Boletim Nº 168/2025 – 16/09/2025
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
BOLETIM OFICIAL Nº 168/2025
Data da publicação: 16/09/2025
| CAMPUS DE CURITIBANOS | PORTARIA Nº 24/2025/PPGEAN/CCR,
PORTARIA Nº 25/2025/PPGEAN/CCR, PORTARIA Nº 26/2025/PPGEAN/CCR, |
| GABINETE DA REITORIA | PORTARIA Nº 1938/2025/GR
PORTARIAS Nº 1946/2025/GR À Nº 1949/2025/GR |
| PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E EQUIDADE | PORTARIA N° 064/2025/PROAFE |
| PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA | PORTARIA Nº 72/2025/PROGRAD,
PORTARIA Nº 78/2025/PROGRAD, PORTARIAS Nº 86/2025/PROGRAD À Nº 089/2025/PROGRAD, |
| CENTRO DE DESPORTOS | EDITAL Nº 7/2025/CDS,
PORTARIA Nº 38/2025/CDS |
| CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDITAL Nº 026/2025/CCS
PORTARIAS Nº 182/2025/CCS À Nº 208/2025/CCS |
| CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS | EDITAL Nº 17/2025/CFH,
EDITAL Nº 18/2025/CFH, PORTARIAS Nº 119/2025/CFH À Nº 126/2025/CFH |
CAMPUS DE CURITIBANOS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOSSISTEMAS AGRÍCOLAS E NATURAIS
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN), no uso de suas atribuições regimentais, conferidas pela Portaria n.º 1348/2023/GR, de 27 de junho de 2023, RESOLVE
PORTARIAS DE 15 DE SETEMBRO DE 2025.
Nº 24/2025/PPGEAN/CCR – Art. 1º – DESIGNAR os membros abaixo relacionados para compor a Comissão que conduzirá o processo de avaliação dos pedidos de novos credenciamentos e de recredenciamento no PPGEAN, referente ao biênio 2026-2027.
Professora Dr.ª Júlia Carina Niemeyer (Presidenta);
Professor Dr. Douglas Adams Weiler; e
Professor Dr. Maurício Sedrez dos Reis.
Art. 2º – ESTABELECER que a validade desta portaria inicia-se na data de 15 de setembro de 2025 e encerra-se em 31 de dezembro de 2027.
Nº 25/2025/PPGEAN/CCR – Art. 1º – DESIGNAR os membros abaixo relacionados para compor a Comissão que conduzirá o processo de seleção dos candidatos ao ingresso no curso de Mestrado do PPGEAN em 2026.
Professora Dr.ª Júlia Carina Niemeyer (Presidenta);
Professor Dr. Alexandre ten Caten;
Professor Dr. Djama Eugênio Schmitt; e
Professora Dr.ª Rita Carolina de Melo (Suplente).
Art. 2º – ESTABELECER que a validade desta portaria inicia-se na data de 15 de setembro de 2025 e encerra-se em 13 de fevereiro de 2026.
Nº 26/2025/PPGEAN/CCR – Art. 1º – DESIGNAR os membros abaixo relacionados para compor a Comissão de Atualização do Projeto Pedagógico dos Cursos de Mestrado e de Doutorado do PPGEAN.
Professora Dr.ª Karine Louise dos Santos (Presidenta); e
Professora Dr.ª Leosane Cristina Bosco.
Art. 2º – ESTABELECER que a validade desta portaria inicia-se na data de 15 de setembro de 2025 e encerra-se em 16 de março de 2026.
GABINETE DA REITORIA
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIAS DE 12 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 1938/2025/GR – Art. 1º Designar GUILHERME CARRION VIEIRA ACOSTA, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 1868583, para exercer a função de Chefe do Serviço de Expediente da Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – SE/PROFNIT/CSE.
Art. 2º Atribuir ao servidor a função gratificada FG4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
(Ref. Sol. 51808/2025)
PORTARIAS DE 15 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 1946/2025/GR – Designar MAURILIO MANOEL DA SILVA, TÉCNICO EM ELETRICIDADE, SIAPE nº 1158433, Chefe da Seção de Informática – SI/CPCAD/DAE/PROGRAD, para responder cumulativamente pela Coordenadoria de Programação, Controle e Armazenamento de Dados – CPCAD/DAE/PROGRAD, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 22 de Setembro de 2025 a 03 de Outubro de 2025, tendo em vista o afastamento do titular, MARCO FABIANO VASSELAI, SIAPE nº 1660229, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 52104/2025)
Nº 1947/2025/GR – Designar GUILHERME RIZZATTI, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3322100, Chefe do Serviço de Expediente da Coordenadoria de Apoio Administrativo – SE/CAA/CCS, para responder cumulativamente pela Coordenadoria de Apoio Administrativo – CAA/CCS, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 05 de Setembro de 2025 a 15 de Setembro de 2025, tendo em vista o afastamento da titular, Scheila Augusto Rodrigues Lyra, SIAPE nº 2031016, em licença para tratamento de saúde.
(Ref. Sol. 52266/2025)
Nº 1948/2025/GR – Designar RAQUEL VOLPATO GOMINHO, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 2416540, para substituir a Chefe da Divisão de Cadastro – DCAD/DAP/PRODEGESP, código FG3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 15/09/2025 a 29/09/2025, tendo em vista o afastamento da titular Rosângela Linhares Waterkemper, SIAPE nº 1805046, em licença capacitação.
(Ref. Sol. 51949/2025)
Nº 1949/2025/GR – Art. 1º Extinguir o Serviço de Submissão e Comunicação Editorial da Editora da UFSC.
Art. 2º Criar o Serviço de Comunicação Editorial da Coordenadoria Editorial – CE/EdUFSC/DGG.
Art. 3º Utilizar, no serviço criado conforme o Art. 2º, a função gratificada de código FG-4 do serviço extinto segundo o Art. 1º.
Art. 4º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da Universidade.
(Ref. Sol. Digital nº 51111/2025)
PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E EQUIDADE
A PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E EQUIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIA DE 15 DE SETEMBRO DE 2025
N° 064/2025/PROAFE – Art. 1º DESIGNAR os(as) membros para comporem a Comissão de Validação de Refugiados dos candidatos classificados nos processos seletivos 2025 optantes pela Política de Ações Afirmativas – PAA/UFSC, ingressantes em todas as etapas de ensino da UFSC (Educação Básica, Graduação, Pós Graduação) e em todos os processos seletivos (concursos de docentes e TAEs, contratação de professores substitutos, monitorias, bolsas, entre outros) no Campus de Florianópolis e também nos Campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville.
| Nome | SIAPE/Matrícula | Vínculo |
| Juliane Pasqualeto | 1066788 | TAE |
| Grace Kelly Caldas da Silva | 2407877 | TAE |
| Maria Helena Lenzi | 2363308 | TAE |
| Rosane Silveira | 2446745 | TAE |
| Guilherme Carlos Da Costa | 2179249 | TAE |
| Janaina Santos de Macedo | 1761462 | TAE |
Art. 1º Revogar as portarias nº23/PROAFE de 25 de fevereiro de 2025; nº 30/PROAFE de 6 de Março de 2025; nº 047/PROAFE de 07 de Maio de 2025 e nº 59/PROAFE de 10 de setembro de 2025.
Art. 3º. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA
A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, e tendo em vista o que consta no Processo Digital nº 23080. 015650/2021-45, resolve:
PORTARIA DE 18 DE AGOSTO DE 2025
Nº 72/2025/PROGRAD – Art. 1º Retificar a equivalência da disciplina INT5225 ofertada ao Curso de Graduação em Enfermagem, grau Bacharelado, Curso UFSC de número 101, constante da Portaria 104/2022/PROGRAD, de 06 de maio de 2022, conforme as seguintes especificações:
Onde se lê:
| Código | Nome | CH
Teórica |
CH
Prática |
CH
Extensão |
CH
Total |
Pré-requisito | Equivalência | Conjunto |
| INT5225 | O Cuidado no Processo de Viver Humano III – Condição crítica de saúde (EXT = 18h-a) | 90h-a | 108h-a | 18h-a | 216h-a | INT5203 ou
INT5223 e PTL5117
|
NFR5165
INT5205 |
NFR5113 |
Leia-se
| Código | Nome | CH
Teórica |
CH
Prática |
CH
Extensão |
CH
Total |
Pré-requisito | Equivalência | Conjunto |
| INT5225 | O Cuidado no Processo de Viver Humano III – Condição crítica de saúde (EXT = 18h-a) | 90h-a | 108h-a | 18h-a | 216h-a | INT5203 e
PTL5117 ou INT5223 e PTL5117 |
INT5205 | NFR5113 |
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, produzindo efeitos a partir do primeiro semestre letivo de 2026.
