Boletim Nº 137/2024 – 24/07/2024
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
BOLETIM OFICIAL Nº 137/2024
Data da publicação: 24/07/2024
CÂMARA DE GRADUAÇÃO | RESOLUÇÃO Nº 16/2024/CGRAD |
GABINETE DA REITORIA | PORTARIA Nº 1454/2024/GR,
PORTARIAS Nº 1461/2024/GR À Nº 1479/2024/GR, PORTARIAS Nº 1481/2024/GR À Nº 1483/2024/GR, PORTARIAS Nº 1486/2024/GR À Nº 1492/2024/GR, PORTARIAS Nº 1495/2024/GR À Nº 1497/2024/GR, PORTARIAS Nº 1503/2024/GR À Nº 1503/2024/GR |
PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA | PORTARIA Nº 051/2024/PROGRAD À PORTARIA Nº 065/2024/PROGRAD |
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS | PORTARIAS Nº 011/2024/CCJ À Nº 016/2024/CCJ |
CENTRO DE DESPORTOS | EDITAL Nº 04/2024/CEAFC/CDS/UFSC
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CÂMARA DE GRADUAÇÃO
A PRESIDENTE DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições, considerando a deliberação do Plenário pela aprovação do teor do Parecer nº 032/2024/CGRAD, acostado ao Processo nº 23080.029629/2018-21, RESOLVE:
RESOLUÇÃO DE 24 DE JULHO DE 2024
Nº 16/2024/CGRAD – Art. 1º Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Física Médica do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde do Campus Araranguá / CTS/ARA.
Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da Universidade.
(Ref. Processo nº 23080.029629/2018-21)
GABINETE DA REITORIA
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIAS DE 18 DE JULHO DE 2024
Nº 1454/2024/GR – Art. 1º Ceder a servidora VANESSA STOPANOVSKI RIBEIRO, SIAPE nº 1900782, pertencente ao quadro de pessoal da Universidade Federal de Santa Catarina, para exercício junto ao Ministério da Educação – MEC.
Art. 2º O ônus pela remuneração ou salário é do órgão cedente.
Art. 3º A servidora deverá apresentar-se imediatamente ao órgão cedente ao término da cessão, observado o disposto no art. 8º do Decreto nº 10.835, de 14 de outubro de 2021.
Art. 4º Cumpre ao cessionário comunicar a frequência da servidora, mensalmente, ao órgão ou entidade cedente.
Art. 5º Torna-se sem efeito o disposto nesta portaria caso a servidora não se apresente ao órgão cessionário no prazo de trinta dias.
Art. 6º Esta portaria entrará em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial da União.
(Ref. Sol. nº 23080.029640/2024-30)
PORTARIAS DE 19 DE JULHO DE 2024
Nº 1461/2024/GR – Tornar sem efeito a Portaria nº 1315/2024/GR, publicada no Diário Oficial da União de 05 de julho de 2024, seção 2, p. 37, que trata da nomeação de GABRIELA DIAS BLANCO, no cargo de Assistente de Alunos, do Edital nº 001/2022/DDP, homologado pelo Edital nº 090/2022/DDP, retificado pelo Edital nº 091/2022/DDP, em regime de trabalho de 40 horas semanais.
(Ref. Sol. nº 23080.006526/2022-70)
Nº 1462/2024/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, ALINE CLASEN ZANETTE, classificado(a) em 6º lugar no concurso público, Lista Geral, instituído pelo Edital nº 001/2022/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 3 de março de 2022, homologado pelo Edital nº 090/2022/DDP, retificado pelo Edital nº 091/2022/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 24 de junho de 2022, retificação publicada em 15/07/2022, prorrogado pelo Edital nº 022/2024/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 14 de maio de 2024, no cargo de Arquiteto e Urbanista, Nível de Classificação E, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40 horas semanais, com exercício no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Florianópolis, em vaga decorrente da posse em outro cargo inacumulável de Filipe Bassan Marinho Maciel, código de vaga 272985, pela Portaria nº 281/DAP/2024, publicada no Diário Oficial da União de 05 de junho de 2024.
Art. 2º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. 23080.006526/2022-70)
Nº 1463/2024/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, CAMILA ROCCO VALÉRIO, classificado(a) em 7º lugar no concurso público, Lista Geral, instituído pelo Edital nº 001/2022/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 3 de março de 2022, homologado pelo Edital nº 090/2022/DDP, retificado pelo Edital nº 091/2022/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 24 de junho de 2022, retificação publicada em 15/07/2022, prorrogado pelo Edital nº 022/2024/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 14 de maio de 2024, no cargo de Arquiteto e Urbanista, Nível de Classificação E, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40 horas semanais, com exercício no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Florianópolis, em vaga redistribuída, código de vaga 977521, pela Portaria nº 502/MEC/2024, publicada no Diário Oficial da União de 27 de maio de 2024.
Art. 2º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. 23080.006526/2022-70)
Nº 1464/2024/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, YOHAN FRITSCHE, classificado(a) em 1º lugar no concurso público, Lista Geral, instituído pelo Edital nº 001/2022/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 3 de março de 2022, homologado pelo Edital nº 090/2022/DDP, retificado pelo Edital nº 091/2022/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 24 de junho de 2022, retificação publicada em 15/07/2022, prorrogado pelo Edital nº 022/2024/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 14 de maio de 2024, no cargo de Engenheiro Agrônomo, Nível de Classificação E, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40 horas semanais, com exercício no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Florianópolis, em vaga redistribuída, código de vaga 300643, pela Portaria nº 502/MEC/2024, publicada no Diário Oficial da União de 27 de maio de 2024.
Art. 2º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. 23080.006526/2022-70)
Nº 1465/2024/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, SILMAR DE MATOS DOS SANTOS, classificado(a) em 3º lugar no concurso público, Lista Geral, instituído pelo Edital nº 001/2022/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 3 de março de 2022, homologado pelo Edital nº 090/2022/DDP, retificado pelo Edital nº 091/2022/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 24 de junho de 2022, retificação publicada em 15/07/2022, prorrogado pelo Edital nº 022/2024/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 14 de maio de 2024, no cargo de Assistente de Alunos, Nível de Classificação C, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40 horas semanais, com exercício no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Florianópolis, em vaga decorrente da exoneração de Helen Cristina Nubias Pereira, código de vaga 690021, pela Portaria nº 263/DAP/2024, publicada no Diário Oficial da União de 22 de maio de 2024.
Art. 2º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. 23080.006526/2022-70)
Nº 1466/2024/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, LEONARDO GRUCHOUSKEI, classificado(a) em 2º lugar no concurso público, Lista Geral, instituído pelo Edital nº 001/2022/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 3 de março de 2022, homologado pelo Edital nº 090/2022/DDP, retificado pelo Edital nº 091/2022/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 24 de junho de 2022, retificação publicada em 15/07/2022, prorrogado pelo Edital nº 022/2024/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 14 de maio de 2024, no cargo de Médico Veterinário, Nível de Classificação E, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 20 horas semanais, com exercício no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Florianópolis, em vaga redistribuída, código de vaga 987342, pela Portaria nº 502/MEC/2024, publicada no Diário Oficial da União de 27 de maio de 2024.
Art. 2º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. 23080.006526/2022-70)
Nº 1467/2024/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, FELIPE ANTONIO COSTA, classificado(a) em 2º lugar no concurso público, Lista Geral, instituído pelo Edital nº 001/2022/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 3 de março de 2022, homologado pelo Edital nº 090/2022/DDP, retificado pelo Edital nº 091/2022/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 24 de junho de 2022, retificação publicada em 15/07/2022, prorrogado pelo Edital nº 022/2024/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 14 de maio de 2024, no cargo de Médico Veterinário, Nível de Classificação E, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 20 horas semanais, com exercício no Campus de Curitibanos, em vaga redistribuída, código de vaga 987343, pela Portaria nº 502/MEC/2024, publicada no Diário Oficial da União de 27 de maio de 2024.
Art. 2º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. 23080.006526/2022-70)
Nº 1468/2024/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, ÉRICA STURIÃO NUNES MAGALHÃES, classificado(a) em 7º lugar no concurso público, Lista Geral, instituído pelo Edital nº 002/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 20 de janeiro de 2023, homologado pelo Edital nº 038/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 13 de julho de 2023, no cargo de Administrador, Nível de Classificação E, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40h semanais, com exercício no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Florianópolis, em vaga decorrente da posse em outro cargo inacumulável de Dionatas Felipe Barrater Forneck, código de vaga 975179, pela Portaria nº 248/DAP/2024, publicada no Diário Oficial da União de 15 de maio de 2024.
