAD – Art. 1º – Excluir a disciplina BOT7013 do currículo 2006.1 do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado (108), conforme as seguintes especificações:

Fase/Rol Disciplina
3ª Fase BOT7013 – Biologia e Sistemática de Algas, Fungos e Briófitas – PCC 15 horas

Art. 2º – Incluir as disciplinas BOT5152 e BOT1617 no currículo 2006.1 do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado (108), conforme as seguintes especificações:

Fase/Rol Disciplina Tipo Carga horária total

semestral

Pré-requisito Equivalência
3ª Fase BOT5152 Micologia (PCC- 7h-a) Obrigatória 54h-a BEG7012

 

 BOT7013

ou

BOT7025

ou

BIO7212

3ªFase BOT1617Ficologia (PCC- 8h-a) Obrigatória 72h-a BEG7012 BOT7013

ou

BOT7025

ou

BIO7212

Art. 3º – Atualizar os pré-requisitos das disciplinas pertencentes ao currículo 2006.1 do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado (108), conforme as seguintes especificações:

Disciplina Pré-requisito
BOT7014 – Sistemática de Plantas Vasculares – PCC 10 horas BOT7013 ou (BOT1617 e BOT5152)
BOT7020 – Micologia de Campo – Macromicetes BOT7013 ou (BOT1617 e BOT5152)

 

Parágrafo único – Ficam mantidas as demais características das disciplinas.

Art. 4º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do segundo semestre letivo de 2021.

(Ref. processos SPA nº 23080.050172/2020-39 e 23080.050159/2020-80 da Coordenadoria do Curso de Graduação em Ciências Biológicas).

 

217/2021/PROGRAD – Art. 1º – Excluir a disciplina BOT7025 do currículo 2010.1 do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura (110) – noturno, conforme as seguintes especificações:

Fase/Rol Disciplina
3ª Fase BOT7025 Diversidade e Evolução dos Organismos Fotossintetizantes e dos Fungos (PCC10h/a)

Art. 2º – Incluir as disciplinas BOT5151 e BOT1616 no currículo 2010.1 do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura (110) – noturno, conforme as seguintes especificações:

Fase/Rol Disciplina Tipo Carga horária total

semestral

Pré-requisito Equivalência
3ª Fase BOT5151Micologia (PCC- 5h-a) Obrigatória 54h-a (BEG7205 e BIO7203)

ou

(BEG7012 e BIO7203)

 

 BOT7013

ou

BOT7025

ou

BIO7212

3ªFase BOT1616 Ficologia (PCC- 5h-a) Obrigatória 54h-a (BEG7205 e BIO7203)

ou

(BEG7012 e BIO7203

BOT7013

ou

BOT7025

ou

BIO7212

Art. 3º – Atualizar os pré-requisitos das disciplinas pertencentes ao currículo 2006.1 do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura (110) – noturno, conforme as seguintes especificações:

Disciplina Pré-requisito
BOT7026 – Diversidade e Evolução dos organismos Fotossintetizantes (PCC 15h/a) BOT7025 ou (BOT5151 e BOT1616)

 

BOT7020 – Micologia de Campo – Macromicetes BOT7025 ou ( BOT5151 e BOT1616)

Parágrafo único – Ficam mantidas as demais características das disciplinas.

Art. 4º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do segundo semestre letivo de 2021.

(Ref. processos SPA nº 23080.050177/2020-61 e 23080.050170/2020-40 da Coordenadoria do Curso de Graduação em Ciências Biológicas).

 

218/2021/PROGRAD – Art. 1º – Atualizar os pré-requisitos de disciplinas, pertencentes ao currículo 1991.1 do curso de Engenharia de Controle e Automação (220), conforme as seguintes especificações:

Disciplina Pré-requisito                     (como deve ficar)
DAS5944 – Tóp. Esp. em Controle: Instrumentação Aplicada à Indústria do Petróleo e Gás EEL7550 e DAS5114
DAS5945 -Tóp. Esp. em Controle: Técnicas de Controle Aplicadas à Indústria do Petróleo e Gás DAS5120
DAS5946 -Tóp. Esp. em Controle e Automação: Introdução à Engenharia do Petróleo e Gás DAS5114
DAS5947 -Tóp. Esp. em Controle e Automação: Introdução ao Controle para a Industria do Petróleo e Gás DAS5114
DAS5948 -Tóp. Esp. em Controle e Automação: Seminários para a Indústria do Petróleo e Gás DAS5114
DAS5210 – Introdução ao Controle de Processos (DAS5411 e FSC5101 e MTM3101)

ou

(DAS5411 e FSC5101 e MTM5161)

