Boletim Nº 136/2025 – 01/08/2025

01/08/2025 17:34

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

 BOLETIM OFICIAL Nº 136/2025

Data da publicação: 01/08/2025

 

GABINETE DA REITORIA PORTARIA Nº 1540/2025/GR,

PORTARIAS Nº 1545/2025/GR À Nº 1546/2025/GR,

PORTARIAS Nº 1553/2025/GR À Nº 1555/2025/GR,

PORTARIAS Nº 1558/2025/GR À Nº 1576/2025/GR

PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 118/DPC/PROAD,

PORTARIA Nº 119/DPC/PROAD,

PORTARIA Nº 120/DPC/PROAD,

PORTARIA Nº 121/DPC/PROAD,

PORTARIA Nº 122/DPC/PROAD,

PORTARIA Nº 123/DPC/PROAD,

PORTARIA Nº 124/DPC/PROAD,

PORTARIA Nº 125/DPC/PROAD,

PORTARIA Nº 126/DPC/PROAD,

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 012/2025/CCA,

PORTARIAS Nº 056/2025/CCA À Nº 059/2025/CCA

CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS Nº 109/2025/CFM À Nº 113/2025/CFM
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE  PORTARIAS Nº 152/2025/CCS À Nº 158/2025/CCS
CENTRO SOCIOECONOMICO EDITAL 010/2025/CSE,

 PORTARIA Nº 058/2025/CSE

 

 

 

 

GABINETE DA REITORIA

 

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

PORTARIAS DE 25 DE JULHO DE 2025

Nº 1540/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 15 de Maio de 2025, Márcio Matias,  PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe B, SIAPE nº 2158704, para exercer a função de Coordenador do Curso de Graduação em Ciências da Informação – CGCIN/CED, para completar mandato a expirar-se em 31 de Julho de 2025.

Art. 2º  Atribuir ao servidor a Função Comissionada de Curso, código FCC.

Art. 3º Ficam revogadas, a partir de 15 de Maio de 2025, as portarias nº 1397/2023/GR, de 03 de julho de 2023 e Portaria nº 1398/2023/GR, de 03 de julho de 2023.

(Ref. Sol. 040919/2025)

 

PORTARIAS DE 28 DE JULHO DE 2025

Nº 1545/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 28 de Julho de 2025, FLáVIA FLORENTINO VARELLA,  PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe B, SIAPE nº 2258306, para exercer a função de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História – CPGHST/CFH, para um mandato de 2 anos.

Art. 2º Atribuir à servidora a Função Comissionada de Coordenação de Curso, código FCC.

(Ref. Sol. Processo 23080.032394/2025-84)

 

Nº 1546/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 28 de Julho de 2025, HENRIQUE ESPADA RODRIGUES LIMA FILHO,  PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe C, SIAPE nº 2181940, para exercer a função de Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em História – CPGHST/CFH, para um mandato de 2 anos.

Art. 2º Atribuir ao servidor a carga horária de dez horas semanais.

(Ref. Sol. Processo 23080.032394/2025-84)

 

Nº 1553/2025/GR – Dispensar, a pedido, a partir de 28 de Julho de 2025, VALDECIR MARIA LAURA, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe A, SIAPE nº 2220265, do exercício da função de Coordenador do Curso de Graduação em Farmácia – CGF/CCS, código FCC, para a qual foi designado pela Portaria nº 513/2025/GR, de 13 de março de 2025.

(Ref. Sol. 21543/2025)

 

Nº 1554/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 29 de Julho de 2025, ROBERTO FERREIRA DE MELO,  PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe C, SIAPE nº 1160230, para exercer a função de Coordenador do Curso de Graduação em Farmácia – CGF/CCS, para um mandato de 2 anos.

Art. 2º Atribuir ao servidor a Função Comissionada de Coordenação de Curso, código FCC.

(Ref. Sol. 21543/2025)

 

Nº 1555/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 29 de Julho de 2025, ROSANA ISABEL DOS SANTOS,  PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe B, SIAPE nº 356642, para exercer a função de Subcoordenadora do Curso de Graduação em Farmácia – CGF/CCS, para um mandato de 2 anos.

Art. 2º Atribuir à servidora a carga horária de dez horas semanais.

(Ref. Sol. 21543/2025)

 

PORTARIAS DE 29 DE JULHO DE 2025

Nº 1558/2025/GR – Art. 1º Designar Rodrigo Gonçalves, ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SIAPE nº 1889818, para exercer a função de Coordenador de Gestão dos Serviços de Rede – CGSR/DTIR/SETIC/SEPLAN.

Art. 2º  Atribuir ao servidor a função gratificada FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

(Ref. Sol. 41420/2025)

 

Nº 1559/2025/GR – Designar RICARDO SONNTAG, TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES, SIAPE nº 2270119, Coordenador(a) de Manutenção Predial e Infraestrutura – CMPI/DMPI/PU, para responder cumulativamente pela Diretoria do Departamento de Manutenção Predial e de Infraestrutura – DMPI/SEOMA, código CD4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 28 de Julho de 2025 a 01 de Agosto de 2025, tendo em vista o afastamento do titular, TIAGO ZAVACKI DE MORAIS, SIAPE nº 1756725, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 41489/2025)

 

Nº 1560/2025/GR – Art. 1º Dispensar, a partir de 30 de Julho de 2025, ALINE LEITE ANDRADE, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 1246791, do exercício da função de Chefe do Setor Financeiro – SF/CCE, código FG2, para a qual foi designada pela Portaria N.º 747/2025/GR, DE 11 DE ABRIL DE 2025.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

(Ref. Sol. 41647/2025)

 

Nº 1561/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 30 de Julho de 2025, Alberto Manoel Assis Júnior, ADMINISTRADOR, SIAPE nº 1950638, para exercer a função de Chefe do Setor Financeiro – SF/CCE.

Art. 2º  Atribuir ao servidor a função gratificada FG2, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas.

(Ref. Sol. 41647/2025)

 

Nº 1562/2025/GR – Art. 1º Dispensar, a partir de 11 de Agosto de 2025, CAROLINA BONES, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3309722, do exercício da função de Chefe da Divisão de Afastamento e Apoio à Capacitação – DAAC/CCP/DDP/PRODEGESP, código FG3, para a qual foi designada pela Portaria N.º 916/2024/GR, DE 15 DE ABRIL DE 2024.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

(Ref. Sol. 41651/2025)

 

Nº 1563/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 11 de Agosto de 2025, CHERYL MAUREEN DAEHN, AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 2350043, para exercer a função de Chefe da Divisão de Afastamento e Apoio à Capacitação – DAAC/CCP/DDP/PRODEGESP.

Art. 2º  Atribuir à servidora a função gratificada FG3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas.

(Ref. Sol. 41651/2025)

 

Nº 1564/2025/GR – Art. 1º Dispensar Eduardo José Borba de Amorim da condição de membro da Comissão Permanente de Cerimônias Solenes do Conselho Universitário, instituída pela Portaria nº 382/2023/GR, para a qual foi designado pela Portaria nº 2354/2024/GR, de 14 de novembro de 2024.

Art. 2º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Sol. nº 038158/2025)

 

Nº 1565/2025/GR – Art. 1º Designar, em caráter definitivo, após a aprovação pelo Conselho Universitário (CUn) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), VIVIANE REGINA DA SILVA, administradora, SIAPE nº 2401770, para exercer a função de Diretora-Geral do Departamento de Processos Disciplinares (DPD/UFSC).

Art. 2º Atribuir à servidora a função gratificada CD-4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas.

Art. 3º Fica revogada, a partir da publicação desta portaria, a Portaria nº 1616/2024/GR, de 5 de agosto de 2024.

Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

(Ref. Sol. nº 38939/2024 e de acordo com o ofício nº 11137/2025/CRG/CGU)

 

Nº 1566/2025/GR – Designar MARCELO VENTURI, ENGENHEIRO AGRÔNOMO, SIAPE nº 2658093, para substituir o Coordenador Técnico da Fazenda Experimental da Ressacada – CTFER/CCA, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 04/08/2025 a 15/08/2025, tendo em vista o afastamento do titular ANTONIO MARCOS MIRANDA, SIAPE nº 3052650, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 41691/2025)

 

Nº 1567/2025/GR – Art. 1º Designar os servidores listados a seguir para compor a Comissão Especial para a aquisição de imóvel para o Campus de Blumenau (TED 15725 – SESu/MEC), instituída pela Portaria nº 1312/2025/GR, de 4 de julho de 2025:

I – ANDRÉ LAURINDO COSTA – PF/GR;

II – SABRINA REICHERT – PF/GR; e

III – RICARDO CESAR DOS PASSOS – DGI/DGG.

Art. 2º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da Universidade.