PORTARIAS DE 25 DE AGOSTO DE 2025
Nº 078/2025/PROGRAD – Art. 1º Alterar o pré-requisito da disciplina ENR5204 – Topografia e Georreferenciamento, pertencente aos currículos 2010.1 e 2025.1 do curso de graduação em Agronomia (nº UFSC 501), que passa a vigorar conforme as especificações contidas na tabela abaixo:
| Currículo | Fase | Disciplina | Pré-requisito anterior | O que deve ser excluído | O que deve ser incluído | Novo pré-requisito |
| 2010.1 | 3ª | ENR5204 – Topografia e Georreferenciamento | MTM3100
ou MTM3180 |
MTM3100
ou MTM3180 |
MTM3181 | MTM3181 |
| 2025.1 | 3ª | ENR5204 – Topografia e Georreferenciamento | MTM3180 | MTM3180 | MTM3181 | MTM3181 |
Parágrafo único. Ficam mantidas as demais características da disciplina mencionada neste artigo.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do primeiro semestre de 2026.
(Ref. Processo Digital 23080.026748/2025-51)
PORTARIAS DE 10 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 086/2025/PROGRAD – Art. 1º – Retificar o Art. 2º da Portaria nº 456/2019/PROGRAD, de 18 de novembro de 2019, que inclui a disciplina optativa no currículo 2016.1 do curso de Graduação em Biblioteconomia (324), conforme as seguintes especificações:
Onde se lê:
| Fase/Rol | Nome | Carga horária | Pré-requisito |
| Op | CIN7138 – Introdução à Ciência da Computação | 72-a | – |
Leia-se:
| Fase/Rol | Nome | Carga horária | Pré-requisito |
| Op | CIN7138 – Introdução à Ciência da Informação | 72-a | – |
Art. 2º. Estabelecer que a disciplina CIN7138 contará como carga horária obrigatória para os estudantes que a cursarem até o semestre 2020.2 inclusive e dispensar estes estudantes de cursarem CIN5001.
Art. 3º. Estabelecer que a partir do semestre 2021.1 inclusive os estudantes deverão cursar CIN5001 como disciplina obrigatória da 1ª fase do curso em substituição a CIN7138 que passa a contar como carga horária de disciplina optativa.
Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. solicitação digital 059401/2019)
Nº 87/2025/PROGRAD – Art. 1º – Constituir Comissão Central de Bolsa Monitoria para distribuição das cotas de bolsas para os centros de ensino e campi, conforme determina a Resolução Normativa Nº 194/2024/CUn, de 12 de julho de 2024:
– Ana Ribeiro Grossi Araújo (PROGRAD) – (Presidenta);
– Janaina Santos de Macedo (PROGRAD) – (Suplente Presidência);
– Raphael da Hora (PROGRAD);
– Luiza Santangelo Reis (CGRAD);
– Mateus Pena Temer Martins Ribeiro (CGRAD);
– Malcon Andrei Martinez Pereira (CGRAD).
Art. 2º – Compete à Comissão Central de Bolsa Monitoria:
I – avaliar, classificar e distribuir as cotas de Bolsa Monitoria entre os centros de ensino ou campi conforme os critérios estabelecidos no Art. 18 da resolução normativa 194/CUn/2024;
II – encaminhar para a PROGRAD o resultado do processo classificatório das cotas de bolsas para homologação em edital específico;
III – registrar em atas os trabalhos da Comissão, encaminhando-as à CAAP;
IV – apreciar e responder os pedidos de reconsideração feitos pelos centros de ensino ou campi com relação aos resultados homologados; e
V – acompanhar, anualmente, os processos de distribuição das bolsas efetuados pelas comissões internas, observando o cumprimento do disposto no Art. 26 da resolução normativa 194/CUn/2024.
Art. 3º – A Comissão terá até o final do semestre letivo de 2025-2, para desenvolver suas competências.
Art. 4º – Esta portaria entra em vigor na data de sua assinatura.
Nº 88/2025/PROGRAD – Art. 1º – designar a docente MONICA MARTINS DA SILVA como Coordenadora de Área de Gestão em Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Santa Catarina, em substituição à Professora Priscila Fabiane Farias, a partir de 01/09/2025.
Art. 2º – Esta Portaria entre em vigor na data de sua assinatura, revogando as disposições em contrário.
(Ref. processo 23080.028279/2024-24)
PORTARIA DE 11 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 089/2025/PROGRAD – Art. 1º Criar as disciplinas, conforme as seguintes especificações:
| Código | Disciplinas |
Carga horária Total Semanal |
Carga horária
Total Semestral |
| CAD8054 | Ergonomia do Trabalho | 4h-a | 72h-a |
| CAD8055 | Empreendedorismo e Psicanálise | 2h-a | 36h-a |
| CAD8056 | Tomada de decisão em organizações | 2h-a | 36h-a |
| CAD8057 | Estrutura Política e Administrativa do Estado Brasileiro | 2h-a | 36h-a |
| CAD8058 | Marketing e Sociedade | 2h-a | 36h-a |
| CAD8059 | Administração da Tecnologia da Informação e Comunicação | 4h-a | 72h-a |
| CAD8060 | Administração de Materiais | 4h-a | 72h-a |
Art. 2º Incluir as seguintes disciplinas no Rol de optativas do currículo 2023.1 do curso de Graduação em Administração Bacharelado Diurno (301) e Noturno (323), conforme as especificações:
| ROL DE OPTATIVAS | |||||||
| Código | Disciplinas | CH
Teórica |
CH
Prática |
CH
Extensão |
CH
Total Semestral |
Pré-requisito | Equivalência |
| CAD8054 | Ergonomia do Trabalho | 72h-a | – | – | 72h-a | – | – |
| CAD8055 | Empreendedorismo e Psicanálise | 36h-a | – | – | 36h-a | – | – |
| CAD8056 | Tomada de decisão em organizações | 36h-a | – | – | 36h-a | – | – |
| CAD8057 | Estrutura Política e Administrativa do Estado Brasileiro | 36h-a | – | – | 36h-a | – | – |
| CAD8058 | Marketing e Sociedade | 36h-a | – | – | 36h-a | – | – |
| CAD8059 | Administração da Tecnologia da Informação e Comunicação | 72h-a | – | – | 72h-a | – | – |
| CAD8060 | Administração de Materiais | 72h-a | – | – | 72h-a | – | – |
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do primeiro semestre letivo de 2026.
(Ref. processo SPA nº 23080.021969/2025-33 e Ofício nº 012/2025/CCGADM)
CENTRO DE DESPORTOS
O Diretor do Centro de Desportos, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias e em atenção ao estatuto da UFSC, R E S O L V E:
EDITAL Nº 7/2025/CDS DE 15 DE SETEMBRO DE 2025
Art. 1º Convocar o colégio eleitoral dos servidores docentes do Centro de Desportos para a eleição de 01 um representante titular e 01 (um) representante suplente do Centro de Desportos junto ao Conselho Universitário, para mandato de dois anos, com início em 01/11/2025 e término em 31/10/2027.
Art. 2º Serão elegíveis todos os professores da carreira do magistério superior que pertençam ao quadro permanente e que estejam lotados e em efetivo exercício no Departamento de Educação Física, observado o disposto no Art. 15, §5º da Resolução nº 053/CEPE/1995.
Parágrafo único. Aos represententes eleitos será atribuída carga horária administrativa de 10 (dez) horas semanais.
Art. 3º O colégio eleitoral será formado por todos os professores da carreira do magistério superior que pertençam ao quadro permanente e que estejam lotados e em efetivo exercício no Departamento de Educação Física do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina.
Art. 4º Os candidatos deverão requerer sua inscrição junto à Direção do Centro de Desportos encaminhando o formulário de inscrição (Anexo 1) através do e-mail cds@contato.ufsc.br no período especificado no cronograma.
Art. 5º A condução do processo eleitoral será de responsabilidade de comissão designada por meio de portaria pela Direção do CDS.
Art. 6º A eleição será realizada no dia 06 de outubro de 2025, das 09h00 às 16h00, sendo que haverá uma única sessão com 1 (uma) urna para votação, localizada na Sala de Reuniões do Prédio Administrativo do CDS. Art. 7º Para votar, o eleitor deverá apresentar documento de identificação oficial com foto ou identificação institucional da UFSC (crachá).
Art. 8º A votação será realizada por escrutínio secreto, mediante cédula de papel única, na qual
deverão constar os nomes de todas as chapas homologadas. O voto é facultativo e não serão aceitos votos por procuração. Cada eleitor poderá votar em 1 (uma) única chapa inscrita no processo eleitoral.