DAS5307-Sistemas de Automação Discreta DAS5411 e EEL5105.
EEL7540 – Circuitos Elétricos para Automação (MTM3102 e FSC5113)

ou

(MTM3102 e FSC5133)

ou

(MTM5162 e FSC5113)

ou

(MTM5162 e FSC5133)

EMC5425 – Fenômenos de Transporte (FSC5002 e MTM3103)

ou

(FSC5002 e MTM5163)

ou

(FSC5132 e MTM3103)

ou

(FSC5132 MTM5163).

Parágrafo único – Ficam mantidas as demais características das disciplinas.

Art.2 º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do segundo semestre letivo de 2021.

(Ref. processo SPA nº 23080.025644/2021-04 e Ofício. N° 09/2021/ECA da Coordenadoria de Graduação em Engenharia de Controle e Automação).

 

SECRETARIA DE INOVAÇÃO

 

O SECRETÁRIO DE INOVAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA em exercício, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, tendo em vista o que consta no Edital nº 6/2021/SINOVA, RESOLVE:

 

Portaria de 20 de julho de 2021

 

Nº 8/2021/SINOVA  – Art. 1º Designar Marlise There Dias, SIAPE nº 1130145, Aluizia Aparecida Cadori, SIAPE nº 1169731, e Paola Azevedo, SIAPE nº 2656406, para, sob a presidência da primeira, constituírem Comissão de Avaliação do Edital nº 6/2021/SINOVA – Seleção de estudantes de pós-graduação Lato e Stricto Sensu para estágio não obrigatório na SINOVA. Art. 2º Atribuir a carga horária de 2 horas semanais para a presidente da comissão e 1 hora semanal aos demais membros para o desempenho das atividades no período de 8 a 29 de julho de 2021. Art. 3º Revogar a Portaria nº 7/2021/SINOVA, de 8 de julho de 2021. Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data da sua publicação no boletim oficial da UFSC.

 

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

 

O DIRETOR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

 

Portarias de 13 de julho de 2021

 

Nº 151/2021/CCS – Art. 1º Designar, a partir de 12 de julho de 2021, os docentes, o técnico-administrativo e os discentes abaixo relacionados para constituírem a Comissão Eleitoral para eleição de coordenador e subcoordenador do Curso de Graduação em Nutrição, gestão 2021-2023, em substituição à comissão designada pela PORTARIA Nº 129/2021/CCS, DE 15 DE JUNHO DE 2021:

Professora Marcela Boro Veiros Presidente
Professora Francieli Cembranel Membro
Técnico-Administrativo Marcos Tatiano Campos Membro
Discente Ana Beatriz Wolff Machado Membro
Discente Fabiana da Silva. Membro

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, e terá validade enquanto durarem os trabalhos da comissão.

(Ref. Ofício nº 047/2021/CCGNTR).

 

Nº 152/2021/CCS – Art. 1º Designar a discente MARCELLA DE CAMPOS ALBINO, matrícula nº 19200077, para, na condição de membro suplente, compor o Colegiado do Curso de Graduação em Enfermagem, no período de 12/07/2021 até 18/08/2021, em substituição a NATHALIA DE CAMPOS LUCCA, designada para a função pela portaria nº 488/2019/CCS, DE 30 DE AGOSTO DE 2019.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Solicitação nº 027905/2021 – Ofício nº 048/2021/CCGNFR).

 

Portaria de 15 de julho de 2021

 

Nº 153/2021/CCS – Art. 1º Designar as discentes Vitória Maria Vito, matrícula nº 20100204 e Letícia Lis Barsoti, matrícula nº 17205051, como representantes discentes do Curso de Graduação em Farmácia no Conselho da Unidade, na condição de titular e de suplente respectivamente, com mandato de 1 (um) ano a partir de 15 de julho de 2021.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. e-mail do Curso de Graduação em Farmácia datado de 13/07/2021 e Ofício nº 01/2021/CAF).

