Boletim Nº 96/2025 – 28/05/2025
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
BOLETIM OFICIAL Nº 96/2025
Data da publicação: 28/05/2025
GABINETE DA REITORIA | PORTARIA Nº 665/2025/GR,
PORTARIAS Nº 1014/2025/GR À Nº 1015/2025/GR, PORTARIAS Nº 1019/2025/GR À Nº 1022/2025/GR, PORTARIAS Nº 1025/2025/GR À Nº 1026/2025/GR, PORTARIAS Nº 1028/2025/GR À Nº 1029/2025/GR, PORTARIAS Nº 1032/2025/GR À Nº 1034/2025/GR, PORTARIA Nº 1036/2025/GR PORTARIAS Nº 1039/2025/GR À Nº 1041/2025/GR. |
PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E EQUIDADE | PORTARIA N° 052/PROAFE |
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | PORTARIA Nº 068/2025/CCE À Nº 073/2025/CCE |
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS | EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 001/2025/CFM
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 002/2025/CFM EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 003/2025/CFM PORTARIAS Nº 044/2025/CFM À Nº 058/2025/CFM EDITAL Nº 03/2025/PPGFSC |
GABINETE DA REITORIA
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIAS DE 02 DE ABRIL DE 2025
Nº 665/2025/GR – Designar Suelen Fernandes Vieira, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 1262999, para substituir o Chefe da Seção de Exposição – SEX/DCEVEN/SeCArte, código FG5, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 31/03/2025 a 30/06/2025, tendo em vista o afastamento do titular Tadeu Zomer Locatelli, SIAPE nº 1910942, em licença capacitação.
(Ref. Sol. 15737/2025)
PORTARIAS DE 22 DE MAIO DE 2025
Nº 1014/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 01 de Junho de 2025, CARLOS ROGERIO TONUSSI, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe C, SIAPE nº 1160066, para exercer a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, nível Mestrado Profissional – ProfBio/CCB, para um mandato de 2 anos.
Art. 2º Atribuir ao servidor a Função Comissionada de Coordenação de Curso, código FCC.
(Ref. Sol. 011795/2025)
Nº 1015/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 01 de Junho de 2025, CLEVERSON AGNER RAMOS, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe C, SIAPE nº 1779869, para exercer a função de Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia – ProfBio/CCB, para um mandato de 2 anos.
Art. 2º Atribuir ao servidor a carga horária de dez horas semanais.
(Ref. Sol. 011795/2025)
PORTARIAS DE 23 DE MAIO DE 2025
Nº 1019/2025/GR – Art. 1º Dispensar, a partir de 05 de Maio de 2025, OTÁVIO DA SILVA CUSTÓDIO, TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS, SIAPE nº 3442431, do exercício da função de Chefe do Serviço de Expediente – SE/CGADM/CSE, código FG4, para a qual foi designado pela Portaria nº 206/2025/GR, DE 30 DE JANEIRO DE 2025.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
(Ref. Sol. Processo 23080.025858/2025-04)
Nº 1020/2025/GR – Art. 1º Designar PRISCILA LAURENTINO, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3160881, para exercer a função de Chefe do Serviço de Expediente – SE/CGADM/CSE.
Art. 2º Atribuir à servidora a função gratificada FG4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
(Ref. Sol. Processo 23080.025858/2025-04)
Nº 1021/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 10 de Junho de 2025, Rafael Holdorf Lopez, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe C, SIAPE nº 1823596, para exercer a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – CPGECV/CTC, para um mandato de 2 anos.
Art. 2º Atribuir ao servidor a Função Comissionada de Coordenação de Curso, código FCC.
(Ref. Sol. Processo 23080.023492/2025-21)
Nº 1022/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 10 de Junho de 2025, ANA PAULA MELO, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe B, SIAPE nº 1963292, para exercer a função de Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – CPGECV/CTC, para um mandato de 2 anos.
Art. 2º Atribuir à servidora a carga horária de dez horas semanais.
(Ref. Sol. Processo 23080.023492/2025-21)
Nº 1025/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 20 de Maio de 2025, MARCOS AURELIO DA SILVA, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe D, SIAPE nº 1273272, para exercer a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia – CPGGEOG/CFH, para um mandato de 2 anos.
Art. 2º Atribuir ao servidor a Função Comissionada de Coordenação de Curso, código FCC.
(Ref. Sol. 25393/2025)
Nº 1026/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 20 de Maio de 2025, EDISON RAMOS TOMAZZOLI, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe D, SIAPE nº 1159678, para exercer a função de Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia – CPGGEOG/CFH, para um mandato de 2 anos.
Art. 2º Atribuir ao servidor a carga horária de dez horas semanais.
