Boletim Nº 219/2025 – 01/12/2025

01/12/2025 17:46

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

 BOLETIM OFICIAL Nº 219/2025

Data da publicação: 01/12/2025

 

 

GABINETE DA REITORIA PORTARIA Nº 2367/2025/GR,

PORTARIAS Nº 2371/2025/GR À Nº 2373/2025/GR,

PORTARIAS Nº 2380/2025/GR À Nº 2383/2025/GR,

PORTARIAS Nº 2386/2025/GR À Nº 2387/2025/GR,

PORTARIAS Nº 2389/2025/GR À Nº 2392/2025/GR,

PORTARIAS Nº 2396/2025/GR À Nº 2399/2025/GR,

PORTARIAS Nº 2403/2025/GR À Nº 2404/2025/GR

PORTATIRA NORMATIVA Nº 524/2025/GR

PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 0346/2025/DPC/PROAD
PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E EQUIDADE PORTARIA N° 072/PROAFE/2025
PRÓ-REITORIA DE PERMANÊNCIA E ASSUNTOS ESTUDANTIS PORTARIA Nº 20/2025/PRAE
SECRETARIA DE CULTURA, ARTE E ESPORTES EDITAL N° 025/2025/SECARTE
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EDITAL Nº 16/2025/CCB/UFSC

PORTARIAS Nº 183/2025/CCB À Nº 187/2025/CCB

CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA PORTARIA Nº 041/2025/PPGFSC,
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PORTARIA Nº 250/2025/CCS À PORTARIA Nº 254/2025/CCS,
CENTRO TECNOLÓGICO EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 24/2025/DIR/CTC,

3º AVISO DE RETIFICAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 20/2025/DIR/CTC

PORTARIAS Nº 269/2025/DIR/CTC À Nº 276/2025/DIR/CTC,

 

 

 

GABINETE DA REITORIA

 

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

 

PORTARIAS DE 25 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 2367/2025/GR – Dispensar, a partir de 19 de Novembro de 2025, IRIA SEVERO COELHO, CONTÍNUO, SIAPE nº 1158892, do exercício da função de Chefe do Serviço de Expediente da Coordenadoria de Graduação em Letras – Línguas Estrangeiras e Secretariado Executivo – SE/CGLLESE/CCE, código FG4, para a qual foi designada pela Portaria nº 2290/2013/GR, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2013, tendo em vista sua aposentadoria.

(Ref. Sol. 068517/2025)

 

Nº 2371/2025/GR – Tornar sem efeito a Portaria nº 2338/2025/GR, publicada no Diário Oficial da União de 21 de novembro de 2025, seção 2, p. 28, que trata da nomeação de EMILIANA RODRIGUES COSTA, no cargo de Arquiteto e Urbanista, do Edital nº 001/2022/DDP, homologado pelo Edital nº 090/2022/DDP, retificado pelo Edital nº 091/2022/DDP, em regime de trabalho de 40 horas semanais.

(Ref. Sol. no processo nº 23080.006526/2022-70)

 

Nº 2372/2025/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, LUIZ GONZAGA PHILIPPI FILHO, classificado(a) em 11º lugar no concurso público, Lista Geral, instituído pelo Edital nº 001/2022/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 3 de março de 2022, homologado pelo Edital nº 090/2022/DDP, retificado pelo Edital nº 091/2022/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 24 de junho de 2022, retificação publicada em 15/07/2022, prorrogado pelo Edital nº 022/2024/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 14 de maio de 2024, no cargo de Arquiteto e Urbanista, Nível de Classificação E, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40 horas semanais, com exercício no Campus Universitário Trindade – Florianópolis, em vaga decorrente da posse em outro cargo inacumulável de André Luiz, código de vaga 862444, pela Portaria nº 566/DAP/2025, publicada no Diário Oficial da União de 02 de outubro de 2025.

Art. 2º Nos termos do art. 131 da Lei nº 15.141, de 02 de junho de 2025, o(a) servidor(a) ora nomeado(a) será reposicionado para o Padrão de Vencimento 01, do Nível de Classificação E da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, com efeitos a partir da data de exercício.

Art. 3º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.

(Ref. Sol. no processo 23080.006526/2022-70)

 

Nº 2373/2025/GR – Art. 1º Prorrogar, por um período de 30 (trinta) dias, o prazo para conclusão dos trabalhos da comissão de inquérito disciplinar discente do processo nº 23080.047747/2025-41, instituída pela Portaria nº 2022/2025/GR, de 30 de setembro de 2025.

Art. 2º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da Universidade.

(Ref. Sol. nº 68734/2025)

 

PORTARIAS DE 26 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 2380/2025/GR – Tornar sem efeito a Portaria nº 2238/2025/GR, publicada no Diário Oficial da União de 06 de novembro de 2025, seção 2, p. 37, que trata da nomeação de BRUNO RODRIGUES FERREIRA, no cargo de Administrador, do Edital nº 002/2023/DDP, homologado pelo Edital nº 038/2023/DDP, em regime de trabalho de 40h semanais.

(Ref. Sol. no processo nº 23080.001706/2023-46)

 

Nº 2381/2025/GR – Tornar sem efeito a Portaria nº 2111/2025/GR, publicada no Diário Oficial da União de 03 de novembro de 2025, seção 2, p. 71, que trata da nomeação de DANILO TEIXEIRA VIEIRA, no cargo de Técnico de Laboratório/Biologia, do Edital nº 002/2023/DDP, homologado pelo Edital nº 038/2023/DDP, em regime de trabalho de 40h semanais.