 

Portarias de 16 de julho de 2021

 

Nº 154/2021/CCS – Art. 1º CONCEDER, de acordo com o § 1º, Art. 12 da Resolução n.º 11/CUn/97, renovação do afastamento da Professora SUZELEY JORGE, do Departamento de Nutrição, para realizar doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal, de acordo com o Processo nº 23080.033434/2018-86, com ônus limitado, no período de 26 de julho de 2021 a 20 de dezembro de 2021.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

 

Nº 155/2021/CCS – Art. 1º AUTORIZAR, de acordo com a Resolução n.º 11/CUn/97, o afastamento do Professor EDISON NATAL FEDRIZZI, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, para realizar formação em nível de pós-doutorado junto ao Laboratório DNA Análise, em Florianópolis/SC, de acordo com o Processo nº 23080.020873/2021-24, com ônus integral, no período de 20 de julho de 2021 a 31 de dezembro de 2021.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

 

Nº 156/2021/CCS – Art. 1º Designar o professor DANNY OMAR MENDOZA MARIN, SIAPE n.º 3091017, como Coordenador de Estágio do Curso de Graduação em Odontologia, pelo período de dois anos a partir de 04/07/2021.

Art. 2º Atribuir ao professor carga horária administrativa de 10 (dez) horas semanais, conforme Resolução Normativa nº 001/CCS/2016 – Tabela 01 – atualizada em 22 de março de 2019.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Ofício nº 014/CCGO/2021).

 

Edital de 15 de julho de 2021

 

Nº 30/2021/CCS – Art. 1º CONVOCAR o Colegiado do Curso de Graduação em Nutrição para a eleição de coordenador(a) e subcoordenador(a) do Curso de Graduação em Nutrição – gestão 2021 – 2023, que será realizada no dia 30/07/2021, das 9h às 16h.

Art. 2º O período e a forma de inscrição das chapas, bem como o formato e o local em que ocorrerão as eleições, serão definidos e divulgados pela Comissão Eleitoral designada pela Portaria n.º 151/2021/CCS, de 13 de julho de 2021.

(Ref. Ofício n.º 050/2021/CCGNTR).

 

O DIRETOR EM EXERCÍCIO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

 

Edital de 19 de julho de 2021

 

Nº 31/2021/CCS – Art. 1º CONVOCAR o colegiado do curso de graduação em enfermagem para a eleição de coordenador e de subcoordenador do curso, período 2021-2023, que será realizada na data provável de 18 de agosto de 2021, das 8h às 17h, via sistema de votação on-line disponível no e-Democracia (https://e.ufsc.br/e-democracia/). Caso essa data não esteja disponível no sistema e-Democracia, a eleição será agendada para o dia útil posterior mais próximo disponível.

Art. 2º O processo eleitoral e suas etapas ocorrerão em conformidade com o que foi determinado no cronograma elaborado pela comissão eleitoral designada pela portaria n.° 130/2021/CCS:

 

CRONOGRAMA
Divulgação do edital 19 de julho de 2021
Inscrições das chapas

 

19 de julho a 26 de julho de 2021

●       Quem pode se candidatar: docentes efetivos e em exercício, lotados no Departamento de Enfermagem, integrantes da carreira de Magistério Superior.

●       Local das inscrições: exclusivamente por e-mail: eleicaoenfermagem2021@gmail.com

Divulgação das chapas inscritas 28 de julho de 2021

 

Pedidos de impugnação das candidaturas 29 de julho de 2021
Homologação das candidaturas 30 de julho de 2021
Apresentação das propostas dos candidatos 04 de agosto de 2021, às 16h

Local: online, link a ser divulgado pela comissão eleitoral

Data da eleição

 

Ocorrerá dia 18 de agosto de 2021, das 08h às 17h, conforme a disponibilidade do e-democracia.

●       Quem pode votar: docentes efetivos e em exercício lotados nos Departamentos vinculados ao Curso de Graduação em Enfermagem, estudantes regularmente matriculados no Curso de Graduação em Enfermagem e TAE’s vinculados à Coordenadoria do Curso de Graduação em Enfermagem.

