Boletim Nº 225/2025 – 09/12/2025
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
BOLETIM OFICIAL Nº 225/2025
Data da publicação: 09/12/2025
| CAMPUS DE ARARANGUÁ | EDITAL Nº 19/CTS/ARA/2025
PORTARIAS Nº 227/2025/CTS/ARA À Nº 235/2025/CTS/ARA, |
| CAMPUS DE CURITIBANOS | PORTARIAS Nº 152/2025/CCR/CBS À Nº 167/2025/CCR/CBS |
| CÂMARA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA | RESOLUÇÃO Nº 15/2025/CGRAD,
RESOLUÇÃO Nº 16/2025/CGRAD, RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 144/2025/CGRAD, |
| GABINETE DA REITORIA | PORTARIAS Nº 2416/2025/GR À Nº 2417/2025/GR
PORTARIAS Nº 2427/2025/GR À Nº 2428/2025/GR PORTARIAS Nº 2430/2025/GR A Nº 2438/2025/GR PORTARIA Nº 2441/2025/GR PORTARIANº 2459/2025/GR PORTARIAS Nº 2463/2025/GR ÀNº 2469/2025/GR – |
| PRÓ REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS | PORTARIA Nº 40/2025/PRODEGESP, |
| CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS | PORTARIA Nº 097/2025/CCA,
PORTARIA Nº 098/2025/CCA. |
CAMPUS DE ARARANGUÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E SAÚDE
EDITAL Nº 19/CTS/ARA/2025, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2025.
A Direção do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS) do Campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina (DCNs/2025); o Ofício Circular nº 08/2024/CGEGES/DDES/SESU/SESu-MEC; a Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005; o contido no processo nº 23080.071107/2025-51; torna pública a realização de processo seletivo para ocupar 30 BOLSAS de preceptoria do Programa de Desenvolvimento da Preceptoria em Saúde (PRODEPS – 2026) do curso de graduação em Medicina da UFSC Araranguá, financiado pela Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), que visa a dar suporte aos cursos de graduação em Medicina, nas universidades federais ou sem seus campi, que não possuem hospitais próprios, para fins de utilização como forma de acesso ao campo de prática para o internato.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1 Tendo em vista o objetivo de fomentar o estreitamento de relações da Universidade com os profissionais de saúde e as redes de atenção locais, este processo seletivo é destinado aos seguintes profissionais e na seguinte ordem de preferência, conforme recomendação do MEC:
a) médicos da rede de saúde local (Araranguá e Arroio do Silva);
b) professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em regime de 20 horas semanais de trabalho, que trabalham na rede de saúde local;
c) professores da UFSC em regime de 20 horas, que não trabalham na rede de saúde local;
d) professores da UFSC em regime de 40 horas;
e) professores da UFSC em regime de 40 horas com dedicação exclusiva.
1.2 As inscrições para este Edital deverão ser realizadas, exclusivamente de modo on-line, a partir de 08h00min do dia 10 de dezembro de 2025 até às 23h59min do dia 15 de dezembro de 2025 por meio do preenchimento do seguinte formulário de inscrição em https://forms.gle/BhziJywCpTwW5gWa6 e o envio dos seguintes documentos em formato PDF ao e-mail prodeps.ara@contato.ufsc.br:
a) Cópia do documento de identidade do CRM;
b) Documentos comprobatórios englobando a trajetória profissional em preceptoria, se houver;
c) Cópia do certificado de residência médica (se houver)
d) Cópia do diploma de mestrado ou doutorado (se houver)
1.2.1 Não serão aceitas inscrições após o período estipulado no item 1.2.
1.2.2 Poderá inscrever-se no processo seletivo a pessoa maior de 18 anos, brasileira, nata ou naturalizada, e a pessoa estrangeira portadora de visto permanente, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e a apresentação dos documentos exigidos no item
1.2.3 Serão aceitos como documentos comprobatórios de experiência profissional: carteira de trabalho com especificação de cargo ocupado ou declaração de chefia assinada comprovando tempo de serviço e experiência ou, ainda, documento que ateste a experiência profissional emitido pelo setor de administração de pessoal de órgão público (município, estado ou governo federal).
1.2.4 Somente serão aceitos diplomas de graduação e de pós-graduação emitidos por instituição de ensino superior com curso reconhecido pelo MEC.
1.2.4.1 Os diplomas obtidos em instituição estrangeira serão aceitos mediante sua revalidação no Brasil.
1.2.5 É de responsabilidade do candidato a veracidade das informações prestadas no formulário de inscrição, e qualquer declaração falsa ou omissão da verdade implicará a possibilidade de aplicação das sanções cominadas no artigo 299 do Código Penal Brasileiro.
1.2.6 A qualquer tempo a Universidade Federal de Santa Catarina poderá solicitar a verificação de autenticidade e validade dos dados coletados na ficha de inscrição.
1.3 Os candidatos que já atuam como preceptores do internato médico terão prioridade na seleção do processo de 2026 pois os campos de prática já estão estruturados para preceptoria. As unidades selecionadas para este edital foram acordadas com as redes de saúde de Araranguá, Arroio do Silva e Sombrio por terem infraestrutura adequada para o desenvolvimento da preceptoria (número adequado de salas e tamanho da unidade).
2. DAS VAGAS E DA CONCESSÃO DE BOLSAS
2.1 No quadro a seguir está relacionado o número de vagas, as áreas de atuação, os campos de prática e os requisitos mínimos de formação dos preceptores a serem selecionados por este processo:
| Número de bolsas | Área de Atuação | Local | Requisito mínimo | Período de vigência das bolsas |
| 2 | Pediatria | Hospital Regional Araranguá, Sala de Partos | Residência ou Título de Especialista em Pediatria | Janeiro a dezembro de 2026 |
| 4 | Ginecologia e Obstetrícia | Hospital Regional Araranguá- Centro Obstétrico | Residência ou Título de Especialista em Ginecologia e obstetrícia | Janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Ginecologia e Obstetrícia | Rede de Saúde de Araranguá | Residência ou Título de Especialista em Ginecologia e obstetrícia | Janeiro a dezembro 2026 |
| 2 | Estratégia de Saúde da Família | UBS Mato Alto/Lagoão Araranguá | Graduação em Medicina | Janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Estratégia de Saúde da Família | UBS Jardim Cibele Araranguá | Graduação em Medicina | Janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Estratégia de Saúde da Família | UBS Urussanguinha Araranguá | Graduação em Medicina | Janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Estratégia de Saúde da Família | UBS Sanga de Areia Araranguá | Graduação em Medicina | Janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Estratégia de Saúde da Família | UBS Sombrio | Graduação em Medicina | Janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Estratégia de Saúde da Família | UBS Balneário Arroio do Silva | Graduação em Medicina | Janeiro a dezembro 2026 |
| 2 | Cirurgia Geral | Hospital Regional Araranguá, Policlínica Regional de Araranguá | Residência em Cirurgia geral | Janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Proctologia | Hospital Regional Araranguá, Policlínica Regional ed Araranguá | Residência em proctologia | janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Psiquiatria | UBS Arroio do Silva | Residência em Psiquiatria | janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Endocrinologia | Policlínica Regional de Araranguá | Residência em Endocrinologia | janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Clínica Geral | UPA Araranguá | Graduação em Medicina | janeiro a dezembro 2026 |
| 2 | Emergência | Hospital Regional Araranguá- Sala Vermelha | Graduação em Medicina | janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Anestesiologia | Hospital Regional Araranguá | Residência em Anestesiologia | janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Clínica Médica | Hospital Dom Joaquim- Enfermaria | Graduação em Medicina | janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Cirurgia Cardiovascular | Hospital Dom Joaquim – Centro Cirúrgico | Residência em Cirurgia | janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Clínica geral | Hospital Dom Joaquim – Pronto Socorro | Graduação em Medicina | janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Terapia Intensiva | Hospital Dom Joaquim – UTI Geral | Graduação em Medicina e/ou Especialização em Terapia Intensiva | janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Terapia Intensiva Pediátrica | Hospital Dom Joaquim – UTI Pediátrica | Residência em Pediatria | janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Neonatologia | Hospital Regional de Araranguá- UTI Neonatal | Residência em Pediatria | janeiro a dezembro 2026 |
| 1 | Cardiologia | Hospital Dom Joaquim – Ambulatório | Título de Especialista em Cardiologia e/ou Residência Médica em Cardiologia | janeiro a dezembro 2026 |
| Total= 30 bolsas | ||||
3 DA AVALIAÇÃO
3.1 Este processo seletivo será conduzido por banca examinadora instituída pela Portaria 231/2025/CTS/ARA, de 05 de dezembro de 2025, composta por 2 (dois) integrantes do Departamento de Ciências Médicas do CTS/ARA.