(Ref. Sol. no processo nº 23080.001706/2023-46)

 

Nº 2382/2025/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, RAIMUNDO VINICIUS PAES LANDIM PEREIRA, classificado(a) em 5º lugar no concurso público, Lista de Pessoas Negras, instituído pelo Edital nº 002/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 20 de janeiro de 2023, homologado pelo Edital nº 038/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 13 de julho de 2023, prorrogado pelo Edital nº 014/2025/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 24 de abril de 2025, no cargo de Administrador, Nível de Classificação E, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40h semanais, com exercício no Campus Universitário Trindade – Florianópolis, em vaga decorrente da posse em outro cargo inacumulável de Antônio Gabriel Santana Martins, código de vaga 334495, pela Portaria nº 529/DAP/2025, publicada no Diário Oficial da União de 15 de setembro de 2025.

Art. 2º Nos termos do art. 131 da Lei nº 15.141, de 02 de junho de 2025, o(a) servidor(a) ora nomeado(a) será reposicionado para o Padrão de Vencimento 01, do Nível de Classificação E da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, com efeitos a partir da data de exercício.

Art. 3º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.

(Ref. Sol. no processo 23080.001706/2023-46)

 

Nº 2383/2025/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, AMANDA VIRTUOSO JACQUES, classificado(a) em 19º lugar no concurso público, Lista Geral, instituído pelo Edital nº 002/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 20 de janeiro de 2023, homologado pelo Edital nº 038/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 13 de julho de 2023, prorrogado pelo Edital nº 014/2025/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 24 de abril de 2025, e consoante Edital de Adesão nº 050/2025/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 29 de outubro de 2025, no cargo de Técnico de Laboratório/Biologia, Nível de Classificação D, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40h semanais, com exercício no Campus de Curitibanos, em vaga decorrente da exoneração de Murilo Zanetti Marochi, código de vaga 691348, pela Portaria nº 542/DAP/2025, publicada no Diário Oficial da União de 19 de setembro de 2025.

Art. 2º Nos termos do art. 131 da Lei nº 15.141, de 02 de junho de 2025, o(a) servidor(a) ora nomeado(a) será reposicionado para o Padrão de Vencimento 01, do Nível de Classificação D da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, com efeitos a partir da data de exercício.

Art. 3º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.

(Ref. Sol. no processo 23080.001706/2023-46)

 

Nº 2386/2025/GR – Art. 1º  Dispensar ARIANA CRISTINA DE OLIVEIRA AZULINO, FARMACÊUTICO/HABILITAÇÃO, SIAPE nº 1928671, do exercício da função de Chefe do Serviço de Administração – SA/DCVE/CCR/CBS, código FG4, para a qual foi designada pela Portaria nº 448/2024/GR, de 20 de fevereiro de 2024.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

(Ref. Sol. 69072/2025)

 

Nº 2387/2025/GR – Art. 1º Designar Gisele Lima Luiz, SECRETÁRIO EXECUTIVO, SIAPE nº 1888735, para exercer a função de Chefe do Serviço de Administração – SA/DCVE/CCR/CBS.

Art. 2º  Atribuir à servidora a função gratificada FG4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

(Ref. Sol. 69072/2025)

 

PORTARIAS DE 27 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 2389/2025/GR – Designar Salvador Norberto Gomes, ADMINISTRADOR DE EDIFÍCIOS, SIAPE nº 2182877, Coordenador(a) de Divulgação e Jornalismo Científico – CDJC/AGECOM/DGG, para responder cumulativamente pela Diretoria da Agência de Comunicação – AGECOM/SECOM, código CD4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 01 de Dezembro de 2025 a 14 de Dezembro de 2025, tendo em vista o afastamento do titular, CAETANO MACHADO, SIAPE nº 2190150, em licença para tratamento de saúde..

(Ref. Sol. 069122/2025)

 

Nº 2390/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 18 de novembro de 2025, GEORGE LUIZ FRANÇA, professor do magistério superior, SIAPE nº 1231424, para, na condição de titular, representar o Colégio de Aplicação na Câmara de Graduação e Educação Básica, para um mandato até 17 de novembro de 2027.

Art. 2º Designar, a partir de 18 de novembro de 2025, GLÁUCIA DIAS DA COSTA, professora do magistério superior, SIAPE nº 3684102, para, na condição de suplente, representar o Colégio de Aplicação na Câmara de Graduação e Educação Básica, para um mandato até 17 de novembro de 2027.

Art. 3º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Sol. Digital nº 067247/2025)

 

Nº 2391/2025/GR – Designar BRUNO WANDERLEY FARIAS, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 1660233, Chefe da Divisão de Gestão de Informações – DGI/CAA/SINTER, para responder cumulativamente pela Coordenadoria de Apoio Administrativo – CAA/SINTER, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 01 de Dezembro de 2025 a 05 de Dezembro de 2025, tendo em vista o afastamento da titular, Rafaela Ribeiro Céspedes, SIAPE nº 1895584, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 68660/2025)

 

Nº 2392/2025/GR – Designar Elaine Lúcia Siegel Aguiar, AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 1976930, para substituir a Chefe da Seção de Apoio Administrativo – SAA/CAA/CCJ, código FG5, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 24/11/2025 a 27/11/2025, tendo em vista o afastamento da titular THAIS GUCOWSKI VARGAS FREITAS, SIAPE nº 1867112, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 069548/2025)

 

 

PORTARIAS DE 28 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 524/2025/GR – Art. 1º Os arts. 3º e 8º da Portaria Normativa 420/2022/GR passam a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 3º Para os fins deste regimento interno, são considerados: (NR)

I –  ………………………………………………………………………..

……………………………………………………………………………..

II – ………………………………………………………………………..

……………………………………………………………………………..

III – acidente todo evento não planejado ou inesperado que ocorra no alojamento ou durante a realização de procedimentos que comprometa o bem-estar ou cause a morte do animal.

Parágrafo único. As atividades especificadas nos incisos I e II caput deste artigo deverão ser submetidas, previamente, à CEUA/UFSC, através de Protocolo de Ensino ou de Pesquisa.” (NR)

“Art. 8º …………………………………………………………………

…………………………………………………………………………….