Apuração do resultado 18 de agosto de 2021
Divulgação do resultado 18 de agosto de 2021
Pedido de impugnação dos resultados 19 e 20 de agosto de 2021 até as 17h
Divulgação do resultado 23 de agosto de 2021
Homologação do resultado final 25 de agosto de 2021, em reunião de colegiado

INFORMAÇÕES:

E-mail: eleicaoenfermagem2021@gmail.com

(Ref. Ofício n.º 052/2021/CCGNFR).

 

O Presidente do Conselho do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no uso de suas atribuições, e em adequação à Portaria Normativa 399/2021/GR (Guia de Biossegurança da UFSC) e à Resolução Normativa 90/2021/CGRAD (Solicitação de Atividades Presenciais Excepcionais), RESOLVE:

 

Resolução de 16 de julho de 2021

 

Nº 01/2021/CCS – A Resolução 01/2020/CCS, que regulamenta, em caráter excepcional, em razão da pandemia COVID-19, os procedimentos para liberação da realização de atividades de estágio curricular obrigatório dos Cursos de Graduação do Centro de Ciências da Saúde, passa a vigorar com as seguintes modificações:

Art. 2º.

  • 2º.
  1. Determinação expressa de que não haverá aceitação de participantes (alunos, docentes ou STAEs) nas atividades presenciais de estágio de indivíduos com 60 anos ou mais de idade e de que, Quanto aos demais fatores de risco mencionados no inciso IV, uma análise caso a caso será realizada pelo professor orientador do estágio, Coordenador de Estágios e Coordenador de Curso, que poderão consultar a Direção do Centro e Comitês de assessoramento para enfrentamento ao COVID-19, antes de autorizar o início de atividades destes casos.

Art. 9º. Aplicam-se os dispostos nessa Resolução, no que couber, às solicitações de atividades presenciais de disciplinas/módulos em ambientes externos ou internos à UFSC e que não caracterizem “estágios”, como as aulas práticas ou atividades afins, adequando-se às tramitações exigidas e respeitando todas as normativas presentes nas legislações superiores, em vigor, que tratem dessas solicitações.

 

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

 

A Chefe do Departamento de Design e Expressão Gráfica- EGR Prof.ª. Drª. Marisa Araújo Carvalho, no uso de suas atribuições, estabelecidas regimentalmente, RESOLVE:

 

Portaria de 19 de julho de 2021

 

N.º 21/EGR/2021 – Art. 1º – Designar servidores do Departamento de Design e Expressão Gráfica para compor a Comissão Eleitoral para Chefia do EGR;

Art. 2º – Indicar os servidores Docentes Patrícia Biasi Cavalcanti, Ana Kelly Marinoski e Estevan Hideki Murai, para, sob a presidência da primeira, conduzir a eleição.

Art. 3º – Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação.

(Ref. Atribuições regimentais)

 

O DIRETOR DO CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, convoca

 

Edital de 19 de julho de 2021

 

Nº 25/2021/CCE – Art. 1º Os servidores docentes vinculados ao Departamento de Expressão Gráfica para elegerem o(a) Chefe e o(a) Subchefe do Departamento de Expressão Gráfica, para mandato de dois anos a contar de 06 de agosto de 2021, de acordo com o Estatuto e Regimento Geral da UFSC, na data, horário e local abaixo discriminado:

Data: 02 de agosto de 2021 (segunda-feira)

Horário: das 09h00 às 17h00

Local: Plataforma Google Forms e plataforma Conferência Web RNP

Art. 2º As inscrições dos candidatos deverão ser realizadas pelo e-mail do Departamento de Design e Expressão Gráfica, egr.ufsc@gmail.com, do dia 21 a 23 de julho.

(Ref. Processo 23080.028725/2021-58)

 

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

 

A DIRETORA DO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS, no uso de suas atribuições, e em conformidade ao Regimento Geral da UFSC, RESOLVE:

 

Edital de 19 de julho de 2021

 

Edital nº 15/2021/CFH           – 1. Retificar o item 3 do Edital 13/2021/CFH, que trata da eleição de representante docente para o CUn, que passa a vigorar com a seguinte redação: “3. A Consulta ao Colégio Eleitoral será realizada no dia 27 de julho de 2021, das 9h às 17h, no Sistema: https://e.ufsc.br/e-democracia/. A apuração dos votos está prevista para logo após o encerramento da consulta.”