Art. 2º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. 23080.001706/2023-46)
Nº 1469/2024/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, GIAN MARCOS GATTI, classificado(a) em 3º lugar no concurso público, Lista Geral, instituído pelo Edital nº 002/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 20 de janeiro de 2023, homologado pelo Edital nº 038/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 13 de julho de 2023, no cargo de Engenheiro/Mecânico, Nível de Classificação E, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40h semanais, com exercício no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Florianópolis, em vaga decorrente da exoneração de Cicero Borba Walendowsky, código de vaga 690718, pela Portaria nº 347/DAP/2024, publicada no Diário Oficial da União de 19 de julho de 2024.
Art. 2º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. 23080.001706/2023-46)
Nº 1470/2024/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, LUCIANA SERRA PASSOS, classificado(a) em 1º lugar no concurso público, Listas Geral, instituído pelo Edital nº 002/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 20 de janeiro de 2023, homologado pelo Edital nº 038/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 13 de julho de 2023, no cargo de Pedagogo/Supervisão Educacional, Nível de Classificação E, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40h semanais, com exercício no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Florianópolis, em vaga redistribuída, código de vaga 983444, pela Portaria nº 824/MEC/2022, publicada no Diário Oficial da União de 03 de novembro de 2022.
Art. 2º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. 23080.001706/2023-46)
Nº 1471/2024/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, GRAZIELLI FERNANDES, classificado(a) em 6º lugar no concurso público, Lista Geral, instituído pelo Edital nº 002/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 20 de janeiro de 2023, homologado pelo Edital nº 043/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 07 de agosto de 2023, no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, Nível de Classificação E, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40h semanais, com exercício no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Florianópolis, em vaga decorrente da posse em outro cargo inacumulável de Wellington Oliveira dos Santos, código de vaga 690613, pela Portaria nº 163/DAP/2024, publicada no Diário Oficial da União de 10 de abril de 2024.
Art. 2º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. 23080.001706/2023-46)
Nº 1472/2024/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, GABRIELA MATTEVI ALMEIDA, classificado(a) em 8º lugar no concurso público, Lista Geral, instituído pelo Edital nº 002/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 20 de janeiro de 2023, homologado pelo Edital nº 038/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 13 de julho de 2023, no cargo de Técnico de Laboratório/Biologia, Nível de Classificação D, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40h semanais, com exercício no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Florianópolis, em vaga decorrente da aposentadoria de Maria Aparecida Rosa Cunha Cordeiro, código de vaga 641133, pela Portaria nº 744/DAP/2023, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2023.
Art. 2º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. 23080.001706/2023-46)
Nº 1473/2024/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, DÉBORA TRICHEZ, classificado(a) em 9º lugar no concurso público, Lista Geral, instituído pelo Edital nº 002/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 20 de janeiro de 2023, homologado pelo Edital nº 038/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 13 de julho de 2023, no cargo de Técnico de Laboratório/Biologia, Nível de Classificação D, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40h semanais, com exercício no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Florianópolis, em vaga redistribuída, código de vaga 330485, pela Portaria nº 376/MEC/MGISP/2024, publicada no Diário Oficial da União de 17 de maio de 2024.
Art. 2º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. 23080.001706/2023-46)
Nº 1474/2024/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, JOÃO RAFAEL DE FAVERI LEACINA, classificado(a) em 1º lugar no concurso público, Lista de Pessoas Negras, instituído pelo Edital nº 002/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 20 de janeiro de 2023, homologado pelo Edital nº 038/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 13 de julho de 2023, e consoante Edital de Adesão nº 029/2024/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 25 de junho de 2024, no cargo de Assistente em Administração, Nível de Classificação D, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40h semanais, com exercício no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Florianópolis, em vaga decorrente da exoneração de Raquel Rohden, código de vaga 322262, pela Portaria nº 280/DAP/2024, publicada no Diário Oficial da União de 05 de junho de 2024.
Art. 2º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. 23080.001706/2023-46)
Nº 1475/2024/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, PIERRI EDUARDO BATISTA RODRIGUES, classificado(a) em 1º lugar no concurso público, Lista Geral, instituído pelo Edital nº 002/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 20 de janeiro de 2023, homologado pelo Edital nº 038/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 13 de julho de 2023, no cargo de Administrador, Nível de Classificação E, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40h semanais, com exercício no Campus de Blumenau, em vaga decorrente da posse em outro cargo inacumulável de Janayna Mariane Costa Santos, código de vaga 689299, pela Portaria nº 293/DAP/2024, publicada no Diário Oficial da União de 11 de junho de 2024.
Art. 2º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. 23080.001706/2023-46)
Nº 1476/2024/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, POLIANE SUDOSKI MACEDO, classificado(a) em 2º lugar no concurso público, Lista Geral, instituído pelo Edital nº 002/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 20 de janeiro de 2023, homologado pelo Edital nº 038/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 13 de julho de 2023, e consoante Edital de Adesão nº 029/2024/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 25 de junho de 2024, no cargo de Assistente em Administração, Nível de Classificação D, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40h semanais, com exercício no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Florianópolis, em vaga decorrente da aposentadoria de Celio Jose Coelho, código de vaga 744497, pela Portaria nº 288/DAP/2024, publicada no Diário Oficial da União de 10 de junho de 2024.
Art. 2º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. 23080.001706/2023-46)
Nº 1477/2024/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, CARLOS RENATO FERNANDES ALVES, classificado(a) em 5º lugar no concurso público, Lista Geral, instituído pelo Edital nº 002/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 20 de janeiro de 2023, homologado pelo Edital nº 038/2023/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 13 de julho de 2023, e consoante Edital de Adesão nº 029/2024/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 25 de junho de 2024, no cargo de Assistente em Administração, Nível de Classificação D, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40h semanais, com exercício no Campus de Blumenau, em vaga decorrente da aposentadoria de Alan Leon Felippi, código de vaga 687973, pela Portaria nº 419/DAP/2023, publicada no Diário Oficial da União de 30 de junho de 2023.
Art. 2º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. 23080.001706/2023-48)
PORTARIAS DE 22 DE JULHO DE 2024
Nº 1478/2024/GR – Art. 1º Designar, a partir de 03 de julho de 2024, Mauricio Uriona Maldonado, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe C, nível 4, SIAPE nº 2053105, para exercer a função de Subcoordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Produção – CGPDS/CTC, para completar mandato a expirar-se em 24 de abril de 2025.
Art. 2º Atribuir ao servidor a carga horária de dez horas semanais.
(Ref. Sol. 035401/2024)
Nº 1479/2024/GR – Designar Cláudia Prim Corrêa, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 2008591, Chefe do Setor de Apoio Administrativo – SAA/SETIC/SEPLAN, para responder cumulativamente pela Diretoria do Departamento de Tecnologia da Informação e Redes – DTIR/SETIC/SEPLAN, código CD4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 02 de Julho de 2024 a 15 de Julho de 2024, tendo em vista o afastamento do titular, GUILHERME ARTHUR GERONIMO, SIAPE nº 1654415, em licença para tratamento de saúde..
(Ref. Sol. 035375/2024)
Nº 1481/2024/GR – Dispensar, a pedido, a partir de 08 de julho de 2024, MARCOS LUCHI, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe C, nível 3, SIAPE nº 2158801, do exercício da função de Subchefe do Departamento de Libras, para a qual foi designado pela Portaria nº 879/2023/GR, DE 20 DE ABRIL DE 2023.
(Ref. Sol. 034968/2024)
Nº 1482/2024/GR – Art. 1º Designar, a partir de 08 de julho de 2024, Deonisio Schmitt, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe C, nível 4, SIAPE nº 1476735, para exercer a função de Subchefe do Departamento de Libras, para completar mandato a expirar-se em 19 de abril de 2025.
Art. 2º Atribuir ao servidor a carga horária de dez horas semanais.
(Ref. Sol. 034968/2024)
Nº 1483/2024/GR – Art. 1º Designar, a partir de 06 de junho de 2024, HELENA MORAES CORTES, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe C, nível 3, SIAPE nº 1325858, para exercer, em caráter pro tempore, a função de Subcoordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional – PROFSAÚDE, até o dia 31 de Agosto de 2024.
Art. 2º Atribuir à servidora a carga horária de dez horas semanais.
(Ref. Sol. 026886/2024)
Nº 1486/2024/GR – Art. 1º Instituir Grupo de Trabalho para propor a reorganização dos setores da Prefeitura Universitária – PU.