3.2 Os(As) candidatos(as) serão avaliados(as) a partir dos documentos enviados conforme o indicado na seção 1.2 deste Edital e ficha de inscrição
3.3 O(A) candidato(a)será avaliado(a) por meio de análise de documentos considerando a titulação, experiência em assistência e preceptoria e disponibilidade ao programa,sendo a nota atribuída na escala de 0 (zero) a 10 (dez), conforme o descrito no anexo II.
4 DO RESULTADO E DOS RECURSOS
4.1 A classificação será obtida com base na nota dos(as) candidatos(as), em ordem decrescente de pontuação, considerando a ordem de preferência mencionada no item 1.1.
4.2 No caso de empate, a classificação observará a seguinte ordem de preferência:
a) realização de curso ou formação em preceptoria;
b) maior carga horária dedicada a preceptoria;
c) maior tempo de atuação como preceptor(a) na rede pública de saúde;
d) maior tempo de atuação como profissional na rede pública de saúde;
e) maior idade.
4.3 O resultado preliminar da seleção será divulgado até às 17h do dia 17 de dezembro de 2025, no site https://medicina.ararangua.ufsc.br/.
4.4 Da classificação a que se refere o item 4.1 caberá reconsideração à própria banca mencionada no item 3.1, no prazo de um dia útil a contar da publicação do resultado preliminar, a qual deverá ser interposta pelo(a) requerente através do e-mail prodeps.ara@contato.ufsc.br com a exposição dos fundamentos do pedido de reexame de forma clara e objetiva, podendo anexar os documentos que julgar convenientes.
4.5 Persistindo o indeferimento, o(a) recorrente poderá interpor recurso ao Conselho de Unidade do CTS no prazo de um dia útil a partir da ciência da resposta ao pedido de reconsideração, por meio do e-mail conselho.ara@contato.ufsc.br.
4.6 O resultado final será publicado até às 17h do dia 19 de dezembro de 2024, no site https://medicina.ararangua.ufsc.br/.
5 DA FORMA DE PAGAMENTO DOS PRECEPTORES
5.1 O pagamento dos(as) preceptores(as) para o internato do curso de Medicina da UFSC do Campus de Araranguá será de R$ 1.550,00 (um mil quinhentos e cinquenta reais) mensais, por implementação de BOLSA PRODEPS oriunda de recurso financeiro da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (DDES/SESU/MEC).
5.2 O pagamento das bolsas está condicionado à existência de previsão orçamentária e disponibilidade dos repasses financeiros por parte da SESU/MEC para a UFSC. O pagamento do valor das bolsas pode ocorrer mensalmente ou de acordo com a liberação dos recursos.
5.3 Os (As) preceptores(as) selecionados(as) para este programa receberão email de prodeps@ara.ufsc.br com as instruções para cadastramento.
5.4 É de responsabilidade do(a) preceptor(a) o envio dos dados solicitados.
5.5 O projeto PRODEPS/UFSC é executado por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 16523/2024, de recursos oriundos da SESU/MEC, não sendo de responsabilidade da UFSC a execução de qualquer pagamento com seus recursos.
5.6 O pagamento da bolsa do(a) preceptor(a) somente será liberado após a verificação mensal do trabalho como preceptor(a), da assiduidade e do compromisso com a preceptoria do internato médico.
5.7 Os (As) preceptores(as) deverão possuir controle de presença de suas atividades ao longo de todo o período de concessão das bolsas, o qual deverá ser disponibilizado ao final do projeto para a coordenação do curso de graduação em Medicina.
5.8 Por tratar-se de bolsa de preceptoria, não estão previstas férias durante o período de vigência. Em situações que ocorrer, o preceptor se responsabiliza pela manutenção dos atendimentos.
6. DA CONVOCAÇÃO DOS SELECIONADOS E DA NATUREZA DO VÍNCULO
6.1 O vínculo dos(as) preceptores(as) com as instituições envolvidas não configura relação de emprego, podendo ser rescindido a qualquer tempo a critério da Coordenação do Curso de Medicina da UFSC do Campus de Araranguá.
6.2 Após o envio dos dados para recebimento da bolsa, os(as) preceptores(as) deverão entrar em contato com a Coordenação do Curso de Medicina por meio do e-mail medicina.ara@contato.ufsc.br, para orientação sobre as atividades a serem desenvolvidas.
7. CRONOGRAMA
- Inscrições: 10/12/2025 a 15/12/2025
- Divulgação do resultado preliminar: 17/12/2025
- Prazo para interposição de recursos se houver: 24 horas após a publicação do resultado preliminar através do e-mail prodeps.ara@ufsc.br
- Divulgação do resultado final até 19/12/2025.
8.DAS ATRIBUIÇÕES DOS PRECEPTORES
8.1. São atribuições dos(as) bolsistas preceptores(as) selecionados(as):
a) auxiliar na orientação do estudante quanto ao plano de atividades do internato;
b) acompanhar e orientar o estudante em suas atividades práticas, zelando pelo cumprimento do plano de atividades;
c) informar ao coordenador do internato sobre qualquer ocorrência que ocorra com os estudantes sob sua orientação;
d) avaliar periodicamente o estudante e emitir relatório de avaliação definido pela coordenação do internato;
e) participar das atividades de acompanhamento e avaliação, colaborando com o aperfeiçoamento do programa.
8.2 Os (As) preceptores(as) selecionados(as) para este programa deverão participar das atividades de formação em competências de preceptoria ofertadas pela UFSC, que visam a apoiar a implementação dessas atividades.
9. DO DESLIGAMENTO DO PROGRAMA
9.1 Será desligado do programa o profissional que:
I. perder o vínculo com a rede pública de saúde;
II. solicitar seu desligamento, com justificativa, à Coordenação do Curso de Medicina do Campus de Araranguá da UFSC (medicina.ara@contato.ufsc.br);
III. tiver seu desligamento solicitado coordenador de internato, mediante justificativa, especialmente quando o(a) preceptor(a) não estiver atendendo aos objetivos e às obrigações;
IV. deixar de cumprir as condições estabelecidas neste Edital.
9.2 Na hipótese de ocorrer o desligamento de um(a) preceptor(a), será feita a sua substituição por outro(a) que estiver na lista de espera, caso a seleção ainda esteja dentro do prazo de vigência.
9.2.1 O substituto deverá atender a todas as exigências deste Edital, observando-se os prazos de conclusão do programa.
10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1 Todas as informações relativas à execução do processo seletivo a que se refere este Edital (prorrogação do prazo das inscrições, caso não haja candidato(a) inscrito(a); publicação da portaria de homologação das inscrições; e divulgação dos resultados) serão publicadas na página eletrônica do curso de Medicina em https://medicina.ararangua.ufsc.br/.
10.2 O acompanhamento de todos os atos referentes ao processo seletivo é de inteira responsabilidade dos interessados.
10.3 O prazo de validade do processo seletivo será de 1 (um) ano para as vagas constantes no item 2 deste Edital, contado da data da publicação da homologação do seu resultado na página eletrônica do curso de Medicina em https://medicina.ararangua.ufsc.br/.