 

CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS

 

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química, no uso de suas atribuições, RESOLVE:

 

Portarias de 16 de julho de 2021

 

 

Nº 015/2021/PPGQ – Artigo 1o – os professores Marcus César Mandolesi Sá, Coordenador do Programa; Luiz Augusto dos Santos Madureira, área Química Analítica; Adailton João Bortoluzzi, área Química Inorgânica; Adriana Passarella Gerola, área Química Orgânica; Thiago Ferreira da Conceição, área Físico-Química e as discentes Isadora Bolzoni Pacheco, mestranda e Geovanna de Oliveira Costa, doutoranda para, sob a presidência do primeiro, constituírem a Comissão Gestora de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC.

Artigo 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

 

 

O PRESIDENTE DO COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições regimentais, considerando a necessidade de estabelecer critérios sobre a distribuição de bolsas de estudo institucionais:

 

RESOLUÇÃO NORMATIVA DE 15 DE JULHO DE 2021

 

Dispõe sobre as normas para a distribuição e o acompanhamento de cotas de bolsas de estudo, concedidas pelas agências de fomento, aos pós-graduandos dos Cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGQ-UFSC).

 

Resoluções Normativas de 15 de julho de 2021

 

 

RNº 001/2021/PPGQ – Art. 1º. O pós-graduando postulante à bolsa de estudo no PPGQ-UFSC, em nível de mestrado ou de doutorado, poderá solicitar bolsa de estudo mediante requerimento preenchido, assinado e entregue à Secretaria do Programa durante o período de vigência do Edital de Bolsas específico para este fim.

Art. 2º. O postulante à bolsa de estudo não deverá possuir qualquer vínculo empregatício com instituição pública ou privada ou, caso possua, deverá comprovar estar dispensado das atividades profissionais sem percepção de vencimentos, ressalvada expressa permissão legal pelo Colegiado Delegado do PPGQ-UFSC de acordo com a legislação dos órgãos de fomento em vigor.

Art. 3º. O pós-graduando bolsista que tenha abandonado o curso, desistido da sua continuidade ou sido desligado por insuficiência acadêmica e que, posteriormente, venha a ser aprovado em novo processo seletivo para ingresso no PPGQ-UFSC, não poderá se candidatar novamente a uma bolsa de estudo no mesmo nível.

Art. 4º. A distribuição das cotas de bolsas de estudo das agências de fomento, disponíveis para um determinado semestre, será feita pela Comissão de Bolsas do PPGQ-UFSC conforme os critérios de desempenho acadêmico fundamentados na classificação alcançada pelo candidato no processo seletivo conduzido pela Comissão de Seleção e Admissão do PPGQ-UFSC e na política de ações afirmativas do Programa para o preenchimento de vagas correspondentes ao mesmo período de vigência do Edital de Seleção.

  • 1º. O Colegiado Delegado do PPGQ-UFSC indicará uma Comissão de Bolsas para o julgamento e para a distribuição das bolsas institucionais, conforme a Resolução No 40/CPG/2010, de 11 de novembro de 2010.
  • 2º. A Comissão de Bolsas será constituída pelo Coordenador do Programa, na posição de presidente, 4 (quatro) docentes permanentes do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química, sendo um representante de cada área, e 2 (dois) representantes discentes, sendo um do Mestrado e um do Doutorado.