(Ref. Sol. nº 41442/2025)

 

PORTARIAS DE 30 DE JULHO DE 2025

Nº 1568/2025/GR – Art. 1º Designar ANDRE VAGNER PERON DE MORAIS, PROFESSOR ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO, classe B, SIAPE nº 3031133, para exercer a função de Coordenador Pedagógica do Ensino Médio – CPEM/CA/CED.

Art. 2º  Atribuir ao servidor a função gratificada FG4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

(Ref. Sol. 033777/2025)

 

Nº 1569/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 01 de Agosto de 2025, James Schipmann Eger, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe B, SIAPE nº 1025204, para exercer a função de Chefe do Departamento de Engenharias da Mobilidade – EMB/CTJ da Universidade Federal de Santa Catarina, para um mandato de 2 anos.

Art. 2º  Atribuir ao servidor a função gratificada FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas.

Art. 3º Fica revogada, a partir de 01 de Agosto de 2025, a portaria nº 1880/2023/GR, DE 28 DE AGOSTO DE 2023.

(Ref. Sol. Processo 23080.040852/2025-59)

 

Nº 1570/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 01 de Agosto de 2025, VICTOR SIMOES BARBOSA,  PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe B, SIAPE nº 2330786, para exercer a função de Subchefe do Departamento de Engenharias da Mobilidade –  EMB/CTJ, para um mandato de 2 anos.

Art. 2º Atribuir ao servidor a carga horária de dez horas semanais.

Art. 3º Fica revogada, a partir de 01 de Agosto de 2025, a Portaria nº 1881/2023/GR, DE 28 DE AGOSTO DE 2023.

(Ref. Sol. Processo 23080.040852/2025-59)

 

Nº 1571/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 04 de Julho de 2025, Pedro de Souza Pereira,  PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe C, SIAPE nº 1723767, para exercer a função de Coordenador de Pós-Graduação em Oceanografia – CPGOCN/CFM, para um mandato de 2 anos.

Art. 2º Atribuir ao servidor a Função Comissionada de Coordenação de Curso, código FCC.

(Ref. Sol. 040502/2025)

 

Nº 1572/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 04 de Julho de 2025, Antonio Henrique da Fontoura Klein,  PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe C, SIAPE nº 1810964, para exercer a função de Subcoordenador de Pós-Graduação em Oceanografia – CPGOCN/CFM, para um mandato de 2 anos.

Art. 2º Atribuir ao servidor a carga horária de dez horas semanais.

(Ref. Sol. 040502/2025)

 

Nº 1573/2025/GR – Art. 1º  Dispensar Stefani de Souza, SECRETÁRIO EXECUTIVO, SIAPE nº 1943249, do exercício da função de Coordenadora de Imprensa do Gabinete da Reitoria/ CI-GR, código FG1, para a qual foi designada pela Portaria nº 2714/2024/GR, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2024.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

(Ref. Sol. 041619/2025)

 

Nº 1574/2025/GR – Art. 1º Extinguir a Coordenadoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria (CI-GR), código FG-1.

Art. 2º Criar a Coordenadoria de Apoio à Gestão da Comunicação, código FG-1.

Art. 3º Utilizar, na Coordenadoria criada nos termos do art. 2º, a função de código FG-1 do setor extinto no art. 1º.

Art. 4º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da Universidade.

(Ref. Sol. nº 41619/2025)

 

Nº 1575/2025/GR – Art. 1º Extinguir a Coordenadoria Administrativa (CA/DeAE/PRAE), código FG-1.

Art. 2º Criar a Coordenadoria de Manutenção e Infraestrutura do Restaurante Universitário, código FG-1.

Art. 3º Utilizar, na Coordenadoria criada nos termos do art. 2º a função de código FG-1 do setor extinto no art. 1º.

Art. 4º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da Universidade.

(Ref. Sol. nº 40159/2025)

 

Nº 1576/2025/GR – Art. 1º Designar DANIEL DO NASCIMENTO E SILVA, professor do magistério superior, SIAPE nº 1800805, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), como membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH/UFSC), para um mandato de 3 (três) anos.

Art. 2º Fica atribuída a carga horária de 8 (oito) horas semanais aos membros designados para o desempenho de suas funções, conforme o disposto no art. 9º, § 2º, do Regimento Interno do CEPSH/UFSC.

Art. 3º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da Universidade.

(Ref. Sol. nº 041610/2025)

 

 

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

DEPARTAMENTO DE CONTRATOS

A DIRETORA EM EXERCÍCIO DO DEPARTAMENTO DE CONTRATOS, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, resolve:

PORTARIA DE 18 DE JULHO DE 2025.

Nº 118/DPC/PROADArt. 1º PRORROGAR, até 04 de agosto de 2025, o prazo para a equipe de planejamento designada por meio da Portaria n° 055/DPC/PROAD, 27 de agosto de 2024, finalizar os trabalhos referentes ao planejamento da contratação do serviço de manutenção corretiva de projetores e telas de projeção com eventual fornecimento de peças, conforme consta no processo 23080.052758/2023-81.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário.

 

PORTARIA DE 21 DE JULHO DE 2025.

Nº 119/DPC/PROADArt. 1º PRORROGAR, até 18 de agosto de 2025, o prazo para a equipe de planejamento designada por meio da PORTARIA Nº 065/DPC/PROAD, de 15 de abril de 2025, finalizar os trabalhos referentes ao planejamento para contratação de seguros para os ônibus, micro-ônibus e vans na modalidade RCO – responsabilidade civil obrigatória da Universidade Federal de Santa Catarina, conforme consta no processo 23080.018810/2025-31.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário.

 

PORTARIA DE 22 DE JULHO DE 2025.

Nº 120/DPC/PROAD – Art. 1º DESIGNAR os servidores abaixo relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor a equipe de planejamento contratação de serviços de pessoa jurídica para execução de serviços de assessoria em propriedade intelectual, conforme consta no processo 23080.039916/2025-79.

Nome SIAPE Função
Rodrigo Valverde da Silva 1697036 Membro titular (presidente)
Rodrigo Fernandes de Rezende 2416266 Membro Titular

Art. 2º Compete à equipe de planejamento exercer as suas atribuições, em conformidade com a Lei 14.133/21, a Instrução Normativa nº 5, de 26 de maio de 2017, a Instrução Normativa nº 40, de 22 de maio de 2020, a Instrução Normativa SEGES/ME nº 65, de 7 de julho de 2021 e suas posteriores alterações.

Art. 3º A equipe de planejamento da contratação deverá observar, no desempenho das suas funções, as normativas do Governo Federal que vierem a entrar em vigência e que serão recepcionadas por esta portaria, inclusive sobre ela prevalecendo, caso haja conflito das suas redações.

Art. 4º A equipe de planejamento terá o prazo de 90 (sessenta) dias a contar da data desta Portaria, para a finalização dos trabalhos.

Art. 5º Esta portaria entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário.

 

PORTARIAS DE 24 DE JULHO DE 2025.

Nº 121/DPC/PROADArt. 1º PRORROGAR, até 18 de outubro de 2025, o prazo para a equipe de planejamento designada por meio da PORTARIA Nº 058/DPC/PROAD, de 07 de abril de 2025, finalizar os trabalhos referentes ao planejamento para contratação de empresa especializada para execução de manutenção nas estruturas de madeira, coberturas e impermeabilizações das edificações da Universidade Federal de Santa Catarina, localizados na grande Florianópolis, Araranguá e Curitibanos, incluindo o fornecimento de equipamentos, materiais e mão de obra qualificada para a plena execução do objeto, conforme consta no processo 23080.016076/2025- 76.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário.

 

Nº 122/DPC/PROADArt. 1º PRORROGAR, até 15 de setembro de 2025, o prazo para a equipe de planejamento designada por meio da Portaria n° 77/DPC/PROAD, de 02 de outubro de 2024, finalizar os trabalhos referentes ao planejamento da contratação de empresa especializada na execução de serviços de manutenção preventiva e corretiva de aparelhos de ar-condicionado e bebedouros das edificações da Universidade Federal de Santa Catarina, localizadas em Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville, incluindo o fornecimento de equipamentos, materiais e mão de obra qualificada para a plena execução do objeto, conforme consta no processo 23080.053065/2024-96.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário.

 

Nº 123/DPC/PROADArt. 1º PRORROGAR, até 04 de agosto de 2025, o prazo para a equipe de planejamento designada por meio da Portaria n° 123/DPC/PROAD, 28 de novembro de 2024 e PORTARIA º 127/DPC/PROAD, de 06 de dezembro de 2024, finalizar os trabalhos referentes ao planejamento da contratação de empresa especializada para execução de serviços de Recuperação e Tratamento de Trincas em Paredes de Alvenaria e Pintura nas Edificações e Áreas Externas da Universidade Federal de Santa Catarina, localizadas na grande Florianópolis, incluindo o fornecimento de equipamentos, materiais e mão de obra qualificada para a plena execução do objeto, conforme consta no processo 23080.011877/2024-64.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário.