(Ref. Sol. 25393/2025)
Nº 1028/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 01 de Junho de 2025, ANTONIO CARLOS VALDIERO, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe B, SIAPE nº 1145033, para exercer a função de Coordenador(a) do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica – CGEMC/CTC, para um mandato de 2 anos.
Art. 2º Atribuir ao servidor a Função Comissionada de Coordenação de Curso, código FCC.
(Ref. Sol. 25963/2025)
Nº 1029/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 01 de Junho de 2025, Saulo Güths, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe C, SIAPE nº 2585791, para exercer a função de Subcoordenador do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica – CGEMC/CTC, para um mandato de 2 anos.
Art. 2º Atribuir ao servidor a carga horária de dez horas semanais.
(Ref. Sol. 25963/2025)
PORTARIAS DE 26 DE MAIO DE 2025
Nº 1032/2025/GR – Dispensar, a pedido, a partir de 24 de Abril de 2025, ALFREDO MULLEN DA PAZ, PROFESSOR ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO, classe T, SIAPE nº 1159691, do exercício da função de Vice Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD/PRODEGESP, para a qual foi designado pela Portaria n.º 794/2025/GR, DE 22 DE ABRIL DE 2025.
(Ref. Sol. 026436/2025)
Nº 1033/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 22 de maio de 2025, LEONARDO FRANCISCO SCHWINDEN, SIAPE nº 3374427, professor ensino básico técnico e tecnológico (EBTT), para exercer, em caráter pro tempore, a função de vice-presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da Universidade Federal de Santa Catarina, até que sejam realizadas eleições para o referido cargo.
Art. 2º Atribuir ao servidor a carga horária de 20 (dez) horas semanais para o desempenho das atividades.
(Ref. Sol. 026436/2025)
Nº 1034/2025/GR – Atribuir à servidora MILENE CUSTODIA LUCIO RODRIGUES, SIAPE nº 2081228, ocupante do cargo de técnico em enfermagem, lotada na Unidade de Apoio à Gestão em Enfermagem/UAGENF/DENF/GAS/SUP/HU, a partir de 2 de junho de 2025, a jornada de 24 (vinte e quatro) horas semanais, nos termos do Art. 98 da Lei nº 8.112/90, de 11 de dezembro de 1990.
(Ref. Sol. Processo nº 23080.019338/2025-54)
Nº 1036/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 16 de abril de 2025, FRANCISCO QUINTANILHA VERAS NETO, professor do magistério superior, SIAPE nº 1459813, para, na condição de titular, representar a coordenação do curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) na Câmara de Graduação, para mandato até 15 de abril de 2027.
Art. 2º Designar, a partir de 16 de abril de 2025, CHIAVELLI FACENDA FALAVIGNO, professora do magistério superior, SIAPE nº 3091391, para, na condição de suplente, representar a coordenação do curso de Direito do CCJ na Câmara de Graduação, para mandato até 15 de abril de 2027.
Art. 3º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Sol. Digital nº 026532/2025)
PORTARIAS DE 27 DE MAIO DE 2025
Nº 1039/2025/GR – Art. 1º Autorizar a criação de programa para realizar o pagamento por hora dos discentes de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e que atuam nas Comissões de Validação das Autodeclarações dos candidatos classificados nos processos seletivos que optam pela Política de Ações Afirmativas (PAA/UFSC).
Art. 2º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Sol. no Processo nº 23080.013191/2025-99)
Nº 1040/2025/GR – Designar Renato Magri, ADMINISTRADOR, SIAPE nº 2889539, para substituir o Coordenador de Gestão da Informação – CGI/DPGI/SEPLAN, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 02/06/2025 a 20/06/2025, tendo em vista o afastamento do titular THIAGO DE OLIVEIRA RESSUREICAO, SIAPE nº 3030344, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 027163/2025)
Nº 1041/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 2 de junho de 2025, JULIANA BALBINOT REIS GIRONDI, SIAPE nº 2360063, professora do magistério superior do Departamento de Enfermagem, para exercer a função de coordenadora do Centro de Pesquisas Clínicas do HU-UFSC/EBSERH, por um período de 2 (dois) anos.
Art. 2º Fica atribuída à servidora a carga horária de 20h (vinte) horas semanais para o desempenho das atividades.
Art. 3º. Anular a Portaria nº 1012/2025/GR, de 22 de maio de 2025.
Art. 4º. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da Universidade.
