Boletim Nº 139/2025 – 06/08/2025
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
BOLETIM OFICIAL Nº 139/2025
Data da publicação: 06/08/2025
| CONSELHO UNIVERSITÁRIO | RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 208/2025/CUn, |
| CAMPUS DE ARARANGUA | EDITAL Nº 12/2025/CTS/ARA, |
| GABINETE DA REITORIA | PORTARIA Nº 1578/2025/GR,
PORTARIA Nº 1621/2025/GR, PORTARIA Nº 1641/2025/GR À Nº 1644/2025/GR, PORTARIA Nº 1649/2025/GR, |
| CENTRO TECNOLÓGICO | PORTARIA Nº 143/2025/DIR/CTC À PORTARIA Nº 199/2025/DIR/CTC |
CONSELHO UNIVERSITÁRIO
O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que deliberou este Conselho em sessão realizada em 1º de julho de 2025, conforme o Parecer de vista às páginas nº 132 a 141, constante do Processo nº 23080.048880/2024-33, RESOLVE:
RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 208/2025/CUn, DE 1º DE JULHO DE 2025
Cria o Comitê Institucional de Ações Afirmativas e Equidade (CIAAE), vinculado à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Art. 1º Aprovar a criação do Comitê Institucional de Ações Afirmativas e Equidade (CIAAE), vinculado à Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
CAPÍTULO I DO COMITÊ DE AÇÕES AFIRMATIVAS E EQUIDADE
Art. 2º O Comitê Institucional de Ações Afirmativas e Equidade é um órgão consultivo e de assessoramento que tem por objetivo propor, acompanhar, avaliar e aperfeiçoar as Políticas de Ações Afirmativas da UFSC.
CAPÍTULO II DA COMPOSIÇÃO E DO FUNCIONAMENTO
Art. 3º O CIAAE será composto por dezessete membros, devendo contemplar diversidade étnico-racial e de gênero, conforme disposto a seguir:
I – duas representações da PROAFE, indicadas por esta Pró-Reitoria;
II – duas representações da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD), sendo uma delas obrigatoriamente da Educação Básica, e a outra, do Ensino Superior, indicadas por esta Pró-Reitoria; III – uma representação da Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE), indicada por esta Pró-Reitoria; IV – uma representação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PRODEGESP), indicada por esta Pró-Reitoria;
V – uma representação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), indicada por esta Pró-Reitoria;
VI – uma representação dos campi de Araranguá e Curitibanos que atue na temática das ações afirmativas e da equidade, indicada pela direção de um dos Campus, com alternância de titularidade e suplência a cada dois anos;
VII – uma representação dos campi de Blumenau e Joinville que atue na temática das ações afirmativas e da equidade, indicada pela direção de um dos Campus, com alternância de titularidade e suplência a cada dois anos;
VIII – uma representação discente de graduação, indicada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE);
IX – uma representação discente de pós-graduação, indicada pela Associação dos Pós-Graduandos (APG);
X – uma representação discente Trans, indicada pelo DCE e pela APG, respeitando a indicação dos coletivos representativos, com alternância de titularidade e suplência a cada dois anos;
XI – uma representação discente de Mãe estudante, indicada pelo DCE e pela APG, respeitando a indicação dos coletivos representativos, com alternância de titularidade e suplência a cada dois anos;
XII – uma representação discente do Movimento Negro, indicada pelo DCE e pela APG, respeitando a indicação dos coletivos representativos, com alternância de titularidade e suplência a cada dois anos;
XIII – uma representação discente escolhida entre quilombolas, internacionais vindos dos países de África ou refugiados, ou portadores de visto humanitário, com alternância de titularidade e suplência a cada dois anos, indicada pelo DCE e pela APG, respeitando a indicação dos respectivos coletivos representativos, que alternam titularidade e suplência entre os três grupos, em forma de rodízio;
XIV – uma representação discente de Estudantes indígenas, indicada pelo DCE e pela APG, respeitando a indicação dos movimentos indígenas da UFSC, com alternância de titularidade e suplência a cada dois anos; e
XV – uma representação discente de Estudantes com deficiência (PCDs), indicada pelo DCE e pela APG, respeitando a indicação dos coletivos representativos, com alternância de titularidade e suplência a cada dois anos.
.§ 1º Cada representação a que se refere o caput deste artigo terá um suplente, escolhido ou indicado da mesma forma que o titular, para substituí-la nas suas faltas e impedimentos, o qual, em caso de vacância, a qualquer época, completará o mandato do titular.
.§ 2º Titulares e suplentes terão direito a voz nas reuniões do Comitê, cabendo o direito a voto apenas aos titulares, quando ambos estiverem presentes.
.§ 3º A indicação da representação discente será primordialmente preenchida por estudantes beneficiários de cada uma das modalidades de cotas existentes na Universidade, ou autodeclarados, com validação comprovada, negros, quilombolas, indígenas, pessoas trans, pessoas com deficiência e refugiados, ou portadores de visto humanitário.
.§ 4º A presidência será indicada pela PROAFE, dentre as representações titulares que compõem o Comitê.
.§ 5º Serão alocadas dez horas semanais à presidência e quatro horas semanais aos demais membros a que se refere o caput deste artigo, para o desenvolvimento das funções do Comitê.
.§ 6º O mandato da presidência e dos demais membros do Comitê será de vinte e quatro meses, com possibilidade de recondução pelo mesmo período.
Art. 4º A critério do Comitê, poderão ser designados um ou mais representantes, internos ou externos à comunidade universitária, para participação das atividades, com caráter consultivo.
CAPÍTULO III DAS ATRIBUIÇÕES
Art. 5º São atribuições do Comitê Institucional de Ações Afirmativas e Equidade:
I – propor, acompanhar e monitorar as Políticas de Ações Afirmativas da UFSC, de acordo com a legislação vigente;
II – acompanhar a apuração das suspeitas e/ou denúncias de fraudes em ações afirmativas formalizadas na instituição através de processos administrativos, em diálogo com a PROAFE, ressalvadas as atribuições de correição do Departamento de Processos Disciplinares e de outros órgão disciplinares da UFSC;
III – instituir a Comissão para o monitoramento e a avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo da UFSC, com as atribuições previstas no § 2º do art. 22 da Resolução Normativa nº 175/2022/CUn;
IV – elaborar diagnósticos e relatórios avaliativos bianuais para aperfeiçoamento das Políticas de Ações Afirmativas da UFSC;
V – instituir a Comissão de Gênero para o monitoramento e a avaliação da Política Institucional de Ações Afirmativas de acesso, concursos, permanência qualificada para pessoas que se autodeclaram transexuais, travestis, transmasculinas, transgêneras
e/ou não binárias da UFSC, com as atribuições previstas no art. 33 da Resolução Normativa nº 181/2023/Cun; e
VI – instituir comissões específicas com o objetivo de monitorar e avaliar cada política institucional de ação afirmativa que venha a ser implementada na UFSC, com suas devidas representações e atribuições.
CAPÍTULO IV DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 6º O Comitê Institucional de Ações Afirmativas e Equidade deverá elaborar o seu Regimento Interno nos primeiros sessenta dias, a contar da instalação dos trabalhos, e proporá revisões a este sempre que necessário. .§ 1º A composição, o funcionamento e as atribuições das comissões especificadas nos incisos III, V e VI do art. 5º do Capítulo III deverão estar previstos no Regimento Interno do Comitê Institucional.