 

PORTARIA DE 25 DE JULHO DE 2025.

Nº 124/DPC/PROADArt. 1º PRORROGAR, até 18 de agosto de 2025, o prazo para a equipe de planejamento designada por meio da portaria nº112/DPC/PROAD de 29 de outubro 2024 e PORTARIA Nº 44/DPC/PROAD, de 18 de março de 2025, finalizar os trabalhos referentes ao planejamento da contratação de serviço de manutenções preventivas e corretivas em equipamentos de iluminação cênica e cenotecnia com fornecimento eventual de peças para o Auditório Garapuvu do Centro de Cultura, Eventos e para o Teatro Carmem Fossari no Departamento Artístico Cultural e Departamento de Artes do Centro de Comunicação e Expressão Artístico Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina, conforme consta no processo 23080.058372/2024-63.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário.

 

PORTARIAS DE 31 DE JULHO DE 2025.

Nº 125/DPC/PROADArt. 1º PRORROGAR, até 28 de agosto de 2025, o prazo para a equipe de planejamento designada por meio da PORTARIA Nº 048/DPC/PROAD, de 28 de março de 2025, finalizar os trabalhos referentes ao planejamento da contratação de serviços de manutenção preventiva e corretiva em instalações e equipamentos profissionais e semiprofissionais de áudio e vídeo, para o Centro de Cultura e Eventos, Auditório da Reitoria e o Departamento ArtísticoCultural da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, conforme consta no processo 23080.012193/2025-61

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário.

 

Nº 126/DPC/PROADArt. 1º DESIGNAR os servidores abaixo relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor a equipe de planejamento da dispensa de licitação para contratação de serviço de manutenção corretiva – caldeiras do RU, conforme consta no processo 23080.037974/2025-68.

Nome SIAPE Função
Melina Valerio do Santos 1879123 Membro titular (presidente)
Ediane Teles de Mattos 3415854 Membro Titular
Airton Jose Santos 1159075 Membro Titular

Art. 2º Compete à equipe de planejamento exercer as suas atribuições, em conformidade com a Lei 14.133/21, a Instrução Normativa nº 5, de 26 de maio de 2017, a Instrução Normativa nº 40, de 22 de maio de 2020, a Instrução Normativa SEGES/ME nº 65, de 7 de julho de 2021 e suas posteriores alterações.

Art. 3º A equipe de planejamento da contratação deverá observar, no desempenho das suas funções, as normativas do Governo Federal que vierem a entrar em vigência e que serão recepcionadas por esta portaria, inclusive sobre ela prevalecendo, caso haja conflito das suas redações.

Art. 4º A equipe de planejamento terá o prazo de 60 (sessenta) dias a contar da data desta Portaria, para a finalização dos trabalhos.

Art. 5º Esta portaria entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário.

 

 

 

 

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

A DIRETORA DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria nº 2617/2024/GR, de 17 de dezembro de 2024, RESOLVE:

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 012/2025/CCA, DE 31 DE JULHO DE 2025

Art. 1º Retificar o Art. 3º do edital nº 011/2025/CCA, conforme especificado a seguir:

Onde se lê: … homologação preliminar no dia 18 de agosto e a definitiva no dia 21 de agosto de 2023.

Leia-se: … homologação preliminar no dia 18 de agosto e a definitiva no dia 21 de agosto de 2025.

Art. 2º Permanecem inalteradas as demais informações do referido Edital.

 

PORTARIA, DE 24 DE JULHO DE 2025

Nº 056/2025/CCA – Art. 1º Instituir, em caráter temporário, a Coordenação de Infraestrutura e Manutenção da Unidade do Centro de Ciências Agrárias – CIMU/CCA, vinculada a Direção do Centro.

Art. 2º A CIMU/CCA será composta por:

I – Coordenador;

II – Supervisor Docente.

Art. 3º A coordenação da CIMU/CCA será exercida por servidor técnico administrativo em educação, preferencialmente ocupante de cargo de Administrador, a ser indicado pela Direção do Centro.

Art. 4º A supervisão docente da CIMU/CCA será exercida por servidor docente indicado pela Direção do Centro.

Art. 5º Compete ao Coordenador da CIMU/CCA:

I – Fiscalizar os contratos terceirizados do CCA;

II – Planejar e fiscalizar, em conjunto com o Supervisor Docente e o chefe da Seção de Manutenção do CCA, a execução dos serviços terceirizados;

III – Planejar e fiscalizar, em conjunto com os Departamentos, o Supervisor Docente e o chefe da Seção de Manutenção do CCA, os serviços de manutenção preventivos e/ou corretivos necessários ao bom andamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Centro;

IV – Exercer outras atribuições que venham a ser delegadas pela Direção do Centro.

Art. 6º Compete ao Supervisor Docente da CIMU/CCA:

I – Organizar, em conjunto com os Departamentos, o Coordenador da CIMU/CCA e o chefe da Seção de Manutenção do CCA, os ambientes internos dos setores do Centro;

II – Organizar, em conjunto com os Departamentos, o Coordenador da CIMU/CCA e o chefe da Seção de Manutenção do CCA, os serviços de manutenção preventivos e/ou corretivos necessários ao bom andamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Centro;

III – Organizar, em conjunto com os Departamentos, o Coordenador da CIMU/CCA e o chefe da Seção de Manutenção do CCA, os ambientes externos do Centro;

IV – Supervisionar, em conjunto com o fiscal do contrato e o chefe da Seção de Manutenção do CCA, a execução dos serviços de limpeza e jardinagem

V – Exercer outras atribuições que venham a ser delegadas pela Direção do Centro.

Art. 7º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

 

PORTARIA DE 29 DE JULHO DE 2025

Nº 057/2025/CCANº 057/2025/CCA – DESIGNAR, a partir de 02/05/2025, os docentes e a servidora abaixo relacionados para comporem o Colegiado Delegado do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, com mandato de dois anos:

  • Profº Oscar José Rover (presidente)
  • Profª Maria José Hötzel
  • Profº Abdon Luiz Schmitt Filho,
  • Profº Cledimar Rogério Lourenzi,
  • Profª Denise Pereira Leme,
  • Profº Fábio Luiz Búrigo,
  • Profº Fernando Joner,
  • Profº Sandro Luis Schlindwein
  • Servidora técnico-administrativa Suzana Kilpp da Silva

(Ref. Solicitação Digital 039209/2025)

 

PORTARIAS DE 31 DE JULHO DE 2025

Nº 058/2025/CCA – Art. 1º: DESIGNAR, na forma do artigo n.º 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, os servidores abaixo relacionados para, sob a presidência do primeiro, comporem as Subcomissões Internas, dos Departamentos e setores do CCA, para Elaboração do Inventário Físico dos Bens Móveis Permanentes dos respectivos setores do Centro de Ciências Agrária – CCA, referente ao exercício 2025:

1. Secretaria da Direção:

  1. Milton Beck – 216.xxx.xxx-00, Coordenador de Apoio Administrativo;
  2. Raquel Teresa Flor – 025.xxx.xxx-06, Assist. em Administração;
  3. Diego Rocha Macedo – 070.xxx.xxx-41, Aux. de Agropecuária;
  4. Jorge Luis Seibert – 678.xxx.xxx-87 – Técnico em Eletrônica;
  5. Luís Cláudio Oliveira Pinheiro – 712.xxx.xxx-87, Téc. de Tecnolog. da Informação;

 

2. Departamento de Fitotecnia:

  1. Liliane Della Libera – 791.xxx.xxx-34, Assist. em Administração;
  2. Ricardo Barbosa Felipini – 049.xxx.xxx-80, Engº Agrônomo;

 

3. Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos:

I. Leandro Geraldine – 268.xxx.xxx-23, Assist. Em Administração;

II. Karin de Medeiros– 042.xxx.xxx-86, Téc. de Laboratório;

III. Fernanda Morgana Machado – 046.xxx.xxx-78, Téc. De Laboratório;

IV. Karen Mendes de Castro Prazeres – 965.xxx.xxx-20, Assist. de Laboratório;

V. Narjara Silveira – 058.xxx.xxx-76, Téc. De Laboratório;

4. Fazenda Experimental da Ressacada:

I. Antônio Marcos Miranda – 781.xxxx.xxx-87, Operador de Maq. Agrícolas;

II. Jairo João Luiz – 573.xxx.xxx-20, Aux. em Administração;

III. Jorge Tessari – 029.xxx.xxx-65, Téc. em Mecânica;

IV. Diego Pascoal Dolinski – 075.xxx.xxx-35, Téc. Em Agropecuária;

V. Márcia Mafra da Silva – 767.xxx.xxx-20, Assist. em Administração;

5. Departamento de Engenharia Rural

I. Cecília Azevedo Rodrigues – 034.xxx.xxx-33, Assist. em Administração;

II. Marcelo Justo Kieling – 632.xxx.xxx-49, Téc. em Eletrônica;

III. Suélin Rover do Nascimento – 080.xxx.xxx-02, Engº Agrônomo;

6. Programa Pós-graduação em Agrocossistemas:

I. Suzana Kilpp da Silva – 776.xxx.xxx-04, Secretário Executivo;

7. Departamento de Zootecnia:

I. Meri Beatriz Rocha Zaneti – 564.xxx-68, Tec. de Laboratório;

II. Mariane Souza Melo de Liz – 088.xxx.xxx-36, Assist. em Administração,

III. Lauro Antônio Borba de Oliveira – 482.xxx.xxx-04, Aux. de Laboratório;

 