V – comunicar imediatamente ao CONCEA, por meio da plataforma CIUCA, e às autoridades sanitárias competentes a ocorrência de qualquer acidente envolvendo animais no curso das atividades de criação, manutenção e procedimentos na UFSC ou em locais conveniados ao protocolo aprovado por essa comissão, bem como investigar o evento e encaminhar relatório circunstanciado ao CONCEA, no prazo máximo de trinta dias, contados a partir da data da ciência do acidente;

…………………………………………………………………………….

…………………………………………………………………………….” (NR)

Art. 2º Esta portaria normativa entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da Universidade.

(Ref. Sol. nº 67747/2025)

 

Nº 2393/2025/GR – Art. 1º Atribuir à MARISA ARAÚJO CARVALHO, SIAPE nº 2344408, professora do magistério superior, lotada no Departamento de Expressão Gráfica (EGR/CCE), a partir de 1º de outubro de 2025, a jornada de 4 (quatros) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais de trabalho, nos termos do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, recomendando-se a carga horária máxima de 8 (oito) horas semanais em sala de aula.

Art. 2º Revogar a Portaria nº 2053/2024/GR, de 1º de outubro de 2024.

(Ref. Sol. no Processo nº 23080.042365/2024-40)

 

Nº 2395/2025/GR – Designar KARLA ZAPELINI KURSCHUS, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3323136, para substituir o Chefe da Divisão de Apoio Processual – DAP/SEAI, código FG3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, nos períodos de 02/12/2025 a 05/12/2025 e de 08/12/2025 a 22/12/2025, tendo em vista o afastamento  do titular MARCOS LAUERMANN DOS SANTOS, SIAPE nº 3215708, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 069787/2025)

 

Nº 2396/2025/GR – Designar ADAUTO SCALON, TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SIAPE nº 3408680, para substituir o Chefe do Setor de Operação e Monitoramento de Redes da Universidade Federal de Santa Catarina – SOMRUFSC/DTIR/SETIC, código FG2, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, nos períodos de 01/12/2025 a 14/12/2025 e de 21/12/2025 a 28/12/2025, tendo em vista o afastamento  do titular VALDECIR SCALCO, SIAPE nº 1157996, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 068305/2025)

 

Nº 2397/2025/GR – Designar BARBARA SEGAL RAMOS, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe B, SIAPE nº 1669534, Subchefe do Departamento de Ecologia e Zoologia – ECZ/CCB, para responder cumulativamente pela Chefe do Departamento de Ecologia e Zoologia – ECZ/CCB, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, nos períodos de 01 de Dezembro de 2025 a 14 de Dezembro de 2025 e de 31 de Dezembro de 2025 a 29 de Janeiro de 2026, tendo em vista o afastamento do titular, Paulo Christiano de Anchietta Garcia, SIAPE nº 2192359, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 069880/2025)

 

Nº 2398/2025/GR – Designar FELIPE ANTONIO COSTA, MÉDICO VETERINÁRIO, SIAPE nº 2179396, Chefe da Seção de Apoio da Divisão da Clínica Veterinária Escola – SAP/DCVE/CCR, para responder cumulativamente pela Chefia da Divisão da Clínica Veretinária Escola – DCVE/CCR/CBS, código FG3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 29 de Dezembro de 2025 a 04 de Fevereiro de 2026, tendo em vista o afastamento da titular, VANESSA SASSO PADILHA, SIAPE nº 1264382, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 069204/2025)

 

Nº 2399/2025/GR – Designar RAFAEL SOUZA DA ROSA, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 2175593, para substituir a Chefe do Setor de Apoio Administrativo – SAA/DPC/PROAD, código FG2, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 01/12/2025 a 13/12/2025, tendo em vista o afastamento da titular Michelly Schaiane Pizzinatto, SIAPE nº 2760883, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 069227/2025)

 

Nº 2403/2025/GR – Designar Alexandre Maestri, ENGENHEIRO/ÁREA, SIAPE nº 1900559, para substituir a Coordenadora de Fiscalização de Obras – CFO/DFO/PU, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 01/12/2025 a 05/12/2025, tendo em vista o afastamento da titular NEMORA NATTRODT MONTEIRO, SIAPE nº 1760094, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 69355/2025)

 

Nº 2404/2025/GR – Designar ANA MARCIA TEIXEIRA MORAES, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 1668771, para substituir o Coordenador de Apoio Administrativo – CAA/DFO/PU, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, nos períodos de 31/12/2025 a 24/01/2026 e de 28/01/2026 a 30/01/2026, tendo em vista o afastamento  do titular JOSE VICENTE DOS SANTOS, SIAPE nº 1158633, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 69558/2025)

 

 

 

 

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

DEPARTAMENTO DE CONTRATOS

O(A) Diretor(a) do Departamento de Contratos, no uso de suas atribuições, delegadas pela Portaria nº 295/2017/PROAD, de 02 de agosto de 2017 e de acordo com o previsto no Art. 67 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, Art. 117 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021 e legislação correlata, RESOLVE:

PORTARIA DE 14 DE NOVEMBRO DE 2025.

Nº 0346/2025/DPC/PROAD – Art. 1º – Designar, conforme disciplinado na Instrução Normativa nº 05/SLTI/MP, de 26 de maio de 2017, o(s) servidor(es) abaixo relacionado(s), para gerenciar, acompanhar e/ou fiscalizar a execução e o adequado cumprimento das cláusulas estabelecidas no Contrato nº 00139/2025 (processo 009506/2025-01), celebrado entre a UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA e a empresa/instituição EDIVAN GUGEL, CNPJ nº 36.734.094/0001-70. A indicação foi realizada mediante Processo Digital 009506/2025.