10.4 Casos omissos serão decididos pela banca examinadora do processo seletivo.
10.5 São anexos deste Edital:
a) Anexo I – Tabela de Pontuação para Avaliação do Currículo;
Araranguá, 05 de dezembro de 2025.
ANEXOS
ANEXO I – TABELA DE PONTUAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO
Consultar: https://medicina.ararangua.ufsc.br/.
A DIRETORA DO CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIA DE 13 DE NOVEMBRO DE 2025.
Nº 227/2025/CTS/ARA – Art. 1º DESIGNAR as seguintes servidoras docentes e técnicas para constituírem a Comissão para elaboração e atualização do PPC do curso de graduação em Enfermagem, sob a presidência da professora Ariane Thaise Frello Roque, SIAPE nº 2396292, atribuindo-lhes a carga horária máxima de até 04 (quatro) horas semanais de trabalho para o desempenho desta atividade, para um mandato de 13 de novembro de 2025 até o término dos trabalhos.
| MEMBROS INTERNOS | SIAPE |
| Josete Mazon | 3058258 |
| Geovana Dagostim Savi Bortolotto | 1133490 |
| Anapaula Martins Mendes | 1064291 |
| Melissa Negro Dellacqua | 1804661 |
| MEMBRO EXTERNO | CPF |
| Daiane Biff | 053.874.069-85 |
Art. 2º REVOGAR a portaria anterior, nº 33/2024/CTS/ARA, de 11 de março de 2024.
PORTARIA DE 18 DE NOVEMBRO DE 2025.
Nº 228/2025/CTS/ARA – Art. 1º DESIGNAR o professor Alexandre Leopoldo Gonçalves, SIAPE nº 1805747, para exercer a função de Coordenador Pró-tempore de Extensão do Departamento de Computação (DEC), do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde, da Universidade Federal de Santa Catarina, atribuindo-lhe até 2 (duas) horas semanais de carga horária administrativa, para um mandato de 14 de novembro de 2025 a 21 de novembro de 2025.
A VICE-DIRETORA DO CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIA DE 2 DE DEZEMBRO DE 2025.
Nº 229/2025/CTS/ARA – Art. 1º DESIGNAR os membros abaixo para, sob a presidência de Rossana Lopes Pereira de Souza, SIAPE nº 3126773, constituírem a Comissão de Acompanhamento da Política de Acesso e Permanência de Estudantes Indígenas e Quilombolas (IQ) do Campus Araranguá, atribuindo-lhes 1 (uma) hora semanal de carga horária administrativa para o desempenho desta atividade, com vigência de 2 de dezembro de 2025 a 1º de dezembro de 2026:
| COORDENADORIA DE SERVIÇOS INTEGRADOS DE APOIO AO ESTUDANTE – CIAE | ||
| NOME | SIAPE | FUNÇÃO |
| Rossana Lopes Pereira de Souza | 3126773 | Titular |
| Leudijane dos Santos Romão | 3369215 | Suplente |
| EQUIPE PEDAGÓGICA DA MONITORIA IQ | ||
| NOME | SIAPE | FUNÇÃO |
| Juliana Vamerlati Santos | 2522194 | Titular |
| PIAPE (AÇÕES PARA PIAPE IQ) | ||
| NOME | SIAPE | FUNÇÃO |
| Juliana Pires da Silva | 1761544 | Titular |
| Carla Renata Hutll de Godoi | 2409202 | Suplente |
| COORDENAÇÃO ACADÊMICA | ||
| NOME | SIAPE | FUNÇÃO |
| Franciele de Souza Caetano Vieira | 1952706 | Titular |
| Philipi Schneider | 1886097 | Suplente |
| MONITORES IQ CURSO DE MEDICINA | ||
| NOME | MATRÍCULA | FUNÇÃO |
| Vagner de Souza | 19203642 | Titular |
| Lucas Pereira Campos Procópio | 20206800 | Suplente |
| MONITORES IQ CURSO DE FISIOTERAPIA | ||
| NOME | MATRÍCULA | FUNÇÃO |
| Grahan Gomes Serafim | 23101734 | Titular |
| Julia Guizolfi Braga Pereira | 21103255 | Suplente |
| MONITORES IQ CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO | ||
| NOME | MATRÍCULA | FUNÇÃO |
| Settimio Yoghna Bidjoque Da Costa | 22250757 | Titular |
| MONITORES IQ CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA | ||
| NOME | MATRÍCULA | FUNÇÃO |
| Douglas Lopes Pinheiro | 25103523 | Titular |
| ESTUDANTES MONITORADOS IQ CURSO DE MEDICINA | ||
| NOME | MATRÍCULA | FUNÇÃO |
| Ycaro Rodrigues Sales | 25201347 | Titular |
| Luisa Cibelly Santos Neri Silva | 24102228 | Suplente |
| ESTUDANTES MONITORADOS IQ CURSO DE FISIOTERAPIA | ||
| NOME | MATRÍCULA | FUNÇÃO |
| Eduardo Vinícius Silva Oliveira | 25102089 | Titular |
| Renan Reus Medeiros | 24100095 | Suplente |
| ESTUDANTES MONITORADOS IQ CURSO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO | ||
| NOME | MATRÍCULA | FUNÇÃO |
| Jefferson Horácio Fernandes | 24100094 | Titular |
| ESTUDANTES MONITORADOS IQ CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA | ||
| NOME | MATRÍCULA | FUNÇÃO |
| Waldenilson Feliciano Pinto | 25206589 | Titular |
| REPRESENTANTES DOS COLEGIADOS DOS CURSOS COM ESTUDANTES IQ | ||
| NOME | SIAPE | FUNÇÃO |
| João Matheus Acosta Dallmann (MED) | 3039708 | Titular |
| Mirieli Denardi Limana (FISIO) | 2059556 | Titular |
| Andrei Bonamigo (TIC) | 1091728 | Titular |
| Kátia Cilene Rodrigues Madruga (ENE) | 2292998 | Titular |
| Jim Lau (ENC) | 1152206 | Titular |
PORTARIA DE 2 DE DEZEMBRO DE 2025.
Nº 230/2025/CTS/ARA – Art. 1º Designar a professora Claudia Weber Corseuil, SIAPE nº 1811909, para exercer a função de Coordenadora de Pesquisa do Departamento de Energia e Sustentabilidade (EES), do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde, da Universidade Federal de Santa Catarina, atribuindo-lhe até 8 (oito) horas semanais de carga horária administrativa, para um mandato de 2 de dezembro de 2025 a 1º de dezembro de 2027.
Art. 2º REVOGAR a portaria anterior, nº 173/2024/CTS/ARA, de 18 de outubro de 2024.
PORTARIAS DE 05 DE DEZEMBRO DE 2025.
Nº 231/2025/CTS/ARA – Art. 1º Tornar pública a composição da banca examinadora referente ao Processo de Seleção de Preceptor para o Internato do curso de Medicina, do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS), do Campus de Araranguá, de que trata o Edital n° 19/2025/CTS/ARA:
| Banca examinadora | |||
| Nome | SIAPE | Instituição | Membro |
| Ana Carolina Lobor Cancelier | 3091564 | UFSC | Presidente |
| Maruí Weber Corseuil Giehl | 2401460 | UFSC | Titular |
Nº 232/2025/CTS/ARA – Art. 1º DESIGNAR o professor Dalvan Antonio de Campos, SIAPE nº 1283190, para exercer a função de Coordenador de atividades acadêmicas de extensão do curso de graduação em Medicina, do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde, da Universidade Federal de Santa Catarina, atribuindo-lhe até 10 (dez) horas semanais de carga horária administrativa, para um mandato de 2 de dezembro de 2025 a 2 de dezembro de 2026.
Art. 2º REVOGAR a portaria anterior, nº 165/2025/CTS/ARA, de 20 de agosto de 2025.