8. Departamento de Aquicultura

I. Caio Batalha Deroci – 600.xxx.xxx-13, Assist. em Administração;

II. Marília Tedesco – 029.xxx.xxx-41, Téc. de Laboratório;

III. Aline Brum Figueredo – 061.xxx.-52, Profº Magistério Superior;

IV. Renata Ávila Ozório – 033.xxx.xxx-13, Téc. de Laboratório;

V. David José Caumé – 355.xxx.xxx-00, Assist. em Administração;

VI. Rafael Garcia Lopes – 049.xxx.xxx-31, Biologo;

VII. Gabriela Vilvert Vansuita – 069.xxx.xxx-76, Téc. de Laboratório;

VIII. Fernando Zwierzikowski da Silva – 083.xxx.xxx-58, Fernando Zwierzikowski;

IX. Silvia Terra Fontes – 973.xxx.xxx-04, Assist. de Laboratório;

X. Caio César Franca Magnotti – 360.xxx.xxx-61, Engenheiro;

XI Monica Yumi Tsuzuki – 597.xxx.xxx-00, Profº Magistério Superior;

XII. Vanessa Miranda – 063.xxx.xxx-00, Biologo;

XIII. Cibele Tesser da Costa – 005.xxx.xx-03, Téc. de Laboratório;

XIV. Felipe Boéchat Vieira – 035.xxx.xxx-24, Engº Agrônomo.

Art. 2º: Os documentos produzidos pelas Subcomissões deverão ser apresentados a Comissão Geral da Unidade inventariada tão logo finalizem os trabalhos, viabilizando o cumprimento do Cronograma de Inventário Anual amplamente divulgado na Instituição.

 Art. 3º: Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

 

Nº 059/2025/CCA – Art. 1º: DESIGNAR, na forma do artigo n.º 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, os servidores abaixo relacionados para, sob a presidência do primeiro, comporem a Comissão Geral Interna para Elaboração do Inventário Físico dos Bens Móveis Permanentes dos respectivos setores do Centro de Ciências Agrária – CCA, referente ao exercício 2025:

  1. Milton Beck – 216.xxx.xxx-00, Coordenador de Apoio Administrativo;
  2. Liliane Della Libera – 791.xxx.xxx-34, Assist. em Administração;
  3. Leandro Geraldine – 268.xxx.xxx-23, Assist. Em Administração;
  4. Antônio Marcos Miranda – 781.xxx.xxx-87, Operador de Maq. Agrícolas;
  5. Cecília Azevedo Rodrigues – 034.xxx.xxx-33, Assist. em Administração;
  6. Suzana Kilpp da Silva – 776.xxx.xxx-04, Secretário Executivo;
  7. Meri Beatriz Rocha Zaneti – 564.xxx.xxx-68, Tec. de Laboratório;
  8. Caio Batalha Deroci – 600.xxx.xxx-13, Assist. em Administração;

Art. 2º: Os documentos produzidos pela Comissão Geral Interna deverão ser apresentados ao Agente Patrimonial Nato da Unidade inventariada tão logo finalizem os trabalhos, viabilizando o cumprimento do Cronograma de Inventário Anual amplamente divulgado na Instituição.

Art. 3º: Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC

 

 

 

 

CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS

O Diretor em exercício do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

 PORTARIAS DE 31 DE JULHO DE 2025.

Nº 109/2025/CFMDesignar o professor Paulo Roberto Alves Pagliosa para exercer as funções de Coordenador de Extensão da Coordenadoria Especial de Oceanografia, pelo período de 28/07/2025 a 26/07/2027, atribuindo-lhe a carga horária de oito horas semanais.

(Ref. Solicitação Digital n° 041752/2025)

 

Nº 110/2025/CFM – Designar o professor Antônio Henrique Fontoura Klein para exercer as funções de Coordenador de Pesquisa da Coordenadoria Especial de Oceanografia, pelo período de 7/08/2025 a 5/08/2027, atribuindo-lhe a carga horária de oito horas semanais.

(Ref. Solicitação Digital n° 041752/2025)

 

Nº 111/2025/CFM – Art. 1° Revogar a Portaria nº 50/2019/CFM, de 30 de abril de 2019.

Art. 2º Localizar, a contar de 1°/08/2025, a servidora Natália Bruzamarello Caon, SIAPE nº 1775758, ocupante do cargo de Químico, no Laboratório de Via Úmida da Central de Análises do Departamento de Química.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Solicitação Digital n° 027254/2019)

 

Nº112/2025/CFM – Art. 1° Revogar a Portaria nº 51/2019/CFM, de 30 de abril de 2019.

Art. 2º Conceder, a contar de 1º/08/2025, o adicional de insalubridade equivalente ao grau máximo para a servidora Natália Bruzamarello Caon, SIAPE nº 1775758, ocupante do cargo de Químico, localizada no Laboratório de Via Úmida da Central de Análises do Departamento de Química, por realizar atividades com manipulação de metanol e ácido clorídrico diariamente, como atribuição legal do seu cargo, por tempo igual ou superior à metade da jornada de trabalho mensal (carga horária: 40 horas semanais). (Ref. Laudo Pericial nº 004/DDAS/07, de 27/06/2007, emitido pelo DDAS/SEGESP).

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Solicitação Digital n° 027254/2019)

 

Nº 113/2025/CFM – Art. 1° Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, os servidores Eduardo Francisco Silva de Souza, Fernando Garcia Xavier, Hamilton José da Silva, Ademir Gerco dos Santos, Salesio da Cruz Gaia, Ana Carolina Debiasi Auras, Bruna Coelho Raupp Silvano e Marina Tomaschewski Signorini da Rocha para, sob a presidência do primeiro, comporem a Comissão Interna de Inventário Físico do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.

Art. 2° Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, os servidores Tayse Feliciano Marques, Claudionora da Costa Binderli, Gustavo Costa Ribeiro, Silvia Pelegrini, Fabiana Cruz de Araújo, Fábio Marcelo Cuty da Silva, Franciele Manoel da Silva, José Alcino Furtado e Maria das Dores Assunção para, sob a presidência da primeira, comporem a Subcomissão Interna de Inventário Físico do Departamento de Física do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.

Art. 3° Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, os servidores Eduardo Ulisses Bastos e Silva, Eduardo Bruno da Costa Krukoski e Marco Antônio Possamai para, sob a presidência do primeiro, comporem a Subcomissão Interna de Inventário Físico do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.

Art. 4° Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, os servidores Rita de Cássia David, Fernanda Ávila, Otávio Rôvere Bittencourt e Paulo Alexandre Durant Moraes para, sob a presidência da primeira, comporem a Subcomissão Interna de Inventário Físico do Departamento de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.

Art. 5° Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, as servidoras Mariângela Vicente de Barros e Fernanda Dittmar Cardoso para, sob a presidência da primeira, comporem a Subcomissão Interna de Inventário Físico da Coordenadoria Especial de Oceanografia do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.

Art. 6° Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, o servidor Cícero Magnus da Silva para compor a Subcomissão Interna de Inventário Físico da Coordenadoria de Graduação em Física do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.

Art. 7° Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, o servidor Bruno Leal Pauletto para compor a Subcomissão Interna de Inventário Físico da Coordenadoria de Graduação em Meteorologia do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.

Art. 8° Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, a servidora Giana Paula Schauffler para compor a Subcomissão Interna de Inventário Físico da Coordenadoria de Graduação em Matemática do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.

Art. 9° Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, o servidor Paulo Lisboa Cordeiro para compor a Subcomissão Interna de Inventário Físico da Coordenadoria de Graduação em Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.

Art. 10 Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, a servidora Gabriela Reitz Müller Naschenweng para compor a Subcomissão Interna de Inventário Físico da Coordenadoria de Graduação em Matemática na modalidade a distância do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.

Art. 11 Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, a servidora Nubia Carla Domingues para compor a Subcomissão Interna de Inventário Físico da Coordenadoria de Graduação em Oceanografia do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.

Art. 12 Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, os servidores Leonardo Borges Da Silva Martins e Rodrigo Garcia para, sob a presidência do primeiro, comporem a Subcomissão Interna de Inventário Físico do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.