FUNÇÃO NOME CPF Cargo Setor
Fiscal Técnico Titular JESSICA MARIA ESPURIO PUSCH

 

376.***.***-50

 

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA CCS
Gestor Titular JOICE CRISTINA GUESSER 042.***.***-16 ENFERMEIRO/ÁREA HU

Art. 2º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua assinatura e terá vigência até o vencimento do contrato e de sua garantia quando houver.

 

 

 

PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E EQUIDADE

A PRÓ-REITORA DA PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E EQUIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

PORTARIA DE 28 DE NOVEMBRO DE 2025

N° 072/PROAFE/2025 – Art. 1º – RETIFICAR a Portaria nº 070/PROAFE/2025, de 29 de outubro de 2025, que designa membros para a Comissão de Validação de Autodeclaração de Pessoa com Deficiência, cujos membros irão compor as bancas de Validação de Autodeclaração de Pessoa com Deficiência dos candidatos da Educação Básica – Núcleo de Desenvolvimento Infatil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) optantes pela Política de Ações Afirmativas (PAA/UFSC) no ano de 2025.

Onde se lê :

Setor de Lotação: Colégio de Aplicação

Leia-se:

Setor de Lotação: Núcleo de Desenvolvimento Infantil

Art. 2º. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

 

 

 

 

PRÓ-REITORIA DE PERMANÊNCIA E ASSUNTOS ESTUDANTIS

A PRÓ-REITORA DE PERMANÊNCIA E ASSUNTOS ESTUDANTIS, no uso de suas atribuições, considerando o que estabelece o Artigo 8º § 1º da Portaria 07/2022/PRAE, de 29 de agosto de 2022, RESOLVE:

PORTARIA DE 28 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 20/2025/PRAE – Art. 1º Estabelecer os horários de funcionamento dos restaurantes no período de recesso escolar:

Restaurante FECHADO JANEIRO FEVEREIRO MARÇO
Campus Trindade 24, 25 e 31/12/2025 e 01/01/2026 Fechado para manutenção Fechado para manutenção até 22/02/2026.

Reabre em 23/02/2026 com atendimento normal

(almoço e jantar)

Atendimento normal (almoço e jantar)
Centro de Ciências Agrárias (CCA) 22/12/2025 a 01/01/2026 Atendimento normal

(almoço e jantar)

Atendimento normal

(almoço e jantar)

Atendimento normal (almoço e jantar)
Campus Araranguá 24, 25 e 31/12/2025 e 01/01/2026 Atendimento normal

(almoço e jantar)

Atendimento normal

(almoço e jantar)

Atendimento normal (almoço e jantar)
Campus Blumenau 20/12/2025 a 04/01/2026 Atendimento

a partir de 05/01/2026

de segunda a sexta-feira (apenas Almoço)

Atendimento de segunda a sexta-feira

(apenas Almoço)

Atendimento normal

(café da manhã,

almoço e jantar)

Campus Curitibanos A partir de 20/12/2025 Fechado Atendimento a partir de 02/02/2026

(apenas Almoço)

Atendimento normal (almoço e jantar)
Campus Joinville 20/12/2025 a 06/01/2026 Atendimento a partir de 07/01/2026

de segunda a sexta-feira (apenas Almoço)

Atendimento normal

a partir de 09/02/2026

(almoço e jantar)

Atendimento normal (almoço e jantar)

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

 

 

 

 

SECRETARIA DE CULTURA, ARTE E ESPORTE

 

EDITAL N° 025/2025/SECARTE

Espaço de eventos 2025 1ª Retificação do Edital nº 027/2025/SECARTE No item 5, das inscrições

Onde se lê: 5.1.

As propostas para inscrição deverão ser enviadas exclusivamente pelo formulário https://forms.gle/awVvHbon6NXa2Vjq7 , que será aberto no período de 10/11 a 07/12 de 2025.

Leia-se: 5.1

As propostas para inscrição deverão ser enviadas exclusivamente pelo formulário: https://forms.gle/hFuMKUrFsxR5LTRG8 , que será aberto no período de 10/11 a 14/12 de 2025. No item 15, cronograma

Onde se lê:

15 CRONOGRAMA

Lançamento do edital 07/11/2025
Período para inscrição dos projetos BEAC 10/11/2025 a 07/12/2025
Período de habilitação dos projetos inscritos 08/12/2025 a 09/12/2024
Período de avaliação de projetos homologados 12/12/2025 a 31/01/2026
Divulgação do resultado preliminar na página da SeCarte e da UFSC Até 10/02/2026
Recebimento de recursos via e-mail, até 18h 11/02/2026 e 12/02/2026
Divulgação do resultado final na página da Secarte e da UFSC 16/02/2026
Prazo para os coordenadores contemplados realizarem o cadastro do bolsista no SIGPEX 10/04/2026

Leia-se:

15 CRONOGRAMA

Lançamento do edital 07/11/2025
Período para inscrição dos projetos BEAC 10/11/2025 a 14/12/2025
Período de habilitação dos projetos inscritos 15/12/2025 e 16/12/2025
Período de avaliação dos projetos homologados 19/12/2025 a 31/01/2026
Divulgação do resultado preliminar na página da SeCArtE e da UFSC Até 10/02/2026
Recebimento de recursos via e-mail, até 18h 11/02/2026 e 12/02/2026
Divulgação do resultado final na página da SeCArtE e da UFSC 16/02/2026
Prazo para os coordenadores contemplados

realizarem o cadastro do bolsista no SIGPEX.

10/04/2026

 

 

 

 

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

 

EDITAL Nº 16/2025/CCB/UFSC DE 14 DE NOVEMBRO DE 2025

Seleção de Propostas Artísticas para Pintura de Murais no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina

Nº 16/2025/CCB/UFSC A Direção do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a aprovação do Conselho da Unidade, torna público o presente edital para seleção de seis (6) propostas artísticas voltadas à criação de murais em paredes externas do CCB.