Art. 9º A apuração dos votos será realizada pela comissão eleitoral em 06/10/2025, a partir das 16h.
Art. 10. Será declarada eleita a chapa que obtiver maioria simples dos votos válidos. Para fins deste edital, consideram-se válidos os votos atribuídos às chapas regularmente inscritas, excluídos os votos em branco, os nulos e as abstenções.
Art. 11. Na ocorrência de um eventual empate, será eleita a chapa que apresentar o(a) candidato(a) com o maior tempo de magistério na UFSC e, no caso de persistir o empate, o mais idoso(a).
Art. 12. O resultado do processo eleitoral será publicado no sítio eletrônico do Centro de Desportos até às 17h do dia 07 de outubro de 2025.
Art. 13. Eventuais recursos ao resultado do processo eleitoral deverão ser impetrados junto à Direção do Centro de Desportos através do e-mail cds@contato.ufsc.br dentro de 72 horas após a publicação no sítio eletrônico da Unidade, cabendo à comissão responsável a sua apreciação e resposta.
Art. 14. O cronograma das eleições está descrito abaixo:
| Etapa | Prazo | Local |
| Inscrições das candidaturas | 15 a 29 de setembro de 2025 | Enviar a ficha de inscrição para o e-mail: cds@contato.ufsc.br |
| Homologação das inscrições | 30 de setembro de 2025 | Publicação na página do CDS: |
| Eleição | 06 de outubro de 2025
(das 09h às 16h) |
Sala de Reuniões do Prédio Administrativo do CDS |
| Apuração dos votos | 06 de outubro de 2025
(após às 16h) |
|
| Divulgação do resultado | 07 de outubro de 2025 | Página do CDS: |
| Interposição de recursos | Até 10 de outubro de 2025 | Através do e-mail: |
Art. 15. Caso não haja candidatos inscritos para a eleição regida pelo presente edital, serão aplicadas as disposições da Portaria n.º 37/2025/CDS, de 05 de setembro de 2025.
O DIRETOR DO CENTRO DE DESPORTOS, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais e tendo em vista o Edital nº 7/2025/CDS, RESOLVE:
PORTARIA DE 15 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 38/2025/CDS – Art. 1º Designar os servidores LUIZ GUILHERME ANTONACCI GUGLIELMO, PAULO HENRIQUE BORGES e TIAGO ALEXANDRE VIKTOR para, sob a presidência do primeiro, constituírem comissão eleitoral para escolha de representantes do Centro de Desportos junto ao Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, de acordo com o Edital n.º 7/2025/CDS.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Edital nº 7/2025/CDS)
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
O DIRETOR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
EDITAL Nº 026/2025/CCS DE 09 DE SETEMBRO DE 2025.
Nº 026/2025/CCS – Art. 1º CONVOCAR o Colegiado do Departamento de Pediatria para a eleição de chefe e subchefe do Departamento, que será realizada no dia 03 de outubro de 2025, às 14h, durante a Reunião Ordinária do Colegiado do Departamento de Pediatria, na Sala de Reuniões do Colegiado do Curso de Medicina localizada no 1ª andar do Bloco Didático Pedagógico/HU.
Art. 2º As inscrições ocorrerão na mesma data, local e horário da eleição, durante a Reunião Ordinária do Colegiado. DIVULGUE-SE!
(Ref. Solicitação Digital nº 050840/2025)
PORTARIAS DE 01 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 182/2025/CCS – Art. 1º Designar, no período de 01/09/2025 a 01/09/2027, as docentes Leidiane Mazzardo Martins, SIAPE 2147872, e Cristiane Meneghelli, SIAPE 2824470, como representantes do Departamento de Ciências Morfológicas, titular e suplente, respectivamente, do Colegiado do Curso de Graduação em Farmácia.
Art. 2º Atribuir carga horária administrativa de duas horas semanais para cada membro docente titular, conforme Portaria 785/1995/GR, Art. 13.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 048284/2025)
Nº 183/2025/CCS – Art. 1º Designar os professores e os representantes de entidades abaixo relacionados como membros titulares e suplentes do Colegiado do Curso de Graduação em Medicina, pelo período 01 de setembro de 2025 a 07 de fevereiro de 2026:
| COORDENADORES DO CURSO | ||||||||
| ANTONIO REIS DE SÁ JÚNIOR | Coordenador do Curso | CLM/CCS | ||||||
| LUCIANA SANTOS PIMENTEL | Subcoordenadora do Curso | DTO/CCS | ||||||
| REPRESENTANTES DOS DEPARTAMENTOS | ||||||||
| TITULAR | SUPLENTE | DEP. | ||||||
| GETÚLIO RODRIGUES OLIVEIRA FILHO | GILBERTO DO NASCIMENTO GALEGO | CLC/CCS | ||||||
| MÁRIO SÉRGIO SOARES DE AZEREDO COUTINHO | SIMONE VAN DE SANDE LEE | CLM/CCS | ||||||
| ROXANA KNOBEL | SÉRGIO MURILO STEFFENS | DTO/CCS | ||||||
| MAURÍCIO JOSÉ LOPES PEREIMA | LUIZ ROBERTO AGEA CUTOLO | DPT/CCS | ||||||
| CHARLES DALCANALE TESSER | RODRIGO OTÁVIO MORETTI PIRES | SPB/CCS | ||||||
| JOÃO PÉRICLES DA SILVA JÚNIOR | CLÁUDIA REGINA DOS SANTOS | PTL/CCS | ||||||
| ANDREA GONÇALVES TRENTIN | MAURICIO PEÑA CUNHA | BEG/CCB
CFS/CCB |
||||||
| COORDENADORES DE FASES, INTERAÇÃO COMUNITÁRIA, TCC | ||||||||
| COORDENADOR | FASE | DEP. | ||||||
| CLÁUDIA BEATRIZ NEDEL MENDES DE AGUIAR | PRIMEIRA FASE | BEG/CCB | ||||||
| DOMITILA AUGUSTA HUBER | SEGUNDA FASE | CFS/CCB | ||||||
| SÉRGIO MURILO STEFFENS | TERCEIRA FASE | DTO/CCS | ||||||
| JOÃO PÉRICLES DA SILVA JUNIOR | QUARTA FASE | PTL/CCS | ||||||
| FABRICIO DE SOUZA NEVES | QUINTA FASE | CLM/CCS | ||||||
| SIMONE VAN DE SANDE LEE | SEXTA FASE | CLM/CCS | ||||||
| JOSIMARI TELINO LACERDA | SÉTIMA FASE | SPB/CCS | ||||||
| FLÁVIO LOBO HELDWEIN | OITAVA FASE | CLC/CCS | ||||||
| FLÁVIA HENRIQUE | INTERAÇÃO COMUNITÁRIA | CLM/CCS | ||||||
| MARGOT MARIE MARTIN | TCC | DTO/CCS | ||||||
| COORDENADORES DO INTERNATO MÉDICO | ||||||||
| MÓDULO | TITULAR | SUPLENTE | DEP. | |||||
| Int. Médico 9ª e 11ª fases (GO) | KAROLINE BUNN BORBA | HUGO ALEJANDRO ARCE ISKENDERIAN | DTO/CCS | |||||
| Int. Médico 9ª e 11ª fases (DPT) | JOÃO CARLOS XICOTA | NILZETE LIBERATO BRESOLIN | DPT/CCS | |||||
| Int. Médico 10ª e 12ª fases (CLM) | MARIA ISABEL CUNHA VIEIRA CORDIOLI | ROSEMERI MAURICI DA SILVA | CLM/CCS | |||||
| Int. Médico 10ª e 12ª fases (CLC) | SAINT CLAIR VIEIRA DE OLIVEIRA | RAFAEL NARCISO FRANKLIN | CLC/CCS | |||||
| Int. Médico 9ª e 10ª fases (MFC) | JARDEL CORREA DE OLIVEIRA | ARMANDO HENRIQUE NORMANN | CLM/CCS | |||||
| REPRESENTANTES: PEDAGÓGICO, DE ENTIDADES E DOCÊNCIA ASSISTENCIAL | ||||||||
| TITULAR | SUPLENTE | ENTIDADE | DEP. | |||||
| EVALDO DOS SANTOS | MARIÂNGELA PIMENTEL PINCELLI | NDE | DTO/CCS
CLM/CCS |
|||||
| JULIANO PEREIMA DE OLIVEIRA
PINTO |
MARCELO NEVES LINHARES | CRM | ||||||
| RAI JEAN NORBERTO DA COSTA E SILVA | ANNE GABRIELI HAAG | RDA | ||||||
| ODI JOSÉ OLEINISCKI | JULIANE FELIPE FERRARI | SIMESC | ||||||
| GUSTAVO HENRIQUE TIECHER | HELENA FERREIRA DE MACEDO | 1ª à 4ª FASES | DISCENTE | |||||
| POLIANNA KAHLHOFER | 5ª à 8ª FASES | DISCENTE | ||||||
| LETÍCIA GONÇALVES GOMES | INTERNATO | DISCENTE | ||||||
| ANDRÉ SILVA WAGNER | INTERNATO | DISCENTE | ||||||
| LUÍSA GOULART MENDONÇA | INTERNATO | DISCENTE | ||||||
Art. 2º Atribuir, aos membros docentes titulares, carga horária administrativa de 2 (duas) horas semanais, conforme Resolução Normativa nº 001/CCS/2016 – Tabela 01 – atualizada em 17 de março de 2022.