Art. 13 Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, os servidores Andrezza Rozar e Henrique Tabeleão Pilotto para, sob a presidência da primeira, comporem a Subcomissão Interna de Inventário Físico do Programa de Pós-Graduação em Química.

Art. 14 Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, o servidor Victor Fernando Gonzalez Trindade Ribeiro para compor a Subcomissão Interna de Inventário Físico do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia.

Art. 15 Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, a servidora Jéssica Sabrina Correa para compor a Subcomissão Interna de Inventário Físico do Programa de Pós-Graduação em Física.

Art. 16 Designar, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa n.º 007/GR/2007, de 15/10/2007, a servidora Luciana Rodrigues Costa para compor a Subcomissão Interna de Inventário Físico do Programa de Mestrado Profissional em Matemática.

Art. 17 Os documentos produzidos pela Comissão deverão ser apresentados ao Agente Patrimonial Nato da Unidade inventariada tão logo finalizem os trabalhos, viabilizando o cumprimento do Cronograma de Inventário Anual amplamente divulgado na Instituição.

Art. 18 Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

 

 

 

 

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

 

O DIRETOR EM EXERCÍCIO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

PORTARIAS DE 24 DE JULHO DE 2025

Nº 152/2025/CCS – Art. 1º Designar os docentes e os discentes abaixo relacionados como membros titulares e suplentes da Comissão do Internato Médico do Curso de Graduação em Medicina, pelo período 24 de julho de 2025 a 07 de fevereiro de 2026:

COORDENADORES DO CURSO
ANTONIO REIS DE SA JUNIOR Coordenador CLM/CCS
LUCIANA SANTOS PIMENTEL Subcoordenadora DTO/CCS
REPRESENTANTES DOS DEPARTAMENTOS
TITULAR SUPLENTE DEP.
GETÚLIO RODRIGUES DE OLIVEIRA

FILHO

GILBERTO DO NASCIMENTO

GALEGO

CLC/CCS
MÁRIO SÉRGIO SOARES DE AZEREDO COUTINHO SIMONE VAN DE SANDE LEE CLM/CCS
ROXANA KNOBEL SÉRGIO MURILO STEFFENS DTO/CCS
MAURÍCIO JOSÉ LOPES PEREIMA LUIZ ROBERTO AGEA CUTOLO DPT/CCS
COORDENADORES DO INTERNATO MÉDICO
MÓDULO TITULAR SUPLENTE DEP.
Int. Médico 9ª e 11ª fases (GO) KAROLINE BUNN BORBA HUGO ALEJANDRO ARCE ISKENDERIAN DTO/CCS
Int. Médico 9ª e 11ª fases (DPT) JOÃO CARLOS XIKOTA NILZETE LIBERATO BRESOLIN DPT/CCS
Int. Médico 10ª e 12ª fases (CLM) MARIA ISABEL CUNHA VIEIRA CORDIOLI ROSEMERI MAURICI DA SILVA CLM/CCS
Int. Médico 10ª e 12ª fases (CLC) SAINT CLAIR VIEIRA DE OLIVEIRA RAFAEL NARCISO FRANKLIN CLC/CCS
Int. Médico 9ª e 10ª fases (MFC) JARDEL CORREA DE OLIVEIRA ARMANDO HENRIQUE NORMANN CLM/CCS
REPRESENTANTES NDE
TITULAR SUPLENTE ENTIDADE DEP.
EVALDO DOS SANTOS MARIÂNGELA PIMENTEL PINCELLI NDE DTO/CCS

CLM/CCS

REPRESENTANTES NDE
TITULAR SUPLENTE DEP.
LETICIA GONÇALVES GOMES DISCENTE
ANDRÉ SILVA WAGNER DISCENTE
LUISA GOULART MENDONÇA DISCENTE

Art. 2º Atribuir, aos membros docentes titulares, carga horária administrativa de 2 (duas) horas semanais, conforme Resolução Normativa nº 001/CCS/2016 – Tabela 01 – atualizada em 17 de março de 2022.

Art. 3º Revogar a Portaria n.º 038/2025/CCS, de 21 de março de 2025.

Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Solicitação Digital nº 041001/2025)

 

Nº 153/2025/CCS – Art. 1º Designar os docentes abaixo relacionados como Coordenadores de Módulo do Internato Médico do Curso de Graduação em Medicina, pelo período 24 de julho de 2025 a 07 de fevereiro de 2026:

Fase Módulo Professor Coordenador Departamento
MED7027 Internato Médico I Saúde da Criança João Carlos Xikota DPT
MED7028 Internato Médico I Saúde da Mulher Karoline Bunn Borba DTO
MED7029 Internato Médico I Medicina de Família e Comunidade I Jardel Correa de Oliveira CLM
10ª MED7030 Internato Médico II Saúde do Adulto Clínico Maria Isabel Cunha Vieira Cordioli CLM
10ª MED7031 Internato Médico II Saúde do Adulto Cirúrgico Saint Clair Vieira de Oliveira CLC
10ª MED7032 Internato Médico II Medicina de Família e Comunidade II Armando Henrique Normann CLM
11ª MED7033 Internato Médico III Saúde da Criança Nilzete Liberato Bresolin DPT
11ª MED7034 Internato Médico III Saúde da Mulher Hugo Alejandro Arce Iskenderian DTO
11ª MED7039 Internato Médico III Estágio Eletivo Gustavo de Araújo Pinto CLM
12ª MED7036 Internato Médico IV Saúde do Adulto Clínico 1 Rosemeri Maurici da Silva CLM
12ª MED7037 Internato Médico IV Saúde do Adulto Cirúrgico Rafael Narciso Franklin CLC
12ª MED7040 Internato Médico IV Saúde do Adulto Clínico 2 Rosemeri Maurici da Silva CLM

Art. 2º Atribuir, aos professores carga horária administrativa de 2 (duas) horas semanais por módulo, conforme Resolução Normativa 001/CCS/2016, de 22/02/2016, Tabela 01 (atualizada em 17 de março de 2022).

Art. 3º Revogar a Portaria n.º 041/2025/CCS, de 21 de março de 2025.

Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Solicitação Digital nº 041001/2025)

 

Nº 154/2025/CCS – Art. 1º Designar os professores e os representantes de entidades abaixo relacionados como membros titulares e suplentes do Colegiado do Curso de Graduação em Medicina, pelo período 24 de julho de 2025 a 07 de fevereiro de 2026:

COORDENADORES DO CURSO
ANTONIO REIS DE SA JUNIOR Coordenador CLM/CCS
LUCIANA SANTOS PIMENTEL Subcoordenadora DTO/CCS
REPRESENTANTES DOS DEPARTAMENTOS
TITULAR SUPLENTE DEP.
GETÚLIO RODRIGUES OLIVEIRA FILHO GILBERTO DO NASCIMENTO GALEGO CLC/CCS
MÁRIO SÉRGIO SOARES DE AZEREDO COUTINHO SIMONE VAN DE SANDE LEE CLM/CCS
ROXANA KNOBEL SÉRGIO MURILO STEFFENS DTO/CCS
MAURÍCIO JOSÉ LOPES PEREIMA LUIZ ROBERTO AGEA CUTOLO DPT/CCS
CHARLES DALCANALE TESSER RODRIGO OTÁVIO MORETTI PIRES SPB/CCS
JOÃO PÉRICLES DA SILVA JÚNIOR CLÁUDIA REGINA DOS SANTOS PTL/CCS
ANDREA GONÇALVES TRENTIN MAURICIO PEÑA CUNHA BEG/CCB

CFS/CCB

COORDENADORES DE FASES, INTERAÇÃO COMUNITÁRIA, TCC
COORDENADOR FASE DEP.
A DEFINIR PRIMEIRA FASE A DEFINIR
DOMITILA AUGUSTA HUBER SEGUNDA FASE CFS/CCB
SÉRGIO MURILO STEFFENS TERCEIRA FASE DTO/CCS
JOÃO PÉRICLES DA SILVA JUNIOR QUARTA FASE PTL/CCS
FABRICIO DE SOUZA NEVES QUINTA FASE CLM/CCS
SIMONE VAN DE SANDE LEE SEXTA FASE CLM/CCS
JOSIMARI TELINO LACERDA SÉTIMA FASE SPB/CCS
FLÁVIO LOBO HELDWEIN OITAVA FASE CLC/CCS
FLÁVIA HENRIQUE INTERAÇÃO COMUNITÁRIA CLM/CCS
SIMONE VAN DE SANDE LEE TCC CLM/CCS
COORDENADORES DO INTERNATO MÉDICO
MÓDULO TITULAR SUPLENTE DEP.
Int. Médico 9ª e 11ª fases (GO) KAROLINE BUNN BORBA HUGO ALEJANDRO ARCE ISKENDERIAN DTO/CCS
Int. Médico 9ª e 11ª fases (DPT) JOÃO CARLOS XICOTA NILZETE LIBERATO BRESOLIN DPT/CCS
Int. Médico 10ª e 12ª fases (CLM) MARIA ISABEL CUNHA VIEIRA CORDIOLI ROSEMERI MAURICI DA SILVA CLM/CCS
Int. Médico 10ª e 12ª fases (CLC) SAINT CLAIR VIEIRA DE OLIVEIRA RAFAEL NARCISO FRANKLIN CLC/CCS
Int. Médico 9ª e 10ª fases (MFC) JARDEL CORREA DE OLIVEIRA ARMANDO HENRIQUE NORMANN CLM/CCS
REPRESENTANTES: PEDAGÓGICO, DE ENTIDADES E DOCÊNCIA ASSISTENCIAL
TITULAR SUPLENTE ENTIDADE DEP.
EVALDO DOS SANTOS MARIÂNGELA PIMENTEL PINCELLI NDE DTO/CCS