Nº 233/2025/CTS/ARA – Art. 1º DESIGNAR a professora Camila Carvalho de Souza Amorim Matos, SIAPE nº 1285109, para exercer a função de Coordenadora do Módulo Habilidades e Humanidades V, do curso de graduação em Medicina, atribuindo-lhe a carga horária de até 2 (duas) horas semanais de trabalho para o desempenho desta atividade, com vigência de 2 de dezembro de 2025 a 2 de dezembro de 2027.
Art. 2º REVOGAR a portaria anterior, nº 147/2025/CTS/ARA, de 12 de agosto de 2025.
Nº 234/2025/CTS/ARA – Art. 1º DESIGNAR a professora Adriana Neves dos Santos, SIAPE nº 2058598, para exercer a função de Supervisora do Laboratório de Pediatria, atribuindo-lhe 8 (oito) horas semanais de carga administrativa, com vigência de 2 de dezembro de 2025 a 1º de dezembro de 2027.
Nº 235/2025/CTS/ARA – Art. 1º DESIGNAR a professora Livia Arcêncio Do Amaral, SIAPE nº 1013144, para exercer a função de Supervisora do Laboratório de Cardiologia, atribuindo-lhe 8 (oito) horas semanais de carga administrativa, com vigência de 2 de dezembro de 2025 a 1º de dezembro de 2027.
CAMPUS DE CURITIBANOS
CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS
O DIRETOR DO CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições conferidas pela Portaria nº 2621/2024/GR de 13 de dezembro de 2024, RESOLVE
PORTARIA DE 03 DE NOVEMBRO DE 2025.
Nº 152/2025/CCR/CBS – Art. 1º DESIGNAR os membros abaixo relacionados para constituírem a Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Agrícola e Florestal – PPGBAF:
- Miguel Pedro Guerra (Presidente);
- Cristian Soldi;
- Claudio Roberto Fonseca Sousa Soares;
- Dilma Budziak;
- Rubens Onofre Nodari;
- Adriano Daniel Pasqualotti.
Art. 2º ATRIBUIR, pelos trabalhos nesta Comissão, a carga horária de uma hora semanal no Planejamento e Acompanhamento de Atividades Docentes (PAAD) de cada professor.
Art. 3º DETERMINAR que a validade desta portaria inicia-se em 21 de outubro de 2025 e encerra-se em dois anos, ou até a publicação de seu ato revogatório.
PORTARIA DE 04 DE NOVEMBRO DE 2025
Nº 153/2025/CCR/CBS – Art. 1º DESIGNAR, os membros abaixo relacionados para, sob a presidência do primeiro, constituírem a Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Agrícola e Florestal – PPGBAF. Membros docentes: Rubens Onofre Nodari; Gloria Regina Botelho; e João Paulo Gonsiorkiewicz Rigon.
Art. 2º – ATRIBUIR, pelos trabalhos nesta Comissão, a carga horária de uma hora semanal no Planejamento e Acompanhamento de Atividades Docentes (PAAD) de cada membro docente.
Art. 3º – DETERMINAR, que a validade desta portaria se inicie em 04 de novembro de 2025, e encerra-se em um ano ou até a publicação de seu ato revogatório.
PORTARIA DE 05 DE NOVEMBRO DE 2025.
Nº 154/2025/CCR/CBS – Art. 1º DESIGNAR os professores e estudantes abaixo listados para comporem a Comissão Eleitoral para a Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Florestal, gestão 2026 – 2028, atuando sob a presidência do primeiro:
- Marcelo Bonazza;
- Magnos Alan Vivian;
- Isabelle Roisin Soler Pereira.
Art. 2º ATRIBUIR aos membros docentes dessa comissão a carga horária de 1 hora semanal dedicada a assuntos administrativos inerentes à função “Membro em Comissão Eleitoral”.
Art. 3º DETERMINAR que a validade desta portaria se inicie nessa data, e encerra-se em três meses, ou até a publicação de seu ato revogatório.
PORTARIA 07 DE NOVEMBRO DE 2025.
Nº 155/2025/CCR/CBS – Art. 1º DESIGNAR os servidores relacionados a seguir para compor o Colegiado Delegado do Departamento de Agricultura, Biodiversidade e Florestas (ABF), sob a presidência do primeiro.
Titulares:
– Juliano Gil Nunes Wendt (pela chefia do departamento);
– Mônica Aparecida Aguiar dos Santos (pela subchefia do departamento);
– Elis Borcioni (pela representação docente);
– Magnos Alan Vivian (pela coordenação de pesquisa do departamento);
– Marcos Henrique Barreta; (pela representação docente);
– Andressa Vasconcelos Flores; (pela representação docente);
– Adriano Tony Ramos; (pela representação docente);
– Carlos Fernando de Quadros (pela representação técnico-administrativa);
– Matheus Ribeiro da Silva (pela representação discente).
Suplentes:
– Karina Soares Modes (Suplente docente);
– Leosane Cristina Bosco (Suplente docente);
– Janquieli Schirmann (Suplente STAE);
– Marcelo da Silva Irmão (Suplente discente).
Art. 2º ATRIBUIR aos membros eleitos pela representação docente e técnica a carga horária de 2 horas semanais dedicadas a assuntos administrativos inerentes à função “membro em colegiado delegado”;
Art. 3º DETERMINAR que a validade desta portaria inicia-se na data de sua publicação e encerra-se em dois anos, ou até a publicação de seu ato revogatório.
PORTARIA DE 07 DE NOVEMBRO DE 2025.
Nº 156/2025/CCR/CBS – Art. 1º. DESIGNAR, os(as) servidores abaixo relacionados para constituírem Comissão de avaliação de critérios para distribuição de bolsas de monitoria remuneradas junto ao departamento de Agricultura, Biodiversidade e Florestas (ABF/CCR):
- Juliano Gil Nunes Wendt;
- Monica Aparecida Aguiar dos Santos;
- Leosane Cristina Bosco;
- Malcon Andrei Martinez Pereira;
- Marcelo Bonazza.
Art. 2º. A presidência da Comissão ora constituída será exercida pelo professor Juliano Gil Nunes Wendt.
Art. 3º. ATRIBUIR aos membros titulares 1 (uma) hora semanal, a ser contabilizada como atividade administrativa em seus respectivos Planos de Atividades (PAD).
Art. 4º. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, e o prazo dos trabalhos da Comissão será até 31 de dezembro de 2025.
PORTARIA DE 10 DE NOVEMBRO DE 2025.
Nº 157/2025/CCR/CBS – Art. 1º – DESIGNAR os servidores abaixo listados para comporem a Comissão Setorial de Seleção e Acompanhamento do Programa Institucional de Bolsas de Estágio – PIBE:
| Nome | Ramal | SIAPE | |
| Gisele Lima Luiz | gisele.lima@ufsc.br | 6355 | 1888735 |
| Luiz Ernani Henkes | luiz.henkes@ufsc.br | 4731 | 1336827 |
| Malcon Andrei Martinez Pereira | malcon.martinez@ufsc.br | 7167 | 1434118 |
Art. 2º – ATRIBUIR aos membros dessa comissão a carga horária de 2 horas semanais dedicadas a assuntos administrativos inerentes à função “Comissão Setorial de Seleção e Acompanhamento do Programa Institucional de Bolsas de Estágio – PIBE”.
Art. 3º DETERMINAR que a presente Portaria tenha vigência a partir da data de sua publicação, com validade de doze meses, encerrando-se automaticamente ao final deste prazo ou mediante publicação de ato que a revogue.
PORTARIA 18 DE NOVEMBRO DE 2025.
Nº 158/CCR/CBS/2025 – Art. 1º – DESIGNAR a professora Maria Conceição de Oliveira como Coordenadora de Estágios do Curso de Graduação em Medicina do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Catarina.
Art. 2º – DESIGNAR os professores Patricia Daniele Hoffmann de Souza e Paulo Roberto de Oliveira como Membros da Comissão de Estágios do Curso de Graduação em Medicina do CCR.
Art. 3º – ATRIBUIR a coordenadora a carga de 8 (oito) horas semanais e aos demais membros da comissão de extensão do curso a carga de 2 (duas) horas semanais a serem computadas como atividades administrativas em seus Planos de Atividades Individuais – PAI/PAD.