Art. 3º Revogar a Portaria n.º 154/2025/CCS, de 24 de julho de 2025.
Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 048583/2025)
Nº 184/2025/CCS – Art. 1º Designar os docentes abaixo relacionados como Coordenadores de Módulo do Curso de Graduação em Medicina – 1ª a 8ª fases e TCC, pelo período 01 de setembro de 2025 a 07 de fevereiro de 2026:
| Fase | Disciplina | Professor Coordenador | |
| 1ª | MED 7001 | INTRODUÇÃO ESTUDO DA MEDICINA I | Cláudia Beatriz Nedel Mendes de Aguiar (BEG) |
| MED 7101 | INTERAÇÃO COMUNITÁRIA I | Fabrício Augusto Menegon (SPB) | |
| 2ª | MED 7002 | INTRODUÇÃO ESTUDO DA MEDICINA II | Domitila Augusta Huber (CFS) |
| MED 7102 | INTERAÇÃO COMUNITÁRIA II | Fabrício Augusto Menegon (SPB) | |
| 3ª | MED 7003 | SAÚDE DA CRIANÇA I | Renata Meirelles Gaspar Coelho Tomazzoni (DPT) |
| MED 7004 | SAÚDE DA MULHER I | Sérgio Murilo Steffens (DTO) | |
| MED 7005 | SAÚDE DO ADULTO I | A DEFINIR | |
| MED 7006 | SAÚDE E SOCIEDADE I | Antônio Fernando Boing (SBP) | |
| MED 7103 | INTERAÇÃO COMUNITÁRIA III | Fabrício Augusto Menegon (SPB) | |
| 4ª | MED 7007 | SAÚDE DA CRIANÇA II | Tatiana da Silva Oliveira Mariano (DPT) |
| MED 7008 | SAÚDE DA MULHER II | Ricardo Nascimento (DTO) | |
| MED 7009 | SAÚDE DO ADULTO II | João Péricles da Silva Júnior (PTL) | |
| MED 7010 | SAÚDE E SOCIEDADE II | Ana Luiza de Lima Curi Hallal (SPB) | |
| MED 7104 | INTERAÇÃO COMUNITÁRIA IV | Fabrício Augusto Menegon (SPB) | |
| 5ª | MED 7011 | SAÚDE DA CRIANÇA III | Emanuela da Rocha Carvalho (DPT) |
| MED 7012 | SAÚDE DA MULHER III | Paulo Fernando Brum Rojas (DTO) | |
| MED 7013 | SAÚDE DO ADULTO III | Fabricio de Souza Neves (CLM) | |
| MED 7014 | SAÚDE E SOCIEDADE III | Charles Dalcanale Tesser (SPB) | |
| MED 7105 | INTERAÇÃO COMUNITÁRIA V | Flávia Henrique (CLM) | |
| 6ª | MED 7015 | SAÚDE DA CRIANÇA IV | Marilza Leal Nascimento (DPT) |
| MED 7016 | SAÚDE DA MULHER IV | Luciana Santos Pimentel (DTO) | |
| MED 7017 | SAÚDE DO ADULTO IV | Simone Van de Sande Lee (CLM) | |
| MED 7018 | SAÚDE E SOCIEDADE IV | Ana Luiza de Lima Curi Hallal (SPB) | |
| MED 7106 | INTERAÇÃO COMUNITÁRIA VI | Flávia Henrique (CLM) | |
| 7ª | MED 7019 | SAÚDE DA CRIANÇA V | Anelise Steglich Souto (DPT) |
| MED 7020 | SAÚDE DA MULHER V | Beatriz Maykot Kuerten (DTO) | |
| MED 7021 | SAÚDE DO ADULTO V | Adair Bervig Junior (CLC) | |
| MED 7022 | SAÚDE E SOCIEDADE V | Josimari Telino de Lacerda (SPB) | |
| MED 7107 | INTERAÇÃO COMUNITÁRIA VII | Flávia Henrique (CLM) | |
| 8ª | MED 7023 | SAÚDE DA CRIANÇA VI | Denise Bousfield da Silva (DPT) |
| MED 7024 | SAÚDE DA MULHER VI | Érica Elaine Traebert Simezo (DTO) | |
| MED 7025 | SAÚDE DO ADULTO VI | Flávio Lobo Heldwein (CLC) | |
| MED 7026 | SAÚDE E SOCIEDADE VI | Fabricio Augusto Menegon (SPB) | |
| MED 7108 | INTERAÇÃO COMUNITÁRIA VIII | Flávia Henrique (CLM) | |
| MED 7301 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) | Margot Marie Martin (DTO) | |
Art. 2º Atribuir, aos titulares, carga horária administrativa de 2 (duas) horas semanais por módulo, conforme Resolução Normativa 001/CCS/2016, de 22/02/2016, Tabela 01 (atualizada em 17 de março de 2022).
Art. 3º Esta Art. 3º Revogar, a partir de 01/09/2025, a Portaria nº 156/2025/CCS, de 24 de julho de 2025.
Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref.: Solicitação Digital nº 048583/2025)
Nº 185/2025/CCS – Art. 1º Designar os professores abaixo relacionados para compor o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Medicina, pelo período 01 de setembro de 2025 a 07 de fevereiro de 2026:
| MEMBRO | FUNÇÃO | DEPARTAMENTO |
| EVALDO DOS SANTOS | Presidente do NDE | DTO |
| MARIÂNGELA PIMENTEL PINCELLI | VICE-PRESIDENTE DO NDE | CLM |
| ANTÔNIO REIS DE SÁ JÚNIOR | COORDENADOR DO CURSO DE MEDICINA | CLC |
| LUCIANA SANTOS PIMENTEL | SUBCOORDENADORA DO CURSO DE MEDICINA | CLM |
| CLÁUDIA BEATRIZ NEDEL MENDES DE AGUIAR | COORDENADORA DA 1ª FASE | BEG |
| DOMITILA AUGUSTA HUBER | COORDENADORA DA 2ª FASE | CFS |
| SÉRGIO MURILO STEFFENS | COORDENADOR DA 3ª FASE | DTO |
| JOAO PERICLES DA SILVA JUNIOR | COORDENADOR DA 4ª FASE | PTL |
| FABRICIO DE SOUZA NEVES | COORDENADOR DA 5ª FASE | CLM |
| SIMONE VAN DE SANDE LEE | COORDENADORA DA 6ª FASE | CLM |
| JOSIMARI TELINO DE LACERDA | COORDENADOR DA 7ª FASE | SPB |
| FLÁVIO LOBO HELDWEIN | COORDENADOR DA 8ª FASE | CLC |
| MARGOT MARIE MARTIN | COORDENADORA DO TCC | DTO |
Art. 2º Atribuir, aos professores, carga horária administrativa de 1 (uma) hora semanal, conforme Portaria 233/PROGRAD/2010, de 25/02/2016, art. 5º, parágrafo 1º.
Art. 3º Revogar, a partir de 01/09/2025, a Portaria nº 157/2025/CCS, de 28 de março de 2025.
Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 048583/2025)
Nº 186/2025/CCS – Art. 1º Designar, a docente DIANE DE LIMA OLIVEIRA, SIAPE nº 1065060, como Subcoordenadora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário HU/UFSC, no período de 01/09/2025 a 31/08/2026.
Art. 2º Atribuir, à docente, carga horária administrativa de dez horas semanais, conforme Resolução Normativa 001/CCS/2016, de 22/02/2016 – Tabela 01 (atualizada em 17 de março de 2022).
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº048536/2025)
Nº 187/2025/CCS – Art. 1º RETIFICAR a portaria nº 152/2023/CCS, de 18 de maio de 2023. No trecho em que se lê: “SIAPE n.º 1269492”. Leia-se: “SIAPE n.º 1461053”.
Art. 2º RETIFICAR a portaria nº 153/2023/CCS, de 18 de maio de 2023. No trecho em que se lê: “SIAPE n.º 1269492”. Leia-se: “SIAPE n.º 1461053”.