CLM/CCS

JULIANO PEREIMA DE OLIVEIRA

PINTO

MARCELO NEVES LINHARES CRM
RAI JEAN NORBERTO DA COSTA E SILVA ANNE GABRIELI HAAG RDA
ODI JOSÉ OLEINISCKI JULIANE FELIPE FERRARI SIMESC
GUSTAVO HENRIQUE TIECHER HELENA FERREIRA DE MACEDO 1ª à 4ª FASES DISCENTE
POLIANNA KAHLHOFER 5ª à 8ª FASES DISCENTE
LETÍCIA GONÇALVES GOMES INTERNATO DISCENTE
ANDRÉ SILVA WAGNER INTERNATO DISCENTE
LUÍSA GOULART MENDONÇA INTERNATO DISCENTE

Art. 2º Atribuir, aos membros docentes titulares, carga horária administrativa de 2 (duas) horas semanais, conforme Resolução Normativa nº 001/CCS/2016 – Tabela 01 – atualizada em 17 de março de 2022.

Art. 3º Revogar a Portaria nº 056/2025/CCS, de 28 de março de 2025.

Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Solicitação Digital nº 041001/2025)

 

Nº 155/2025/CCS – Art. 1º Designar os docentes abaixo relacionados como coordenadores de fase do Curso de Graduação em Medicina, pelo período 24 de julho de 2025 a 07 de fevereiro de 2026:

FASE PROFESSOR DEPARTAMENTO
CLÁUDIA BEATRIZ NEDEL MENDES DE AGUIAR BEG
DOMITILA AUGUSTA HUBER CFS
SÉRGIO MURILO STEFFENS DTO
JOÃO PÉRICLES DA SILVA JUNIOR PTL
FABRICIO DE SOUZA NEVES CLM
SIMONE VAN DE SANDE LEE CLM
JOSIMARI TELINO DE LACERDA SPB
FLÁVIO LOBO HELDWEIN CLC

Art. 2º Atribuir 2 (duas) horas administrativas semanais para cada coordenador, conforme Resolução Normativa 001/CCS/2016, de 22/02/2016 – Tabela 01 – atualizada em 17 de março de 2022.

Art. 3º Revogar a Portaria nº 057/2025/CCS, de 28 de março de 2025.

Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Solicitação Digital nº 041001/2025)

 

Nº 156/2025/CCS – Art. 1º Designar os docentes abaixo relacionados como Coordenadores de Módulo do Curso de Graduação em Medicina – 1ª a 8ª fases e TCC, pelo período 24 de julho de 2025 a 07 de fevereiro de 2026:

Fase Disciplina Professor Coordenador
MED 7001 INTRODUÇÃO ESTUDO DA MEDICINA I Cláudia Beatriz Nedel Mendes de Aguiar (BEG)
MED 7101 INTERAÇÃO COMUNITÁRIA I Fabrício Augusto Menegon (SPB)
MED 7002 INTRODUÇÃO ESTUDO DA MEDICINA II Domitila Augusta Huber (CFS)
MED 7102 INTERAÇÃO COMUNITÁRIA II Fabrício Augusto Menegon (SPB)
MED 7003 SAÚDE DA CRIANÇA I Renata Meirelles Gaspar Coelho Tomazzoni (DPT)
MED 7004 SAÚDE DA MULHER I Sérgio Murilo Steffens (DTO)
MED 7005 SAÚDE DO ADULTO I A DEFINIR
MED 7006 SAÚDE E SOCIEDADE I Antônio Fernando Boing (SBP)
MED 7103 INTERAÇÃO COMUNITÁRIA III Fabrício Augusto Menegon (SPB)
MED 7007 SAÚDE DA CRIANÇA II Tatiana da Silva Oliveira Mariano (DPT)
MED 7008 SAÚDE DA MULHER II Ricardo Nascimento (DTO)
MED 7009 SAÚDE DO ADULTO II João Péricles da Silva Júnior (PTL)
MED 7010 SAÚDE E SOCIEDADE II Ana Luiza de Lima Curi Hallal (SPB)
MED 7104 INTERAÇÃO COMUNITÁRIA IV Fabrício Augusto Menegon (SPB)
MED 7011 SAÚDE DA CRIANÇA III Emanuela da Rocha Carvalho (DPT)
MED 7012 SAÚDE DA MULHER III Paulo Fernando Brum Rojas (DTO)
MED 7013 SAÚDE DO ADULTO III Fabricio de Souza Neves (CLM)
MED 7014 SAÚDE E SOCIEDADE III Charles Dalcanale Tesser (SPB)
MED 7105 INTERAÇÃO COMUNITÁRIA V Flávia Henrique (CLM)
MED 7015 SAÚDE DA CRIANÇA IV Marilza Leal Nascimento (DPT)
MED 7016 SAÚDE DA MULHER IV Luciana Santos Pimentel (DTO)
MED 7017 SAÚDE DO ADULTO IV Simone Van de Sande Lee (CLM)
MED 7018 SAÚDE E SOCIEDADE IV Ana Luiza de Lima Curi Hallal (SPB)
MED 7106 INTERAÇÃO COMUNITÁRIA VI Flávia Henrique (CLM)
MED 7019 SAÚDE DA CRIANÇA V Anelise Steglich Souto (DPT)
MED 7020 SAÚDE DA MULHER V Beatriz Maykot Kuerten (DTO)
MED 7021 SAÚDE DO ADULTO V Adair Bervig Junior (CLC)
MED 7022 SAÚDE E SOCIEDADE V Josimari Telino de Lacerda (SPB)
MED 7107 INTERAÇÃO COMUNITÁRIA VII Flávia Henrique (CLM)
MED 7023 SAÚDE DA CRIANÇA VI Denise Bousfield da Silva (DPT)
MED 7024 SAÚDE DA MULHER VI Érica Elaine Traebert Simezo (DTO)
MED 7025 SAÚDE DO ADULTO VI Flávio Lobo Heldwein (CLC)
MED 7026 SAÚDE E SOCIEDADE VI Fabricio Augusto Menegon (SPB)
MED 7108 INTERAÇÃO COMUNITÁRIA VIII Flávia Henrique (CLM)
MED 7301 TCC Simone Van de Sande Lee (CLM)

Art. 2º Atribuir, aos titulares, carga horária administrativa de 2 (duas) horas semanais por módulo, conforme Resolução Normativa 001/CCS/2016, de 22/02/2016, Tabela 01 (atualizada em 17 de março de 2022).

Art. 3º Esta

Art. 3º Revogar a Portaria n.º 058/2025/CCS, de 28 de março de 2025.

Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Solicitação Digital nº 041001/2025)

 

Nº 157/2025/CCS – Art. 1º Designar os professores abaixo relacionados para compor o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Medicina, pelo período 24 de julho de 2025 a 07 de fevereiro de 2026:

MEMBRO FUNÇÃO DEPARTAMENTO
EVALDO DOS SANTOS Presidente do NDE DTO
MARIÂNGELA PIMENTEL PINCELLI VICE-PRESIDENTE DO NDE CLM
ANTÔNIO REIS DE SÁ JÚNIOR COORDENADOR DO CURSO DE MEDICINA CLC
LUCIANA SANTOS PIMENTEL SUBCOORDENADORA DO CURSO DE MEDICINA CLM
CLÁUDIA BEATRIZ NEDEL MENDES DE AGUIAR COORDENADORA DA 1ª FASE BEG
DOMITILA AUGUSTA HUBER COORDENADORA DA 2ª FASE CFS
SÉRGIO MURILO STEFFENS COORDENADOR DA 3ª FASE DTO
JOAO PERICLES DA SILVA JUNIOR COORDENADOR DA 4ª FASE PTL
FABRICIO DE SOUZA NEVES COORDENADOR DA 5ª FASE CLM
SIMONE VAN DE SANDE LEE COORDENADORA DA 6ª FASE CLM
JOSIMARI TELINO DE LACERDA COORDENADOR DA 7ª FASE SPB
FLÁVIO LOBO HELDWEIN COORDENADOR DA 8ª FASE CLC
SIMONE VAN DE SANDE LEE COORDENADORA DO TCC CLM

Art. 2º Atribuir, aos professores, carga horária administrativa de 1 (uma) hora semanal, conforme Portaria 233/PROGRAD/2010, de 25/02/2016, art. 5º, parágrafo 1º.