Esta iniciativa visa integrar arte, ciência e extensão universitária, promovendo um diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade a partir da estética visual e da divulgação científica. A presente chamada busca estimular o sentimento de pertencimento e valorização do espaço físico e simbólico do CCB, transformando paredes em expressões visuais do conhecimento biológico e da diversidade acadêmico-científica que caracteriza o CCB.

 

2. OBJETIVOS

2.1. Promover a manifestação artística de espaços do CCB por meio da criação de murais que expressem os temas científicos e humanísticos vinculados às diferentes áreas das Ciências Biológicas.

2.2. Estimular a reflexão estética e crítica sobre o papel das Ciências Biológicas na sociedade.

2.3. Promover a integração de artistas, estudantes, técnicos, docentes e a comunidade externa em processos criativos e educativos colaborativos.

2.4. Valorizar o patrimônio físico e simbólico do CCB, aproximando arte, ciência e extensão.

 

3. TEMÁTICAS As propostas deverão dialogar com uma ou mais áreas de ensino, pesquisa e extensão do CCB, que incluem:

  • Anatomia
  • Biologia Celular
  • Bioquímica
  • Botânica
  • Ecologia
  • Embriologia
  • Farmacologia
  • Fisiologia
  • Genética
  • Histologia
  • Imunologia
  • Microbiologia
  • Parasitologia
  • Zoologia Abordagens interdisciplinares, poéticas e simbólicas são bem-vindas, respeitando a natureza acadêmica e educativa do espaço.

 

4. ESPAÇOS DISPONÍVEIS

Serão disponibilizadas seis (6) paredes localizadas em diferentes locais do CCB, conforme descritas no ANEXO I deste edital. Cada mural deverá ser planejado para o espaço indicado, considerando dimensões, circulação, iluminação e segurança. A visita técnica para reconhecimento dos locais poderá ser solicitada no período de 17/11/2025 a 21/11/2025, mediante agendamento prévio com a Direção via e-mail: direcao.ccb@contato.ufsc.br.

5. PARTICIPAÇÃO

5.1. Poderão inscrever-se:

  • Estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos da UFSC e servidores terceirizados;
  • Artistas e coletivos externos à UFSC, desde que apresentem carta de intenção vinculando a proposta às temáticas do CCB indicadas no item 3 deste edital.

5.2. Cada proponente (pessoa ou coletivo) poderá inscrever até duas propostas, sendo selecionada no máximo uma proposta por proponente.

 

6. INSCRIÇÃO

6.1. As inscrições deverão ser realizadas no período de 17/11/2025 a 30/11/2025, exclusivamente por meio de formulário eletrônico (link a ser divulgado no site do CCB – https://portal.ccb.ufsc.br/).

6.2. Não serão aceitas inscrições fora do período ou por outros meios daqueles especificados no item 6.1.

6.3. Cada inscrição deverá conter os seguintes documentos:

I. Ficha de inscrição preenchida;

II. Memorial descritivo (até 2 páginas), contendo conceito artístico, relação com as temáticas do CCB e justificativa;

III. Esboço ou simulação digital do mural (arquivo em PDF ou JPG de alta resolução);

IV. Cronograma de execução e plano de materiais;

V. Portfólio com até 5 obras anteriores (opcional);

VI. Declaração de autoria e de cessão de direitos de imagem da obra à UFSC para fins institucionais (ANEXO II).

6.4. Não será cobrada taxa de inscrição.

 

7. SELEÇÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

7.1. A seleção será realizada por uma Comissão de Avaliação designada pela Direção do CCB, composta por estudantes, do

centes e TAEs representantes das áreas de Arte, Ciências Biológicas, Extensão Universitária e Comunicação.

7.2. Os critérios de avaliação serão:

1) Apresentação: avaliada com base na qualidade técnica de elaboração do projeto geral da obra de arte mural, composto por memorial descritivo e projeto visual.

2) Coerência: avaliada com base na congruência discursiva do texto apresentado no memorial descritivo em relação à imagem e temática proposta no projeto visual.

3) Originalidade: avaliada com base na criatividade de apresentação da temática por meio das formas da composição, motivos figurativos, e requinte cromático presentes no projeto visual.

4) Viabilidade Técnica: avaliada com base na proposição dos materiais a serem utilizados e sua pertinência e aplicabilidade no espaço destinado ao mural.

7.3. Serão desclassificadas propostas que promovam a discriminação de raça, credo, orientação sexual, que propaguem conteúdos discriminatórios, tais como machismo, racismo, homofobia, transfobia, xenofobia ou que violem os direitos humanos de algum modo.

7.4. A comissão poderá solicitar esclarecimentos ou entrevistas com os(as) proponentes.

7.5. A comissão selecionará até dez (10) propostas até o dia 04/12/2025.

7.6. No período de 05/12/2025 a 10/12/2025 será realizada votação pela comunidade interna do CCB (estudantes, TAEs e docentes) através de urna disponibilizada na Direção.

7.7. As seis (6) propostas mais votadas pela comunidade interna do CCB serão selecionadas.

 

8. DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE E RESPONSABILIDADES DO PROJETO SELECIONADO

8.1. O ato de inscrição implica a afirmação, por parte do(a) proponente, de que detém os direitos autorais e patrimoniais referentes ao trabalho em questão, respondendo por sua autenticidade.

8.2. A proposta classificada terá sua propriedade intelectual cedida de pleno direito e definitivamente à Universidade Federal de Santa Catarina, podendo a mesma fazer uso de sua reprodução em sua totalidade ou parcialmente, não cabendo ao autor(a) quaisquer ônus sobre seu uso, pagamento de cachês, direitos autorais e outros pagamentos ou ressarcimentos que sejam reivindicados.