Art. 3ºEsta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 048777/2025)
PORTARIA DE 02 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 188/2025/CCS – Art. 1º Designar a professora THAIS MARQUES SIMEK VEGA GONÇALVES, SIAPE nº 2228788, como Coordenadora de Pesquisa do Departamento de Odontologia, no período de 02/09/2025 a 01/09/2027.
Art. 2º Atribuir, à professora, carga horária administrativa de quatro horas semanais, conforme Resolução Normativa 01/CCS/2016 – Tabela 01 (atualizada em 17 de março de 2022).
Art. 3º Revogar, a partir de 02/09/2025, a Portaria n.º 133/2025/CCS de 06 de junho de 2024.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação nº 048871/2025)
Nº 189/2025/CCS – Art. 1º Dispensar, a partir de 28/08/2025, a docente MONIQUE HAENSCKE SENNA SCHLICKMANN, SIAPE nº 3930176, da condição de membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Enfermagem, para a qual foi designada pela Portaria nº 170/2025/CCS, de 25 de agosto de 2025.
Art. 2º Designar a docente DULCINEIA GHIZONI SCHNEIDER, SIAPE nº 2169784, como membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Enfermagem, pelo período de 28/08/2025 a 19/08/2027.
Art. 3º Atribuir carga horária administrativa de 1 (uma) hora semanal para cada membro, conforme Portaria 233/PROGRAD/2010, de 25/02/2016, art. 5º, parágrafo 1º.
Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 047270/2025)
PORTARIAS DE 04 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 190/2025/CCS – Art. 1º Criar o Laboratório de Ensino da Farmácia Escola, do Centro de Ciências da Saúde, com sede na Farmácia Escola UFSC.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação nº 049343/2025)
Nº 191/2025/CCS – Art. 1º Designar, no período de 04/09/2025 a 03/09/2027, a professora ROSANA ISABEL DOS SANTOS, SIAPE nº 356642, lotada no Departamento de Ciências Farmacêuticas (CIF), como Supervisora do Laboratório de Ensino da Farmácia Escola.
Art. 2º Atribuir, à professora, carga horária administrativa de quatro horas semanais, conforme Resolução Normativa 001/CCS/2016, de 22/02/2016, Tabela 01 (atualizada em 17 de março de 2022).
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação nº 049343/2025)
Nº 192/2025/CCS – Art. 1º Designar, no período de 04/09/2025 a 09/06/2027, a servidora técnico administrativa LUÍSA BONETTI SCIREA, SIAPE 3448556, para integrar como membro titular a Comissão de Estudo e Adoção de medidas de combate a violências e assédio no Centro de Ciências da Saúde, instituída pela Portaria n.º 102/2025/CCS, de 10 de junho de 2025.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
Nº 193/2025/CCS – Art. 1º LOCALIZAR o servidor técnico-administrativo GENILSON CRISTIANO BRAGA DOS SANTOS, SIAPE n.º 3048255, MASIS n.º 212907, ocupante do cargo de ASSISTENTE DE LABORATÓRIO, no Departamento de Patologia do Centro de Ciências da Saúde (PTL/CCS), com efetivo exercício no Laboratório de Patologia Bucal do CCS.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
PORTARIAS DE 05 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 194/2025/CCS – Art. 1º Designar o docente DOUGLAS FRANCISCO KOVALESKI, SIAPE nº 2457520 como Subcoordenador da Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissionais em Saúde (COREMU), no período de 22 de março de 2025 a 04 de setembro de 2025.
Art. 2º Atribuir ao docente carga horária administrativa de 10 (dez) horas semanais, conforme Resolução Normativa nº 001/CCS/2016 – Tabela 01 – atualizada em 17 de março de 2022.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 049371/2025)
Nº 195/2025/CCS – Art. 1º Designar o docente MONIQUE SENNA SCHLICKMANN, SIAPE nº 3930176, como Subcoordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissionais em Saúde (COREMU), no período de 05 de setembro de 2025 a 04 de setembro de 2027.
Art. 2º Atribuir à docente carga horária administrativa de 10 (dez) horas semanais, conforme Resolução Normativa nº 001/CCS/2016 – Tabela 01 – atualizada em 17 de março de 2022.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 049371/2025)
Nº 196/2025/CCS – Art. 1º LOCALIZAR a docente HELLEN KARINE STULZER KOERICH, SIAPE n.º 2534243, MASIS n.º 176227, ocupante do cargo de PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, lotada no DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS / CIF/CCS, com efetivo exercício no Laboratório de Controle e Qualidade.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação n° 045780/2025)
Nº 197/2025/CCS – Art. 1º CONCEDER, a partir de 19 de agosto de 2025, o adicional de Insalubridade no percentual de 20%, para a docente HELLEN KARINE STULZER KOERICH, SIAPE nº 2534243, MASIS n.º 176227, ocupante do cargo de PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, lotada no DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS / CIF/CCS, com efetivo exercício no Laboratório de Controle e Qualidade, em circunstâncias ou condições insalubres, como atribuição legal de seu cargo, por tempo igual ou superior à metade da jornada de trabalho mensal. (Ref. Laudo Individual nº 26246-000.030/2025).
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação n° 045780/2025)
PORTARIAS DE 08 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 198/2025/CCS – Art. 1º Designar os professores abaixo relacionados para, sob a presidência da primeira, constituírem a Comissão de Avaliação de Propostas para atendimento do item 5.1 do Edital n° 08/2025/PROEX – PROBOLSAS 2026, no âmbito do Centro de Ciências da Saúde – CCS/UFSC:
- CLAUDIA SOAR – NTR – Coordenadora de Extensão do CCS (Presidente)
- SHEILA RUBIA LINDNER – SPB – Subcoordenadora de Extensão do CCS
- HELOISA PAMPLONA CUNHA – ACL
- IZABELLA THAÍS DA SILVA – CIF
- GETÚLIO RODRIGUES DE OLIVEIRA FILHO – CLC
- ANTONIO REIS DE SA JUNIOR – CLM
- EVANDRO RUSSO – DTO
- FERNANDA ZUCKI MATHIAS – FON
- ETIENE DE ANDRADE MUNHOZ – ODT
- ALINE LIMA PESTANA MAGALHAES – NFR
- LUCIA ANDREIA ZANETTE RAMOS ZENI – NTR
- MAURICIO JOSE LOPES PEREIMA – DPT
- ROGÉRIO DE OLIVEIRA GONDAK – PTL
- CLÁUDIA FLEMMING COLUSSI– SPB
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, e terá validade enquanto durarem os trabalhos da Comissão.
(Ref. EDITAL Nº 08/2025/PROEX – PROBOLSAS 2026)
Nº 199/2025/CCS – Art. 1º DESIGNAR, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa nº 007/GR/2007, de 15 de outubro de 2007, os servidores listados abaixo para compor a Comissão Interna para Elaboração do Inventário Físico dos Bens Móveis Permanentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS), referente ao exercício 2025.
| NOME | SIAPE | CARGO | LOCALIZAÇÃO |
| GUILHERME RIZZATTI (PRESIDENTE) | 3322100 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO | COORDENADORIA DE APOIO ADMINISTRATIVO / CAA/CCS |
| AMILCAR JOEL SIMM | 2984556 | TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | COORDENADORIA DE APOIO ADMINISTRATIVO / CAA/CCS |
| MARICLEIDE DOS SANTOS NUNES | 1281713 | TÉCNICO DE
LABORATÓRIO/ÁREA |
COORDENADORIA DE APOIO ADMINISTRATIVO / CAA/CCS |
| JULIANA MARQUES TRINDADE | 3337123 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO | Serviço de Expediente da Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Nutrição / SE/CPGNTR/CCS |
Art. 2º Os documentos produzidos pela Comissão deverão ser apresentados ao Agente Patrimonial Nato da Unidade inventariada tão logo finalizem os trabalhos, viabilizando o cumprimento do Cronograma de Inventário Anual amplamente divulgado na Instituição.