Art. 3º Revogar a Portaria n.º 059/2025/CCS, de 28 de março de 2025.

Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

(Ref. Solicitação Digital n.º 041001/2025)

 

 

PORTARIA DE 28 DE JULHO DE 2025

Nº 158/2025/CCS – Art. 1º DESIGNAR, na forma dos artigos nº 158 e 159 da Portaria Normativa nº 007/GR/2007, de 15 de outubro de 2007, os servidores abaixo relacionados, para comporem as Subcomissões para Elaboração do Inventário de Bens Móveis Permanentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS), referente ao exercício 2025:

 

DEPARTAMENTOS:

Departamento de Análises Clínicas (ACL/CCS)

NOME SIAPE CARGO
CRISTIANE QUADROS MADEMANN 2081260 TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA
MARIA LUIZA BAZZO 1159581 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR
PAULA GIAROLA FRAGOSO DE OLIVEIRA 2177700 TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA

 

Departamento de Ciências Farmacêuticas (CIF/CCS)

NOME SIAPE CARGO
IRINA ZARUR STOSICK 1977540 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
JESSICA SARA DE SOUSA MACÊDO OLIVEIRA 3443791 TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA
NILSON AMARO LUIZ 1156191 FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO

 

Departamento de Cirurgia (CLC/CCS)

NOME SIAPE CARGO
WALMIR VIEIRA FILHO 1158235 AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO
LIZETE MARIA TORRES 1169718 AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO
MARIO CESAR FERREIRA 1157506 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

 

Departamento de Clínica Médica (CLM/CCS)

NOME SIAPE CARGO
MARIO SERGIO SOARES DE AZEREDO COUTINHO 1159643 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR
SIMONE VAN DE SANDE LEE 1974564 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Departamento de Enfermagem (NFR/CCS)

NOME SIAPE CARGO
MARCELO FERREIRA VIGNOCHI 1053746 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
MARIA LÍGIA DOS REIS BELLAGUARDA 2288503 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
SIMONE VIDAL SANTOS 2160313 ENFERMEIRO/ÁREA

 

Departamento de Fonoaudiologia (FON/CCS)

NOME SIAPE CARGO
KAYQUE ANTONIO SILVA 1133568 ENFERMEIRO/ÁREA
VICENTE FLORÊNCIO ROCHA DA GAMA E SILVA 3383202 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
ANA MARIA FURKIM 1813168 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Departamento de Ginecologia e Obstetrícia(DTO/CCS)

NOME SIAPE CARGO
ROXANA KNOBEL 2431811 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR
SERGIO MURILO STEFFENS 3160487 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Departamento de Nutrição (NTR/CCS)

NOME SIAPE CARGO
GABRIELLE PRADE CARLOS 3125924 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
FERNANDA CRISTINA DE SOUZA 2044145 TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
GERSON LUIS FACCIN 1159451 TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA

 

Departamento de Odontologia (ODT/CCS)

NOME SIAPE CARGO
MOACIR TADEU DE MELO 1204320 TÉCNICO EM PRÓTESE DENTÁRIA
MARIO ARTHUR FAVRETTO 3150509 TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA
LUCAS DA FONSECA ROBERTI GARCIA 2331080 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Departamento de Patologia (PTL/CCS)

NOME SIAPE CARGO
FÁBIO JOSÉ CAMPOS 1943219 AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO
GILMARA DAVID LEMOS 1009050 TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA
MAITE PERIN 2190691 TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA

 

Departamento de Pediatria (DPT/CCS)

NOME SIAPE CARGO
NAZARETE MENEGHEL RODRIGUES 1942452 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
MAURICIO JOSE LOPES PEREIMA 1159666 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR
LUIZ ROBERTO AGEA CUTOLO 1526564 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Departamento de Saúde Pública (SPB/CCS)

NOME SIAPE CARGO
GISELI SALAIB SPRINGER 3136419 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
SHEILA RUBIA LINDNER 4363155 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR
MARIA CRISTINA MARINO CALVO 2195024 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

COORDENADORIAS DE GRADUAÇÃO:

Coordenadoria do Curso de Graduação em Enfermagem

NOME SIAPE CARGO
ALINE ALBERNAZ DA SILVA DE BRITO 3301920 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
MARGARETE MARIA DE LIMA 3716415 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Coordenadoria do Curso de Graduação em Farmácia

NOME SIAPE CARGO
LEONARDO SANDRI DE VASCONCELOS 2389163 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
ROBERTO FERREIRA DE MELO 1160230 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Coordenadoria do Curso de Graduação em Fonoaudiologia

NOME SIAPE CARGO
JOSÉ AGOSTINHO BARBOSA DE SOUZA 1951941 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
SIMONE MARIOTTI ROGGIA 1813157 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Coordenadoria do Curso de Graduação em Medicina

NOME SIAPE CARGO
LUCAS INDALÊNCIO DE CAMPOS 2022906 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
ANTONIO REIS DE SA JUNIOR 1987065 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Coordenadoria do Curso de Graduação em Nutrição

NOME SIAPE CARGO
MARCOS TATIANO CAMPOS 1976949 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
MAURICIO SOARES LEITE 1519122 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Coordenadoria do Curso de Graduação em Odontologia

NOME SIAPE CARGO
DENISE MARIA VIEIRA 1746050 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
ANA MARIA HECKE ALVES 1203475 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

COORDENADORIAS DE PÓS-GRADUAÇÃO:

Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

NOME SIAPE CARGO
FELIPE DAMINELLI DE MEDEIROS 1408827 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
FABRICIO AUGUSTO MENEGON 1868198 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica

NOME SIAPE CARGO
MARINA LUIZ 3402178 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
SILVANA NAIR LEITE CONTEZINI 1762414 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas

NOME SIAPE CARGO
KATIA LIN 3329046 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

NOME SIAPE CARGO
LORENA GÓES DA LUZ 3313047 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
JOSÉ LUÍS GUEDES DOS SANTOS 2860833 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Programa de Pós-Graduação em Farmácia

NOME SIAPE CARGO
VINÍCIUS DA ROSA NUNES 3161590 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
THAÍS CRISTINE MARQUES SINCERO 2487373 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia

NOME SIAPE CARGO
JESSICA DA ROCHA OURIQUES 1861200 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
ANA CAROLINA DE ASSIS MOURA GHIRARDI 2134620 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem

NOME SIAPE CARGO
FELIPE DAMINELLI DE MEDEIROS 1408827 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
LUCIA NAZARETH AMANTE 2158033 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Programa de Pós-Graduação em Nutrição

NOME SIAPE CARGO
SONIA MARIA GUEVARA OCHOA 2344917 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
GIOVANNA MEDEIROS RATAICHESCK FIATES 2160688 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Programa de Pós-Graduação em Odontologia

NOME SIAPE CARGO
ELENA RIET CORREA RIVERO 2475410 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

NOME SIAPE CARGO
MARINA LUIZ 3402178 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
ANA LUIZA DE LIMA CURI HALLAL 1151736 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Programa de Pós-Graduação Mestrado profissional em Informática em Saúde

NOME SIAPE CARGO
DANIELA COUTO CARVALHO BARRA 2533270 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR
JESSICA DA ROCHA OURIQUES 1861200 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

 

Residência Médica

NOME SIAPE CARGO
PATRICK ALENCASTRO PINHEIRO 2390898 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
ZULMAR ANTONIO ACCIOLI DE VASCONCELLOS 1359507 PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

 

Residência Multiprofissional e Uniprofissionais em Saúde

NOME SIAPE CARGO
JEFERSON MADEIRA DA SILVA 2666133 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
JUSSARA GUE MARTINI PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR

Art. 2º O Relatório de Inventário gerado pelo Sistema SIP, a planilha de bens sem identificação, o Relatório da Comissão e eventuais documentos requeridos posteriormente deverão ser apresentados ao Agente Patrimonial Nato e à Coordenadoria de Apoio Administrativo do Centro de Ciências da Saúde até o dia 17/10/2025, conforme procedimentos de encaminhamento disponibilizados pelo Departamento de Gestão Patrimonial (DGP), para que seja analisado e encaminhado de forma consolidada ao DGP.