8.3. Serão garantidos aos autores direitos autorais sobre o mural.

8.4. A proposta classificada tem caráter de permanência temporária a critério dos responsáveis dos espaços.

8.5. O(A) proponente se compromete a deixar o local limpo, reservando a pintura apenas à área especificada neste edital, prezando pelo espaço público, não desperdiçando o material.

8.6. O(A) proponente deve cumprir as diretrizes, etapas e prazos estabelecidos no edital de seleção, assim como todas as proposições apresentadas no projeto submetido.

8.7. O material disponibilizado pela Direção deverá ser utilizado exclusivamente para a execução do projeto aprovado.

8.8. O mural executado deve ser idêntico ao projeto submetido e aprovado neste edital, podendo conter apenas ajustes de cores e proporções.

 

9. RESULTADOS E EXECUÇÃO

9.1. O resultado será divulgado no site e redes oficiais do CCB até 12/12/2025.

9.2. O período de execução dos murais será de 15/12/2025 a 13/02/2026, de acordo com cronograma aprovado.

9.3. Cada projeto receberá apoio institucional, divulgação nas mídias e redes sociais do CCB (site e instagram) e no site institucional da UFSC e certificado de participação emitido pela Direção do CCB e pela UFSC.

9.4. A Direção do CCB se responsabilizará pela aquisição de tintas e materiais, conforme disponibilidade orçamentária e aprovação do cronograma.

9.5. Não serão pagos honorários, gratificação financeira ou bolsa.

 

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. A pintura deverá respeitar as condições de segurança, limpeza e preservação do patrimônio físico da UFSC.

10.2 As obras não poderão conter conteúdo discriminatório, ofensivo ou incompatível com os princípios éticos e institucionais da Universidade.

10.3. As imagens dos murais poderão ser utilizadas pela UFSC em materiais de divulgação, sem fins comerciais, com os devidos créditos aos autores.

10.4. Situações não previstas neste edital serão resolvidas pela Direção e pela Comissão de Seleção.

11. CONTATO Dúvidas e informações: direcao.ccb@contato.ufsc.br

Florianópolis, 14 de novembro de 2025.

ANEXOS

ANEXO I – Locais do CCB previstos para receber seis (6) propostas artísticas de murais.

ANEXO II – Chamada Para Mural Termo De Cessão Dos Direitos Patrimoniais De Mural Para O Centro De Ciências Biológicas Da UFSC.

ANEXO III – Declaração De Não Plágio Ou Autoplágio De Mural Para O Centro De Ciencias Biológicas Da UFSC

CONSULTAR:

Centro De Ciências Biológicas

Telefone (48) 3721-4618

E-mail: direcao.ccb@contato.ufsc.br ,

Site: https://portal.ccb.ufsc.br/

 

 

O DIRETOR DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

PORTARIAS DE 25 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 183/2025/CCB – Designar a professora ELOISA PAVESI, SIAPE n.º 3103595, Coordenadora de Pesquisa do Departamento de Ciências Morfológicas do Centro de Ciências Biológicas, pelo período de 01/12/2025 a 30/11/2027, com atribuição de carga horária de 8 (oito) horas semanais.

(Ref. Solicitação Digital nº 68515/2025)

 

Nº 184/2025/CCB – Designar a professora LEIDIANE MAZZARDO MARTINS, Coordenadora de Ensino de Anatomia Humana do Departamento de Ciências Morfológicas do Centro de Ciências Biológicas, pelo período de 01/12/2025 a 30/11/2027, com atribuição de carga horária de 10 (dez) horas semanais.

(Ref. Solicitação Digital nº 68515/2025)

 

Nº 185/2025/CCB – Designar o professor JULIANO ANDREOLI MIYAKE, Coordenador de Ensino de Histologia do Departamento de Ciências Morfológicas do Centro de Ciências Biológicas, pelo período de 01/12/2025 a 30/11/2027, com atribuição de carga horária de 10 (dez) horas semanais.

(Ref. Solicitação Digital nº 68515/2025)

 

Nº 186/2025/CCB – Designar a professora IRIA PEDROSO DA CUNHA, Supervisora do Laboratório de Histologia do Departamento de Ciências Morfológicas do Centro de Ciências Biológicas, pelo período de 01/12/2025 a 30/11/2027, com atribuição de carga horária de 8 (oito) horas semanais. (Ref. Solicitação Digital nº 68515/2025)

 

PORTARIA DE 28 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 187/2025/CCB – Art. 1º Dispensar a professora PATRÍCIA FLAVIA QUARESMA como representante titular do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP) no Colegiado e no Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância, conforme Portarias 81 e 82/2024/CCB de 22 de julho de 2024.

Art. 2º Designar o professor RICARDO RUIZ MAZZON como representante titular do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP) no Colegiado e no Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância no período de 25/11/2025 a 31/07/2026, com atribuição de carga horária de 2 (duas) horas semanais e 1 (uma) hora semanal, respectivamente.

(Ref. Solicitação Digital nº 69274/2025)

 

 

 

CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA

A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

PORTARIA DE 27 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 041/2025/PPGFSC – Art. 1º Nomear os docentes Natalia Vale Asari – (Presidente) e Gustavo Nicolodelli e a técnico-administrativa em educação Jéssica Sabrina Correa, para sob presidência da primeiro, constituírem a comissão escrutinadora, com a finalidade de receber e apurar os votos da eleição para a escolha de representação discente, junto aos Colegiados Delegado e Pleno do Programa de Pós-Graduação em Física, para exercício de mandato no ano de 2026 e acompanhar todo o processo eleitoral, até a proclamação final dos resultados.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. processo nº 23080.069841/2025-51)

 

 

 

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

O DIRETOR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

PORTARIAS DE 25 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 250/2025/CCS – Art. 1º Tornar pública a composição da Comissão Avaliadora de Promoção da Classe C – Nível 4 (Associado 4) para a Classe D – Nível 1 (Titular) da Professora MARIANE CARDOSO CARVALHO do Departamento de Odontologia (ODT), de acordo com o Processo n. 23080.043079/2025-82.