.§ 2º A composição, o funcionamento e as atribuições dos subgrupos específicos das comissões estarão previstos no regimento interno do Comitê Institucional, devendo estar garantida a participação de representações internas e externas à UFSC.
.§ 3º O Regimento Interno elaborado deverá ser apreciado e aprovado pela PROAFE.
Art. 7º Deverão ser garantidas ao Comitê as condições de infraestrutura física e de pessoal necessárias ao desenvolvimento de suas atividades.
Art. 8º O CIAAE deverá ser instituído no prazo de trinta dias após aprovação desta Resolução Normativa.
Art. 9º Ficam revogadas:
I – a Resolução Normativa nº 65/2015/CUn, de 23 de novembro de 2015;
II – a Resolução Normativa nº 91/2017/CUn, de 21 de fevereiro de 2017;
II – a Resolução Normativa nº 176/2022/CUn, de 29 de novembro de 2022; e
IV – a Portaria Normativa nº 412/2021/GR, de 14 de outubro de 2021.
Art. 10. Esta Resolução Normativa entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
CAMPUS ARARANGUÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E SAÚDE
EDITAL Nº 12/2025/CTS/ARA, DE 05 DE AGOSTO DE 2025.
A Direção do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS) do Campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina (DCNs/2014); o Ofício Circular nº 08/2024/CGEGES/DDES/SESU/SESu-MEC; a Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005; o contido no processo nº 23080.067098/2024-13; torna pública a realização de processo seletivo para ocupar 02 BOLSAS remanescentes de preceptoria do Programa de Desenvolvimento da Preceptoria em Saúde (PRODEPS – 2025) do curso de graduação em Medicina da UFSC Araranguá, financiado pela Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), que visa a dar suporte aos cursos de graduação em Medicina, nas universidades federais ou sem seus campi, que não possuem hospitais próprios, para fins de utilização como forma de acesso ao campo de prática para o internato.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1 Tendo em vista o objetivo de fomentar o estreitamento de relações da Universidade com os profissionais de saúde e as redes de atenção locais, este processo seletivo é destinado aos seguintes profissionais e na seguinte ordem de preferência, conforme recomendação do MEC:
a) médicos da rede de saúde local (Araranguá, Arroio do Silva e Sombrio);
b) professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em regime de 20 horas semanais de trabalho, que trabalham na rede de saúde local; c) professores da UFSC em regime de 20 horas, que não trabalham na rede de saúde local; d) professores da UFSC em regime de 40 horas;
e) professores da UFSC em regime de 40 horas com dedicação exclusiva.
1.2 As inscrições para este Edital deverão ser realizadas, exclusivamente de modo on-line, a partir de 08h00min do dia 06 de agosto de 2025 até às 17h00min do dia 07 de agosto de 2025 por meio do preenchimento do seguinte formulário de inscrição em https://forms.gle/t1okeXgVhjmL447B9 e o envio dos seguintes documentos em formato PDF ao e-mail prodeps.ara@contato.ufsc.br:
a) Cópia do documento de identidade do CRM;
b) Documentos comprobatórios englobando a trajetória profissional em preceptoria, se houver;
c) Cópia do certificado de residência médica (se houver);
d) Cópia do diploma de mestrado ou doutorado (se houver).
1.2.1 Não serão aceitas inscrições após o período estipulado no item 1.2.
1.2.2 Poderá inscrever-se no processo seletivo a pessoa maior de 18 anos, brasileira, nata ou naturalizada, e a pessoa estrangeira portadora de visto permanente, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e a apresentação dos documentos exigidos no item
1.2.3 Serão aceitos como documentos comprobatórios de experiência profissional: carteira de trabalho com especificação de cargo ocupado ou declaração de chefia assinada comprovando tempo de serviço e experiência ou, ainda, documento que ateste a experiência profissional emitido pelo setor de administração de pessoal de órgão público (município, estado ou governo federal).
1.2.4 Somente serão aceitos diplomas de graduação e de pós-graduação emitidos por instituição de ensino superior com curso reconhecido pelo MEC.
1.2.4.1 Os diplomas obtidos em instituição estrangeira serão aceitos mediante sua revalidação no Brasil.
1.2.5 É de responsabilidade do candidato a veracidade das informações prestadas no formulário de inscrição, e qualquer declaração falsa ou omissão da verdade implicará a possibilidade de aplicação das sanções cominadas no artigo 299 do Código Penal Brasileiro.
1.2.6 A qualquer tempo a Universidade Federal de Santa Catarina poderá solicitar a verificação de autenticidade e validade dos dados coletados na ficha de inscrição.
1.3 Os candidatos que já atuam como preceptores do internato médico terão prioridade na seleção do processo de 2025 pois os campos de prática já estão estruturados para preceptoria.
2. DAS VAGAS E DA CONCESSÃO DE BOLSAS
2.1 No quadro a seguir está relacionado o número de vagas, as áreas de atuação, os campos de prática e os requisitos mínimos de formação dos preceptores a serem selecionados por este processo:
| Número de bolsas |
Área de Atuação |
Local |
Requisito mínimo |
Período de vigência das Bolsas |
| 1 | Medicina de Família
e Comunidade |
Sombrio- Posto Central | Graduação em Medicina | Agosto a dezembro 2025 |
3 DA AVALIAÇÃO
3.1 Este processo seletivo será conduzido por banca examinadora, instituída pela portaria 67/2025/CTS/ARA, DE 28 DE MARÇO DE 2025, composta por integrantes do Departamento de Ciências Médicas do CTS/ARA.
3.2 Os(As) candidatos(as) serão avaliados(as) a partir dos documentos enviados conforme o indicado na seção 1.2 deste Edital e ficha de inscrição
3.3 O(A) candidato(a) será avaliado(a) por meio de análise de documentos considerando a titulação, experiência em assistência e preceptoria e disponibilidade ao programa, sendo a nota atribuída na escala de 0 (zero) a 10 (dez), conforme o descrito no anexo I.
4 DO RESULTADO E DOS RECURSOS
4.1 A classificação será obtida com base na nota dos(as) candidatos(as), em ordem decrescente de pontuação, considerando a ordem de preferência mencionada no item 1.1.
4.2 No caso de empate, a classificação observará a seguinte ordem de preferência:
a) realização de curso ou formação em preceptoria;
b) maior carga horária dedicada a preceptoria;
c) maior tempo de atuação como preceptor(a) na rede pública de saúde; d) maior tempo de atuação como profissional na rede pública de saúde;
e) maior idade.
4.3 O resultado da seleção será divulgado até às 10h do dia 08 de agosto de 2025, no site https://medicina.ararangua.ufsc.br/.
4.4 Da classificação a que se refere o item 4.1 caberá reconsideração à própria banca mencionada no item 3.1, no prazo de um dia útil a contar da publicação do resultado preliminar, a qual deverá ser interposta pelo(a) requerente através do e-mail prodeps.ara@contato.ufsc.br com a exposição dos fundamentos do pedido de reexame de forma clara e objetiva, podendo anexar os documentos que julgar convenientes.
4.5 Persistindo o indeferimento, o(a) recorrente poderá interpor recurso ao Conselho de Unidade do CTS no prazo de um dia útil a partir da ciência da resposta ao pedido de reconsideração, por meio do e-mail conselho.ara@contato.ufsc.br.