Art. 2º O grupo instituído nos termos do art. 1º será composto pelas/pelos seguintes membros:
I – BERNARDO MEYER (GR);
II – HÉLIO RODAK DE QUADROS JUNIOR (PU);
III – FABRÍCIA DE OLIVEIRA GRANDO (DPAE);
IV – RODRIGO BOSSLE FAGUNDES (DFO);
V – MATHEUS LIMA ALCÂNTARA (DMPI);
VI – ROBERTO CARLOS ALVES (DME);
VII – LEILA DA SILVA CARDOZO (PU);
VIII – CAROLINA CANNELLA PEÑA (PU);
IX – ARTUR BURNIER DE VARGAS (PU);
X – NEMORA NATTRODT MONTEIRO (PU);
XI – FABIO MATYS CARDENUTO (PU);
XII – TIAGO ZAVACKI DE MORAIS (PU);
XIII – LUIZ GUSTAVO SILVA DOS SANTOS (PU);
XIV – DIOGO TEODORO (PU); e
XV – ZULMAR DOS SANTOS (PU).
Art. 3º O grupo de trabalho terá o prazo de 60 (sessenta) dias para concluir seus trabalhos.
Art. 4º Fica atribuída às/aos servidoras/servidores designadas/designados a carga horária de 2 (duas) horas semanais para o desempenho de suas atividades na comissão.
Art. 5º Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da Universidade.
(Ref. Sol. nº 035515/2024)
Nº 1487/2024/GR – Designar Barbara Paes Spricigo, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 1902563, para substituir o Coordenador de Análise e Planejamento de Compras – CAPL/DCOM/PROAD, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 19/07/2024 a 30/07/2024, tendo em vista o afastamento do titular FILIPE ESCOBAR DE MELLO, SIAPE nº 2193510, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 035495/2024)
Nº 1488/2024/GR – Designar ANDRE VANDERLINDE DA SILVA, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe C, nível 4, SIAPE nº 2770458, para substituir o Chefe do Departamento de Matemática – MAT/CTE, código FG4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 15/07/2024 a 13/08/2024, tendo em vista o afastamento do titular Roger Behling, SIAPE nº 2504982, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 2770458)
Nº 1489/2024/GR – Designar Rafael Terra Dall Agnol, TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS, SIAPE nº 1138452, para substituir a Chefe do Serviço de Expediente dos Cursos de Graduação – SECG/DSAC/CTE, código FG4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 15/07/2024 a 26/07/2024, tendo em vista o afastamento da titular Raissa Mikaely de Carvalho Silva, SIAPE nº 1147779, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 035614/2024)
Nº 1490/2024/GR – Art. 1º Criar a função de Auxiliar de serviço de expediente da Coordenadoria do Curso de Matemática – EAD, código FG-6.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da Universidade.
(Ref. Sol. nº 028573/2024)
Nº 1491/2024/GR – Art. 1º Designar, na forma do art. 158 da Portaria Normativa nº 007/GR/2007, de 15/10/2007, os servidores abaixo relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor Comissão Interna para Elaboração do Inventário Físico dos Bens Móveis Permanentes da Auditoria Interna (AUDIN/UFSC), referente ao exercício 2024:
I – ANDRÉ LUÍS DA ROSA, SIAPE nº 2033845, administrador;
II – JOÃO BATISTA DA SILVA, SIAPE nº 1169670, assistente em administração;
III – GONZALO NEQUESAURT VELASCO, SIAPE nº 3125679, auditor; e
IV – IVAN ALMEIDA DE AZEVEDO, SIAPE nº 1188753, contador.
Art. 2º Os documentos produzidos pela Comissão deverão ser apresentados ao Agente Patrimonial Nato da Unidade inventariada tão logo finalizem os trabalhos, viabilizando o cumprimento do Cronograma de Inventário Anual amplamente divulgado na instituição.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Sol. nº 36208/2024)
Nº 1492/2024/GR – Designar GUILHERME CIDADE DOS SANTOS, ADMINISTRADOR, SIAPE nº 1345110, para substituir a Coordenadora de Projetos Institucionais – CPI/SP/PROPESQ, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 23/07/2024 a 31/07/2024, tendo em vista o afastamento da titular MAÍRA BUSATO WESTPHAL, SIAPE nº 2350525, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 036019/2024)
PORTARIAS DE 23 DE JULHO DE 2024
Nº 1495/2024/GR – Art. 1º Designar, a partir de 1º de agosto de 2024, ANTÔNIO CARLOS FIORI CANEVESE, como representante discente da graduação da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em substituição a João Gabriel Teodoro Martins, designado pela Portaria nº 1351/2024/GR, de 8 de julho de 2024.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Sol. nº 34551/2024)
Nº 1496/2024/GR – Designar SUELEN NEIDE VICENTE, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3324492, para substituir a Chefe do Serviço de Expediente – SE/DAE/PROGRAD, código FG4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 22/07/2024 a 26/07/2024, tendo em vista o afastamento da titular Ioanna Katharina Schroeder, SIAPE nº 2656423, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 35790/2024)
Nº 1497/2024/GR – Designar ANA PAULA GONÇALVES RODRIGUES, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3138147, para substituir o Chefe do Serviço de Documentação – SD/CPCAD/DAE/PROGRAD, código FG4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 22/07/2024 a 26/07/2024, tendo em vista o afastamento do titular DOUGLAS VIEIRA RIBEIRO, SIAPE nº 3138247, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 35790/2024)
Nº 1503/2024/GR – Designar WAGNER LUIS REIS, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe C, nível 2, SIAPE nº 3064466, para responder pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas – CPGMCF/CCB, código FCC, no período de 21 a 28 de fevereiro de 2024, tendo em vista a vacância do cargo.
(Ref. Sol. nº 18669/2024)
Nº 1504/2024/GR – Designar DANIELA FALIGUSKI, ADMINISTRADOR, SIAPE nº 2160403, Chefe do Serviço de Movimentação Externa – SME/CDiM/DDP/PRODEGESP, para responder cumulativamente pela Coordenadoria de Dimensionamento e Movimentação – CDiM/DDP/PRODEGESP, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 22 de Julho de 2024 a 04 de Agosto de 2024, tendo em vista o afastamento do titular, Nilton Jorge de Quadra, SIAPE nº 1891322, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 35569/2024)
PRÓ-REITORIA DE GRADUÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA
A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, tendo em vista o que consta do processo 23080.015612/2024-35, da Coordenadoria do Curso de Graduação em Agronomia do Centro de Ciências Agrárias, RESOLVE:
PORTARIAS DE 04 DE ABRIL DE 2024
Nº 051/2024/PROGRAD – Art. 1º – Estabelecer pré-requisito para a disciplina optativa ENR5009 Simbioses Plantasmicroorganismos, pertencente ao currículo 2010.1 do Curso de Graduação em Agronomia (Curso UFSC 501), conforme as especificações abaixo:
Rol |
Disciplina | CH
Total Semestral |
CH
Total Semanal |
Pré-requisito (como deve ficar) |
Optativas
Área 3: Agroecologia |
ENR5009 – Simbioses Plantas-microorganismos | 36h-a |
2h-a
|
MIP5117 |
Art. 2º – Excluir o pré-requisito da disciplina optativa EXR5901 Planejamento Agrícola e Territorial, pertencente ao currículo 2010.1 do Curso de Graduação em Agronomia (Curso UFSC 501), conforme as especificações abaixo:
Rol |
Disciplina | CH
Total Semestral |
CH
Total Semanal |
Pré-requisito (como deve ficar) |
Optativas
Área 4: Planejamento Integrado da Propriedade Rural |
Planejamento Agrícola e Territorial | 54h-a |
3h-a
|
– |
Art. 3º – Estabelecer equivalência para a disciplina optativa ZOT7806, pertencente ao rol de disciplinas optativas do núcleo Temático “Área 1 – Produção Animal”, do currículo 2010.1 do Curso de Graduação em Agronomia (Curso UFSC 501), conforme as especificações abaixo:
Código |
Disciplina | CH
Total Semestral |
CH
Total Semanal |
Equivalência |
Optativas:
Área 1 – Produção Animal |
ZOT7806 – Animais Silvestres e Exóticos | 36h-a |
2h-a |
ZOT7807 |
Art. 4º – Incluir a seguinte disciplina optativa, no rol de disciplinas optativas do Núcleo Temático “Área 1 – Produção Animal”, pertencente ao currículo 2010.1 do Curso de Graduação em Agronomia (Curso UFSC 501), conforme as especificações abaixo:
Rol |
Disciplina | CH
Total Semestral |
CH
Total Semanal |
Equivalência |
Pré-requisito |
Núcleo Temático – Área 1 – Produção Animal |
EXR7611-Sistemas Alimentares Sustentáveis e Associativismo |
54h-a |
3h-a |
– |
– |
Art. 5º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do primeiro semestre letivo de 2025.