Professor Universidade Membro
Elena Riet Correa Rivero UFSC Titular Interno – presidente
Isabela Almeida Pordeus UFMG Titular Externo
Lucianne Cople Maia de Faria UFRJ Titular Externo
Thiago Machado Ardenghi UFSM Titular Externo
Maria Cristina Marino Calvo UFSC Suplente Interno
Cecilia Claudia Costa Ribeiro UFMA Suplente Externo

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

 

Nº 251/2025/CCS – Art. 1º Dispensar, a partir de 25 de novembro de 2025, a docente Ana Paula de Oliveira Santana, da função de coordenadora do estágio FON 7713 – Estágio em Fonoaudiologia Ambulatorial II, para a qual foi designada pela Portaria n.º 238/2025/CCS, de 30 de outubro de 2025.

Art. 2º Dispensar, a partir de 25 de novembro de 2025, a docente Cláudia da Silva, da função de coordenadora do estágio FON 7711 – Estágio em Intervenção Fonoaudiológica I, para a qual foi designada pela Portaria n.º 238/2025/CCS, de 30 de outubro de 2025.

Art. 3º Designar, pelo período de 25 de novembro de 2025 a 15 de julho de 2026, a docente Fabiane Miron Stefani, para exercer a função de coordenadora do estágio FON 7713 – Estágio em Fonoaudiologia Ambulatorial II.

Art. 4º Designar, pelo período de 25 de novembro de 2025 a 15 de julho de 2026, a docente Ana Paula de Oliveira Santana, para exercer a função de coordenadora do estágio FON 7711 – Estágio em Intervenção Fonoaudiológica I.

Art. 5º Atribuir, às docentes, carga horária administrativa de 2 (duas) horas semanais, conforme Resolução Normativa 001/CCS/2016, de 22/02/2016 – Tabela 01 – atualizada em 17 de março de 2022.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Processo nº 23080.068845/2025-11)

 

Nº 252/2025/CCS – Art. 1º Dispensar, a partir de 25 de novembro de 2025, a docente Fabiane Miron Stefani, da função de coordenadora da 7ª fase do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, para a qual foi designada pela Portaria n.º 239/2025/CCS, de 30 de outubro de 2025.

Art. 2º Designar, pelo período de 25 de novembro de 2025 a 15 de julho de 2026, a docente Cláudia da Silva, para exercer a função de coordenadora da 7ª fase do Curso de Graduação em Fonoaudiologia.

Art. 3º Atribuir 2 (duas) horas administrativas semanais para a coordenadora, conforme Resolução Normativa 001/CCS/2016, de 22/02/2016 – Tabela 01 – atualizada em 17 de março de 2022.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Processo nº 23080.068845/2025-11)

 

Nº 253/2025/CCS – Art. 1º Designar o docente THIAGO CAON, SIAPE nº 2264000, como Coordenador de Pesquisa do Departamento de Ciências Farmacêuticas – CIF, pelo período de dois anos, a partir de 01 de dezembro de 2025.

Art. 2º Atribuir, ao docente, carga horária administrativa de quatro horas semanais, conforme Resolução Normativa 01/CCS/2016 – Tabela 01 (atualizada em 17 de março de 2022).

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Solicitação Digital nº 068920/2025)

 

PORTARIA DE 26 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 254/2025/CCS – Art. 1º Designar a docente KARIN BERRIA TOMAZELLI, SIAPE nº 148464, como Supervisora de Laboratório do Setor de Triagem do Departamento de Odontologia, no período de 26/11/2025 a 26/11/2027.

Art. 2º Atribuir, à professora, carga horária administrativa de quatro horas semanais, conforme Resolução Normativa nº 001/CCS/2016 – Tabela 01 – atualizada em 17 de março de 2022.

Art. 3º Revogar, a partir de 26 de novembro de 2025, a portaria Nº 091/2025/CCS, de 22 de maio de 2025.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Solicitação nº 069228/2025)

 

PORTARIA DE 27 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 255/2025/CCS – Art. 1º Designar a professora JULIA ESTELA WILLRICH BOELL, SIAPE nº 3112542, como Coordenadora de Extensão do Curso de Graduação em Enfermagem, pelo período de dois anos, a partir de 25 de novembro de 2025.

Art. 2º Atribuir, à professora, carga horária administrativa de dez horas semanais, conforme Resolução Normativa nº 01/2020/CGRAD/CEx, DE 03 DE MARÇO DE 2020.

Art. 3º Revogar, a partir de 25/11/2025, a Portaria n.º 262/2024/CCS, de 13 de novembro de 2024.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Solicitação nº 069485/2025)

 

 

 

CENTRO TECNOLÓGICO

 

O Diretor do Centro Tecnológico, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 24/2025/DIR/CTC DE 25 DE NOVEMBRO DE 2025.

Nº 24/2025/DIR/CTC – Art. 1º Anunciar e convocar eleições para Coordenador e Subcoordenador do Curso de Graduação em Engenharia Eletrônica.

Art. 2º As solicitações de registro de candidatura deverão ser encaminhadas por email direcionado à geltro@eel.ufsc.br, no período de 1º/12/2025 a 5/12/2025.

Art. 3º A eleição será realizada no dia 10 de dezembro de 2025, das 09h00min às 17h00min, por meio da plataforma HELIOS (e-Democracia UFSC).