5 DA FORMA DE PAGAMENTO DOS PRECEPTORES
5.1 O pagamento dos(as) preceptores(as) para o internato do curso de Medicina da UFSC do Campus de Araranguá será de R$ 1.550,00 (um mil quinhentos e cinquenta reais) mensais, por implementação de BOLSA PRODEPS oriunda de recurso financeiro da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (DDES/SESU/MEC).
5.2 O pagamento das bolsas está condicionado à existência de previsão orçamentária e disponibilidade dos repasses financeiros por parte da SESU/MEC para a UFSC. O pagamento do valor das bolsas pode ocorrer mensalmente ou de acordo com a liberação dos recursos.
5.3 Os(As) preceptores(as) selecionados(as) para este programa receberão email de prodeps@ara.ufsc.br com as instruções para cadastramento.
5.4 É de responsabilidade do(a) preceptor(a) o envio dos dados solicitados.
5.5 O projeto PRODEPS/UFSC é executado por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 14943/2024, de recursos oriundos da SESU/MEC, não sendo de responsabilidade da UFSC a execução de qualquer pagamento com seus recursos.
5.6 O pagamento da bolsa do(a) preceptor(a) somente será liberado após a verificação mensal do trabalho como preceptor(a), da assiduidade e do compromisso com a preceptoria do internato médico.
5.7 Os(As) preceptores(as) deverão possuir controle de presença de suas atividades ao longo de todo o período de concessão das bolsas, o qual deverá ser disponibilizado ao final do projeto para a coordenação do curso de graduação em Medicina.
5.8 Por tratar-se de bolsa de preceptoria, não estão previstas férias durante o período de vigência. Em situações que ocorrer, o preceptor se responsabiliza pela manutenção dos atendimentos.
6. DA CONVOCAÇÃO DOS SELECIONADOS E DA NATUREZA DO VÍNCULO
6.1 O vínculo dos(as) preceptores(as) com as instituições envolvidas não configura relação de emprego, podendo ser rescindido a qualquer tempo a critério da Coordenação do Curso de Medicina da UFSC do Campus de Araranguá.
6.2 Após o envio dos dados para recebimento da bolsa, os(as) preceptores(as) deverão entrar em contato com a Coordenação do Curso de Medicina por meio do e-mail medicina.ara@contato.ufsc.br, para orientação sobre as atividades a serem desenvolvidas.
7. CRONOGRAMA
- Inscrições: 06 de agosto a 07 de agosto de 2025
- Divulgação do resultado: 08 de agosto de 2025
- Prazo para interposição de recursos se houver: 24 horas após a publicação do resultado através do email prodeps.ara@ufsc.br
8. DAS ATRIBUIÇÕES DOS PRECEPTORES
8.1. São atribuições dos(as) bolsistas preceptores(as) selecionados(as):
a) auxiliar na orientação do estudante quanto ao plano de atividades do internato;
b) acompanhar e orientar o estudante em suas atividades práticas, zelando pelo cumprimento do plano de atividades;
c) informar ao coordenador do internato sobre qualquer ocorrência que ocorra com os estudantes sob sua orientação;
d) avaliar periodicamente o estudante e emitir relatório de avaliação definido pela coordenação do internato;
e) participar das atividades de acompanhamento e avaliação, colaborando com o aperfeiçoamento do programa.
8.2 Os(As) preceptores(as) selecionados(as) para este programa deverão participar das atividades de formação em competências de preceptoria ofertadas pela UFSC, que visam a apoiar a implementação dessas atividades.
9. DO DESLIGAMENTO DO PROGRAMA
9.1 Será desligado do programa o profissional que:
I. perder o vínculo com a rede pública de saúde;
II. solicitar seu desligamento, com justificativa, à Coordenação do Curso de Medicina do Campus de Araranguá da UFSC (medicina.ara@contato.ufsc.br);
III. tiver seu desligamento solicitado coordenador de internato, mediante justificativa, especialmente quando o(a) preceptor(a) não estiver atendendo aos objetivos e às obrigações;
IV. deixar de cumprir as condições estabelecidas neste Edital.
9.2 Na hipótese de ocorrer o desligamento de um(a) preceptor(a), será feita a sua substituição por outro(a) que estiver na lista de espera, caso a seleção ainda esteja dentro do prazo de vigência.
9.2.1 O substituto deverá atender a todas as exigências deste Edital, observando-se os prazos de conclusão do programa.
10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1 Todas as informações relativas à execução do processo seletivo a que se refere este Edital (prorrogação do prazo das inscrições, caso não haja candidato(a) inscrito(a); publicação da portaria de homologação das inscrições; e divulgação dos resultados) serão publicadas na página eletrônica do curso de Medicina em https://medicina.ararangua.ufsc.br/.
10.2 O acompanhamento de todos os atos referentes ao processo seletivo é de inteira responsabilidade dos interessados.
10.3 O prazo de validade do processo seletivo será de 1 (um) ano para as vagas constantes no item 2 deste Edital, contado da data da publicação da homologação do seu resultado na página eletrônica do curso de Medicina em https://medicina.ararangua.ufsc.br/.
10.4 Casos omissos serão decididos pela banca examinadora do processo seletivo.
10.5 São anexos deste Edital:
a) Anexo I – Tabela de Pontuação para Avaliação do Currículo;
Araranguá, 05 de agosto de 2025.
ANEXO I – TABELA DE PONTUAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO
Formação acadêmica
| Descritivo | Pontuação |
| ESPECIALIZAÇÃO na área de atuação pretendida. | 6 |
| RESIDÊNCIA MÉDICA expedida por instituição nacional credenciada pelo MEC ou revalidada na forma da lei, quando estrangeiro, na área de atuação pretendida. |
10 |
| MESTRADO expedido por instituição de ensino superior nacional credenciada pelo MEC ou revalidado na forma da lei, quando estrangeiro. |
14 |
| DOUTORADO expedido por instituição de ensino superior nacional credenciada pelo MEC ou revalidado na forma da lei, quando estrangeiro. |
20 |
| Total da Pontuação A | 20 |
Experiência em atividades de assistência e preceptoria
| Descritivo | Pontuação |
| EXPERIÊNCIA em atividade de assistência, em instituição pública e/ou privada na área pretendida:
5 pontos para cada 12 meses de experiência |
Até 20 |
| EXPERIÊNCIA em atividade de preceptoria em ensino médico, em instituição pública e/ou privada na área pretendida:
5 pontos para cada 12 meses de experiência |
Até 20 |
| Total da Pontuação B | 40 |
Tempo disponível para dedicação ao Programa:
| Descritivo | Pontuação |
| 4 horas semanais | 4 |
| 8 horas semanais | 8 |
| 12 horas semanais | 12 |
| 16 horas semanais | 16 |
| 20 horas semanais | 20 |
| Mais de 20 horas | 40 |
| Total da Pontuação C | 40 |
GABINETE DA REITORIA
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIAS DE 30 DE JULHO DE 2025
Nº 1578/2025/GR – Designar CRISTIANE KER DE MELO, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe A, SIAPE nº 1206870, Coordenador(a) Apoio Administrativo – CAA/DECL/SECARTE, para responder cumulativamente pela Diretoria do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer – DECL/SECARTE, código CD4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 21 de Julho de 2025 a 25 de Julho de 2025, tendo em vista o afastamento do titular, HUMBERTO ROESLER MARTINS, SIAPE nº 2408024, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 41266/2025)
PORTARIAS DE 01 DE AGOSTO DE 2025
Nº 1621/2025/GR – Retificar a Portaria nºnº 1560/2025/GR, de 29 de julho de 2025, publicada no Diário Oficial da União nº nº 143, seção 2, em: 31/07/2025, p. 37, que dispensa ALINE LEITE ANDRADE, modificando o trecho em que se lê “Dispensar, a partir de 30 de Julho de 2025” para “Dispensar, a partir de 31 de Julho de 2025”.