Art. 5º. A Comissão de Bolsas fará, a cada início de semestre letivo, uma lista de classificação de candidatos aptos a receber bolsa de Mestrado e outra lista de candidatos aptos à bolsa de Doutorado, considerando, em ordem de prioridade:

  1. Os postulantes à bolsa de estudo pertencentes aos grupos beneficiados pela política de ações afirmativas do PPGQ-UFSC, respeitada a ordem de classificação no processo seletivo de ingresso;
  2. Os demais discentes postulantes à bolsa de estudo, na modalidade ampla concorrência, respeitada a ordem de classificação no processo seletivo de ingresso.
  • 1º. Em caso de disponibilização de cotas de bolsas adicionais pelas agências de fomento, por defesa ou por abandono, desistência ou desligamento, a distribuição obedecerá a ordem de classificação apresentada nas listas da Comissão de Bolsas, que terão vigência até o lançamento do Edital de Bolsas subsequente.
  • 2º. As bolsas institucionais serão distribuídas conforme forem sendo disponibilizadas pelas agências de fomento, dando preferência, quando for exequível, à distribuição das bolsas concedidas pelo CNPq e a seguir as cotas de bolsas concedidas pela CAPES e, quando couber, de outras agências de fomento.
  • 3º. O pós-graduando que não tenha obtido bolsa de estudo durante o período de vigência do Edital de Bolsas poderá concorrer à bolsa de estudo, tendo para isto que participar de novo processo seletivo, com este fim exclusivo, conforme Edital de Seleção vigente.

Art. 6º. A distribuição das bolsas de estudo feita pela Comissão de Bolsas deverá ser homologada em reunião pelo Colegiado Delegado do PPGQ-UFSC.

Art. 7º. O bolsista não poderá ter como orientador: cônjuge ou companheiro(a); ascendente, descendente ou colateral até o terceiro grau, seja em parentesco por consanguinidade, afinidade ou adoção; ou sócio em atividade profissional.

Art. 8º. A Comissão de Bolsas poderá em qualquer tempo requerer dos bolsistas do Programa relatórios de atividades executadas ao longo do período em que são bolsistas.

Art. 9º. Os mestrandos bolsistas do PPGQ-UFSC deverão entregar, junto com a matrícula do terceiro semestre, um relatório de atividades desenvolvidas, assinado pelo seu orientador, que demonstre a viabilidade de conclusão do seu projeto de dissertação, bem como um cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante o último ano de estudos.

Art. 10º. Os doutorandos bolsistas do PPGQ-UFSC deverão entregar, junto com a matrícula do sexto semestre, um relatório de atividades desenvolvidas, assinado pelo seu orientador, que demonstre a viabilidade de conclusão do seu projeto de tese, bem como um cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante os últimos 3 semestres de estudos.

Art. 11º. O pós-graduando bolsista terá a bolsa cancelada caso seja constatada uma das seguintes situações:

  1. reprovação em uma disciplina ou obtenção de duas notas 7,0 (sete) em disciplinas no mesmo semestre;
  2. não realização de matrícula semestral dentro do prazo estabelecido pelo PPGQ-UFSC;

III. reprovação no relatório de atividades referente ao art. 9º (para o mestrado) ou 10º (para o doutorado) da presente Resolução Normativa;

  1. reprovação no Exame de Qualificação de doutorado;
  2. não ter cursado a disciplina “Estágio de Docência” até o final do segundo semestre para os mestrandos e até o final do quarto semestre para os doutorandos;
  3. não ter cursado as disciplinas “Seminários I” e “Seminários II” até o final do terceiro semestre para os mestrandos e até o final do quarto semestre para os doutorandos.
  • 1º. Caberá ao Colegiado Delegado a decisão final quanto ao cancelamento das bolsas de estudo relativas aos pós-graduandos que sejam enquadrados em algum dos itens I-VI supracitados.
  • 2º. As bolsas de estudo que se encontrem vagas devido a alguma das condições supracitadas nos itens I-VI serão imediatamente remanejadas para os pós-graduandos postulantes às bolsas de estudo, respeitando-se as disposições do art. 5º da presente Resolução Normativa, do Edital de Bolsas em vigência e das normas específicas das agências de fomento.

Art. 12º. É expressamente vedado o acúmulo de bolsas de estudo das agências de fomento nacionais de qualquer natureza, de acordo com a legislação em vigor.

Art. 13º. Os bolsistas da CAPES e do CNPq poderão, em conformidade com a Portaria Conjunta n. 01, de 15/07/2010, exercer atividade remunerada como docentes nos ensinos de qualquer grau.

  • 1º. Para atuar como docente, o bolsista deverá obter a anuência do seu orientador, o qual deverá informar esta atividade por escrito à Coordenação do Programa, sendo ainda necessário realizar o devido registro no Cadastro Discente da CAPES.