Nº 052/2024/PROGRAD – Art. 1º Instituir a Comissão Organizadora da 2ª Feira de Cursos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), à qual compete:
I – apoiar a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD) nas fases de planejamento, organização, implementação, controle e acompanhamento das atividades relacionadas ao evento;
II – promover a articulação com os setores, as instâncias normativas e deliberativas institucionais para viabilizar as ações relacionadas ao disposto no inciso I;
III – convocar reuniões, quando necessário;
IV – realizar encaminhamentos, quando necessário;
V – elaborar relatório dos trabalhos desenvolvidos.
Art. 2º A Comissão mencionada no art. 1º terá duas divisões:
I – a Comissão Central; e II – as Comissões Setoriais.
.§ 1º À Comissão Central caberá estabelecer diretrizes de trabalho e de padronização de procedimentos que se façam necessários às demandas da 2ª Feira de Cursos da UFSC.
.§ 2º Às Comissões Setoriais caberá a articulação local nos campi da UFSC para que as atividades do evento estejam alinhadas à identidade institucional e às diretrizes delineadas pela Comissão Central.
.§ 3º Às Comissões Setoriais serão designadas em portaria específica.
Art. 3º A Comissão Central será composta pelos seguintes membros, sob a presidência da primeira:
I – Dilceane Carraro;
II – George Luiz França;
III – Ismael Paulo dos Santos;
IV – Janaina Santos de Macedo;
V – Juliana Blau;
VI – Manoel Pereira Rego Teixeira dos Santos;
VII – Renata Goulart Castro;
VIII – Vanessa dos Santos Amadeo;
IX – Verônica de Souza de Melo; e
X – Vinicius Porto Gonçalves.
Art. 4º A Comissão Central atuará no período de março a outubro de 2024, de acordo com as datas de realização do evento, para a finalização dos trabalhos e a apresentação de resultados.
Art. 5º Convalidar os atos praticados pelos servidores supramencionados no exercício da função de organizadores da 2ª Feira de Cursos da UFSC.
Art. 6º Aos membros da Comissão Central será atribuída a carga horária de quatro horas semanais.
Art. 7º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
Nº 053/2024/PROGRAD – Art. 1º – Criar as disciplinas especificadas a seguir:
Código | Nome de Disciplina | Carga Horária Teórica Semestral Total | Carga Horária Semanal Total | Carga Horária Semestral Total |
EXR7611 | Sistemas Alimentares Sustentáveis e Associativismo | 54h-a | 3h-a | 54h-a |
Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. processo SPA nº 23080.015612/2024-35)
PORTARIAS DE 09 DE ABRIL DE 2024
Nº 054/2024/PROGRAD – Art. 1º – Criar a seguinte disciplina conforme especificações:
Código | Disciplina | CH Teórica
Semestral |
CH Prática Semestral | CH
Total Semestral |
CH
Total Semanal |
MED7110 | MED7110 – Alergia e Imunologia Clínica | 18h-a | 18h-a | 36h-a | 4h-a |
Art.2º– Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Processo SPA nº 23080.066131/2022-26)
Nº 055/2024/PROGRAD – Art. 1º – Incluir a disciplina MED7110 nos currículos 2003.1 e 2024.1 do Curso de Graduação em Medicina (Código UFSC 103), conforme as seguintes especificações:
Rol | Disciplina | Tipo | Carga horária total
semestral |
Pré-requisito | Equivalência |
Disciplinas Optativas –
5ª Fase |
MED7110 – Alergia e Imunologia Clínica | Op | 72h-a | MED7009 e MED7041 | – |
Art.2º– Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do segundo semestre letivo de 2024.
(Ref. processo SPA nº 23080.066131/2022-26)
PORTARIA DE 10 DE ABRIL DE 2024
Nº 056/2024/PROGRAD – Art. 1º – Aprovar a matriz curricular do Curso de Fonoaudiologia– Bacharelado (109), turno integral, pertencente ao Centro de Ciências da Saúde, o qual, sob forma de anexo, passa a integrar esta Portaria.
Parágrafo 1º – Trata-se do Projeto Pedagógico aprovado pela Resolução 004/2024/CGRAD, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2024
Parágrafo 2º – O referido curso será implantado, progressivamente, a partir do segundo semestre letivo de 2024 com periodicidade semestral.
Parágrafo 3º – O currículo 2018.1 entrará em extinção progressiva a partir da implantação do novo currículo 2024.2.
Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.
(Ref. Processo de número 23080. 015645/2021-32)
ANEXO DA PORTARIA Nº 056/2024/PROGRAD, DE 10 DE ABRIL DE 2024
CURSO DE FONOAUDIOLOGIA – BACHARELADO (Currículo em implantação progressiva a partir de 2024.2 – CONSULTAR O EMISSOR: PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA – https://prograd.ufsc.br/
COORDENAÇÃO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA – Telefone: (48) 3721-6119 e-mail: fonoaudiologia@contato.ufsc.br
PORTARIAS DE 15 DE ABRIL DE 2024
Nº 057/2024/PROGRAD – Art. 1º Criar as disciplinas especificadas a seguir:
Código | Nome da disciplina | Carga horária
Teórica |
Carga horária
Prática |
Carga horária
Extensão |
Carga horária
PCC |
Carga horária
total semestral |
Carga horária
total semanal |
EMC5142 | Mecânica dos Sólidos “B” | 72h-a |
– |
– |
– |
72h-a |
4h-a |
EMC5143 | Mecânica dos Sólidos Computacional | 72h-a |
– |
– |
– |
72h-a |
4h-a |
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. processo SPA nº 23080.014741/2020-82)
Nº 058/2024/PROGRAD, Art. 1º Excluir a seguinte disciplina no currículo 2006.1 do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica (203), conforme as especificações a seguir:
Fase | Disciplina | Tipo | Carga horária total
semestral |
Equivalência | Pré-requisito |
4ª | EMC5138 – Mecânica dos Sólidos “B” | Ob | 108h-a | EMC5129
e EMC5129 |
EMC5128
|
Art. 2º Incluir as seguintes disciplinas no currículo 2006.1 do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica (203), conforme as especificações a seguir:
Fase | Disciplina | Tipo | Carga horária total
semestral |
Equivalência | Pré-requisito |
4ª | EMC5142 – Mecânica dos Sólidos “B” | Ob | 72h-a | EMC5121
ou EMC5129 ou EMC5138
|
EMC5128 |
7ª | EMC5143 – Mecânica dos Sólidos Computacional | Ob | 72h-a | EMC5313 | EMC5138
ou EMC5142 |
Art. 3º Estabelecer a nova carga horária total currículo 2006.1 do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica (203), para efeito de integralização curricular, conforme as especificações a seguir:
Carga horária obrigatória: UFSC: 4.410h-a (3.675horas) CNE: 3.600horas
Art.4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do primeiro semestre letivo de 2025.
(Ref. processo 23080.014741/2020-82)
Nº 059/2024/PROGRAD, Art. 1º Estabelecer novos pré-requisitos para disciplinas optativas pertencentes ano currículo 2016.1 do Curso de Graduação em Ciência e Tecnologia (601), conforme especificações abaixo descritas:
Fase |
Código |
Disciplina | CH
Total Semestral |
CH
Total Semanal |
Pré-requisito
como devem ficar |
Optativas | EMB5627 | Sistemas Motrizes I | 72h-a | 4h-a | EMB5043 e EMB5108 |
Optativas | EMB5707 | Máquinas Marítimas | 72h-a | 4h-a | EMB5103 ou EMB5123 |
Optativas | EMB5901 | Sistemas Inteligentes de Transporte | 72h-a |
4h-a |
EMB5927 |
Optativas | EMB5908 | Roteirização e Programação em Transportes | 72h-a |
4h-a |
EMB5915 e EMB5938 |
Optativa | EM5917 | Economia dos Transportes | 72h-a |
4h-a |
EMB5010 |
Optativa | EMB5931 | Gestão de Custos em Transportes | 54h-a | 3h-a | EMB5010 |
Optativa | EMB5940 | Processos Estocásticos | 72h-a |
4h-a |
EMB5010 e EMB5950 |
Optativa | EMB5950 | Pesquisa Operacional I | 72h-a |
4h-a |
EMB5005 |
Art. 2º Excluir pré-requisito da disciplina EMB5643 pertencente ao currículo 2016.1 do Curso de Graduação em Ciência e Tecnologia (601), conforme especificações abaixo descritas:
Rol |
Código |
Disciplina | CH
Total Semestral |
CH
Total Semanal |
Pré-requisito
a ser excluído |
Pré-requisito (como deve ficar) |
Optativa |
EMB5643 |
Eletricidade Aplicada |
36h-a |
2h-a |
EMB5043 |
–
|
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do primeiro semestre letivo de 2025.