(Ref. Sol. 41647/2025)
PORTARIAS DE 04 DE AGOSTO DE 2025
Nº 1641/2025/GR – Art. 1º Dispensar, a partir de 11 de Agosto de 2025, MARIANA FERNANDES TEIXEIRA, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3319113, do exercício da função de Chefe da Seção de Apoio Administrativo – SAA/DDP/PRODEGESP, código FG5, para a qual foi designada pela Portaria nº 338/2023/GR, de 13 de fevereiro de 2023.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
(Ref. Sol. 42511/2025)
Nº 1642/2025/GR – Art. 1º Dispensar, a partir de 04 de Agosto de 2025, MAIARA SARDA SILVA, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3058296, do exercício da função de Coordenadora de Avaliação e Desenvolvimento na Carreira – CADC/DDP/PRODEGESP, código FG1, para a qual foi designada pela Portaria nº 2382/2022/GR, de 11 de novembro de 2022.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
(Ref. Sol. 42511/2025)
Nº 1643/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 11 de Agosto de 2025, MARIANA FERNANDES TEIXEIRA, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3319113, para exercer a função de Coordenadora de Avaliação e Desenvolvimento na Carreira – CADC/DDP/PRODEGESP.
Art. 2º Atribuir à servidora a função gratificada FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas.
(Ref. Sol. 42511/2025)
Nº 1644/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 11 de Agosto de 2025, BÁRBARA ZARDO DE NARDI, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 1349939, para exercer a função de Chefe da Seção de Apoio Administrativo – SAA/DDP/PRODEGESP.
Art. 2º Atribuir à servidora a função gratificada FG5, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas.
(Ref. Sol. 42509/2025)
PORTARIAS DE 05 DE AGOSTO DE 2025
Nº 1649/2025/GR – Designar LUÍS CARLOS FERRARI, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 2345447, para substituir o Diretor da Agência de Comunicação – AGECOM/SECOM, código CD4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 28/07/2025 a 19/08/2025, tendo em vista o afastamento do titular CAETANO MACHADO, SIAPE nº 2190150, em licença para tratamento de saúde.
(Ref. Sol. 41486/2025)
CENTRO TECNOLÓGICO
O DIRETOR DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIA DE 4 DE JULHO DE 2025
Nº 143/2025/DIR/CTC – Art. 1º Revogar, a partir de 14/07/2025, as Portarias nº 249/2023/DIR/CTC, de 26 de outubro de 2023 e nº 288/2024/DIR/CTC, de 25 de novembro de 2024.
Art. 2º Designar o servidor docente MAURO EDUARDO BENEDET para exercer a função de Coordenador de Extensão do Departamento de Engenharia Mecânica, para o período de 14/07/2025 a 13/07/2027, atribuindo-lhe oito horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. Solicitação Digital nº 036817/2025)
PORTARIA DE 8 DE JULHO DE 2025
Nº 144/2025/DIR/CTC – Art. 1º Designar o servidor docente GERMÁN AYALA VALÊNCIA para exercer a função de Coordenador de Pesquisa do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, com efeito retroativo a 19/06/2025 até 18/06/2027, atribuindo-lhe seis horas semanais de carga horária administrativa. Art. 2º Designar os servidores docentes NATAN PADOIN, JACIANE LUTZ IENCZAK e CLÁUDIA SAYER, para, sob a presidência do Coordenador de Pesquisa do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, compor a Câmara de Pesquisa do respectivo Departamento, com efeito retroativo a 19/06/2025 até 18/06/2027. (Ref. Solicitação Digital nº 037188/2025)
Nº 145/2025/DIR/CTC – Designar o servidor docente PAULO BELLI FILHO para exercer a função de Coordenador do Núcleo Tecnologias Sociais para a Gestão da Água – TSGA, com efeito retroativo a 23/05/2025 até 22/05/2027, atribuindo-lhe seis horas semanais de carga horária administrativa. (Ref. Solicitação Digital nº 037223/2025)
Nº 146/2025/DIR/CTC – Designar o servidor docente MARCELO RICARDO STEMMER para exercer a função de Coordenador de Extensão do Departamento de Engenharia de Automação e Sistemas, para o período de 13/07/2025 a 12/07/2027, atribuindo-lhe oito horas semanais de carga horária administrativa. (Ref. Solicitação Digital nº 037257/2025)
PORTARIA DE 9 DE JULHO DE 2025
Nº 147/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes FERNANDA FERNANDES MARCHIORI (Presidente), RAFAEL HOLDORF LOPEZ, LISEANE PADILHA THIVES e ROBERTO CALDAS DE ANDRADE PINTO, e os discentes PEDRO FELIX LIOTTO e JESSÉ VALENTE DE LIZ (suplente) para compor a Comissão de Gestão – CG/PROEX, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFSC), com feito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo duas horas semanais de carga horária administrativa aos membros docentes. (Ref. Solicitação Digital nº 034951/2025)
Nº 148/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes DEIVIS LUÍS MARINOSKI (Presidente), BRENO SALGADO BARRA e ROBERTO LAMBERTS, e o discente JOSE ALBEIRO GARCÍA CÁCERES para compor a Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFSC), com feito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo duas horas semanais de carga horária administrativa aos membros docentes. (Ref. Solicitação Digital nº 034951/2025)
Nº 149/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes PHILIPPE JEAN PAUL GLEIZE (Presidente), JOÃO VICTOR STAUB DE MELO e LEANDRO FLECK FADEL MIGUEL para compor a Comissão de Credenciamento e Recredenciamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFSC), com feito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhes duas horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. Solicitação Digital nº 034951/2025)
Nº 150/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes TIAGO MORKIS SIQUEIRA (Presidente), SAULO GÜTHS e HELENA PAULA NIERWINSKI para compor a Comissão de Seleção do Programa de PósGraduação em Engenharia Civil – PPGEC, com feito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhes duas horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. Solicitação Digital nº 034951/2025)
Nº 151/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes ANA PAULA MELO (Presidente), WELLISON GOMES e HELENA PAULA NIERWINSKI para compor a Comissão de Coleta Capes do Programa de PósGraduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFSC), com feito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhes quatro horas semanais de carga horária administrativa. (Ref. Solicitação Digital nº 034951/2025)
Nº 152/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes JANAÍDE CAVALCANTE ROCHA (Presidente), NALOAN COUTINHO SAMPA e RICARDO RÜTHER para compor a Comissão de Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFSC), com feito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhes duas horas semanais de carga horária administrativa. (Ref. Solicitação Digital nº 034951/2025)
Nº 153/2025/DIR/CTC – Designar o servidor docente JOSÉ RIPPER KÓS para exercer a função de Coordenador de Pesquisa do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhe oito horas semanais de carga horária administrativa. (Ref. OF E 35/ARQ/CTC/2025)
Nº 154/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes ADRIANA MARQUES ROSSETTO, MAÍRA LONGHINOTTI e RENATO TIBIRIÇÁ DE SABOYA para compor a Comissão de Pesquisa do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhes uma (01) hora semanal de carga horária administrativa. (Ref. OF E 37/ARQ/CTC/2025)