(Ref. Sol. no Processo 23080.015554/2025-21)
PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E EQUIDADE
A PRÓ-REITORA DA PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E EQUIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIA N° 052/PROAFE/27 DE MAIO DE 2025
N° 052/PROAFE – Art. 1º – Criação de um Grupo de Trabalho, com objetivo de desenvolver melhorias no processo de trabalho do serviço de validação de autodeclaração de Pessoas com Deficiência (PcD) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Art. 2º – Designar os membros abaixo relacionados para compor a comissão mencionada no art. 1°:
NOME | VÍNCULO | ESPECIALIDADE |
Daniela Polo Camargo da Silva | 3013028 | Fonoaudiologia |
Emília da Rocha Assis Eloi | 3412686 | Fonoaudiologia |
Diane Priscila Stoffel | 1221838 | Terapeuta Ocupacional |
Bianca Costa Silva de Souza | 2038033 | Pedagogia |
Soraia Dornelles Schoeller | 1702566 | Enfermagem |
Juliana Balbinot Reis Girondi | 2360063 | Enfermagem |
Vanessa Eidam | 1060615 | Serviço Social |
Tatiane Bevilacqua | 1888479 | Serviço Social |
Fernanda Cristina de Souza | 2044145 | Nutrição |
Art. 3º. Atribuir uma hora semanal para os integrantes designados nesta portaria.
Art. 4º. O grupo de trabalho terá o prazo de noventa dias para apresentar o relatório final.
Art. 5º. Esta Portaria entra em vigência a partir desta data.
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
O DIRETOR DO CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIA DE 19 DE MAIO DE 2025
Nº 068/2025/CCE – Art. 1º Designar os servidores docentes abaixo relacionados para constituírem o Colegiado do Curso de Graduação em Animação, pelo período de 31 de março de 2025 a 30 de março de 2027:
Membro | Nome | SIAPE |
Titular (Presidente) | FLÁVIO ANDALÓ | 2859569 |
Titular | ANDRÉ LUIZ SENS | 3012910 |
Titular | GABRIEL DE SOUZA PRIM | 1117932 |
Titular | LUIZ FERNANDO GONÇALVES DE FIGUEIREDO | 2290548 |
Titular | MILTON LUIZ HORN VIEIRA | 1160065 |
Titular | MONICA STEIN | 3508115 |
Titular | NICHOLAS BRUGGNER GRASSI | 3305637 |
Titular | PAULO DE TARSO MENDES LUNA | 1765403 |
Suplente | RICHARD PERASSI LUIZ DE SOUZA | 433204 |
Suplente | EUGENIO ANDRÉS DIAZ MERINO | 1296923 |
Art. 2º Atribuir carga horária administrativa de 2 (duas) horas semanais para cada membro titular, conforme o Art. 13 da Portaria nº 785/GR/95, de 26 de junho de 1995.
(Ref: Solicitação Digital nº 025309/2025)
PORTARIAS DE 20 DE MAIO DE 2025
Nº 069/2025/CCE – Art. 1º Dispensar o servidor docente TARCISIO DE ARANTES LEITE, SIAPE nº 1678578, da função de Coordenador de Extensão do Departamento de Libras (LSB), para a qual foi designado pela Portaria nº 120/2024/CCE, a partir de 29 de maio de 2025. (Ref. Solicitação Digital nº 024758/2025)
Nº 070/2025/CCE – Art. 1° Designar a servidora docente JAQUELINE BOLDO, SIAPE nº 2964912, para a função de Coordenadora de Extensão do Departamento de Libras (LSB), no período de 2 de junho de 2025 a 1º de junho de 2027. Art. 2° Atribuir à servidora a carga horária de 5 (cinco) horas semanais para o desempenho da função, conforme o § 2º do Art. 18 da Resolução Normativa nº 88/2016/CUn, de 25 de outubro de 2016. (Ref. Solicitação Digital nº 024758/2025)
Nº 071/2025/CCE – Art. 1º Designar o servidor docente VICTOR HUGO SEPULVEDA DA COSTA, SIAPE 1718115, para a função de Coordenador de Ensino do Departamento de Libras (LSB) – Libras na UFSC, no período de 05 de maio de 2025 a 04 de maio de 2027.
Art. 2º Atribuir ao servidor a carga horária de 4 (quatro) horas semanais para o desempenho da atividade, conforme o Art. 3º da Portaria 785/GR/95, de 26 de junho de 1995.
(Ref. Solicitação Digital nº 024758/2025)
Nº 072/2025/CCE – Art. 1º Dispensar o servidor docente MARCOS LUCHI, SIAPE 2158801, da função de Coordenador de Ensino do Departamento de Libras (LSB) – Curso de Graduação em Letras Libras Presencial, para a qual foi designado pela Portaria n° 066/2024/CCE, a partir de 19 de maio de 2025.
(Ref. Solicitação Digital nº 024758/2025)
Nº 073/2025/CCE – Art. 1º Designar a servidora docente NEIVA DE AQUINO ALBRES, SIAPE 1043991, para a função de Coordenadora de Ensino do Departamento de Libras (LSB) – Curso de Graduação em Letras Libras Presencial, no período de 19 de maio de 2025 a 18 de maio de 2027.