Nº 060/2024/PROGRAD, Art. 1º Incluir a disciplina EMB5413 no rol de disciplinas optativas na área de concentração “Ciências Navais” pertencente ao currículo 2016.1 do curso de Graduação em Engenharia Naval (606), Campus de Joinville, conforme as especificações:
Rol | Disciplina | Carga Horária | Equivalência | Pré-Requisitos |
Disciplinas Optativas da
Área de Concentração em Ciências Navais |
EMB5413 – Mecânica dos Fluidos Computacional | 72h-a | – | – |
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeito, a partir do primeiro semestre letivo de 2025.
(Ref. Solicitação Digital número 017476/2024)
Nº 061/2024/PROGRAD, Art. 1º – Criar as disciplinas especificadas a seguir:
Código | Disciplina | CH Teórica Semestral | CH Prática Semestral | CH
Total Semestral |
CH
Total Semanal |
||
EMB5442 | Atividades Complementares | 0 | 162h-a | 162h-a | 9h-a | ||
EMB5450 | Engenharia de Sistemas | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5451 | Tópicos Especiais em Pós-Graduação I | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5452 | Tópicos Especiais em Pós-Graduação II | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5453 | Tópicos Especiais em Pós-Graduação III | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5454 | Convecção | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5455 | Mecânica dos Fluidos | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5456 | Metodologia de Pesquisa | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5457 | Métodos Numéricos em Fenômenos de Transporte | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5458 | Planejamento de Produto e Projeto | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5459 | Projeto de Sistemas Térmicos | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5460 | Tópicos Especiais em Ciências Mecânicas I | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5461 | Análise de Sinais e Sistemas Dinâmicos | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5462 | Análise e Concepção de Sistemas Eletrônicos | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5463 | Introdução ao Aprendizado de Máquina | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5464 | Programação de Sistemas Eletrônicos | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5465 | Sistemas de Controle | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5466 | Estatística para análise de dados | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
EMB5467 | Introdução a processos de otimização utilizando técnicas de IA | 54h-a | – | 54h-a | 3h-a | ||
Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 017480/2024)
Nº 062/2024/PROGRAD – Art. 1º Excluir a disciplina EMB5432 do currículo 2016.1 do curso de Graduação em Engenharia Aeroespacial (602), conforme as seguintes especificações:
Fase | Código | Disciplina | CH Total Semestral | CH Total Semanal |
8ª Fase | EMB5432 | Mecânica dos Fluídos Computacional | 54h-a | 3h-a |
Art. 2º Incluir a disciplina EMB5411 no currículo 2016.1 do curso de Graduação em Engenharia Aeroespacial (602), conforme as seguintes especificações:
Fase | Código | Disciplina | CH Total Semestral | CH Total Semanal | Pré-requisitos | Equivalências |
8ª Fase |
EMB5413 |
Mecânica dos Fluidos Computacional | 72h-a |
4h-a |
EMB5016
e EMB5017 |
– |
Art. 3º Incluir as seguintes disciplinas no rol de disciplinas optativas do currículo 2016.1 do curso de Graduação em Engenharia Aeroespacial (602), conforme as seguintes especificações:
Rol | Código | Disciplina | CH Total Semestral | CH Total Semanal | Pré-requisitos | Equivalências |
Optativas | EMB5450 | Engenharia de Sistemas | 54h-a | 3h-a | EMB5107 e EMB5113 | – |
Optativas | EMB5451 | Tópicos Especiais em Pós-Graduação I | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Optativas | EMB5452 | Tópicos Especiais em Pós-Graduação II | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Optativas | EMB5453 | Tópicos Especiais em Pós-Graduação III | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Optativas | EMB5454 | Convecção | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Optativas | EMB5455 | Mecânica dos Fluidos | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Optativas | EMB5456 | Metodologia de Pesquisa | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Optativas | EMB5457 | Métodos Numéricos em Fenômenos de Transporte | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Optativas | EMB5458 | Planejamento de Produto e Projeto | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Optativas | EMB5459 | Projeto de Sistemas Térmicos | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Optativas | EMB5460 | Tópicos Especiais em Ciências Mecânicas I | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Optativas | EMB5461 | Análise de Sinais e Sistemas Dinâmicos | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Optativas | EMB5462 | Análise e Concepção de Sistemas Eletrônicos | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Optativas | EMB5463 | Introdução ao Aprendizado de Máquina | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Optativas | EMB5464 | Programação de Sistemas Eletrônicos | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Optativas | EMB5465 | Sistemas de Controle | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Optativas | EMB5466 | Estatística para análise de dados | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Optativas | EMB5467 | Introdução a processos de otimização utilizando técnicas de IA | 54h-a | 3h-a | – |
– |
Art. 4º Excluir do rol de atividades complementares o componente curricular EMB5440 – Atividades Complementares com 180h-a pertencente ao currículo 2016.1 do curso de Graduação em Engenharia Aeroespacial (602).
Art. 5º Incluir o componente curricular EMB5442 no rol de atividades complementares e alterar os critérios de cumprimento do componente curricular para fins de integralização curricular do currículo 2016.1, do curso de Graduação em Engenharia Aeroespacial (602), conforme as seguintes especificações:
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Os estudantes devem cumprir, para fins de integralização curricular, no mínimo 162h-a de Atividades Complementares |
|||||
Código | Disciplina | CH Total | |||
EMB5442 | Atividades Complementares | 162h-a |
Art. 6º Alterar o pré-requisito da disciplina EMB5046 pertencente ao currículo 2016.1 do curso de Graduação em Engenharia Aeroespacial (602), conforme as seguintes especificações:
Fase | Código | Disciplina | Pré-requisito
atual |
Pré-requisito
Como deve ficar |
10ª Fase | EMB5046 | Estágio Curricular | 3456h-a | 3000 h-a |
Art. 7º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com efeitos a partir do primeiro semestre de 2025.
(Ref. Solicitação Digital nº 017480/2024)
PORTARIA DE 19 DE ABRIL DE 2024
Nº 063/2024/PROGRAD – Art. 1º – Constituir, a partir de 01 de janeiro de 2024, comissão para avaliar e emitir pareceres conclusivos sobre os processos de revalidações de diplomas de cursos de graduação, expedidos por instituições estrangeiras de ensino superior, na forma da legislação vigente.
Art. 2º – A comissão será composta pelos conselheiros da Câmara de Graduação a seguir relacionados:
– Professora Viviane Lilian Soethe Parucker – CGRAD;
– Professor Francis Felix Cordova Puma – CGRAD.
Art. 3º – Os pareceres conclusivos serão apreciados em sessão da Câmara de Graduação.
Art. 4º – Fixar em 12 (doze) meses o mandato dos membros da comissão, contado a partir da data de publicação da presente Portaria.
Art. 5º – Esta portaria entra em vigor na data de sua assinatura.
PORTARIA DE 22 DE ABRIL DE 2024
Dispõe sobre o período de realização das solenidades oficiais de colação de Grau referente a 2024/1.
Nº 064/2024/PROGRAD – Art. 1º – Definir o período das solenidades oficiais de colação de grau relativas ao primeiro semestre letivo de 2024 (2024/1) de todos os cursos da sede e dos campi para iniciar em 05 de agosto de 2024. Parágrafo único – O curso de Medicina de Florianópolis realizará a formatura no dia 11 de julho de 2024.
Art. 2º – Determinar que as datas de agendamento das formaturas dos Centros de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville não coincidam as do Campus Florianópolis.
Art. 3º – Esta portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
PORTARIA DE 26 DE ABRIL DE 2024
Nº 65/2024/PROGRAD – Art. 1º – Designar as servidoras abaixo nominadas para, sob a Presidência da primeira, comporem a Equipe Multiprofissional responsável por avaliar os laudos técnicos apresentados por candidatos que solicitaram condições especiais para realização das provas dos seguintes processos seletivos:
– Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2024-2 (Edital 7/2024/COPERVE);
– Processo Seletivo EaD UFSC/2024 (Edital 6/2024/COPERVE); e
– Processo Seletivo para Pessoas Refugiadas, Solicitantes de Refúgio de baixa renda e portadoras de Visto Humanitário UFSC/2024 (Edital 5/2024/COPERVE)
Equipe Multiprofissional:
– Emiliana Domingues Cunha da Silva – Coperve/PROGRAD (presidente da comissão);
– Fernanda Lemes Ferreira – DSO/DAS/PRODEGESP;
– Juliana Fernandes Vieira – JMO/DAS/PRODEGESP;
– Renata Gomes Camargo – CA; e
– Vanessa Amadeo – Coperve/PROGRAD (suplente)
Art. 2º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
A Diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria nº 914/2023/GR, de 25/04/2023, RESOLVE:
PORTARIA DE 23 DE ABRIL DE 2024.