Nº 155/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes LUCAS SABINO DIAS(titular), MARIA INÊS SUGAI(titular), RICARDO SOCAS WIESE(titular) e JOÃO PAULO SCHWERZ(suplente), para compor a Comissão de Extensão do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, sob a presidência do Coordenador de Extensão do respectivo Departamento, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo aos membros titulares uma (01) hora semanal de carga horária administrativa. (Ref. OF E 38/ARQ/CTC/2025)
Nº 156/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes RAMON SILVA DE CARVALHO(titular), LUCAS SABINO DIAS(titular), MAÍRA LONGHINOTTI FELLIPE(titular) e FRANCISCO ANTÔNIO CARNEIRO FERREIRA(suplente), e os servidores técnico-administrativos GABRIEL DORIGO ALMEIDA(titular) e FERNANDO TAVARES DE ALBUQUERQUE(titular) para compor a Comissão Permanente de Infraestrutura do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo aos membros titulares duas horas semanais de carga horária administrativa. (Ref. OF E 39/ARQ/CTC/2025)
Nº 157/2025/DIR/CTC – Designar o servidor docente LUIS ROBERTO MARQUES DA SILVEIRA para exercer a função de Coordenador do Núcleo de Projetos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhe seis horas semanais de carga horária administrativa. (Ref. OF E 40/ARQ/CTC/2025)
Nº 158/2025/DIR/CTC – Designar a servidora docente MICHELE FOSSATI para exercer a função de Coordenadora do Núcleo de Tecnologia do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhe seis horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. OF E 41/ARQ/CTC/2025)
Nº 159/2025/DIR/CTC – Designar a servidora docente MARINA TONELI SIQUEIRA para exercer a função de Coordenadora do Núcleo de Teoria e História, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhe seis horas semanais de carga horária administrativa. (Ref. OF E 42/ARQ/CTC/2025)
Nº 160/2025/DIR/CTC – Designar a servidora docente ADRIANA MARQUES ROSSETO para exercer a função de Coordenadora do Núcleo de Urbanismo, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhe seis horas semanais de carga horária administrativa. (Ref. OF E 43/ARQ/CTC/2025)
Nº 161/2025/DIR/CTC – Designar o servidor docente RAFAEL PRADO CARTANA para exercer a função de Coordenador de Extensão do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhe oito horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. OF E 36/ARQ/CTC/2025)
Nº 162/2025/DIR/CTC – Designar o servidor docente FERNANDO SIMON WESTPHAL para exercer a função de Supervisor do Laboratório de Conforto Ambiental – LABCON, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhe seis horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. OF E 44/ARQ/CTC/2025)
Nº 163/2025/DIR/CTC – Designar a servidora docente KARINE DAUFENBACH para exercer a função de Supervisora do Laboratório de Documentação e Acervo – LDA, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhe seis horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. OF E 45/ARQ/CTC/2025)
Nº 164/2025/DIR/CTC – Designar o servidor docente CARLOS EDUARDO VERZOLA VAZ para exercer a função de Supervisor do Laboratório de Microcomputadores (LABMICRO), junto ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhe seis horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. OF E 46/ARQ/CTC/2025)
Nº 165/2025/DIR/CTC – Designar o servidor docente RAMON SILVA DE CARVALHO para exercer a função de Supervisor do Laboratório de Modelos e Maquetes – LABMOMA, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhe seis horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. OF E 47/ARQ/CTC/2025)
Nº 166/2025/DIR/CTC – Designar a servidora docente ROBERTA KRAHE EDELWEISS para exercer a função de Supervisora do Laboratório de Projetos – LABPROJ, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhe seis horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. OF E 48/ARQ/CTC/2025)
Nº 167/2025/DIR/CTC – Designar a servidora docente LISIANE ILHA LIBRELOTTO para exercer a função de Supervisora do Laboratório de Restauro – LABRESTAURO, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhe seis horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. OF E 49/ARQ/CTC/2025)
Nº 168/2025/DIR/CTC – Designar o servidor docente LUCAS SABINO DIAS para exercer a função de Supervisor do Laboratório de Sistemas Construtivos – LABSISCO, junto ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhe seis horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. OF E 50/ARQ/CTC/2025)
Nº 169/2025/DIR/CTC – Designar o servidor docente SAMUEL STEINER DOS SANTOS para exercer a função de Supervisor do Laboratório de Urbanismo – LABURB, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhe seis horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. OF E 51/ARQ/CTC/2025)
Nº 170/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes abaixo indicados para compor o Núcleo Docente Estruturante – NDE, do Curso de Graduação em Engenharia de Materiais, para o período de 09/07/2025 a 08/07/2027, atribuindo-lhes uma hora semanal de carga horária administrativa:
JOÃO BATISTA RODRIGUES NETO (presidente)
CELSO PERES FERNANDES
EDUARDO ALBERTO FANCELLO
FÁBIO ANTÔNIO XAVIER
FERNANDO ANTÔNIO FORCELLINI
GUILHERME MARIZ DE OLIVEIRA BARRA
PEDRO AMEDEO NANNETTI BERNARDINI
(Ref. Solicitação Digital nº 036503/2025)
Nº 171/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes LISEANE PADILHA THIVES (Presidente), FERNANDA FERNANDES MARCHIORI, RAFAEL ROLDORF LOPEZ e WELLISON GOMES, e os discentes THAMIRES OHANA COELHO LIMA LIOTTO, GABRIELA MENGHINI DE GODOY e JAQUELINE WOLFART (suplente) para compor a Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFSC), com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo duas horas semanais de carga horária administrativa aos membros docentes.
(Ref. Solicitação Digital nº 034951/2025)
PORTARIAS DE 11 DE JULHO DE 2025
Nº 172/2025/DIR/CTC – Designar o servidor docente JAIME ANDRÉS LOZANO CADENA para exercer a função de membro da Câmara Setorial de Pesquisa e Extensão do Departamento de Engenharia Mecânica, para o período de 14/07/2025 a 13/07/2027, atribuindo-lhe duas horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. Solicitação Digital nº 038343/2025)
Nº 173/2025/DIR/CTC – Designar o servidor docente FILIPE BASSAN MARINHO MACIEL como Coordenador de Estágios do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhe dez horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. OF E 52/ARQ/CTC/2025)
Nº 174/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes abaixo indicados para compor a Comissão de Estágios do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, sob a presidência do Coordenador de Estágios do referido curso, com efeito retroativo a 07/07/2025 até 06/07/2027, atribuindo-lhes quatro horas semanais de carga horária administrativa:
ALMIR FRANCISCO REIS
THÊMIS DA CRUZ FAGUNDES
LETÍCIA MATTANA
(Ref. OF E 53/ARQ/CTC/2025)
PORTARIA DE 14 DE JULHO DE 2025
Nº 175/2025/DIR/CTC – Designar, com efeito retroativo a partir de 2/4/2025, em caráter pro tempore, os representantes abaixo indicados, oriundos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), para compor a representação de Conselho Profissional de Classe, representativo de profissão vinculada aos cursos do Centro Tecnológico, junto ao Conselho de Unidade do Centro Tecnológico.