Art. 4º DETERMINAR que a validade desta portaria inicia-se em 12 de novembro de 2025 e encerra-se em dois anos, ou até a publicação de seu ato revogatório.
PORTARIAS DE 25 DE NOVEMBRO 2025.
Nº 159/2025/CCR/CBS – Art.1º TORNAR PÚBLICA A HOMOLOGAÇÃO das inscrições do processo seletivo simplificado, processo nº 23080.062114/2025-62 – Campo de conhecimento: Medicina Veterinária / Farmacologia e Terapêutica Animal / Medicina Veterinária Preventiva / Toxicologia Animal, conforme listagem dos nomes dos candidatos exposta em ordem alfabética conforme a tabela abaixo:
Lista Geral Homologados
| NOME |
| Bruna Kuster; |
| Rayssa Cavalli; |
Lista de Candidatos com Deficiência
| Não houve inscritos |
Lista de Candidatos Negros
| Não houve inscritos |
Lista de candidatos trans
| Nome |
| Não houve inscritos |
Lista geral de inscrições não homologadas
| Nome | |
| Não houve inscritos | |
(Ref. EDITAL Nº 057/2025/DDP, Processo seletivo nº 23080.062114/2025-62)
Nº 160/2025/CCR/CBS – Art.1º TORNAR PÚBLICA A HOMOLOGAÇÃO das inscrições do processo seletivo simplificado, processo nº 23080.062107/2025-61 – Campo de conhecimento: Medicina Veterinária / Clínica e Cirurgia Animal / Medicina de Animais Selvagens e Companhia não Convencionais, conforme listagem dos nomes dos candidatos exposta em ordem alfabética conforme a tabela abaixo:
Lista Geral Homologados
| NOME |
| Ronaldo José Picolli |
Lista de Candidatos com Deficiência
| Não houve inscritos |
Lista de Candidatos Negros
| Não houve inscritos |
Lista de candidatos trans
| Nome |
| Não houve inscritos |
Lista geral de inscrições não homologadas
| Nome |
| Não houve inscritos |
(Ref. EDITAL Nº 057/2025/DDP e Processo seletivo nº 23080.062107/2025-61)
Nº 161/2025/CCR/CBS – Art. 1º ALTERAR a portaria nº 27/2025/CCR/CBS de 14 de fevereiro de 2025 nos seguintes termos junto aos artigos citados:
“Art. 2º DESIGNAR os docentes abaixo listados para constituírem a Comissão Interna de Seleção e Acompanhamento do Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC no âmbito do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Catarina: 14. Diane Simon Rozzetto e Silva, Siape 3465556, E-mail diane.s.r@ufsc.br.
Art. 3º DESIGNAR os docentes abaixo listados para constituírem a Comissão Interna de Seleção e Acompanhamento do Programa Institucional de Iniciação Tecnológica – PIBITI no âmbito do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Catarina: 14. Diane Simon Rozzetto e Silva, Siape 3465556, E-mail diane.s.r@ufsc.br.
Art. 4º CONCEDER 01 (uma) hora semanal aos membros para realização das atividades previstas em editais e regulamentos (seleção de propostas apresentadas, análise de eventuais pedidos de reconsideração, avaliação de vídeos e resumos inscritos no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica – SIC, avaliação de relatórios e suas eventuais correções) e outras atividades, de acordo com a necessidade do programa.
Art. 5º CONVOCAR os membros aqui designados para leitura de material necessário à execução das atividades dentro dos prazos estabelecidos, com risco de, em casos de omissão e/ou atrasos, causar perda de bolsas do programa ao Centro / Unidade a que estão vinculados.
Art. 6º DETERMINAR que fatos e ocorrências relacionadas ao programa, mas não previstas em edital ou regulamento, devem ser informadas e reguladas pela Propesq.
Art. 7º ESTABELECER que esta portaria entre em vigor na data da sua publicação e terá validade até a publicação de nova portaria de mesma natureza que a revogue.
Nº 162/2025/CCR/CBS – Art. 1º DESIGNAR a professora Maria Conceição de Oliveira, SIAPE nº 2446469, como Coordenadora do Módulo Habilidades e Humanidades III (BSU7932), do curso de graduação em Medicina, do Centro de Ciências de Rurais, atribuindo-lhe até 2 (duas) horas semanais de carga administrativa, com vigência de 25 de novembro de 2025 a 25 de novembro de 2027.
Nº 163/2025/CCR/CBS – Art. 1º DESIGNAR a professora Vladimir Araujo da Silva, SIAPE nº 3105333, como Coordenadora do Módulo Habilidades e Humanidades I (BSU7912), do curso de graduação em Medicina, do Centro de Ciências de Rurais, atribuindo-lhe até 2 (duas) horas semanais de carga administrativa, com vigência de 25 de novembro de 2025 a 25 de novembro de 2027.
Nº 164/2025/CCR/CBS – Art. 1º DESIGNAR o professor Alberto Sumiya, SIAPE nº 1046288, como Coordenador do Módulo Comunidades I (BSU7913), do curso de graduação em Medicina, do Centro de Ciências de Rurais, atribuindo-lhe até 2 (duas) horas semanais de carga administrativa, com vigência de 25 de novembro de 2025 a 25 de novembro de 2027.
Nº 165/2025/CCR/CBS – Art. 1º DESIGNAR a professora Katia Jakovljevic Pudla Wagner, SIAPE nº 2329501, como Coordenadora do Módulo Comunidades III (BSU7933), do curso de graduação em Medicina, do Centro de Ciências de Rurais, atribuindo-lhe até 2 (duas) horas semanais de carga administrativa, com vigência de 25 de novembro de 2025 a 25 de novembro de 2027.
Nº 166/2025/CCR/CBS – Art. 1º DESIGNAR a professora Graciele Cristiane More Manica Benetti, SIAPE nº 1047128, como Coordenadora do Módulo Sequencial III (BSU7931), do curso de graduação em Medicina, do Centro de Ciências de Rurais, atribuindo-lhe até 2 (duas) horas semanais de carga administrativa, com vigência de 25 de novembro de 2025 a 25 de novembro de 2027.
Nº 167/2025/CCR/CBS – Art. 1º DESIGNAR a professora Chelin Auswaldt Steclan, SIAPE nº 3391266, como Coordenadora do Módulo Sequencial I (BSU7911), do curso de graduação em Medicina, do Centro de Ciências de Rurais, atribuindo-lhe até 2 (duas) horas semanais de carga administrativa, com vigência de 25 de novembro de 2025 a 25 de novembro de 2027.
CÂMARA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA
A PRESIDENTE DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, considerando a deliberação do Plenário, RESOLVE:
RESOLUÇÕES DE 05 DE DEZEMBRO DE 2025
Nº 15/2025/CGRAD – Art. 1º Aprovar A Matriz Curricular do Ensino Médio do Colégio de Aplicação para o ano letivo de 2026 (Adaptações à Lei n.14945/2024).
Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Parecer nº 193/2025/CGRAD, acostado ao processo nº 23080.065925/2025-15)
Nº 16/2025/CGRAD – Art. 1º Aprovar a solicitação de ajustes curriculares: currículo 2009/2 – Eng. Eletrônica /235 (semestre de implantação: 2026.1).
Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Parecer nº 135/2025/CGRAD, acostado ao processo nº 23080.028612/2025-86)
A PRESIDENTE DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições, conforme o Parecer nº 144/2025/CGRAD, constante do Processo Digital nº 23080.065167/2025-35, em conformidade com a Resolução nº 09/2015/CUn; com as resoluções normativas nº 210/CUn/2025 e nº 139/2025/CGRAD; com a Lei Federal nº 12.711/2012, alterada pelas leis federais nº 13.409/2016, nº 14.723/2023 e nº 14.945/2024; bem como com a Portaria Normativa MEC nº 18/2012, alterada pelas portarias MEC nº 2.027/2023, nº 1.127/2024 e nº 704/2025, RESOLVE:
RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 144/2025/CGRAD, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2025
Dispõe sobre a adesão da UFSC ao SiSU 2026.