Nº 011/2024/CCJ – Art. 1º – Designar os servidores FRANCISCO QUINTANILHA VERAS NETO, MASIS 214226, SIAPE 1459813, ORIDES MEZZAROBA, MASIS 116763, SIAPE 1160642 e, EVERTON DAS NEVES GONÇAVES, MASIS 176103, SIAPE 409342 professores titulares da carreira do magistério superior, para, sob a presidência do primeiro, homologarem o resultado da avaliação realizada pela CPPD no pedido de progressão funcional – classe C (adjunto) nível 4 para a Classe D (associado) nível 1, do servidor Orlando Celso da Silva Neto , nos termos do processo nº 23080.014616/2024-04.
PORTARIA DE 09 DE MAIO DE 2024.
Nº 012/2024/CCJ – Art. 1º – Designar os servidores FRANCISCO QUINTANILHA VERAS NETO, MASIS 214226, SIAPE 1459813, ORIDES MEZZAROBA, MASIS 116763, SIAPE 1160642 e, EVERTON DAS NEVES GONÇAVES, MASIS 176103, SIAPE 409342 professores titulares da carreira do magistério superior, para, sob a presidência do primeiro, homologarem o resultado da avaliação realizada pela CPPD no pedido de progressão funcional – classe C (adjunto) nível 4 para a Classe D (associado) nível 1, da servidor Sandra Regina Leal, nos termos do processo nº 23080.009087/2024-19.
PORTARIA DE 21 DE MAIO DE 2024.
Nº 013/2024/CCJ – Art. 1º – Designar os servidores FRANCISCO QUINTANILHA VERAS NETO, MASIS 214226, SIAPE 1459813, ORIDES MEZZAROBA, MASIS 116763, SIAPE 1160642 e, EVERTON DAS NEVES GONÇAVES, MASIS 176103, SIAPE 409342 professores titulares da carreira do magistério superior, para, sob a presidência do primeiro, homologarem o resultado da avaliação realizada pela CPPD no pedido de progressão funcional – classe C (adjunto) nível 4 para a Classe D (associado) nível 1, da servidora Grazielly Alessandra Baggenstoss, nos termos do processo nº 23080. 022194 /2024-32.
PORTARIA DE 18 DE JUNHO DE 2024.
Nº 014/2024/CCJ – Art. 1º – Designar os servidores FRANCISCO QUINTANILHA VERAS NETO, MASIS 214226, SIAPE 1459813, ORIDES MEZZAROBA, MASIS 116763, SIAPE 1160642 e, EVERTON DAS NEVES GONÇAVES, MASIS 176103, SIAPE 409342 professores titulares da carreira do magistério superior, para, sob a presidência do primeiro, homologarem o resultado da avaliação realizada pela CPPD no pedido de progressão funcional – classe D (Associado) nível 2 para 3, da servidora Juliana Wülfing, nos termos do processo nº 23080.025324/2024-99.
PORTARIA DE 18 DE JULHO DE 2024
Nº 15/2024/CCJ – Art. 1º – Designar Cristina Mendes Bertoncini Correa, siape 2328630, membro titular do Colegiado Delegado do Departamento de Direito, e membro suplente no Conselho da Unidade/CCJ, em substituição ao conselheiro Ricardo Soares Stersi dos Santos, no período de 27.06.2024 a 19/04/2025, com carga horária de 2 (duas) horas semanais.
Art. 2º – As demais representações ficam mantidas nos termos das Portarias nºs 15/2023/CCJ, de 18 de abril de 2023; 16/2023/CCJ, de 20 de Abril de 2023; 029/2023/CCJ de 11 de agosto de 2023; 035/CCJ/2023, de 25 de setembro de 2023.
PORTARIA DE 23 DE JULHO DE 2024
Nº 016/2024/CCJ – Art. 1º – Designar os membros da comissão de Bolsas de Monitoria/CCJ conforme segue: DANIELLE DE OURO MAMED – docente do magistério superior, SIAPE 1059672; ALEXANDRE SANTOS DE AQUINO – Assistente em Administração, SIAPE 3309567; GABRIELA MATTEI DE SOUZA – Administradora, SIAPE 2217910 e a discente MARIA EDUARDA DE FREITAS LEITÃO, matrícula nº 23100859, para sob a Presidência do primeiro compor a Comissão Interna, para conduzirem o processo de redistribuição de Bolsas de Monitoria no âmbito do CCJ.
Art. 2º – Atribuir a Presidente da Comissão a carga horária de 05 horas para a realização das atividades.
Art. 3º Ficam revogadas a Portaria nº 001/CCJ/2024, de 08 fevereiro de 2024.
CENTRO DE DESPORTOS
COORDENADORIA DE ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS À COMUNIDADE
EDITAL Nº 04/2024/CEAFC/CDS/UFSC
O Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Coordenadoria de Esportes e Atividades Físicas à Comunidade – CEAFC/CDS/UFSC, estabelece as normas e divulga as informações para inscrição e participação nas atividades físicas e esportivas à comunidade, oferecidas para o semestre 2024/2.
- INSCRIÇÕES – PERÍODO DE VIGÊNCIA DAS ATIVIDADES
1.1. As ATIVIDADES terão INÍCIO a partir de 26/08/2024 e TÉRMINO em 14/12/2024, respeitando as informações do ANEXO 1 (página 9), com exceção das atividades para a terceira idade (atividades 01, 02, 03 e 04 do ANEXO 1) que iniciarão a partir de 19/08/2024 com previsão de TÉRMINO em 07/12/2024.
1.2. As inscrições nas turmas ofertadas para 2024/2 são válidas para o período de realização das atividades. 1.3. As inscrições acontecerão em três períodos:
- 1º Período – de 13 a 21 de agosto;
- 2º período – de 26 a 29 de agosto (vagas remanescentes); e
- 3º período – 02 06 de setembro(vagas remanescentes).
- NORMAS DE INSCRIÇÃO E FUNCIONAMENTO
2.1. Antes de efetuar a inscrição, o interessado deverá certificar-se de que preenche os requisitos exigidos para a participação, como por exemplo, faixa etária (idade), necessidade ou não de pré-seleção, entre outras.
2.2. A forma de INSCRIÇÃO dependerá de cada atividade, variando de presencial a online e estará informada na descrição da respectiva atividade. No caso de INSCRIÇÃO online, deverá ser efetuada pela Internet, por ordem de acesso e finalização da inscrição.
2.3. O site oficial para acesso às inscrições online é: http://portalcds.ufsc.br/extensao-atividades-fisicas-paraa-comunidade/. Quaisquer outros caminhos utilizados para acesso ao formulário de inscrições são de inteira responsabilidade do participante e a inscrição não terá validade.
2.4. O link das INSCRIÇÕES ONLINE deverá ser acessado SOMENTE nos dias e horários em que a inscrição da atividade pretendida estiver disponível, portanto, as inscrições devem seguir estritamente as datas e horários estipulados neste edital
2.5. Serão automaticamente canceladas as INSCRIÇÕES feitas em desacordo com este EDITAL.
2.6. O pagamento da INSCRIÇÃO não será reembolsado em nenhum momento, inclusive em caso de pagamento feito em duplicidade. Apenas na ocorrência de nova “onda” de COVID-19, em que os casos aumentem de forma substancial, ou de uma nova pandemia que gere riscos expressivos à saúde das pessoas, é que poderá ser solicitado reembolso.
2.7. No primeiro período de INSCRIÇÃO ONLINE é permitido efetuar somente uma INSCRIÇÃO por pessoa (Nome, CPF, e-mail, data de nascimento, contato e demais contatos solicitados), exceto para a criança que não possuir CPF* e apenas nas atividades abaixo relacionadas:
- GINÁSTICARTE (04 a 14 anos). (*) Nesta situação, a criança poderá ser inscrita com o CPF da mãe/pai/responsável e estes, também poderão se inscrever.
2.8. No caso de percepção de inscrição com dados em duplicidade no primeiro período de inscrição (CPF’s diferentes, mas com as demais informações idênticas), será automaticamente excluída a atividade de menor valor sem possibilidade de reembolso, conforme os itens 2.7 e 2.20.1.
2.9. Não haverá limite de números de inscrição por CPF a partir do segundo período de INSCRIÇÃO ONLINE. 2.10. Enquanto houver vaga, as inscrições online estarão disponíveis em até 3 (três) períodos prédefinidos, cada um deles com data limite para o pagamento do boleto bancário (GRU – Guia de Recolhimento da União). A inscrição será automaticamente cancelada, caso o pagamento não seja efetuado até o prazo estipulado.
2.11. É de responsabilidade do/a interessado/a atentar para os limites dos horários de pagamento presencial ou online no seu banco para efetuar a quitação da GRU gerada.