Art. 3º Revogar, a partir de 08 de setembro de 2025, a Portaria nº 148/2025/CCS.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Ofício Circular nº 01/DINV/DGP/PROAD/2025)
Nº 200/2025/CCS – Art. 1º DESIGNAR, na forma dos artigos nº 158 e 159 da Portaria Normativa nº 007/GR/2007, de 15 de outubro de 2007, os servidores abaixo relacionados, para comporem as Subcomissões para Elaboração do Inventário de Bens Móveis Permanentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS), referente ao exercício 2025:
DEPARTAMENTOS:
Departamento de Análises Clínicas (ACL/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| CRISTIANE QUADROS MADEMANN | 2081260 | TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA |
| MARIA LUIZA BAZZO | 1159581 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
| PAULA GIAROLA FRAGOSO DE OLIVEIRA | 2177700 | TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA |
Departamento de Ciências Farmacêuticas (CIF/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| IRINA ZARUR STOSICK | 1977540 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| JESSICA SARA DE SOUSA MACÊDO OLIVEIRA | 3443791 | TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA |
| NILSON AMARO LUIZ | 1156191 | FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO |
Departamento de Cirurgia (CLC/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| WALMIR VIEIRA FILHO | 1158235 | AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO |
| LIZETE MARIA TORRES | 1169718 | AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO |
| MARIO CESAR FERREIRA | 1157506 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
Departamento de Clínica Médica (CLM/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| LUIZ FERNANDO LORENCI | 1965524 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| MARIO SERGIO SOARES DE AZEREDO COUTINHO | 1159643 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
| SIMONE VAN DE SANDE LEE | 1974564 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Departamento de Enfermagem (NFR/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| MARCELO FERREIRA VIGNOCHI | 1053746 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| MARIA LÍGIA DOS REIS BELLAGUARDA | 2288503 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| SIMONE VIDAL SANTOS | 2160313 | ENFERMEIRO/ÁREA |
Departamento de Fonoaudiologia (FON/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| KAYQUE ANTONIO SILVA | 1133568 | ENFERMEIRO/ÁREA |
| VICENTE FLORÊNCIO ROCHA DA GAMA E SILVA | 3383202 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| ANA MARIA FURKIM | 1813168 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Departamento de Ginecologia e Obstetrícia(DTO/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| ROXANA KNOBEL | 2431811 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
| SERGIO MURILO STEFFENS | 3160487 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
| SONIA MARIA GUEVARA OCHOA | 2344917 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
Departamento de Nutrição (NTR/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| GABRIELLE PRADE CARLOS | 3125924 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| FERNANDA CRISTINA DE SOUZA | 2044145 | TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA |
| GERSON LUIS FACCIN | 1159451 | TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA |
Departamento de Odontologia (ODT/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| MOACIR TADEU DE MELO | 1204320 | TÉCNICO EM PRÓTESE DENTÁRIA |
| MARIO ARTHUR FAVRETTO | 3150509 | TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA |
| LUCAS DA FONSECA ROBERTI GARCIA | 2331080 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Departamento de Patologia (PTL/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| FÁBIO JOSÉ CAMPOS | 1943219 | AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO |
| GILMARA DAVID LEMOS | 1009050 | TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA |
| MAITE PERIN | 2190691 | TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA |
Departamento de Pediatria (DPT/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| NAZARETE MENEGHEL RODRIGUES | 1942452 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| MAURICIO JOSE LOPES PEREIMA | 1159666 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
| LUIZ ROBERTO AGEA CUTOLO | 1526564 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Departamento de Saúde Pública (SPB/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| GISELI SALAIB SPRINGER | 3136419 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| SHEILA RUBIA LINDNER | 4363155 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
| MARIA CRISTINA MARINO CALVO | 2195024 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
COORDENADORIAS DE GRADUAÇÃO:
Coordenadoria do Curso de Graduação em Enfermagem
| NOME | SIAPE | CARGO |
| ALINE ALBERNAZ DA SILVA DE BRITO | 3301920 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| MARGARETE MARIA DE LIMA | 3716415 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Coordenadoria do Curso de Graduação em Farmácia
| NOME | SIAPE | CARGO |
| LEONARDO SANDRI DE VASCONCELOS | 2389163 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| ROBERTO FERREIRA DE MELO | 1160230 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Coordenadoria do Curso de Graduação em Fonoaudiologia
| NOME | SIAPE | CARGO |
| JOSÉ AGOSTINHO BARBOSA DE SOUZA | 1951941 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| SIMONE MARIOTTI ROGGIA | 1813157 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Coordenadoria do Curso de Graduação em Medicina
| NOME | SIAPE | CARGO |
| LUCAS INDALÊNCIO DE CAMPOS | 2022906 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| ANTONIO REIS DE SA JUNIOR | 1987065 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Coordenadoria do Curso de Graduação em Nutrição
| NOME | SIAPE | CARGO |
| MARCOS TATIANO CAMPOS | 1976949 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| MARIA CRISTINA MARCON | 1158774 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Coordenadoria do Curso de Graduação em Odontologia
| NOME | SIAPE | CARGO |
| DENISE MARIA VIEIRA | 1746050 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| ANA MARIA HECKE ALVES | 1203475 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
COORDENADORIAS DE PÓS-GRADUAÇÃO:
Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
| NOME | SIAPE | CARGO |
| FELIPE DAMINELLI DE MEDEIROS | 1408827 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| FABRICIO AUGUSTO MENEGON | 1868198 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica
| NOME | SIAPE | CARGO |
| MARINA LUIZ | 3402178 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| SILVANA NAIR LEITE CONTEZINI | 1762414 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
| NOME | SIAPE | CARGO |
| KATIA LIN | 3329046 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
| PRISCILA PIMENTEL VIEIRA | 1891620 | ADMINISTRADOR DE EDIFÍCIOS |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
| NOME | SIAPE | CARGO |
| LORENA GÓES DA LUZ | 3313047 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| JOSÉ LUÍS GUEDES DOS SANTOS | 2860833 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação em Farmácia
| NOME | SIAPE | CARGO |
| VINÍCIUS DA ROSA NUNES | 3161590 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| THAÍS CRISTINE MARQUES SINCERO | 2487373 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
| NOME | SIAPE | CARGO |
| JESSICA DA ROCHA OURIQUES | 1861200 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| ANA CAROLINA DE ASSIS MOURA GHIRARDI | 2134620 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem
| NOME | SIAPE | CARGO |
| FELIPE DAMINELLI DE MEDEIROS | 1408827 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| LUCIA NAZARETH AMANTE | 2158033 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação em Nutrição
| NOME | SIAPE | CARGO |
| JULIANA MARQUES TRINDADE | 3337123 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| GIOVANNA MEDEIROS RATAICHESCK FIATES | 2160688 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação em Odontologia
| NOME | SIAPE | CARGO |
| ELENA RIET CORREA RIVERO | 2475410 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
| NOME | SIAPE | CARGO |
| CRISTIAN BAUMANN GLATZ | 3391616 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| ANA LUIZA DE LIMA CURI HALLAL | 1151736 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação Mestrado profissional em Informática em Saúde
| NOME | SIAPE | CARGO |
| DANIELA COUTO CARVALHO BARRA | 2533270 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
| JESSICA DA ROCHA OURIQUES | 1861200 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
Residência Médica
| NOME | SIAPE | CARGO |
| PATRICK ALENCASTRO PINHEIRO | 2390898 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| ZULMAR ANTONIO ACCIOLI DE VASCONCELLOS | 1359507 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Residência Multiprofissional e Uniprofissionais em Saúde
| NOME | SIAPE | CARGO |
| JEFERSON MADEIRA DA SILVA | 2666133 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| JUSSARA GUE MARTINI | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Biblioteca Setorial do CCS:
| NOME | SIAPE | CARGO |
| ADRIANA STEFANI CATIVELLI | 2765898 | BIBLIOTECÁRIO-DOCUMENTALISTA |
| FABRICIO SIMAS | 1159469 | AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO |
Art. 2º O Relatório de Inventário gerado pelo Sistema SIP, a planilha de bens sem identificação, o Relatório da Comissão e eventuais documentos requeridos posteriormente deverão ser apresentados ao Agente Patrimonial Nato e à Coordenadoria de Apoio Administrativo do Centro de Ciências da Saúde até o dia 17/10/2025, conforme procedimentos de encaminhamento disponibilizados pelo Departamento de Gestão Patrimonial (DGP), para que seja analisado e encaminhado de forma consolidada ao DGP.
Art. 3º A planilha de bens sem identificação também deverá ser enviada pela comissão ao DGP até o dia 24/10/2025, com cópia para o ccs@contato.ufsc.br.
Art. 4º Revogar, a partir de 08 de setembro de 2025, a Portaria n.º 158/2025/CCS.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Ofício Circular nº 01/DINV/DGP/PROAD/2025)
PORTARIA DE 09 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 201/2025/CCS – Art. 1° DESIGNAR, no período de 01/09/2025 a 30/08/2027, as docentes DIOVANE GHIGNATTI DA COSTA, LUCIANA MARTINS DA ROSA e ROSANI RAMOS MACHADO, para, sob a presidência da primeira, constituírem a Comissão de Revalidação de Diplomas Estrangeiros do Curso de Graduação em Enfermagem.
Art. 2º Atribuir, às docentes, carga horária administrativa de 02 horas semanais, conforme Resolução Normativa 001/CCS/2016, de 22/02/2016 – Tabela 01 – atualizada em 17 de março de 2022.