Art. 1º Estabelecer as disposições para a realização do processo seletivo de ingresso aos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC) em 2026.
Art. 2º A presente resolução normativa dispõe especificamente sobre a oferta de 30% das vagas anuais dos cursos de graduação da UFSC por meio do SiSU 2026, conforme especificado no Termo de Adesão da UFSC a essa edição do SiSU, disponível no site http://sisu2026.ufsc.br.
Parágrafo único. Para os cursos em que o cálculo do percentual de 30% das vagas resultar em número fracionário, o número de vagas oferecidas para essa modalidade de ingresso será arredondado para o inteiro anterior.
Art. 3º As regras para participação no processo seletivo e as datas referentes à inscrição e matrícula serão definidas em edital específico, a ser elaborado conforme as normativas do Ministério da Educação (MEC) que regem essa edição do SiSU.
Art. 4º O Termo de Adesão da UFSC ao SiSU 2026 foi elaborado em consonância com a Política de Ações Afirmativas (PAA) da UFSC (Resolução Normativa nº 210/CUn/2025) e atendendo o estabelecido na Lei Federal nº 12.711/2012, alterada pelas leis nº 13.409/2016, nº 14.723/2023 e nº 14.945/2024.
Art. 5º Para realizar a classificação, serão consideradas as notas obtidas pelas/pelos candidatas/candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos de 2023, 2024 e/ou 2025.
.§ 1º Para concorrer à classificação, as/os candidatas/candidatos deverão ter alcançado os pontos de corte (notas mínimas) exigidos pelo curso de sua escolha na redação e nas provas objetivas das quatro áreas de conhecimento avaliadas pelo ENEM, que se encontram especificados no Termo de Adesão da UFSC ao SiSU 2026.
.§ 2º Para calcular a média com a qual a/o candidata/candidato concorrerá à classificação, serão considerados os pesos atribuídos pelo curso de sua escolha para a nota da redação e para as notas de cada uma das provas objetivas do ENEM, que se encontram especificados no Termo de Adesão da UFSC ao SiSU 2026.
.§ 3º Caso a/o candidata/candidato tenha realizado as provas do ENEM e alcançado os pontos de corte exigidos pelo curso de sua escolha em mais de uma edição válida para classificação nessa edição do SiSU, será considerada a pontuação obtida na edição do ENEM que resultar na melhor média para sua classificação.
Art. 6º O número de candidatas/candidatos classificadas/classificados em primeira chamada será igual ao número total de vagas oferecidas em cada curso e categoria da PAA.
Parágrafo único. Nos cursos com entradas previstas nos dois semestres letivos, serão classificadas/classificados para ingresso no primeiro semestre as/os candidatas/candidatos mais bem classificadas/classificados em cada categoria, conforme quantitativo de vagas previsto no Termo de Adesão da UFSC ao SiSU, e as/os demais ficarão classificadas/classificados para ingresso no segundo semestre letivo.
Art. 7º As/Os candidatas/candidatos não classificadas/classificados na primeira chamada do SiSU que desejarem permanecer em lista de espera deverão manifestar seu interesse, seguindo os procedimentos e prazos determinados nas normativas do MEC que regem essa edição do SiSU. Parágrafo único. As/Os candidatas/candidatos em lista de espera com desempenho que lhes permita serem convocadas/convocados em mais de uma categoria da PAA na mesma chamada serão convocadas/convocados apenas em uma categoria, com base na sequência estabelecida pela Portaria Normativa MEC nº 18/2012, alterada pelas portarias MEC nº 2.027/2023, nº 1.127/2024 e nº 704/2025.
Art. 8º A/O candidata/candidato convocada/convocado para efetuar matrícula que não a realizar dentro dos prazos estabelecidos pelas portarias e editais de matrícula publicados no site do Departamento de Administração Escolar (https://www.dae.ufsc.br) perderá o direito à vaga para a qual se classificou, sendo substituída/substituído pela/pelo candidata/candidato subsequente da lista de espera.
.§ 1º A/O candidata/candidato que for convocada/convocado para matrícula em uma categoria da PAA será excluída/excluído das listas de espera das demais categorias da PAA nas quais estiver inscrita/inscrito para o mesmo curso no processo seletivo, mantendo-se, no entanto, na lista de espera da Classificação Geral / Ampla Concorrência.
.§ 2º As/Os candidatas/candidatos que obtiverem matrícula regular no curso desejado serão removidas/removidos das listas de espera nas quais estiverem inscritas/inscritos, inclusive de outros processos seletivos para o mesmo curso, se for o caso.
.§ 3º A/O candidata/candidato que não comprovar, no ato da matrícula, as exigências relativas à categoria da PAA na qual se classificou será dela desclassificada/desclassificado, sendo substituída/substituído pela/pelo candidata/candidato subsequente da lista de espera.
Art. 9º As/Os candidatas/candidatos classificadas/classificados para o segundo semestre poderão, no ato da matrícula, optar por ser ou não remanejadas/remanejados para o primeiro semestre do curso, caso haja disponibilidade de vagas.
.§ 1º O remanejamento de candidatas/candidatos mencionado no caput poderá ocorrer concomitantemente às chamadas suplementares realizadas anteriormente ao início do primeiro semestre letivo.
.§ 2º Caso haja disponibilidade de vagas para remanejamento em uma determinada categoria e não existam candidatas/candidatos classificados para o mesmo curso e categoria aptos a serem remanejadas/remanejados dentre as/os candidatas/candidatos classificadas/classificados para o segundo semestre, poderão ser remanejadas/remanejados candidatas/candidatos de outras categorias, respeitando a sequência estabelecida na Portaria Normativa MEC nº 18/2012, alterada pelas portarias MEC nº 2.027/2023, nº 1.127/2024 e nº 704/2025, sendo a vaga da categoria original remanejada para o segundo semestre, de modo a ser utilizada para a convocação de candidata/candidato da lista de espera.
Art. 10. O preenchimento das vagas remanescentes, após as chamadas regulares previstas para o SiSU 2026, será definido em edital específico, a ser publicado pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve).
Art. 11. Os casos omissos referentes à participação da UFSC no SiSU 2026 serão resolvidos pela Coperve.
Art. 12. Esta resolução normativa entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
GABINETE DA REITORIA
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIAS DE 03 DE DEZEMBRO DE 2025
Nº 2416/2025/GR – Art. 1º Dispensar, a partir de 08 de Dezembro de 2025, JEOVANA DIOMAR PINHEIRO JANUÁRIO, ADMINISTRADOR, SIAPE nº 1030545, do exercício da função de Coordenadora do Arquivo Central – CARC/PROAD, código FG1, para a qual foi designada pela Portaria nº 1823/2025/GR, DE 28 DE AGOSTO DE 2025.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
(Ref. Sol. 070310/2025)
Nº 2417/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 08 de Dezembro de 2025, ANA PAULA ALVES SOARES, ARQUIVISTA, SIAPE nº 1661196, para exercer a função de Coordenadora do Arquivo Central – CARC/PROAD.
Art. 2º Atribuir à servidora a função gratificada FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas.
(Ref. Sol. 070310/2025)
PORTARIAS DE 04 DE DEZEMBRO DE 2025
Nº 2427/2025/GR – Designar AQUILES GILBERTO DOS SANTOS DA CRUZ, ENGENHEIRO/ÁREA, SIAPE nº 1360724, Chefe do Serviço de Expediente – SE/DME/PU, para responder cumulativamente pela Direção do Departamento de Manutenção Externa – DME/PU, código CD4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 05 de Janeiro de 2026 a 16 de Janeiro de 2026, tendo em vista o afastamento do titular, ROBERTO CARLOS ALVES, SIAPE nº 1169655, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 070799/2025)
Nº 2428/2025/GR – Designar RICARDO RUIZ MAZZON, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe B, SIAPE nº 1940358, para substituir o Chefe do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia – MIP/CCB, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 01/12/2025 a 10/12/2025, tendo em vista o afastamento do titular GLAUBER WAGNER, SIAPE nº 2258027, em licença para tratamento de saúde..