Art. 4º Caso a data supracitada não esteja disponível no sistema e-Democracia, a eleição será agendada para o dia útil posterior mais próximo e o cronograma será ajustado e divulgado por e-mail aos eleitores. Atenciosamente,

(Ref. Solicitação Digital nº 068653/2025)

 

 

3º AVISO DE RETIFICAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 20/2025/DIR/CTC

Tornar pública a retificação do Edital nº 20/2025/DIR/CTC, de 10 de setembro de 2025, que trata da eleição para Coordenador e Subcoordenador do Curso de Graduação em Sistemas de Informação.

Onde se lê:

Art. 2º As solicitações de registro de candidaturas deverão ser encaminhadas por email direcionado à sin@contato.ufsc.br, no período entre a publicação do Edital e o dia 23 de novembro de 2025.

Art. 3º A eleição será realizada com início no dia 27 de novembro, às 09h00min, e fim no dia 28 de novembro de 2025, às 17h00min, via plataforma digital eDemocracia, disponível no endereço https://e-democracia.ufsc.br.

Leia-se:

Art. 2º As solicitações de registro de candidaturas deverão ser encaminhadas por email direcionado à sin@contato.ufsc.br, no período entre a publicação do Edital e o dia 7 de dezembro de 2025.

Art. 3º A eleição será realizada com início no dia 11 de dezembro, às 09h00min, e fim no dia 12 de dezembro de 2025, às 17h00min, via plataforma digital eDemocracia, disponível no endereço https://e-democracia.ufsc.br.

Florianópolis, 27 de novembro de 2025.

Atenciosamente,

(Ref. Solicitação Digital nº 049155/2025)

 

 

O DIRETOR DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, designado pela Portaria nº 2629/2024/GR, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

PORTARIAS DE 17 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 269/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes DANIEL RUSCHEL DUTRA e ABÍLIO MATEUS JUNIOR como representantes titular e suplente, respectivamente, do Departamento de Física junto ao Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, com efeito retroativo a 03/09/2025 até 02/09/2027, atribuindo duas horas semanais de carga horária administrativa ao representante titular.

(Ref. Solicitação Digital nº 067398/2025)

 

Nº 270/2025/DIR/CTC – Art. 1º Revogar, a partir de 17/11/2025, a Portaria 226/2025/DIR/CTC, de 4 de setembro de 2025.

Art. 2º Designar os servidores docentes RAPHAEL GRAZZIANO, FRANCISCO ANTONIO CARNEIRO FERREIRA, ANNA FREITAS PORTELA DE SOUZA PIMENTA, LUÍS ROBERTO MARQUES DA SILVEIRA e JOÃO PAULO SCHWERZ para, sob a presidência do primeiro, compor a Comissão de Revalidação de Diplomas Estrangeiros do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, para o período de 17/11/2025 a 1º/1/2027, atribuindo-lhes duas horas semanais de carga administrativa.

(Ref. Solicitação Digital nº 067335/2025)

 

PORTARIA DE 19 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 271/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes abaixo indicados para compor o Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, com efeito retroativo a 04/10/2025 até 03/10/2027, atribuindo duas horas semanais de carga horária administrativa ao representante titular:

 – Departamento de Matemática

FRANCISCO CARLOS CARAMELLO JUNIOR (titular)

FLÁVIA TEREZA GORDANI (suplente)

(Ref. Solicitação Digital nº 067642/2025)

 

PORTARIA DE 24 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 272/2025/DIR/CTC – Designar o servidor docente LEONARDO HOINASKI para exercer a função de Supervisor do Laboratório de Controle da Qualidade do Ar – LCQAr, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, com efeito retroativo a 19/10/2024 até 18/10/2026, atribuindo-lhe duas horas semanais de carga horária administrativa.

(Ref. Solicitação Digital nº 068562/2025)

 

PORTARIA DE 25 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 273/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes JEFFERSON LUIZ BRUM MARQUES, RICHARD DEMO SOUZA e CARLOS AURÉLIO FARIA DA ROCHA, para, sob a presidência do primeiro, compor a comissão que conduzirá o processo eleitoral para a escolha de Coordenador e Subcoordenador do Curso de Graduação em Engenharia Eletrônica.

(Ref. Solicitação Digital nº 068653/2025)

 

PORTARIA DE 26 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 274/2025/DIR/CTC – Designar as discentes abaixo indicadas para compor o Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, como representantes discentes do respectivo curso, com efeito retroativo a 18/11/2025 até 17/11/2026:

Titular:

MARINA FERNANDES – Matrícula 22250553

Suplente:

SOFIA AVELINO VALOIS DE LUCA – Matrícula 21106164

(Ref. Solicitação Digital nº 068431/2025)

 

PORTARIAS DE 28 DE NOVEMBRO DE 2025

Nº 275/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes abaixo indicados para compor a Comissão para Avaliação de Concursos Públicos do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, instaurada para avaliar a expansão da área e as vagas oriundas de aposentadoria, com efeito retroativo a 25/11/2025 até 24/11/2027, atribuindo-lhes 1(uma) hora semanal de carga horária administrativa:

PABLO HELENO SEZERINO (Presidente)

RODRIGO DE ALMEIDA MOHEDANO

MARIA ELISA MAGRI

BRUNO SEGALLA PIZZOLATTI

PATRÍCIA KAZUE UDA

LEONARDO HOINASKI

ARMANDO BORGES DE CASTILHOS JÚNIOR

(Ref. Solicitação Digital nº 067995/2025)

 

Nº 276/2025/DIR/CTC – Art. 1º Revogar, a partir de 4/9/2025, a Portaria Nº 286/2024/DIR/CTC, de 21 de novembro de 2024.

Art. 2º Designar o servidor docente ANTONIO CARLOS MARIANI para exercer a função de Coordenador de Atividades Complementares do Curso Graduação em Ciências da Computação, com efeito retroativo a 4/9/2025 até 21/10/2026, atribuindo-lhe quatro horas semanais de carga horária administrativa.

(Ref. Solicitação Digital n° 066762/2025)