Titular: FABIO FIATES
Suplente: ISABELLE NAMI REGIS
(Ref. Resolução Normativa nº 152/2021/CUn; Resolução Normativa nº 156/2021/CUn)
PORTARIA DE 15 DE JULHO DE 2025
Nº 176/2025/DIR/CTC – Prorrogar, com efeito retroativo a 1/7/2025, em caráter pro tempore, a designação do servidor docente NELSON LIBARDI JUNIOR para exercer a função de Coordenador de Estágios do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, atribuindo-lhe 10 (dez) horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. Solicitação Digital nº 038153/2025)
PORTARIA DE 17 DE JULHO DE 2025
Nº 177/2025/DIR/CTC – Art. 1º Dispensar, com efeito retroativo a 8/7/2025, o servidor docente ANTÔNIO FELIPE DA CUNHA DE AQUINO, da função de Coordenador de Ensino – Área de Eletrotécnica e Sistemas de Potência, do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica, para a qual foi designado conforme Portaria n º 167/2024/DIR/CTC, de 16 de julho de 2024.
Art. 2º Designar o servidor docente ERLON CRISTIAN FINARDI para exercer a função de Coordenador de Ensino – Área de Eletrotécnica e Sistemas de Potência, do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica, com efeito retroativo a contar de 8/7/2025 a 31/7/2026, atribuindo-lhe 4 (quatro) horas semanais de carga horária administrativa.
(Ref. Solicitação Digital nº 039236/2025)
PORTARIA DE 18 DE JULHO DE 2025
Nº 178/2025/DIR/CTC Designar, em caráter pro tempore, o servidor docente LAURO CESAR NICOLAZZI para exercer a função Coordenador de Extensão do Departamento de Engenharia Mecânica, no período de 18/7/2025 a 27/7/2025, atribuindo-lhe oito horas semanais de carga horária administrativa, tendo em vista o afastamento do titular, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Art. 18 da Res. Normativa nº 88/2016/CUn)
PORTARIAS DE 21 DE JULHO DE 2025
Nº 179/2025/DIR/CTC – Designar os docentes LEANDRO BUSS BECKER (Titular Interno – UFSC), FRANCISCO MARCONDES (Titular Externo – UFC), LIGIA DAMASCENO FERREIRA MARCZAK (Titular Externo – UFRGS), MILTON LUIZ PAIVA DE LIMA (Titular Externo – FURG), AMILTON JOSÉ VIEIRA DE ARRUDA (Suplente Externo – UFPE), JAMES MIYAMOTO (Suplente Externo – UFRJ) e ANTONIO CEZAR BORNIA (Suplente Interno – UFSC), pertencentes à Classe E – Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, para, sob a presidência do primeiro, constituírem a Comissão Avaliadora de Memoriais da Avaliação de Desempenho (MAD) e Memoriais de Atividades Acadêmicas (MAA) ou Teses Inéditas dos docentes do Centro Tecnológico aptos a submeterem-se à promoção à Classe E no segundo semestre de 2025.
(Ref. Resolução Normativa nº 114/2017/CUn)
Nº 180/2025/DIR/CTC – Art. 1º Dispensar, com efeito retroativo a 15/7/2025, a servidora docente PATRÍCIA DE SÁ FREIRE, da função de membro titular do Colegiado do Curso de Graduação em Sistemas de Informação, para a qual foi designada conforme Portaria n. º 193/2023/DIR/CTC, de 15 de agosto de 2023.
Art. 2º Designar o servidor docente MARCELO MACEDO para exercer a função de membro titular do Colegiado do Curso de Graduação em Sistemas de Informação, com efeito retroativo a contar de 15/7/2025 até 31/8/2025, atribuindo-lhe 4 (quatro) horas semanais de carga horária administrativa.
Art. 3º Dispensar, com efeito retroativo a 15/7/2025, o servidor docente MARCELO MACEDO, da função de membro suplente do Colegiado do Curso de Graduação em Sistemas de Informação, para a qual foi designado conforme Portaria n. º 193/2023/DIR/CTC, de 15 de agosto de 2023.
Art. 4º Designar a servidora docente PATRÍCIA DE SÁ FREIRE para exercer a função de membro suplente do Colegiado do Curso de Graduação em Sistemas de Informação, com efeito retroativo a contar de 15/7/2025 até 31/8/2025.
(Ref. Solicitação Digital nº 039268/2025)
PORTARIA DE 22 DE JULHO DE 2025
Nº 181/2025/DIR/CTC – Designar a Engenheira de Controle e Automação e de Segurança do Trabalho, MAYNE FRANCIELI GONÇALVES, e o Engenheiro Eletricista, FABIANO LUZ CARDOSO, para compor o Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, como representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/SC), com efeito retroativo a 14/7/2025 até 13/7/2027.
(Ref. Solicitação Digital nº 039382/2025)
PORTARIAS DE 23 DE JULHO DE 2025
Nº 182/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes ODORICO MACHADO MENDIZABAL, JOSÉ LUÍS ALMADA GÜNTZEL e RAFAEL DE SANTIAGO para, sob a presidência do primeiro, compor a Comissão que conduzirá o processo eleitoral para a escolha de Coordenador(a) e Subcoordenador(a) do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação.
(Ref. Solicitação Digital nº 039675/2025)
PORTARIAS DE 24 DE JULHO DE 2025
Nº 183/2025/DIR/CTC – Art.1º Designar, na forma do Artigo n.º 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, as/os servidoras/servidores abaixo relacionadas/relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor a Subcomissão Interna para Elaboração do Inventário Físico dos Bens Móveis Permanentes do Departamento de Engenharia de Controle e Automação/EAS-CTC, referente ao exercício 2025:
I – Diego Rodrigues Ferreira, SIAPE nº 3311604, Assistente em Administração;
II – Lívia Scheffer Santos, SIAPE nº 2225636, Assistente em Administração; e
III – Felipe Gomes de Oliveira Cabral, SIAPE nº 1193676, Professor.
Art. 2º Os documentos produzidos pela Subcomissão deverão ser apresentados a Comissão Geral da Unidade inventariada tão logo finalizem os trabalhos, viabilizando o cumprimento do Cronograma de Inventário Anual amplamente divulgado na Instituição.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Art. 33, § 2.º, da Resolução Normativa nº 73/2016/CUn)
Nº 184/2025/DIR/CTC – Art.1º Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, as/os servidoras/servidores abaixo relacionadas/relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor Subcomissão Interna para Elaboração do Inventário Físico dos Bens Móveis Permanentes do Departamento de Engenharia Civil – ECV/CTC, referente ao exercício 2025:
I – Roberto Fernando Vieira, SIAPE nº 1156993, Assistente em Administração;
II – Kauê Tortato Alves, SIAPE nº 1757077, Técnico em Assuntos Educacionais; e
III – Vanessa Amorim Amorim, SIAPE nº 1725791, Técnica de Laboratório.