Art. 2º Atribuir a servidora a carga horária de 4 (quatro) horas semanais para o desempenho da atividade, conforme o Art. 3º da Portaria 785/GR/95, de 26 de junho de 1995.
(Ref Solicitação Digital nº 024758/2025)
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS
O PROFESSOR RAPHAEL FALCÃO DA HORA, VICE-DIRETOR DO CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE 20 DE MAIO DE 2025
Nº 001/2025/CFM – Convocar os membros dos Colegiados do Departamento de Química e do Curso de Graduação em Química, os acadêmicos regularmente matriculados no referido curso e o servidor técnico-administrativo da Secretaria do Curso de Graduação em Química com a finalidade de eleger o Coordenador e o Subcoordenador dos Cursos de Graduação em Química, a realizar-se no dia 11 de junho de 2025, das 9 às 17h, através da plataforma adoodle.org.
Os candidatos deverão requerer à secretaria o registro de suas candidaturas no período entre 1º a 7 de junho de 2025, através do endereço de e-mail quimica@contato.ufsc.br.
Dê-se ampla divulgação.
(Ref. Solicitação Digital 025507/2025)
O PROFESSOR LUIZ AUGUSTO DOS SANTOS MADUREIRA, DIRETOR DO CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE 21 DE MAIO DE 2025
Nº 002/2025/CFM – Convocar os membros do Colégio Eleitoral do Programa de Pós-Graduação em Química com a finalidade de eleger o Coordenador e o Subcoordenador do referido Programa, a realizar-se presencialmente na reunião do dia 4 de junho de 2025, às 10h. Os candidatos deverão requerer à secretaria o registro de suas candidaturas no período entre 22 a 29 de maio de 2025, através do endereço de e-mail ppgqmc@contato.ufsc.br. Dê-se ampla divulgação.
(Ref. OF E 2/CPGQMC/CFM/2025)
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE 22 DE MAIO DE 2025.
Nº 003/2025/CFM – Alterar, a pedido, a data da eleição de que trata o Edital nº 2/CFM/2025, que convoca os membros do Colégio Eleitoral do Programa de Pós-Graduação em Química com a finalidade de eleger o Coordenador e o Subcoordenador do referido Programa, a realizar-se 5 de junho de 2025, às 10h.
Dê-se ampla divulgação. Florianópolis, 22 de maio de 2025.
(Ref. OF E 2/CPGQMC/CFM/2025)
O Diretor do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIA DE 14 DE ABRIL DE 2025.
Nº 044/2025/CFM – Designar, de 10/04/2025 a 9/04/2026, os acadêmicos Christine Abreu de Oliveira (1ª titular), Ida Rocovski de Oliveira (1ª suplente), Bernardo Jose Olinger Zen (2º titular) e Felipe Moreira Custodio (2º suplente) como representantes discentes junto ao Colegiado do Curso Graduação em Oceanografia. (Ref. Solicitação Digital n° 017963/2025)
PORTARIA 29 DE ABRIL DE 2025.
Nº 045/2025/CFM – Designar, de 28/04/2025 a 25/03/2027, a docente Alessandra Larissa d’Oliveira Fonseca, SIAPE 1678716, para exercer a função de Subcoordenadora do curso de pós-graduação lato sensu denominado “Curso de Especialização em Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica”
(Ref. processo n° 23080.070690/2024-01, Solicitação Digital n° 021143/2025)
PORTARIA DE 5 DE MAIO DE 2025.
Nº 046/2025/CFM – Designar a Comissão Avaliadora do Memorial da Avaliação de Desempenho (MAD) e do Memorial de Atividades Acadêmicas (MAA) para promoção ao topo da carreira do Magistério Superior – classe E (Titular de Carreira), do professor Eduardo Inacio Duzzioni, do Departamento de Física (Processo no 23080.065641/2024-48)
Eliezer Batista | UFSC | Presidente |
Amir Ordacgi Caldeira | UNICAMP | Titular |
Carlile Lavor | UNICAMP | Titular |
Gilberto Medeiros Ribeiro | UFMG | Titular |
Sebastião José Nascimento de Pádua | UFMG | Suplente |
PORTARIAS DE 12 DE MAIO DE 2025.
Nº 047/2025/CFM – Designar os professores Doutores Titulares Eduardo Carasek da Rocha, Nito Angelo Debacher e Sidney dos Santos Avancini para, sob a presidência do primeiro, apreciar e homologar o resultado da avaliação realizada pela CPPD, para fins de progressão funcional para a classe de Professor Associado I, da professora Tatiane de Andrade Maranhão, do Departamento de Química.