2.12. As/Os três primeiras/os servidoras/es da UFSC (ativas/os e inativas/os) que se inscreverem em cada turma ofertada (informando o número do SIAPE e a Categoria “Servidor”), terão o desconto de 50% do valor da taxa. O desconto é válido apenas para uma única matrícula por servidor/a e não é estendido aos seus dependentes. Estas/es servidoras/es deverão apresentar no primeiro dia de aula, além do formulário de inscrição com o comprovante de pagamento, um documento que o identifique como servidor da UFSC.
2.13. O número de vagas para cada turma é limitado e o sistema SÓ permitirá fazer inscrição e gerar o boleto bancário (GRU) se houver vaga.
2.14. O correto preenchimento da ficha de inscrição, inclusive a escolha da turma e pagamento do boleto bancário (GRU) até a data do vencimento são de inteira responsabilidade da/o interessada/o.
2.15. A Coordenadoria de Esportes e Atividades Físicas à Comunidade não se responsabilizará por solicitação de inscrição não efetivada por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou outros fatores que impossibilitarem a transferência dos dados ou a impressão da ficha de inscrição e/ou boleto bancário (GRU).
2.16. O valor da taxa de inscrição é válido para o período de realização das atividades deste semestre, conforme exposto no item “1” deste EDITAL.
2.17. A maioria das atividades é ministrada por estudantes do Curso de Educação Física, sob a coordenação de um/a Professor/a do Departamento de Educação Física/CDS/UFSC. Considerando que as atividades são de extensão e não de ensino, a Coordenadoria de Esportes e Atividades Físicas à Comunidade não emitirá documento contendo nota e/ou frequência.
2.18. No caso de atividades esportivas de extensão para participantes menores de idade, os pais ou seus representantes devem ter um cuidado especial quanto ao horário de início e término da atividade, não deixando as crianças desacompanhadas (não haverá profissional/coordenador/bolsista para este fim).
2.19. Caso haja interrupção do semestre, por motivo de força maior, as atividades de extensão que forem suspensas, poderão ter as aulas repostas.
2.20. Os horários constantes neste EDITAL referem-se ao horário oficial da Rede Mundial de Computadores (horário de Brasília DF/Brasil).
2.21. Será excluído, sem direito a ressarcimento, em qualquer momento, mesmo depois de matriculada/o, a/o participante que:
2.21.1. Comprovadamente, para realizar a inscrição nas atividades de extensão, tiver usado documentos e/ou informações falsas ou outros meios ilícitos.
2.21.2. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.
2.21.3. Exigir ou impor outro horário ou outra atividade para (o) a qual não está inscrito.
2.21.4. Comprovadamente, praticar qualquer ato ilícito nas dependências no Centro de Desportos/UFSC. 2.21.5. A/O Coordenador/a da Atividade de Extensão, juntamente com o Coordenador de Esportes e Atividades Físicas à Comunidade e o Diretor do CDS/UFSC, procederão à averiguação de informações ou denúncias e emitirão parecer conclusivo, encaminhando para ciência do participante envolvido.
2.22. No caso da/do participante vir a ser excluída/o de quaisquer Atividades de Extensão do CDS/UFSC, nas quais se inscreveu, a sua Inscrição/Participação ficará impossibilitada também em Atividades disponibilizadas no futuro.
2.23. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenadoria de Esportes e Atividades Físicas à Comunidade/CDS/UFSC, juntamente com a Direção do Centro de Desportos/UFSC.
2.24. A INSCRIÇÃO DO INTERESSADO/PARTICIPANTE IMPLICARÁ EM CIÊNCIA E ACEITAÇÃO DAS CONDIÇÕES ESTABELECIDAS NESTE DOCUMENTO.
- PASSO A PASSO PARA A INSCRIÇÃO ONLINE (observar ANEXO 2, pág. 40)
3.12. Acessar o link: Atividades Físicas para a Comunidade (Endereço: http://portalcds.ufsc.br/extensaoatividades-fisicas-para-a-comunidade/).
3.13. Clique no sub-link Inscrições 2024-2 (Endereço: https://eventos.fapeu.com.br/cds/public/eventos/lista).
3.14. Escolha a atividade pretendida e clique em INSCREVA-SE.
3.15. Preencha seus dados corretamente e concorde com os termos. (OBS: Apenas Servidor UFSC necessita preencher o SIAPE.):
- Selecionar a Categoria (Comunidade ou Servidor);
- Nome completo;
- CPF, obrigatório inclusive para estrangeiros (no caso da criança que não possuir, registrar o CPF do responsável);
- SIAPE (somente para as/os servidoras/es da UFSC);
- Selecionar o gênero (Masculino ou, Feminino ou, Outros);
- Telefone para contato;
- Data de nascimento;
- E-mail;
- Escolaridade
3.16. Preencha se você necessita de acessibilidade durante a execução da atividade.
3.17. Conferir os dados (especialmente a turma selecionada), enviar e anotar o número da inscrição.
3.18. Gerar e imprimir o boleto bancário GRU (Guia de Recolhimento da União), no caso de atividades com taxa de inscrição. Os pagamentos deverão ser realizados exclusivamente via GRU.
NÃO serão aceitas, de maneira alguma, inscrições pagas através de PIX, transferência bancária ou quaisquer outros tipos de pagamento, nem presencialmente na Coordenadoria de atividades de extensão/CDS. Observação: A impressão da ficha de inscrição e do boleto bancário (GRU) ficará disponível no sistema até o respectivo vencimento. É aconselhável salvá-los ou imprimi-los no momento que efetuar a inscrição. Para emitir segunda via do boleto bancário, basta acessar o link Consultar Inscrição (CONSULTAR INSCRICAO) e informar o número do CPF. Atenção à data de vencimento do boleto bancário (GRU), pois passado o prazo do pagamento, a inscrição é automaticamente cancelada.
3.19. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição usando o boleto bancário impresso (GRU), que deverá estar quitado ATÉ A DATA DO VENCIMENTO. Esse pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária do território nacional (observando o horário de funcionamento externo da agência) ou em postos de autoatendimento ou via Internet (observando o horário estabelecido pelo banco para quitação na data). Passado o prazo do pagamento, a inscrição é automaticamente CANCELADA. A inscrição será efetivada após a Coordenadoria de Esportes e Atividades Físicas à Comunidade/CDS/UFSC ser notificada, pelo Sistema Bancário, do pagamento da taxa de inscrição. Não é necessário apresentar comprovante de inscrição ou de pagamento na Coordenadoria de Esportes e Atividades Físicas à Comunidade/CDS.
3.20. Caso o interessado não tenha anotado o nº da inscrição, poderá consultar utilizando o CPF, no link: CONSULTAR INSCRICAO
3.21. Confirmação de inscrição: Para as inscrições com taxa, a guia de pagamento quitada dentro do prazo estabelecido será a confirmação da inscrição, não sendo necessário apresentá-la antes da data de início das atividades. Para as inscrições online de atividades gratuitas a inscrição estará confirmada imediatamente quando o formulário for enviado preenchido e aparecer a confirmação do recebimento da inscrição.
- PARTICIPAÇÃO
4.1. Comparecer no dia/horário/local previsto para início da atividade. Não será encaminhada correspondência de cunho individual sob forma de e-mail, aviso, lembrete ou assemelhados sobre prazos e procedimentos constantes no presente EDITAL.
4.2. Levar a ficha de inscrição com o comprovante de pagamento no 1º dia de aula. Os servidores da UFSC que obtiverem desconto na respectiva turma deverão apresentar, também, um documento que o identifique como servidor da UFSC.
4.3. Atenção para as atividades que exigem ATESTADO MÉDICO de aptidão à prática de atividade física.
5.TROCA DE TURMA
5.1. A/O participante poderá solicitar mudança de turma ou de atividade, enviando e-mail para extensao.cds@contato.ufsc.br, com assunto “Troca de turma” conforme os períodos mencionados no item 5.2. A CEAFC atenderá a solicitação da troca de turma, desde que:
- A inscrição esteja validada (quitada);
- O e-mail seja enviado dentro do período estipulado para a troca de turma, contendo: nome completo, número de inscrição, turma em que se inscreveu e a turma que pretende frequentar (se possível, informar mais de uma opção);
- Haja vaga;
- Atenda aos requisitos da atividade;
- O valor da taxa de inscrição da atividade pretendida não seja superior ao valor de taxa de inscrição paga.
5.2. Períodos para TROCA DE TURMA
Primeiro Período: das 08:00 às 15:00 horas do dia 12/08/2024.