Art. 3º A planilha de bens sem identificação também deverá ser enviada pela comissão ao DGP até o dia 24/10/2025, com cópia para o ccs@contato.ufsc.br.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

 

 

 

 

CENTRO SOCIOECONÔMICO

 

EDITAL 010/2025/CSE DE 31 DE JULHO DE 2025

Seleção de Estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu para estágio não obrigatório junto a Direção do Centro Socioeconômico

A Direção do Centro Socioeconômico, da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições e em consonância com a Lei nº 11.788/2011, Instrução Normativa nº 213, de 17 de dezembro de 2019, do Ministério da Economia e a Resolução Normativa nº 1/2019/CPG da UFSC, torna público o presente edital de seleção de estudantes de pós-graduação stricto sensu para estágio não obrigatório junto à Direção do Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

1. DO OBJETO

O presente edital tem por objeto a seleção de estudante de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado ou doutorado para a realização de estágio não obrigatório junto a Direção do Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

  1. Estar regularmente matriculado em programa de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado ou doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  2. Ter índice de Aproveitamento acadêmico superior a 7 (sete).
  3. Não ter sido reprovado por frequência insuficiente (FI).
  4. Dispor de 20 (vinte) horas semanais para a jornada de atividade na Direção do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Trindade – Florianópolis. As atividades serão realizadas de forma presencial, eventualmente algumas tarefas poderão ser realizadas de forma remota.
  5. Obter a concordância:
  6. do(a) professor(a) orientador(a), credenciado(a) ao respectivo programa de pós graduação stricto sensu
  7. do(a) coordenador(a) do programa, para o estudante que não possua orientador(a).

 

3. DA VAGA E ATIVIDADES

3.1 Será ofertada 2 (duas) vagas + CR (cadastro reserva) para estudantes de pós-graduação stricto sensu que cumprirem os requisitos especificados no item 2 deste edital.

3.2 O(a) estudante selecionado(a) realizará as seguintes atividades:

1) Participar das atividades da gestão documental no âmbito da Direção do Centro Socioeconômico. Neste âmbito, a gestão documental abarca documentos de duas origens: administrativa e acadêmica, sendo que para cada um deles existe legislação do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) que norteia a avaliação documental, sua custódia, conservação, acesso, com objetivo de preservar a memória do setor/instituição, e também como fonte de informação. 2) Auxiliar na elaboração de rotinas que estejam em consonância com a política de avaliação documental da UFSC.

3) Contribuir para a organização do arquivo, físico e digital, da Direção do CSE de acordo com a tabela de temporalidade e destinação específica para documentos administrativos e para aqueles próprios da gestão acadêmica.

 

4. DA BOLSA DE ESTÁGIO

O concessor da bolsa de estágio será a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo os valores definidos pela Instrução Normativa 213 de 17/12/2019:

Escolaridade Carga Horária Remuneração Vale-Transporte (*)
Cursando Pós-graduação stricto sensu e ser graduado(a) em Arquivologia ou Biblioteconomia 20 horas/semana R$ 1.165,65 R$220,00

(*) O pagamento de Vale-Transporte ficará suspenso durante o período de realização das atividades de forma remota.

 

5. DA INSCRIÇÃO

5.1 Para a inscrição no processo seletivo é necessário o envio dos documentos digitalizados para o e-mail cse@contato.ufsc.br  na sequência descrita abaixo:

  1. Formulário de inscrição preenchido e assinado (Anexo I deste edital, disponível no link https://cse.ufsc.br/
  2. Atestado de matrícula na pós-graduação stricto sensu com atualizado com disciplinas;
  3. Histórico acadêmico da pós-graduação stricto sensu atualizado;
  4. Histórico acadêmico da graduação;
  5. Currículo vitae no modelo do Lattes;

5.2 O e-mail deverá apresentar como assunto “Inscrição – Edital 010-2025-CSE” e conter todos os documentos descritos de I a IV, salvos no formato PDF com o nome do estudante, anexados conforme os exemplos abaixo: NomeSobrenome_formulario NomeSobrenome_atestado NomeSobrenome_historicoposgraduacao NomeSobrenome_historicodagraduacao NomeSobrenome_curriculo

5.3 Os candidatos que não seguirem as orientações descritas nos itens 5.1 e 5.2 terão sua inscrição indeferida.

5.4 As inscrições deverão seguir os prazos estipulados no cronograma constante no item 9 deste edital.

 

6. DA SELEÇÃO

6.1 A seleção dos estudantes será realizada pela direção do CSE.

6.2 O processo seletivo ocorrerá pela análise dos documentos encaminhados pelo candidato

6.3 Os critérios de avaliação, de caráter classificatório e eliminatório, serão:

a) Histórico acadêmico da pós-graduação stricto sensu (40%): maior Índice de Aproveitamento Acadêmico (IAA), observando-se, também, os itens 2.III e 2.IV deste edital.

b) Histórico acadêmico da graduação (40%): serão consideradas as disciplinas cursadas durante a graduação relacionadas diretamente com as atividades do estágio.

c) Currículo vitae (20%): serão consideradas as experiências do(a) estudante que contribuirão para a sua atuação na realização das atividades do estágio.

6.4 Em caso de empate na pontuação descrita no item 6.3, o histórico acadêmico da graduação descrito no subitem 6.3 “b” será utilizado como critério de desempate.

6.5 Estarão classificados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete)

equivalente a 70% da pontuação acima indicada, estando eliminados os demais candidatos.

6.6 Os candidatos excedentes comporão cadastro de reserva e poderão ser convocados no caso de rescisão do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) pelos motivos previstos nos itens 10.1 e 10.3, pelo não comparecimento dos candidatos classificados dentro do prazo previsto para início das atividades do estágio ou caso surja nova vaga.

6.7 É de inteira responsabilidade de o candidato informar no formulário de inscrição telefone e e-mail de contato, sendo eliminados aqueles que não responderem ao contato em tempo hábil para viabilizar os procedimentos administrativos de tramitação do Termo de Compromisso de Estágio.

 

7. DOS RESULTADOS

A homologação dos inscritos e o resultado final serão publicados na página https://cse.ufsc.br/ conforme o cronograma no item 9 do edital.

 

8. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

8.1 O estudante que desejar interpor recurso disporá de 01 (um) dia útil a partir da data de publicação do resultado provisório.

8.2 O estudante deverá enviar o seu recurso substanciado para o e-mail cse@contato.ufsc.br com o assunto “Recurso – Edital-010-2025-CSE”.

8.3 Será indeferido preliminarmente, o recurso extemporâneo, inconsistente, de intenção distorcida ou referente a questões que não atendam às exigências e especificações estabelecidas neste Edital.

8.4 A autoridade competente para julgar eventuais recursos é a Direção do CSE.

 

9. CRONOGRAMA

Atividade Datas Local
Período para inscrição  

04/08/2025 a 17/08/2025

cse@contato.ufsc.br
 

Homologação das inscrições

 

19/08/2025

 

https://cse.ufsc.br/

Divulgação do resultado provisório  

20/08/2025

https://cse.ufsc.br/
Divulgação do resultado final  

25/08/2025

https://cse.ufsc.br/
Previsão de início das atividades  

01/09/2025

Direção do CSE

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 Todas as informações fornecidas pelos estudantes estarão sujeitas à verificação e, comprovada a não veracidade das informações, a qualquer tempo, o estudante perderá o direito ao benefício, além de estar sujeito às penalidades previstas em lei e/ou norma da Universidade.

10.2 É assegurado o direito ao recesso remunerado de 30 (trinta) dias a cada 12 (doze) meses de estágio ou proporcional ao período estagiado se menor de um ano, a ser gozado, preferencialmente, durante o recesso acadêmico.

10.3 O Termo de Contrato de Estágio (TCE) poderá ser rescindido a qualquer tempo por interesse do estagiário ou pela Direção do CSE, de forma discricionária, por conveniência ou oportunidade, ou mediante descumprimento dos termos contidos no referido TCE.

10.4 Este edital poderá ser revogado ou anulado a qualquer tempo, no todo ou em parte, por motivo de interesse público, sem que isso implique direito de indenização de qualquer natureza.

10.5 A Comissão será responsável por solucionar os casos omissos a este edital.

10.6 Em caso de dúvidas, encaminhar e-mail para o endereço eletrônico cse@contato.ufsc.br.

10.7 Este edital entra em vigor a partir da sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.

 

A DIRETORA DO CENTRO SOCIOECONÔMICO, no uso das atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

PORTARIA DE 29 DE JULHO DE 2025.

Nº 058/2025/CSE – Art. 1º DESIGNAR o(a)s membros abaixo relacionado(a)s para, sob a presidência do primeiro, compor comissão responsável pela homologação do resultado da avaliação realizada pela CPPD nos pedidos de progressões e promoções docentes na Classe D (Associado) de docentes do CSE, solicitados durante o semestre 2025/2, nos seguintes termos:

Nome Suplente Função CH Início Fim
1. Mario de Souza Almeida Presidente 0 11/08/2025 31/12/2025
2. Valdirene Gasparetto Membro 0 11/08/2025 31/12/2025
3. Jaime Cesar Coelho Membro 0 11/08/2025 31/12/2025

Art. 2º ESTABELECER que esta portaria entre em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.