(Processo n° 23080.005620/2025-54).
Nº 048/2025/CFM – Designar os professores Doutores Titulares Eduardo Carasek da Rocha, Nito Angelo Debacher e Sidney dos Santos Avancini para, sob a presidência do primeiro, apreciar e homologar o resultado da avaliação realizada pela CPPD, para fins de progressão funcional para a classe de Professor Associado IV, do professor Fernando de Lacerda Mortari, do Departamento de Matemática
(Ref. Processo n° 23080.018505/2025-40).
PORTARIAS DE 14 DE MAIO DE 2025.
Nº 049/2025/CFM – Alterar, com efeitos retroativos a contar de 11/04/2025, a Localização Física e a Localização da servidora Lígia Clélia Casas Rosenbrock, SIAPE 1219399, para que possa exercer suas atividades no Laboratório de Ensino em Física, do Departamento de Física, com a carga horária de quarenta horas semanais.
(Ref. Processo n° 23080.051148/2024-41 e Solicitação Digital n° 010723/2025)
Nº 050/2025/CFM – Art. 1° Revogar a Portaria n° 082/2023/CFM, de 22 de junho de 2023.
Art. 2º Designar o professor José Francisco Custódio Filho para exercer as funções de Supervisor do Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Exploração – LABIDEX, do Departamento de Física do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, pelo período de 12/05/2025 a 10/05/2027, atribuindo-lhe uma carga horária de oito horas semanais.
Art. 3º O professor deverá apresentar relatório das atividades exercidas à chefia do Departamento de Química, ao término do período.
(Ref. Solicitação Digital n° 023866/2025)
PORTARIAS DE 19 DE MAIO DE 2025.
Nº 051/2025/CFM – Designar a professora Mariana Ravara Vago para exercer as funções de Coordenadora de Ensino do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, pelo período de 3/07/2025 a 30/06/2027, atribuindo-lhe a carga horária de dez horas semanais.
(Ref. Solicitação Digital n° 024466/2025)
Nº 052/2025/CFM – Retificar a Portaria n° 50/2025/CFM, de 14 de maio de 2025, modificando o trecho onde se lê “O professor deverá apresentar relatório das atividades exercidas à chefia do Departamento de Química” para “O professor deverá apresentar relatório das atividades exercidas à chefia do Departamento de Física”.
(Ref. Solicitação Digital n° 023866/2025)
Nº 053/2025/CFM – Art. 1º Designar os docentes Juliana Eccher, Marcelo Dallagnol Alloy, Marcelo Henrique Romano Tragtenberg, Marco Aurélio Cattacin Kneipp, Marta Elisa Rosso Dotto, Maurício Girardi Schappo, Nilton da Silva Branco e Paulo José Sena dos Santos para comporem o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Bacharelado em Física, por um período de dois anos, atribuindo-lhes a carga horária de uma hora semanal.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital n° OF E 2/CCGFSC/CFM/2025)
Nº 054/2025/CFM – Art. 1º Designar os docentes André Ary Leonel, André da Silva Schneider, Celso Yuji Matuo, Leandro Thesing, Lúcio Sartori Farenzena, Marcelo Henrique Romano Tragtenberg, Marinês Domingues Cordeiro, Marta Elisa Rosso Dotto, Paulo José Sena dos Santos, Renné Luiz Câmara Medeiros de Araújo e Tiago José Nunes da Silva para comporem o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Física, por um período de dois anos, atribuindo-lhes a carga horária de uma hora semanal.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital n° OF E 2/CCGFSC/CFM/2025)
Nº 055/2025/CFM – Art. 1º Designar os docentes Fábio Junior Margotti, na condição de 1º titular, e Alexandre do Nascimento Oliveira Sousa, na condição de 1º suplente, como representantes do Departamento de Matemática junto ao Colegiado dos Cursos de Graduação em Física, instituído pela Portaria n° 166/2023/CFM, de 24 de outubro de 2023, em substituição aos docentes Paulo Mendes de Carvalho Neto e Ivan Pontual Costa e Silva.
Art. 2° Atribuir a carga horária de duas horas semanais ao membro titular.
(Ref. Solicitação Digital n° OF E 1/CCGFSC/CFM/2025 e OF E 06/CCGFSC/CFM/2023)
O Vice-Diretor do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, RESOLVE:
PORTARIA DE 20 DE MAIO DE 2025
Nº 056/2025/CFM – Designar o docente Luiz Augusto dos Santos Madureira, o servidor técnico administrativo Paulo Lisboa Cordeiro Camasão e a discente Maria Eduarda Dresch para, sob a presidência do primeiro, comporem a comissão eleitoral que conduzirá o processo de eleição para a Coordenação dos Cursos de Graduação em Química, a realizar-se no dia 11 de junho de 2025, por meio do sistema de votação adoodle.org, de que trata o Edital de Convocação n° 1/2025/CFM.