(Ref. Sol. 070807/2025)
Nº 2430/2025/GR – Designar Fabiola Bristot Serpa, ARQUITETO E URBANISTA, SIAPE nº 2061676, para substituir a Chefe da Divisão de Projeto de Reforma e Adequação à Acessibilidade – DPRAA//CPAE/DPAE/PU, código FG3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 08/12/2025 a 23/12/2025, tendo em vista o afastamento da titular ROBERTA DE OLIVEIRA PEREIRA, SIAPE nº 1456544, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 070595/2025)
Nº 2431/2025/GR – Designar AUGUSTO DOMINGUES ALMEIDA, AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 1958516, Chefe da Divisão de Apoio Administrativo – DAA/NETI/PROEX, para responder cumulativamente pela Coordenadoria do Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI/DA/PROEX, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 05 de Dezembro de 2025 a 23 de Dezembro de 2025, tendo em vista o afastamento da titular, CLAUDIA PRISCILA CHUPEL DOS SANTOS, SIAPE nº 1618633, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 070203/2025)
Nº 2432/2025/GR – Designar TAIZA RODRIGUES, ADMINISTRADOR, SIAPE nº 1760562, para substituir o Coordenador Administrativo – CAD/DA/JOI, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 08/12/2025 a 20/12/2025, tendo em vista o afastamento do titular Bernardo Horn, SIAPE nº 1886863, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 070296/2025)
Nº 2433/2025/GR – Designar NEILA DA SILVA, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3336205, para substituir a Chefe do Serviço de Compras da Coordenadoria Administrativo-Financeira – SCP/CAF/DA/CBS, código FG4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 09/01/2026 a 27/01/2026, tendo em vista o afastamento da titular NATASHA FINOKETTI MALICHESKI, SIAPE nº 1811910, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 070529/2025)
Nº 2434/2025/GR – Designar EVILLYN KJELLIN PATTUSSI, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3065622, para substituir o Chefe do Serviço de Apoio Administrativo da Coordenadoria Técnica da Fazenda Experimental da Ressaca – SAA/CTFER/CCA, código FG4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 07/12/2025 a 19/12/2025, tendo em vista o afastamento do titular RODRIGO OTAVIO BOTELHO, SIAPE nº 1466732, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 070541/2025)
Nº 2435/2025/GR – Designar FERNANDO GARCIA XAVIER, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 2416238, para substituir o Coordenador de Apoio Financeiro – CAF/CFM, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 01/12/2025 a 19/12/2025, tendo em vista o afastamento do titular Eduardo Francisco Silva de Souza, SIAPE nº 1775701, em licença capacitação.
(Ref. Sol. 070526/2025)
Nº 2436/2025/GR – Designar MAYRA CATHINE BAZZANELLA, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 1170414, para substituir o Coordenador Administrativo – CA/DCF/SEPLAN, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 01/12/2025 a 12/12/2025, tendo em vista o afastamento do titular GEORGE YPIRANGA DE CONTO, SIAPE nº 1966054, em licença para tratamento de saúde..
(Ref. Sol. 070520/2025)
Nº 2437/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 11 de Fevereiro de 2026, RENATA MARIA LATARO, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe B, SIAPE nº 3014568, para exercer a função de Chefe do Departamento de Ciências Fisiológicas – CFS/CCB da Universidade Federal de Santa Catarina, para um mandato de 2 anos.
Art. 2º Atribuir à servidora a função gratificada FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas.
(Ref. Sol. 058363/2025)
Nº 2438/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 11 de Fevereiro de 2026, EDUARDO LUIZ GASNHAR MOREIRA, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe B, SIAPE nº 2258049, para exercer a função de Subchefe do Departamento de Ciências Fisiológicas – CFS/CCB, para um mandato de 2 anos.
Art. 2º Atribuir ao servidor a carga horária de dez horas semanais.
(Ref. Sol. 058363/2025)
Nº 2441/2025/GR – Art. 1º Retificar o inciso XVII do art. 1º da Portaria nº 571/2025/GR, de 20 de março de 2025, modificando o trecho em que se lê “Serviço de Expediente da Coordenadoria do Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental – SE/ENS/CTC” para “Serviço de Expediente do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental”.
Art. 2º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da Universidade.
(Ref. Sol. nº 070861/2025)
PORTARIAS DE 05 DE DEZEMBRO DE 2025
Nº 2459/2025/GR – Art. 1º Prorrogar, por um período de 120 (cento e vinte) dias, o prazo para conclusão das atividades do grupo de trabalho para estudar e propor alternativas técnicas, legais e ambientalmente adequadas para a destinação dos bens inservíveis recolhidos pelo Departamento de Gestão Patrimonial (DGP), instituído pela Portaria nº 1457/2025/GR, de 16 de julho de 2025.
Art. 2º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da Universidade.
(Ref. Sol. nº 039179/2025)
Nº 2463/2025/GR – Art. 1º Retificar a Portaria nº 956/2025/GR, referente à concessão da Aceleração da Progressão por Capacitação, a partir de 1º de janeiro de 2025, aos servidores técnico-administrativos em educação, de acordo com o que determina o § 4º do Art. 10-B da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, com redação dada pela Medida Provisória nº 1.286, de 31 de dezembro de 2024, sancionada pela Lei nº 15.141, de 2 de junho de 2025, no que se refere ao Padrão de Vencimento Atual e ao Nível de Padrão de Vencimento com Aceleração, para as servidoras relacionados neste artigo.
.§ 1º Modificar o trecho em que se lê:
| Matrícula UFSC | Matrícula SIAPE | Servidor | Cargo | Antigo Nível de Capacitação |
Quantidade de Acelerações |
De Padrão de Vencimento Atual | Para Padrão de Vencimento com Aceleração | UPAG |
| 125711 | 1356062 | CLAUDIA ROSA FERREIRA RAMOS TAVEIRA DA CONCEIÇÃO | TÉCNICO EM ENFERMAGEM | 4 | 3 |
D015 |
D018 |
HU |
Para:
| Matrícula UFSC | Matrícula SIAPE | Servidor | Cargo | Antigo Nível de Capacitação |
Quantidade de Acelerações |
De Padrão de Vencimento Atual | Para Padrão de Vencimento com Aceleração | UPAG |
| 125711 | 1356062 | CLAUDIA ROSA FERREIRA RAMOS TAVEIRA DA CONCEIÇÃO | TÉCNICO EM ENFERMAGEM | 4 | 3 |
D016 |
D019 |
HU |
.§ 2º Modificar o trecho em que se lê:
| Matrícula UFSC | Matrícula SIAPE | Servidor | Cargo | Antigo Nível de Capacitação |
Quantidade de Acelerações |
De Padrão de Vencimento Atual | Para Padrão de Vencimento com Aceleração | UPAG |
| 192680 | 1922994 | MARCIA TATSCH CAVAGNOLLO | MÉDICO/ÁREA | 2 | 1 | E007 | E008 | HU |
Para:
| Matrícula UFSC | Matrícula SIAPE | Servidor | Cargo | Antigo Nível de Capacitação |
Quantidade de Acelerações |
De Padrão de Vencimento Atual | Para Padrão de Vencimento com Aceleração | UPAG |
| 192680 | 1922994 | MARCIA TATSCH CAVAGNOLLO | MÉDICO/ÁREA | 2 | 1 | E008 | E009 | HU |
Art. 2º Retificar a Portaria nº 957/2025/GR, referente à concessão da Aceleração da Progressão por Capacitação a partir de 1º de janeiro de 2025 aos servidores técnico-administrativos em educação, de acordo com o que determina o § 4º do Art. 10-B da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, com redação dada pela Medida Provisória nº 1.286, de 31 de dezembro de 2024, sancionada pela Lei nº 15.141, de 2 de junho de 2025, no que se refere ao Padrão de Vencimento Atual e ao Nível de Padrão de Vencimento com Aceleração, para a servidora SUELEN FERNANDES VIEIRA, modificando o trecho em que se lê:
| Matrícula UFSC | Matrícula SIAPE | Servidor | Cargo | Antigo Nível de Capacitação |
Quantidade de Acelerações |
De Padrão de Vencimento Atual | Para Padrão de Vencimento com Aceleração | UPAG |
| 228189 | 1262999 | SUELEN FERNANDES VIEIRA | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO | 2 | 1 | D006 | D007 | UFSC |
Para:
| Matrícula UFSC | Matrícula SIAPE | Servidor | Cargo | Antigo Nível de Capacitação |
Quantidade de Acelerações |
De Padrão de Vencimento Atual | Para Padrão de Vencimento com Aceleração | UPAG |
| 228189 | 1262999 | SUELEN FERNANDES VIEIRA | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO | 2 | 1 | D007 | D008 | UFSC |
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos na data especificada.