Art. 3º Revogar, a partir de 01 de setembro de 2025, a Portaria nº 207/2024/CCS, DE 29 DE AGOSTO DE 2024.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 050750/2025)
Nº 202/2025/CCS – Art. 1º Designar as docentes Renata Meirelles Gaspar Coelho Tomazzoni (Presidente), Marilza Leal Nascimento (Secretária) e Jaqueline Cavalcanti de Albuquerque Ratier (Membro) para constituírem a Comissão Eleitoral para eleição de Chefe e Subchefe do Departamento de Pediatria (DPT), a realizar-se no dia 03 de outubro de 2025, às 14h.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, e terá validade enquanto durarem os trabalhos da comissão. ( Solicitação nº 050840/2025)
PORTARIA DE 10 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 203/2025/CCS – Art. 1º Designar os docentes e o discente abaixo relacionados para constituírem a Comissão Eleitoral para eleição de coordenador e subcoordenador do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, gestão de 1° de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2027.:
| Professora Renata Coelho Scharlach | Presidente |
| Professora Aline Megumi Arakawa Belaunde | Membro Titular |
| Professora Cristine Maria Bressan | Membro Titular |
| Técnico-Administrativo Daniel Antonio da Silva | Membro Titular |
| Discente Ingrid Guesser Ribeiro | Membro Titular |
| Discente Suelem Ramos Miranda | Membro Suplente |
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, e terá validade enquanto durarem os trabalhos da comissão.
(Ref. Solicitação Digital nº 051132/2025)
PORTARIAS DE 11 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 204/2025/CCS – Art. 1º Dispensar, a partir de 29 de agosto de 2025, a docente Hellen Karine Stulzer Koerich, SIAPE nº 2534243, da condição de membro da Comissão de Estágios do Curso de Graduação em Farmácia.
Art. 2º Designar, pelo período de 29 de agosto de 2025 a 23 de março de 2027, o docente Valdecir Maria Laura, SIAPE nº 1220265s, como membro da Comissão de Estágios do Curso de Graduação em Farmácia:
Art. 3º Atribuir, ao docente, carga horária administrativa de 4 (quatro) horas semanais, conforme Resolução Normativa nº 73/2016/CUn, Art. 33, de 07/06/2016
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 048599/2025)
Nº 205/2025/CCS – Art. 1º Designar, no período de 01/09/2025 a 01/09/2027, os docentes e abaixo relacionados como membros titulares e suplentes do Colegiado do Curso de Graduação em Farmácia:
| Departamento | Titular | Suplente |
| ACL | Fabiana Botelho de Miranda Onofre | Ana Carolina Rabello de Moraes |
| Fabiola Branco Filippin Monteiro | Maria Luiza Bazzo | |
| Ziliani da Silva Bus | Izabel Galhardo Demarch | |
| CIF | Filipe Carvalho Matheus | Lílian Sibelle Campos Bernardes |
| Izabella Thaís da Silva | Flávio Henrique Reginatto | |
| Leonardo Bruno Federico | Débora Fretes Argenta | |
| BQA | Fatima Regina Mena Barreto Silva | Rodrigo Bainy Leal |
| CAL | Marília Miotto | Silvani Verruck |
| CFS | Cilene Lino De Oliveira | Renata Maria Lataro |
| FMC | Alfeu Zanotto Filho | Lucas Cezar Pinheiro |
| QMC | Valdir Rosa Correia | Ricardo Ferreira Affeldt |
| MOR | Leidiane Mazzardo Martins | Cristiane Meneghelli |
| PTL | Cláudia Regina dos Santos | Camila Marchioni |
| SPB | Fernando Hellmann | Lizandra da Silva Menegon |
Art. 2º Atribuir carga horária administrativa de duas horas semanais para cada membro docente titular, conforme Portaria 785/1995/GR, Art. 13.
Art. 3º Revogar, a partir de 01 de setembro de 2025, as Portarias nº 181/2025/CCS e 182/2025/CCS, de 01 de setembro de 2025.
Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 051413/2025)
Nº 206/2025/CCS – Art. 1º Designar os discentes abaixo relacionados como membros titulares e suplentes do Colegiado Delegado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), pelo período de um ano a partir de 10 de setembro de 2025:
| MEMBRO TITULAR | MATRÍCULA | MEMBRO |
| Douglas Oliveira Vieira | 202204954 | Titular |
| Gabriela Fabris | 202403718 | Titular |
| Lorena Karol Ramos dos Santos | 202303840 | Suplente |
| Luiz Gustavo Rodrigues Dias Chagas | 202403714 | Suplente |
Art. 2º Revogar, a partir de 10 de setembro de 2025, a Portaria nº 113/2025/CCS, de 13 de junho de 2025.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 051688/2025)
Nº 207/2025/CCS – Art. 1º Designar, no período de 21 de setembro de 2025 a 20 de setembro de 2027, a docente SILVANA KEMPFER BORGES, SIAPE n.º 2647720, como Coordenadora de Extensão do Departamento de Enfermagem.
Art. 2º Atribuir, à docente, carga horária administrativa de oito horas semanais, conforme Resolução Normativa 01/CCS/2016 – Tabela 01 (atualizada em 17 de março de 2022).
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 051820/2025)
PORTARIA DE 12 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 208/2025/CCS – Art. 1º Designar os discentes abaixo relacionados como membros titulares e suplentes do Colegiado Pleno do Departamento de Odontologia, para o biênio 2024 – 2025:
| TITULARES | Matrícula | SUPLENTES | Matrícula |
| Ana Clara Rodermel Ferraresi dos Santos | 22100336 | Tiago Henrique Damiao de souza | 19205004 |
| Andressa Marques | 20205067 | Guilherme Digiácomo Broering | 22100344 |
| Akbhar Campos | 23200167 | Francisco Tarli de Farias | 24102848 |
| Fred Williams de Oliveira Lima Junior | 24202396 | Miriã dos Reis Almeida | 24204007 |
| Gustavo Guarda | 21104012 | Gabriella de Camargo Dias | 21103433 |
| Larissa Raissa Costa Oliveira | 25201387 | Maria Clara Schneider Machado | 25204173 |
| Laura Reckziegel da silva | 22200156 | Aldilene Silva Vital Dembinski | 22201480 |
| Luiggi Bortolatto Collodel | 24202980 | Giovanna Bergling Coffoni | 20100249 |
| Maria Julia Jales Zimmer | 25102170 | Mariana Amorim Cordeiro | 25100236 |
| Pedro Paulo Lopes Faier | 22100366 | Victor Hugo Vieira | 20200196 |
| Pietro Lucca Bonissoni Bruschi | 23100207 | Lívia Ferreira Nuernberg | 22215342 |
| Sandi Maisa Depra | 21201948 | Bethânia Borges de Oliveira | 21201929 |
| Sofia Schlindwein Matiola | 23200151 | Ana Elisa De Melo Luiz | 23200171 |
| Tatiane Blaskowski | 22100370 | João Lucas Marques | 20205599 |
Art. 2º Revogar, a partir de 12 de setembro de 2025, a Portaria nº 113/2024/CCS, de 02 de maio de 2024.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 051873/2025)
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
O DIRETOR DO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS, no uso de suas atribuições, em conformidade ao art. 13 do Regimento Geral da UFSC, RESOLVE:
EDITAL Nº 17/2025/CFH DE 10 DE SETEMBRO DE 2025.
Art. 1º Convocar o Colégio Eleitoral¹ do Curso de Graduação em História para eleições de Coordenador/a e Subcoordenador/a, mandato 2025-2027.
Art. 2º As inscrições de chapas deverão ser realizadas através do e-mail da Coordenadoria do Curso de Graduação em História: historia@contato.ufsc.br
, no período de 06 a 07 de outubro de 2025;
Art. 3º A consulta pública será realizada no dia 9 de outubro de 2025, das 9 às 17h, através da plataforma Google Forms, no link: https://forms.gle/AXquHqnLXXYLFFis7
Art. 4º O resultado da consulta será homologado em reunião do Colegiado do Curso de Graduação em História, a ser realizada no dia 10 de outubro de 2025, às 14h, pelo Google Meet.
Art. 5º A Comissão Eleitoral, designada pela Portaria nº 03/CGHST/2025, constituída pela professora Daniela Queiroz de Campos (Presidente), pela servidora e pelo servidor, técnicos-administrativos, Cristiane Valério de Souza e Erisvan Vieira da Silva, e pela discente Giulia Grassi Mandelli, será responsável por conduzir o processo eleitoral.
¹ Colégio Eleitoral: todos os docentes, discentes e servidores técnico-administrativos do Curso de Graduação em História.