(Ref. Solicitação Digital n° 025507/2025)
O Diretor do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, RESOLVE:
PORTARIAS DE 27 DE MAIO DE 2025
Nº 057/2025/CFM – Art. 1º Revogar a Portaria nº 99/2024/CFM, de 30 de julho de 2024.
Art. 2° Designar o professor Alexandre Luís Parize para exercer as funções de Supervisor do Laboratório de Físico-Química (111), do Departamento de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, pelo período de 1º/05/2025 a 30/06/2026, atribuindo-lhe uma carga horária de oito horas semanais.
Art. 3° O professor deverá apresentar relatório das atividades exercidas à chefia do Departamento de Química, ao término do período.
(Ref. Solicitação Digital n° 036898/2022)
Nº 058/2025/CFM – Art. 1° Designar os professores Patrícia Bulegon Brondani e Thiago Ferreira da Conceição para exercerem as funções de Supervisores do Laboratório Química Fina, do Departamento de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, pelo período de 1º/05/2025 a 30/06/2026, atribuindo-lhes a carga horária de quatro horas semanais.
Art. 2° Os professores deverão apresentar relatório das atividades exercidas à chefia do Departamento de Química, ao término do período.
(Ref. Solicitação Digital n° 036898/2022)
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA
EDITAL Nº 03/2025/PPGFSC DE 27 DE MAIO DE 2025
O(A) Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFSC/UFSC), no uso de suas atribuições conferidas pela Resolução Normativa nº 154/2021/CUn, de 4 de outubro de 2021, Resolução Normativa nº 4/2021/CPG, de 11 de novembro de 2021 e a Resolução nº 1/2024/CPG, de 8 de março de 2024, considerando O EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 25/2025 de seleção de BOLSAS PÓSDOUTORADO, torna público o presente edital para seleção interna de projetos de candidatura a bolsas Pós- Doutorado/FAPESC, com início em 2025.
1. DO PÚBLICO ALVO
1.1. Poderão candidatar-se pessoas com título de doutorado em Física ou áreas afins que preencham todos os requisitos para matrícula em nível de pós-doutorado junto ao PPGFSC.
1.2. As pessoas candidatas deverão atender aos critérios do item 9 do EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 25/2025.
1.3. O plano de trabalho deverá apresentar, obrigatoriamente, pesquisas realizadas nos eixos temáticos prioritários do item 10.10 do EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 25/2025, que são:
- Inteligência artificial
- Biotecnologia
- Saúde
- Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes
- Transição energética
2. DA BOLSA
2.1. O Programa selecionará e classificará candidaturas às cotas de bolsas que forem destinadas ao programa pelo EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 25/2025, a serem pagas em até 24 (vinte e quatro) parcelas, sem renovação e/ou prorrogação, diretamente pela FAPESC ao bolsista, segundo o item 5.4 do referido Edital da FAPESC.
3. DO CALENDÁRIO
ETAPAS | DATAS |
Lançamento do edital | 27/05/2025 |
Período de Inscrição | Das 17h de 28/05 até 17h de 06/06/2025 |
Homologação automática das inscrições | – |
Divulgação do resultado (preliminar) | Até 17h de 13/06/2025 |
Apresentação de recursos após divulgação do
resultado |
Das 17h de 13/06 até 17h de 18/06/2025 |
Divulgação do resultado final após análise de
recursos |
Até 17h de 25/06/2025 |
Envio da documentação pelos(as) bolsistas para implementação da bolsa na plataforma FAPESC | 01/07 a 08/07/2025 |
4. INSCRIÇÃO
4.1. A inscrição será feita exclusivamente on-line. Para se inscrever, o(a) candidato(a) deverá:
- Preencher a ficha de inscrição on-line, disponível em: https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/home.xhtml
- Anexar à ficha de inscrição on-line os seguintes documentos (somente arquivos PDF, máximo de 20 megabytes por arquivo):
a) Documento de identificação: cópia de documento oficial de identificação, que contenha Cadastro de Pessoa Física (CPF) e possua validade de até 10 (dez) anos da data de emissão:
a.2) Estrangeiro(a) residente no Brasil (não naturalizado): Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e cópia do passaporte com o registro de entrada no Brasil.
b) Diploma de doutorado (frente e verso), expedido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
c) Currículo Lattes atualizado, disponível em http://lattes.cnpq.br/.
d) Documentos comprobatórios dos itens de currículo para efeito de pontuação.