(Ref. Processo nº 23080. 071100/2025-30)
Nº 2464/2025/GR – Atribuir à servidora ANA AMELIA PEREIRA DO PRADO ROSA, SIAPE nº 3158070, ocupante do cargo de assistente em administração, lotada no Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH, a partir 15 de dezembro de 2025, a jornada de 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais de trabalho, nos termos do Art. 98 da Lei nº 8.112/90, de 11 de dezembro de 1990.
(Ref. Sol. no processo nº 23080.064319/2025-82)
Nº 2465/2025/GR – Designar ADEMIR PODESTA, AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 1169712, Chefe da Seção De Armazenamento e Distribuição De Materiais – SADM/CGAC/DCOM/PROAD, para responder cumulativamente pela Coordenadoria Geral do Almoxarifado Central – CGAC/DCOM/PROAD, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 05 de Janeiro de 2026 a 09 de Janeiro de 2026, tendo em vista o afastamento do titular, JOSE EDGAR KURCESKI, SIAPE nº 1157774, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 71112/2025)
PORTARIAS DE 08 DE DEZEMBRO DE 2025
Nº 2466/2025/GR – Designar Felipe Iop Capeleto, TÉCNICO EM AUDIOVISUAL, SIAPE nº 1042375, Chefe do Setor de Contratos – SC/DA/BNU, para responder cumulativamente pela Chefia do Serviço de Comunicação e Eventos Institucionais – SECE/CTE, código FG4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 08 de Dezembro de 2025 a 26 de Dezembro de 2025, tendo em vista o afastamento da titular, Daiana Martini, SIAPE nº 1881135, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 70982/2025)
Nº 2467/2025/GR – Designar Katiana de Castro Dutra, SECRETÁRIO EXECUTIVO, SIAPE nº 1775875, para substituir a Chefe da Divisão de Controle Acadêmico Lato Sensu e Residências – DLSR/CAP/PROPG, código FG3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 10/12/2025 a 19/12/2025, tendo em vista o afastamento da titular Marilda Bonini Vargas, SIAPE nº 1574840, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 71269/2025)
Nº 2468/2025/GR – Designar Katiana de Castro Dutra, SECRETÁRIO EXECUTIVO, SIAPE nº 1775875, para substituir o Chefe da Divisão de Controle Acadêmico stricto sensu – DCA/CAP/PROPG, código FG3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 20/12/2025 a 31/12/2025, tendo em vista o afastamento do titular João Henrique Corte Medeiros, SIAPE nº 1994961, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 71269/2025)
Nº 2469/2025/GR – Designar Thiago Rafael Bonaldo, TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS, SIAPE nº 2156721, para substituir a Chefe da Divisão de Capacitação Continuada – DiCC/CCP/DDP/PRODEGESP, código FG3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 22/12/2025 a 08/01/2026, tendo em vista o afastamento da titular PRISCILLA GHIZONI LIMA, SIAPE nº 3091636, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 71337/2025)
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS
A PRÓ-REITORA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIA 08 DE DEZEMBRO DE 2025.
Nº 40/2025/PRODEGESP – Art. 1º Revogar as Portarias nº 04/2023/PRODEGESP, 06/2023/PRODEGESP, 09/2023/PRODEGESP, 25/2023/PRODEGESP, 27/2023/PRODEGESP, 48/2023/PRODEGESP, 52/2023/PRODEGESP, 05/2024/PRODEGESP, 14/2024/PRODEGESP, 31/2024/PRODEGESP, 03/2025/PRODEGESP e 33/2025/PRODEGESP, referentes à instituição e alterações da Comissão permanente para acompanhamento e implementação do teletrabalho e ampliação do atendimento com flexibilização da jornada de trabalho dos servidores da carreira técnico administrativa em educação da Universidade Federal de Santa Catarina.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
A Diretora do Centro de Ciências Agrárias no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIA DE 05 DE DEZEMBRO DE 2025
Nº 097/2025/CCA – Art. 1º DESIGNAR os seguintes servidores para compor a Comissão Setorial para o Controle Social de Assiduidade da Coordenadoria de Apoio Administrativo CAA/CCA (10044), Coordenadoria de Graduação em Agronomia CGAGR/CCA (10137), Serviço de Infraestrutura de Tecnologia da Informação SITI/CCA (11784) e Auxiliar da Direção do CCA na Coordenação Técnica dos Biotérios da Fazenda Experimental da Ressacada ADCTBFER/CCA (15081) conforme definido na Portaria 473/2023/GR, para acompanhamento do projeto-piloto de tele trabalho e ampliação do atendimento com flexibilização da jornada de trabalho e controle social dos servidores técnicos administrativos em educação:
I – Milton Beck/ Coordenador administrativo, titular;
II – Raquel Teresa Flor, Assistente em Administração, titular.
III – Carlos Fernando Silva dos Santos, Administrador, titular.
IV –Mariela Marlene Silveira, Assistente em Administração, suplente.
V – Leila Beatriz Hersing, Administrador, suplente.
Art. 2º Os servidores designados no art. 1º ficarão responsáveis pela Coordenadoria de Apoio Administrativo CAA/CCA (10044), Coordenadoria de Graduação em Agronomia CGAGR/CCA (10137), Serviço de Infraestrutura de Tecnologia da Informação SITI/CCA (11784) e Auxiliar da Direção do CCA na Coordenação Técnica dos Biotérios da Fazenda Experimental da Ressacada ADCTBFER/CCA (15081), de acordo com as lotações e localizações físicas expressas no sistema ADRH.
Art. 3º Os servidores designados no art. 1º também integram a Comissão da Unidade do Centro de Ciências Agrárias.
Art. 4º Ficam atribuídas 6 (seis) horas semanais aos servidores designados para o desempenho das suas atividades nas comissões.
Art. 5º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com vigência enquanto durar o projeto-piloto.
Art. 6º REVOGAR a Portaria 065/2024/CCA, de 23 de outubro de 2024.
PORTARIA DE 09 DE DEZEMBRO DE 2025
Nº 098/2025/CCA – Art. 1º LOCALIZAR, a partir de 14 de Novembro de 2025, a servidora SILVANI VERRUCK, ocupante do cargo de PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, SIAPE 1776912, no Laboratório de Carnes, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Centro de Ciências Agrárias.
Art. 2º CONCEDER, a partir de 14 de Novembro de 2025, o adicional de insalubridade no percentual de 10%, grau médio, para a servidora SILVANI VERRUCK, ocupante do cargo de PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, SIAPE 1776912, lotada no Laboratório de Carnes, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, por realizar atividades com Risco Químico (Manipulação direta com Ácido Sulfúrico e Álcalis Caústicos (soda Caustica), de forma habitual, como atribuição legal do seu cargo, por tempo igual ou superior a metade da jornada de trabalho mensal. (Ref. Laudo Individual 26246-000.656/2021).
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital 070732/2025)