Segundo Período: das 08:00 às 15:00 horas do dia 26/08/2024
- DATAS SEM ATIVIDADES 2024/2 (não haverá recuperação de aula)
07 de setembro (sábado): | Feriado – Independência do Brasil |
12 de outubro (sábado): | Feriado – Nossa Senhora Aparecida |
28 de outubro (Segunda-feira): | Dia do Servidor Público |
02 de novembro (sábado): | Feriado – Finados |
15 de novembro (sexta -feira): | Feriado – Proclamação da República |
16 de novembro (sábado): | Dia não letivo |
- ATIVIDADES OFERECIDAS
A descrição detalhada das atividades oferecidas para o semestre 2024.2 está especificada no ANEXO 1 deste Edital.
7.1. ABORDAGEM CLÍNICA
a) MOVMAIS– atividade física para pessoas com excesso de peso corporal (IMC maior ou igual a 25kg/m² (20 a 59 anos, gratuito, inscrição online);
b) PROCOR – PROGRAMA DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO CARDIORESPIRATÓRIA (40 a 80 anos, inscrição online);
7.2. ARTES MARCIAIS
a) JIU-JITSU – Iniciante e avançado (18 a 70 anos, gratuito, inscrição online);
b) JUDÔ – Iniciante e avançado (18 a 70 anos, gratuito, inscrição online);
c) TAI CHI CHUAN (a partir de 16 anos, inscrição online).
7.3. ATIVIDADES AQUÁTICAS
a) AQUATICUS – Ambientação ao meio aquático (7 a 10 anos gratuito, inscrição presencial);
b) ATIVIDADES AQUÁTICAS EM POSIÇÃO VERTICAL – HIDROGINÁSTICA – HIDROGINÁSTICA (30 a 85 anos, inscrição online);
c) ATIVIDADES AQUÁTICAS EM POSIÇÃO VERTICAL – JOGGING – caminhada e corrida (30 a 85 anos, inscrição online);
d) HIDROGINÁSTICA PARA A TERCEIRA IDADE (a partir de 60 anos, inscrição online);
e) NATAÇÃO (07 a 80 anos, inscrição online);
f) NATAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE (a partir de 60 anos, inscrição online).
7.4. ATIVIDADES FÍSICAS ESPECÍFICAS PARA A TERCEIRA IDADE
a) GINÁSTICA PARA A TERCEIRA IDADE (a partir de 60 anos, inscrição online);
b) HIDROGINÁSTICA PARA A TERCEIRA IDADE HIDROGINÁSTICA PARA A TERCEIRA IDADE (a partir de 60 anos, inscrição online);
c) NATAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE NATAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE (a partir de 60 anos, inscrição online);
d) VOLEIBOL PARA A TERCEIRA IDADE VOLEIBOL PARA A TERCEIRA IDADE (a partir de 55 anos, inscrição online).
7.5. ATIVIDADES PARA CRIANÇAS
- AQUATICUS – Ambientação ao meio aquático (7 a 10 anos gratuito, inscrição presencial);
- DESENVOLVER (02 a 06 anos, gratuito, inscrição presencial);
- GINASTICARTE – movimentos constitutivos das ginásticas (ginástica rítmica, ginástica artística, ginástica acrobática) (04 a 15 anos, inscrição online);
- GINÁSTICA E CIRCO – Ginástica para Todos (GPT) e o Circo (15 a 60 anos, inscrição online);
- GOALBALL – Iniciação e Treinamento (12 a 60 anos, deficiência visual, gratuito, inscrição presencial);
- HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS (12 a 60 anos, deficiência motora, gratuito, inscrição presencial);
- INICIAÇÃO ESPORTIVA – Inicia TEA UFSC – Atividades de iniciação às diferentes práticas corporais tais como: atletismo, atividades aquáticas, voleibol, futsal, basquetebol, handebol, esportes adaptados etc. **Turma específica para crianças com autismo. (06 a 11 anos, inscrição presencial, gratuito);
- NATAÇÃO (a partir de 07 anos, inscrição online);
- PARABADMINTON (12 a 60 anos, deficiência motora, gratuito, inscrição presencial);
- SKATE – iniciação (06 a 65 anos, inscrição online).
7.6. ATIVIDADES ESPECÍFICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
a) GOALBALL – Iniciação e Treinamento (12 a 60 anos, deficiência visual, gratuito, inscrição presencial);
b) HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS (12 a 60 anos, deficiência motora, gratuito, inscrição presencial);
c) INICIAÇÃO ESPORTIVA – Inicia TEA UFSC – Atividades de iniciação às diferentes práticas corporais tais como: atletismo, atividades aquáticas, voleibol, futsal, basquetebol, handebol, esportes adaptados etc. **Turma específica para crianças com autismo. (06 a 11 anos, inscrição presencial, gratuito);
d) PARABADMINTON PARABADMINTON (12 a 60 anos, deficiência motora, gratuito, inscrição presencial);
e) TÊNIS DE CAMPO PARA CADEIRANTES – Aprendizagem e Treinamento TÊNIS DE CAMPO PARA CADEIRANTES – Aprendizagem e Treinamento (10 a 80 anos, ser participante da modalidade tênis em cadeira de rodas, gratuito, inscrição presencial).
7.7. ACROBACIAS
a) ACROBACIA AÉREA EM TECIDO (a partir de 18 anos, inscrição online);
b) ACROBACIAS DE SOLO (a partir de 16 anos, inscrição online);
c) PARADA DE MÃOS (a partir de 16 anos, inscrição online).
7 7.8. ATLETISMO
a) ATLETISMO ATLETISMO (18 a 45 anos, gratuito, inscrição online).
7.9 CIRCO
a) GINÁSTICA E CIRCO – Ginástica para Todos (GPT) e o Circo (15 a 60 anos, inscrição online);
b) PREPARAÇÃO CORPORAL PARA O CIRCO (a partir de 18 anos, inscrição online).
7.10 CAPOEIRA
a) CAPOEIRA (a partir de 10 anos, gratuito, inscrição presencial).
7.11 CORRIDA E CAMINHADA
a) GRUPO DE CORRIDA E CAMINHADA – (18 a 59 anos, inscrição online).
7.12 DANÇAS
a) FLOORWORK – DANÇA NO SOLO (a partir de 18 anos, inscrição online);
b) FORRÓ (a partir de 16 anos, inscrição online);
c) SAMBA DE GAFIEIRA (a partir de 16 anos, inscrição online);
d) SERTANEJO E VANERA SERTANEJA (a partir de 18 anos, inscrição online).
7.13 ESCALADA
a) ESCALADA – MODALIDADE BOULDER INDOOR (INICIAÇÃO) (INICIAÇÃO) – (16 a 60 anos, inscrição online).
7.14 FLEXIBILIDADE
a) FLEXIBILIDADE FLEXIBILIDADE (a partir de 16 anos, inscrição online);
b) SUPERFLEX (14 a 60 anos, inscrição online).
7.15 GINÁSTICA
a) GINASTICARTE – movimentos constitutivos das ginásticas (ginástica rítmica, ginástica artística, ginástica acrobática) (04 a 15 anos, inscrição online);
b) GPT “ON”: A ginástica é para todos – prática e vivência de movimentos gímnicos (14 a 66 anos, gratuito, inscrição online);
c) GINÁSTICA E CIRCO – Ginástica para Todos (GPT) e o Circo (15 a 60 anos, inscrição online);
d) GINÁSTICA PARA A TERCEIRA IDADE (a partir de 60 anos, inscrição online);
e) UFSCCheer – (16 a 45 anos, gratuito, inscrição online).
7.16 MUSCULAÇÃO a) MUSCULAÇÃO – Academia de Musculação para a Comunidade (18 a 70 anos, inscrição online).
7.17 PERCEPÇÃO
a) LABORATÓRIO DE PERCEPÇÃO – (a partir de 18 anos, inscrição online).
7.18 PILATES
a) PILATES SOLO PARA A COMUNIDADE – (a partir de 16 anos, inscrição online).
7.19 SKATE
a) SKATE – iniciação (06 a 65 anos, inscrição online).
7.20 SLACKLINE
a) SLACKLINE – iniciação (16 a 60 anos, inscrição online).
7.21 TÊNIS
a) TÊNIS DE CAMPO PARA CADEIRANTES (10 a 80 anos, gratuito, inscrição presencial);
b) TÊNIS PARA A COMUNIDADE (16 a 60 anos, inscrição online).
7.22 TRILHA
a) TRILHA – (18 a 60 anos, inscrição online).
7.23 VOLEIBOL
a) VOLEIBOL MASTER (a partir de 35 anos, inscrição online);
b) VOLEIBOL PARA A TERCEIRA IDADE (a partir de 55 anos, inscrição online).
7.24 YOGA
a) ACROYOGA (15 a 65 anos, inscrição online);
b) YOGA (15 a 65 anos, inscrição online).
ANEXO 1 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
CONSULTAR: http://portalcds.ufsc.br/extensao-atividades-fisicas-para-a-comunidade/