e) Comprovante de residência no Estado de Santa Catarina (contas de água, energia, gás, TV, internet, telefone fixo, celular, contrato ou recibo de aluguel, entre outros legalmente aceitos) emitido nos últimos 03 (três) meses. Caso de comprovante de residência que não esteja em nome do(a) candidato(a) deverá ser apresentada declaração do(a) titular do comprovante informando que o(a) candidato(a) reside no endereço descrito no comprovante apresentado.
f) Comprovante de titularidade de conta corrente no Banco do Brasil. Caso no momento da inscrição o(a) candidato(a) não tenha conta no Banco do Brasil, poderá ser apresentado o comprovante de abertura no momento em que for encaminhada a documentação para implementação da bolsa.
g) Cópia do Título de Eleitor ou Declaração de Quitação Eleitoral.
h) Plano de trabalho contendo todos os itens descritos no Anexo I deste edital. (versão word editável)
i) Termo de Disponibilidade de Carga Horária: conforme modelo no Anexo II deste edital. O candidato deverá declarar que dispõe de 30 horas/semanais para dedicar-me às atividades objeto do plano de trabalho. (versão word editável)
j) Carta de aceite do(a) supervisor(a) vinculado(a) ao PPGFSC como professor permanente, contendo como data de inicio e término do Estágio Pós- Doutoral O(a) supervisor deve atender ao item 2.4 do Edital FAPESC Segundo o item2.5.7 do Edital FAPESC será aceita somente uma proposta por supervisor(a) de PPG; portanto, caso um(a) supervisor(a) envie cartas de aceite para mais de um(a) candidato(a), somente o(a) melhor classificado(a) será aceito.
5. DOS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DO(A)S BOLSISTAS
5.1 Candidatos(as) serão avaliadas pelo Plano de Trabalho e Currículo Lattes devidamente documentado.
5.1.1 O Currículo Lattes será pontuado no período dos últimos cinco anos, sendo considerados: a produção bibliográfica em periódicos indexados; livros e capítulos de livro; experiência de docência e orientação, se houver.
5.1.2 O Plano de Trabalho será pontuado com notas entre zero (0) e dez (10), sendo sete (7) a nota mínima para aprovação, sendo avaliado pelos seguintes critérios:
- Aderência aos itens temáticos do item 1.3;
- Aderência à(s) linha(s) de pesquisa desenvolvidas no PPGFSC/UFSC, em particular, a correspondência com as atividades do/a docente supervisor/a;
- Definição clara do objeto e do problema de pesquisa a ser desenvolvido, do quadro teórico a ser utilizado, e dos problemas que se pretende atingir;
- Atualidade das referências bibliográficas utilizadas;
- Justificativa da pertinência e potencial contribuição científica do projeto, incluindo a expectativa de produção bibliográfica;
- Explicitação da correspondência do Plano de Trabalho com atividades de pesquisa e atuações acadêmicas prévias da pessoa candidata.
- Coerência do Plano de trabalho com o projeto de pesquisa e duração da bolsa.
6. DA SELEÇÃO
6.1 A Comissão de seleção deste edital a ser designada pela coordenação do PPGFSC após a inscrição de candidaturas, será composta, preferencialmente, por docentes que não orientem pesquisas candidatas às bolsas neste Edital.
7. DA POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS
7.1. Conforme a Resolução Normativa nº 145/2020/CUn, de 27 de outubro de 2020, e a Resolução Normativa 181/2023/CUn, de 08 de agosto de 2023, que dispõem sobre a política de ações afirmativas para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, com deficiência e em outras categorias de vulnerabilidade social nos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu da Universidade Federal de Santa Catarina, serão reservadas, no mínimo, 28% (vinte e oito por cento) das bolsas disponíveis anualmente para efetivação dessa política. No caso em que os percentuais das vagas definidas no caput deste artigo resultem em um número fracionado, o arredondamento será feito para cima.
7.2. O(A) candidato(a) deverá, no ato de preenchimento da ficha de inscrição on-line, assinalar o campo específico destinado à política de ações afirmativas, devendo escolher apenas uma das seguintes categorias:
- Negros (Pretos e Pardos);
- Indígenas;
- Pessoas com deficiência;
- Quilombolas;
- Beneficiários(as) do PROUNI (Programa Universidade para Todos) do governo federal, ou beneficiários(as) de bolsa de estudo voltada a estudantes de graduação da rede pública de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
- Pessoas trans (pessoa transexual, travesti, transmasculina, transgênera, não binária).
7.3. O(A) candidato(a) deverá encaminhar, por intermédio da ficha de inscrição on-line, além dos documentos listados no item 4.1 deste edital, o(s) seguinte(s) documento(s), de acordo com a opção escolhida no item 7.2:
I. Bolsas destinadas a Negros (Pretos e Pardos):
a) Autodeclaração de que é preto ou pardo, conforme quesito cor ou raça utilizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), conforme Anexo III deste edital (versão word para edição).