Art. 2º Os documentos produzidos pela Subcomissão deverão ser apresentados a Comissão Geral da Unidade inventariada tão logo finalizem os trabalhos, viabilizando o cumprimento do Cronograma de Inventário Anual amplamente divulgado na Instituição.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Art. 33, § 2.º, da Resolução Normativa nº 73/2016/CUn)
Nº 185/2025/DIR/CTC – Art. 1º Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, as/os servidoras/servidores abaixo relacionadas/relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor Subcomissão Interna para Elaboração do Inventário Físico dos Bens Móveis Permanentes do Departamento de Engenharia Elétrica – EEL/CTC, referente ao exercício 2025:
I – Renato Rosa da Costa, SIAPE 1159118, Assistente em Administração;
II – Renata Jahn Werlich Coelho, SIAPE 1660239, Assistente em Administração;
III – Fábio de Araújo Bairros, SIAPE 2350047, Técnico em Eletrônica;
IV – Maykon Bergmann, SIAPE 1789169, Assistente em Administração;
V – Gabriel Boing Cardoso, SIAPE 1772919, Assistente em Administração;
VI – Wilson Silva Costa, SIAPE 1169683, Assistente em Administração;
VII – Rian de Almeida Rosario, SIAPE 1388449, Técnico em Eletrônica;
VIII – Cristian Franzoi Mazzola, SIAPE 1134538, Engenheiro;
IX – Miguel Moreto, SIAPE 2616223, Professor;
X – Danilo Silva, SIAPE 1810916, Professor;
XI – Helena Flavia Naspolini, SIAPE 1156247, Professora;
XII – Renato Garcia Ojeda, SIAPE 1159741, Professor;
XIII – Samir Ahmad Mussa, SIAPE 1515060, Professor;
XIV – Denizar Cruz Martins, SIAPE 1156999, Professor;
XV – Antônio Luiz Schalata Pacheco, SIAPE 1159242, Técnico em Eletrônica;
XVI – Mauro Augusto da Rosa, SIAPE 2054967, Professor;
XVII – Antônio José Alves Simões, SIAPE 1155946, Professor;
XVIII – Carlos Renato Rambo, SIAPE 1788702, Professor;
XIX – Marcio Cherem Schneider, SIAPE 1156246, Professor;
XX – Elton Luiz Fontão, SIAPE 1159805, Auxiliar em Administração;
XXI – Walter Antônio Gontijo, SIAPE 1159946, Técnico em Eletrônica;
XXII – Marcio Holsbach Costa, SIAPE 1459058, Professor;
XXIII – Adroaldo Raizer, SIAPE 1159659, Professor;
XXIV – Joceli Mayer, SIAPE 1159793, Professor;
XXVI – Fernando Rangel de Souza, SIAPE 2115757, Professor; e
XXVI – Eduardo Augusto Bezerra, SIAPE 1768559, Professor.
Art. 2º Os documentos produzidos pela Subcomissão deverão ser apresentados a Comissão Geral da Unidade inventariada tão logo finalizem os trabalhos, viabilizando o cumprimento do Cronograma de Inventário Anual amplamente divulgado na Instituição.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Art. 33, § 2.º, da Resolução Normativa nº 73/2016/CUn)
Nº 186/2025/DIR/CTC – Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, as/os servidoras/servidores abaixo relacionadas/relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor Subcomissão Interna para Elaboração do Inventário Físico dos Bens Móveis Permanentes do Departamento de Engenharia Mecânica – EMC/CTC, referente ao exercício 2025:
I – João Bento Rovaris, SIAPE nº 1973147, Engenheiro/Área
II – Carlos Eduardo Coelho, SIAPE nº 2034506, Técnico em Mecânica; e
III – Tadeu Butzge, SIAPE nº 1158817, Assistente em Administração.
Art. 2º Os documentos produzidos pela Subcomissão deverão ser apresentados a Comissão Geral da Unidade inventariada tão logo finalizem os trabalhos, viabilizando o cumprimento do Cronograma de Inventário Anual amplamente divulgado na Instituição.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Art. 33, § 2.º, da Resolução Normativa nº 73/2016/CUn)
Nº 187/2025/DIR/CTC – Designar, na forma do artigo n.º 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, as/os servidoras/servidores abaixo relacionadas/relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor Subcomissão Interna para Elaboração do Inventário Físico dos Bens Móveis Permanentes do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – ENS/CCTC, referente ao exercício 2025:
I – Nathane de Souza Gonçalves Campos Lima, SIAPE nº 1336894, Assistente em Administração;
II – Filipe Fernandes de Carvalho Souza , SIAPE nº 1081006, Engenheiro Área;
III – Miriane Ramos Vianna Moreira, SIAPE nº 2356155, Assistente em Administração; e
IV – Aline Alves Freitas, SIAPE 2398655, Técnico Laboratório/Área.
Art. 2º Os documentos produzidos pela Subcomissão deverão ser apresentados a Comissão Geral da Unidade inventariada tão logo finalizem os trabalhos, viabilizando o cumprimento do Cronograma de Inventário Anual amplamente divulgado na Instituição.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Art. 33, § 2.º, da Resolução Normativa nº 73/2016/CUn)
Nº 188/2025/DIR/CTC – Art. 1º Designar, na forma do artigo n.º 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, as/os servidoras/servidores abaixo relacionadas/relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor Subcomissão Interna para Elaboração do Inventário Físico dos Bens Móveis Permanentes do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas – EPS/CCTC, referente ao exercício 2025:
I – Dalto do Nascimento dos Santos, SIAPE nº 1169618, Assistente em Administração;
II – Pedro Cândido Machado Filho, SIAPE nº 1156765, Contínuo; e
III – Lynceo Falvigna Braghirolli, SIAPE nº 1848379, Professor.
Art. 2º Os documentos produzidos pela Subcomissão deverão ser apresentados a Comissão Geral da Unidade inventariada tão logo finalizem os trabalhos, viabilizando o cumprimento do Cronograma de Inventário Anual amplamente divulgado na Instituição.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Art. 33, § 2.º, da Resolução Normativa nº 73/2016/CUn)
Nº 189/2025/DIR/CTC – Art. 1º Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, as/os servidoras/servidores abaixo relacionadas/relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor Subcomissão Interna para Elaboração do Inventário Físico dos Bens Móveis Permanentes do Departamento de Informática e Estatística – INE/CTC, referente ao exercício 2025:
I – Bruno Geiss Lemos, SIAPE nº 3073504, Assistente em Administração;
II – Carlos Roberto Carvalho, SIAPE nº 1159986, Porteiro; e
III – Maicon Rafael Zatelli, SIAPE nº 1008768, Professor.
Art. 2º Os documentos produzidos pela Subcomissão deverão ser apresentados a Comissão Geral da Unidade inventariada tão logo finalizem os trabalhos, viabilizando o cumprimento do Cronograma de Inventário Anual amplamente divulgado na Instituição.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Art. 33, § 2.º, da Resolução Normativa nº 73/2016/CUn)
Nº 190/2025/DIR/CTC – Art. 1º Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, as/os servidoras/servidores abaixo relacionadas/relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor Comissão Geral Interna para Elaboração do Inventário Físico dos Bens Móveis Permanentes do Centro Tecnológico – CTC, referente ao exercício 2025:
I – Patrícia Ida Gonçalves Pinheiro, SIAPE nº 2135153, Auxiliar em Administração;
II – Jorge Pereira Oda, SIAPE nº 3000154, Auxiliar em Administração;
III – Fernanda Selistre da Silva Scheidt, SIAPE nº 1893943, Administradora de Edifícios;
IV – Ariana Casagrande, SIAPE nº 1264386, Assistente em Administração;
V – Patricia Fernandes, SIAPE nº 1761433-3, Secretária Executiva;
VI – Marcelo Bittencourt, SIAPE nº 1160197-1, Eletricista;
VII – Robson de Carvalho, SIAPE nº 1217186, Analista de TI;
VIII – Diego Lourenço Nunes Martins, SIAPE nº 1623071, Assistente em Administração.