(Ref. Solicitação digital nº 046857/2025)
O Diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, no uso de suas atribuições, em conformidade ao art. 2º da Resolução Normativa no. 64/2015/CUn. RESOLVE:
EDITAL Nº 18/2025/CFH DE 12 DE SETEMBRO DE 2025
- Convocar o Colégio Eleitoral dos professores do CFH para eleições de 01 (um) representante titular e 01 (um) suplente junto ao Conselho Universitário, para o mandato de dois anos, a contar a partir da data da homologação do resultado das eleições;
- A inscrição de chapas, com titular e suplente, deverá ser realizada junto à Direção do CFH, através do e-mail vicediretora.cfh@contato.ufsc.br, no período de 15 a 29 de setembro de 2025;
- A Consulta ao Colégio Eleitoral será realizada no dia 06 de Outubro de 2025, das 9h às 17h, no Sistema: https://e.ufsc.br/e-democracia/.
A apuração dos votos está prevista para logo após o encerramento da consulta.
A VICE-DIRETORA DO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIA DE 5 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 119/2025/CFH – Art. 1º Instituir a Comissão Interna de avaliação e seleção das Bolsas de Extensão no âmbito do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, conforme o Edital nº 08/2025/PROEX, para o ano de 2026.
Art. 2º Designar os Coordenadores de Extensão dos departamentos, listados abaixo, para sob a presidência do Coordenador de Extensão do Centro, compor a referida comissão, pelo período de 13/10/2025 a 21/11/2025:
Prof. FELIPE DE MATOS MÜLLER, SIAPE nº 1067214 – Coordenador de Extensão do CFH,
Prof.ª ANAÍS MEDEIROS PASSOS, SIAPE nº 1903802 – ANT/CFH,
Prof. LEANDRO CASTRO OLTRAMARI, SIAPE nº 1841437 – PSI/CFH,
Prof.ª LUCIANA SILVEIRA CARDOSO, SIAPE 2059342 – CEM/CFH,
Prof. MARCELO SIMÕES SERRAN DE PINHO, SIAPE 1121375 – SPO/CFH,
Prof.ª PATRÍCIA HADLER RODRIGUES, SIAPE nº 1680405 – DGL/CFH,
Prof. ROBERTO FABRIS GOERL, SIAPE nº 3057002 – GCN/CFH,
Prof. ROBERTO WU, SIAPE 1324377, FIL/CFH,
Prof.ª SORAIA CAROLINA DE MELLO, SIAPE 3160387 HST/CFH,
Art. 3º Atribuir a cada membro a carga horária de 10 horas semanais para o desempenho das atividades da Comissão, de acordo com o cronograma estipulado no Edital nº 08/2025/PROEX.
(Ref. e tendo em vista o item 5.1 do Edital nº 08/2025/PROEX – PROBOLSAS 2026)
O DIRETOR DO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais; R E S O L V E:
PORTARIA DE 5 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 120/2025/CFH – Designar os professores MICHELE MONGUILHOTT, SIAPE 1287694, ÉRICO PORTO FILHO, SIAPE 2169916, TIAGO BAHIA LOSSO, SIAPE 2580013, como titulares, e FRANCIELE BETE PETRY, SIAPE 2765844, como suplente, para, sob a presidência da primeira, constituir Comissão Eleitoral para as eleições de representantes docentes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas junto ao Conselho Universitário.
(Ref. Art. 5º da Resolução Normativa nº 64/2015/CUn)
PORTARIA DE 9 DE SETEMBRO DE 2025.
Nº 121/2025/CFH – Designar as alunas abaixo relacionadas, do Curso de Graduação em Geografia, para comporem o Colegiado do Departamento de Geociências, como representantes discentes, pelo período de 09/09/2025 a 08/09/2026:
| Nome | Matrícula | |
| Titular | Joana Coutinho Werneck de Paula | 20101342 |
| Suplente | Luiza Ana Vendramin | 22203829 |
(Ref. Solicitação digital nº 050807/2025).
PORTARIAS DE 10 DE SETEMBRO DE 2025.
Nº 122/2025/CFH – Art. 1º Dispensar, a partir de 1 de agosto de 2025, a professora Cristine Gorski Severo (titular) e o professor Henrique Espada Rodrigues Lima Filho (suplente), da função de representantes da área “África e suas Diásporas”, no Colegiado Delegado do Programa de PósGraduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, para a qual foram designados pela Portaria nº 145/2023/CFH, de 31 de agosto de 2023.
Art. 2º Designar, em substituição aos membros dispensados no Art. 1º, as professoras Patrícia de Moraes Lima (titular) e Beatriz Gallotti Mamigonian (suplente), como representantes da área “África e suas Diásporas”, no referido Colegiado, pelo período de 2 (dois) anos, com efeitos retroativos a partir de 1 de agosto de 2025.
Art. 3º Atribuir ao membro titular a carga horária de 2 (duas) horas semanais para o desempenho da função.
(Ref. Solicitação digital nº 051887/2023)
Nº 123/2025/CFH – Art. 1º Designar os professores abaixo relacionados para comporem o Colegiado do Curso de Graduação em História, pelo período de 2 (dois) anos, com efeitos retroativos a partir de 22 de junho de 2025:
| PRESIDENTE | |
| Rodrigo Bragio Bonaldo | |
| TITULARES | SUPLENTES |
| Alexandre Busko Valim | Adriano Luiz Duarte |
| Aline Dias da Silveira | Flávia Florentino Varella |
| Fabio Augusto Morales Soares | Juliana Salles Machado |
| Glaucia Cristina Candian Fraccaro | Roselane Neckel |
| Henrique Espada Rodrigues Lima Filho | Janine Gomes da Silva |
| Lucas de Melo Reis Bueno | Waldomiro Lourenço da Silva Júnior |
| Márcio Roberto Voigt | Paulo Pinheiro Machado |
| Soraia Carolina de Mello | Daniela Queiroz Campos |
| Adriana Dagostini (EED/CED) | Jocemara Triches (EED/CED) |
| Joana Vieira Borges (MEN/CED) | Mônica Martins da Silva (MEN/CED) |
Art. 2º Atribuir aos membros titulares a carga horária de 2 (duas) horas semanais para desempenho das atividades. Art. 3º Revogar, com efeitos retroativos a partir de 22 de junho de 2025, a Portaria nº 48/2024/CFH, de 1 de julho de 2024.
(Ref. Solicitação digital nº 050331/2025)
Nº 124/2025/CFH – Art. 1º Designar os estudantes abaixo relacionados, do Curso de Graduação em História, para comporem o Colegiado do referido Curso, como representantes discentes, pelo período de 8 de setembro de 2025 a 7 de setembro de 2026:
| Nome | Matrícula | |
| Titular | Jandel Beatriz Bonaspetti Lopes | 24103417 |
| Suplente | Thiago Fernando Farias da Silva | 25203858 |
| Titular | Bernardo Sacchi de Carvalho Cestari | 25101376 |
| Suplente | Willian Meurer Welter | 24101493 |
Art. 2º Revogar, a partir de 8 de setembro de 2025, a Portaria nº 92/2024/CFH, de 2 de outubro de 2024.
(Ref. Solicitação digital nº 050778/2025)
PORTARIAS DE 11 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 125/2025/CFH – DESIGNAR os professores, abaixo relacionados, pertencentes à Classe E – Titular de Carreira, para, sob a presidência do primeiro, constituir a Comissão de Homologação da pontuação indicada pela Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD) no Memorial de Avaliação de Desempenho (MAD) nas promoções para a Classe D (Professor Associado) e nas progressões nessa classe, pelo período de 11/09/2025 a 10/03/2026:
Paulo Pinheiro Machado – Departamento de História
Sandra Noemi Cucurrulo de Caponi – Departamento de Sociologia e Ciência Política
Juan Antônio Altamirano Flores – Departamento de Geologia
Nazareno José de Campos – Departamento de Geociências – Suplente
Nº 126/2025/CFH – Art. 1º Designar os docentes abaixo relacionados para, sob a presidência da primeira, comporem o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Psicologia, pelo período de 02 (dois) anos, com efeitos retroativos a partir de 8 de agosto de 2025:
MARIA FERNANDA DIOGO (PRESIDENTE)
RENATA ORLANDI
LILIAM DEISY GHIZONI
MAIANA FARIAS OLIVEIRA NUNES
ANDRÉA BARBARA DA SILVA BOUSFIELD
ADRIANO BEIRAS
IVANIA JANN LUNA
CHRISSIE FERREIRA DE CARVALHO
GABRIEL GOMES DE LUCA
Art. 2º Atribuir a carga horária administrativa de 1 (uma) hora semanal de trabalho para cada membro.
(Ref. Solicitação digital nº 051138/2025)