II. Bolsas destinadas a Indígenas:
a) Autodeclaração de que é indígena, a qual etnia pertence, o nome e município da aldeia e o estado da federação, conforme Anexo IV deste edital (versão word para edição).
b) Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo povo indígena, reconhecido pela FUNAI, assinada por liderança indígena reconhecida.
III. Bolsas destinadas a quilombolas:
a) Autodeclaração de que é quilombola, nome da comunidade quilombola, município e estado da federação, conforme Anexo V deste edital (versão word para edição);
b) Documento comprobatório de residência/pertencimento às comunidades remanescentes de quilombo, assinado por membro da diretoria de Associação Quilombola reconhecida pela Fundação Palmares.
IV. Bolsas destinadas a pessoas com deficiência:
a) Laudo médico, realizado dentro do período de doze meses que antecede a inscrição neste processo seletivo, que deverá estar assinado por um médico especialista na área da deficiência do candidato, contendo, na descrição clínica, o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID e descrição do impacto da deficiência na funcionalidade. Deve ainda conter o nome legível, carimbo, assinatura e CRM do médico que forneceu o atestado.
b) Candidatos com deficiência auditiva (surdez), além do laudo médico, devem apresentar os seguintes exames: audiometria (tonal e vocal) e imitanciometria, realizados dentro do período de doze meses que antecede a inscrição neste processo seletivo, nos quais constem o nome legível, carimbo, assinatura e número do conselho de classe do profissional que realizou o exame.
c) Candidatos com deficiência visual, além do laudo médico, devem apresentar exame oftalmológico em que conste a acuidade visual, realizado dentro do período de doze meses que antecede a inscrição neste processo seletivo, como também o nome legível, carimbo, assinatura e CRM do profissional que realizou o exame.
V. Bolsas destinadas a beneficiários do PROUNI ou beneficiários de bolsa de estudo voltada a estudantes de graduação da rede pública de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica:
a) Comprovante de ter sido beneficiário(a) do PROUNI do governo federal ou beneficiário(a) de bolsa de estudo voltada a estudantes de graduação da rede pública de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
VI. Bolsas destinadas a pessoas trans:
a) Autodeclaração de pessoa trans, conforme Anexo VI deste edital (modelo em word editável).
7.4 A validação da autodeclaração de Preto ou Pardo será feita pela comissão de seleção do programa ou Comissão de Heteroidentificação de Fenótipo, que poderá contar com auxílio da PROAFE (Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade), com o seguinte critério: os autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir aspectos fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro. Conforme o Supremo Tribunal Federal, na votação de constitucionalidade da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 186, o critério é o fenótipo e não a ancestralidade.
7.5. A validação das autodeclarações de Indígena, de Quilombola e de Pessoa Trans será feita pela PROAFE.
7.6. A documentação dos candidatos classificados para a vaga de pessoa com deficiência será feita pela PROAFE. A PROAFE poderá, caso necessário, solicitar aos candidatos que entreguem documentação adicional e/ou passem por uma entrevista presencial.
7.7. O resultado da Comissão de Validação da Autodeclaração dos(as) candidatos(as) optantes pelas Ações Afirmativas poderá ser publicado após a divulgação do resultado final do processo seletivo.
7.8. Do resultado da Comissão de Validação da Autodeclaração dos(as) candidatos(as) optantes pelas Ações Afirmativas, caberá recurso nos termos definidos por essa comissão.
8. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
8.1. O resultado do processo seletivo será divulgado pela internet, no endereço ppgfsc.posgrad.ufsc.br, conforme data estipulada na Seção 3 deste edital.
8.2 Os recursos serão aceitos somente dentro do prazo previsto no cronograma, e deverão ser enviados exclusivamente através do formulário disponível no link http://pgfsc.paginas.ufsc.br/envio-de-recursos-processo-seletivo-pos-doutoral/
ANEXOS
Anexo I – Plano De Trabalho Pós-Doutorado
Anexo II – Termo De Disponibilidade De Carga Horária
Anexo III – Autodeclaração De Candidato(A) Pretos Ou Pardos
Anexo IV – Autodeclaração De Candidato(A) Indígena
Anexo V – Autodeclaração De Candidato(A) Quilombola
Anexo VI – Autodeclaração De Candidato(A) Trans
Consultar:
Centro de Ciências Físicas e Matemáticas
Programa de Pós Graduação em Física
Telefone: (48) 3721-2308.
E-mail: ppgfsc@contato.ufsc.br.
Site: http://www.ppgfsc.posgrad.ufsc.br/