Art. 2º Os documentos produzidos pela Comissão Geral Interna deverão ser apresentados ao Agente Nato da Unidade inventariada tão logo finalizem os trabalhos, viabilizando o cumprimento do Cronograma de Inventário Anual amplamente divulgado na Instituição.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Art. 33, § 2.º, da Resolução Normativa nº 73/2016/CUn)
PORTARIA DE 25 DE JULHO DE 2025
Nº 191/2025/DIR/CTC – Designar, em caráter pro tempore, o servidor docente RAFAEL DE SANTIAGO para exercer a função de Coordenador de Extensão do Departamento de Informática e Estatística, no período de 25/7/2025 a 27/7/2025, tendo em vista o afastamento do titular, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Art. 18 da Res. Normativa nº 88/2016/CUn)
PORTARIAS DE 28 DE JULHO DE 2025
Nº 192/2025/DIR/CTC – Designar, em caráter pro tempore, o servidor docente RICARDO FELIPE CUSTÓDIO para exercer a função de Coordenador de Extensão do Departamento de Informática e Estatística, no período de 28/7/2025 a 1/8/2025, tendo em vista o afastamento do titular, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Art. 18 da Res. Normativa nº 88/2016/CUn)
Nº 193/2025/DIR/CTC – Art. 1º Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, as/os servidoras/servidores abaixo relacionadas/relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor Subcomissão Interna para Elaboração do Inventário Físico dos Bens Móveis Permanentes do Departamento de Engenharia Química e de Alimentos/CTC, referente ao exercício 2025:
I – Francine Martins Espíndola, SIAPE nº 2133140, Assistente em Administração;
II – Leandro Guarezi Nandi, SIAPE nº 2167690, Técnico de laboratório;
III – Gabriela Westphal Vieira, SIAPE nº 2282238, Técnica de laboratório; e
IV – Sandro dos Santos Souza, SIAPE 1160124, Técnico em eletromecânica.
Art. 2º Os documentos produzidos pela Subcomissão deverão ser apresentados a Comissão Geral da Unidade inventariada tão logo finalizem os trabalhos, viabilizando o cumprimento do Cronograma de Inventário Anual amplamente divulgado na Instituição.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Art. 33, § 2.º, da Resolução Normativa n.º 73/2016/CUn)
Nº 194/2025/DIR/CTC – Art. 1º Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, as/os servidoras/servidores abaixo relacionadas/relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor Subcomissão Interna para Elaboração do Inventário Físico dos Bens Móveis Permanentes do Departamento de Arquitetura e Urbanismo – ARQ/CTC, referente ao exercício 2025:
I – Martiela Knappe da Silva, SIAPE nº 3160991, Assistente em Administração;
II – Gabriel Dorigo Almeida, SIAPE nº 1276349, Arquiteto; e
III – Rodrigo Gonçalves dos Santos, SIAPE nº 1374167, Professor.
Art. 2º Os documentos produzidos pela Subcomissão deverão ser apresentados a Comissão Geral da Unidade inventariada tão logo finalizem os trabalhos, viabilizando o cumprimento do Cronograma de Inventário Anual amplamente divulgado na Instituição.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC
(Ref. Art. 33, § 2.º, da Resolução Normativa nº 73/2016/CUn)
PORTARIA DE 29 DE JULHO DE 2025
Nº 195/2025/DIR/CTC – Designar, em caráter pro tempore, o servidor docente ELDER RIZZON SANTOS para exercer a função de Coordenador de Pesquisa do Departamento de Informática e Estatística, no período de 29/7/2025 a 3/8/2025, tendo em vista o afastamento do titular, em gozo de férias regulamentares.
PORTARIAS DE 30 DE JULHO DE 2025
Nº 196/2025/DIR/CTC – Designar os acadêmicos abaixo indicados como representantes discentes junto ao Colegiado dos Cursos de Graduação em Engenharia de Produção – CCGEP, com efeito retroativo a 14/07/2025 até 13/07/2026:
Titular: Felipe Carvalho da Silva – Matrícula 22201645
Suplente: Eugênio Strassburger Rovaris – Matrícula 19200494
Titular: Pietro Francisco Testoni – Matrícula 20102251
Suplente: Rafael Felipe Correa – Matrícula 21202181
(Ref. Solicitação Digital nº 038878/2025)
Nº 197/2025/DIR/CTC – Art. 1º Designar a pesquisadora abaixo listado para integrar a Comissão Interna de Seleção e Acompanhamento do Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC, no âmbito do Centro Tecnológico:
GLAUCIA DE SOUSA MORENO – Matrícula UFSC: 202504527 | E-mail – glaucia.moreno@ufsc.br.
Art. 2º Conceder duas horas semanais ao pesquisador designado, para a realização das atividades previstas em edital (seleção de propostas apresentadas, análise de eventuais pedidos de reconsideração, avaliação de vídeos e resumos inscritos no Seminário de Iniciação
Científica e Tecnológica – SIC, avaliação de relatórios e suas eventuais correções) e outras atividades, de acordo com a necessidade do programa.
Art. 3º Convocar o membro aqui designado para leitura de material necessário à execução das atividades dentro dos prazos estabelecidos, com risco de, em casos de omissão e/ou atrasos, causar perda de bolsas do programa ao Centro / Unidade a que estão vinculados.
Art. 4º Determinar que fatos e ocorrências relacionadas ao programa, mas não previstas em edital ou regulamento, devem ser informadas e reguladas pela PROPESQ.
Art. 5º Estabelecer que esta portaria entra em vigor na data da sua publicação e terá validade até a publicação de nova portaria de mesma natureza que a revogue.
Nº 198/2025/DIR/CTC – Art. 1º Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, as/os servidoras/servidores abaixo relacionadas/relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor Subcomissão Interna para Elaboração do Inventário Físico dos Bens Móveis Permanentes do Departamento de Engenharia do Conhecimento – EGC/CTC, referente ao exercício 2025:
I – Diogo Henrique Ropelato, SIAPE 2345653, Assistente em Administração;
II – Renan Dias Petri, SIAPE 3241411, Assistente em Administração e
III – Alexandre Augusto Biz, SIAPE 1543006, Professor.
Art. 2º Os documentos produzidos pela Subcomissão deverão ser apresentados a Comissão Geral da Unidade inventariada tão logo finalizem os trabalhos, viabilizando o cumprimento do Cronograma de Inventário Anual amplamente divulgado na Instituição.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Art. 33, § 2.º, da Resolução Normativa nº 73/2016/CUn)
PORTARIA DE 31 DE JULHO DE 2025
Nº 199/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes abaixo indicados para compor o Colegiado dos Cursos de Graduação em Engenharia de Produção, com efeito retroativo a 09/06/2025 até 08/06/2027, atribuindo duas horas semanais de carga horária administrativa ao representante titular:
Representantes do Departamento de Design e Expressão Gráfica (EGR)
HENRIQUE JOSÉ SOUZA COUTINHO – Titular
ADHEMAR MARIA DO VALLE FILHO – Suplente
(Ref. Solicitação Digital nº 041840/2025)