Art. 14º. A bolsa de estudo será cancelada quando o pós-graduando completar o prazo máximo regular para a conclusão do curso, sendo de 24 (vinte e quatro) meses para o Mestrado e 48 (quarenta e oito) meses para o Doutorado.

  • 1º. Na apuração do limite de duração das bolsas, considerar-se-ão também as parcelas, recebidas anteriormente pelo bolsista, advindas de outro programa de bolsas da CAPES e demais agências para o mesmo nível de curso, assim como o período do estágio no exterior subsidiado por qualquer agência ou organismo nacional ou estrangeiro.

Art. 15o. O bolsista que tenha seu vínculo com o PPGQ-UFSC cancelado por abandono ou desistência, sem que tenha apresentado trabalho de conclusão e sem justificativa formal dirigida ao Colegiado Delegado do PPGQ, terá seus dados informados à respectiva agência de fomento da bolsa a fim de que a mesma possa providenciar os devidos ressarcimentos à União das quantias despendidas na forma de bolsa de estudo.

Art. 16º. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado Delegado do PPGQ-UFSC.

Art. 17º. Fica revogada a RESOLUÇÃO NORMATIVA nº 001/PPGQ/2016 a partir da publicação da presente Resolução Normativa.

Artigo 18º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

 

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA

 

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, RESOLVE:

 

 

Portarias do dia 19 de julho de 2021

 

Nº 42/2021/PPGFSC – Art. 1º DESIGNAR o(a) Prof. Dr. Marcelo Henrique Romano Tragtenberg – (presidente) – UFSC/FSC, o(a) Prof. Dr. Eraldo Sérgio Barbosa da Silva – (membro titular) – UFSC/CNM, o(a) Prof. Dr. Rodrigo Pereira Rocha – (membro titular) – UFSC/FSC, o(a) Prof. Dr. Rafael de Santiago – (membro titular) – UFSC/INE, o(a) Prof. Dr. Lucas Nicolao – (membro suplente) – UFSC/FSC e o Prof. Dr. Mauro Roisenberg – (membro suplente) – UFSC/INE, para sob a presidência do primeiro, constituírem a banca examinadora do exame de qualificação ao doutorado de Paulo Henrique dos Santos, intitulado: ESTUDOS DE FUNÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA EM ECONOFÍSICA USANDO PARTÍCULAS OTIMIZAÇÃO DE ENXAME, de acordo com o artigo 63 do Regimento Interno do Programa e Resolução Normativa 03/PPGF/2010, de 29 de novembro de 2010.

Art. 2º O exame de qualificação de doutorado será realizado no dia 29 de julho de 2021, às 14 horas, no(a) sala virtual do programa junto ao ConferênciaWeb da Rede Nacional de Pesquisa.

Artigo 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC. (Ref. ao processo nº 23080.026505/2021-90).

 

 

Nº 43/2021 PPGFSC – Art. 1º Designar o(a) Profª. Drª. Débora Peres Menezes – (presidente) – UFSC/FSC, o(a) Profª. Drª. Mariana Dutra da Rosa Lourenço – (membro externo) – ITA e o(a) Prof. Dr. Tiago José Nunes da Silva – (membro titular) – UFSC/FSC, para sob a presidência do primeiro, constituírem a banca examinadora da defesa de mestrado de Betânia Camille Tumelero Backes, intitulada: “MATÉRIA DE QUARKS: ESTRELAS COMPACTAS E TRANSIÇÕES DE FASES”, de acordo com o Art. 45, § 1° do regimento interno do Programa.

Art. 2º A defesa será realizada no dia 30 de julho de 2021, às 10 horas, na sala virtual da conferênciaweb da rede nacional de pesquisa.

Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC. (Ref. processo nº. 23080.027196/2021-75).

 

Portarias do dia 20 de julho de 2021

 

Nº 44/2021/PPGFSC – Art. 1º Designar a(o) Prof. Dr. Carlos Eduardo Maduro de Campos, para emitir parecer sobre a composição da banca de doutorado do(a) discente Guilherme Luiz Zanin, do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física.

Art. 2º Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da Universidade Federal de Santa Catarina. (Processo nº. 23080.029020/2021-58)