Boletim Nº 194/2022 – 23/12/2022

23/12/2022 17:20

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

BOLETIM OFICIAL Nº 194/2022

Data da publicação: 23/12/2022

GABINETE DA REITORIA

PORTARIAS Nº 2685 a 2706/2022/GR

 PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS

PORTARIAS Nº 1357 a 1359, 1361, 1363 a 1365, 1367, 1371, 1372, 1379, 1382 a 1386/2022/DDP

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

EDITAL Nº 10/2022/SINOVA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

PORTARIA Nº 141/2022/CED

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

E

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

PORTARIA CONJUNTA Nº 2/2022/CCS – CED/NDI

 

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

PORTARIAS Nº 131 a 154, 157 a 161, 165 a 168/2022/CCE

GABINETE DA REITORIA

 

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

 

Portarias de 22 de dezembro de 2022

 

Nº 2685/2022/GR – Designar ANA LUCIA VIEIRA FONTANELLA, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3728073, para substituir a Coordenadora de Apoio Administrativo – CAA/CCS, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 05/12/2022 a 14/12/2022, tendo em vista o afastamento da titular Scheila Augusto Rodrigues Lyra, SIAPE nº 2031016, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 075588/2022)

 

Nº 2686/2022/GR – Designar RICARDO JOSÉ TORRES, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3040887, Diretor(a) da Agência de Comunicação – AGECOM/SECOM, para responder cumulativamente pela Secretaria de  Comunicação – SECOM, código CD3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, nos períodos de 03 de Janeiro de 2023 a 26 de Janeiro de 2023 e de 30 de Janeiro de 2023 a 31 de Janeiro de 2023, tendo em vista o afastamento do titular, Samuel Pantoja Lima, SIAPE nº 2734219, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 075597/2022)

 

Nº 2687/2022/GR – Designar JULIANA PIRES SCHULZ, CONTADOR, SIAPE nº 1668841, para substituir o Coordenador de Controle e Acompanhamento – CCA/AUDIN/GR, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 16/01/2023 a 27/01/2023, tendo em vista o afastamento do titular JOAO BATISTA DA SILVA, SIAPE nº 1169670, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 075604/2022)

 

Nº 2688/2022/GR – Art. 1º Anular a Portaria nº 2552/2022/GR, de 09 de dezembro de 2022, que designou VIVIANE HALFEN PORTO, SIAPE nº 2345487, para exercer a função de Chefe do Serviço Financeiro – SF/CCS, publicada no DOU nº 234, SEÇÃO 2, PÁGINA 36, em 14/12/2022, tendo em vista a extinção do referido serviço.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

(Ref. Sol. nº 065534/2022)

 

Nº 2689/2022/GR – Designar CAIO CORRÊA COSTA, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 2998349, para substituir a Chefe do Serviço de Apoio Financeiro – SAF/CF/DPG/PROPG, código FG4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 31/12/2022 a 07/01/2023, tendo em vista o afastamento da titular HELOISE ANDREIA ROTTA, SIAPE nº 3216618, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 075738/2022)

 

Nº 2690/2022/GR – Designar João Henrique Corte Medeiros, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 1994961, Chefe da Divisão de Controle Acadêmico stricto sensu – DCA/CAP/PROPG, para responder cumulativamente pela Coordenadoria de acompanhamento de programas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 31 de Dezembro de 2022 a 22 de Janeiro de 2023, tendo em vista o afastamento da titular, Sabrina Fonseca de Conto, SIAPE nº 1782714, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 075738/2022)

 

Nº 2691/2022/GR – Designar ANA MARCIA TEIXEIRA MORAES, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 1668771, para substituir o Coordenador de Apoio Administrativo – CAA/DFO/SEOMA, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 30/12/2022 a 27/01/2023, tendo em vista o afastamento do titular JOSE VICENTE DOS SANTOS, SIAPE nº 1158633, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 075509/2022)

 

Nº 2692/2022/GR – Designar RODRIGO FERNANDES DE REZENDE, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 2416266, para substituir o Corregedor Coordenador / Corregedoria-Geral / UFSC, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 18/12/2022 a 22/12/2022, tendo em vista o afastamento do titular Paulo Adolfo de Medeiros Oenning, SIAPE nº 1917046, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 075517/2022)

 

Nº 2693/2022/GR – Designar Eva Yamila Amanda da Silva Catela, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe D, nível 3, SIAPE nº 2723777, para substituir a Chefe do Departamento de Economia e Relações Internacionais – CNM/CSE, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 30/12/2022 a 28/01/2023, tendo em vista o afastamento da titular MARIALICE DE MORAES, SIAPE nº 1569702, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 075536/2022)

 

Nº 2694/2022/GR – Designar MARCO ANTONIO POSSAMAI, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3125820, para substituir o Chefe do Serviço de Expediente – SE/MTM/CFM, código FG4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 09/01/2023 a 26/01/2023, tendo em vista o afastamento do titular EDUARDO ULISSES BASTOS E SILVA, SIAPE nº 2236467, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 074604/2022)

 

Nº 2695/2022/GR – Designar MAYARA CAMILA FURTADO, ASSISTENTE SOCIAL, SIAPE nº 2268664, para substituir a Diretora do Departamento de Permanência Estudantil – DPE/PRAE, código CD4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 02/01/2023 a 14/01/2023, tendo em vista o afastamento da titular CLAUDIA PRISCILA CHUPEL DOS SANTOS, SIAPE nº 1618633, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol.  075843/2022)

 

Nº 2696/2022/GR – Designar MARCO ANTONIO SCHNEIDER, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 1092892, para substituir o Chefe da Divisão de Capacitação Continuada – DiCC/CCP/DDP/PRODEGESP, código FG3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 02/01/2023 a 13/01/2023, tendo em vista o afastamento do titular Thiago Rafael Bonaldo, SIAPE nº 2156721, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 075734/2022)

 

Nº 2697/2022/GR – Designar MARCIO DONOVAN NASCIMENTO E SILVA, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 2346163, para substituir a Chefe da Divisão de Apoio Administrativo – DAA/CoAEs/PRAE, código FG3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 02/01/2023 a 13/01/2023, tendo em vista o afastamento da titular THAIS SANTOS ALVES, SIAPE nº 2999498, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 075831/2022)

 

Nº 2698/2022/GR – Designar THIAGO DE OLIVEIRA RESSUREICAO, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3030344, Coordenador(a) de Gestão da Informação – CGI/DPGI/SEPLAN, para responder cumulativamente pela Diretoria do Departamento de Gestão da Informação – DPGI/SEPLAN, código CD4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 29 de Dezembro de 2022 a 20 de Janeiro de 2023, tendo em vista o afastamento do titular, SERGIO ROBERTO PINTO DA LUZ, SIAPE nº 1158756, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 075859/2022)

 

Nº 2699/2022/GR – Designar EDGAR NOSCHANG KUNZ, TÉCNICO EM ELETRICIDADE, SIAPE nº 2351101, Chefe do Serviço de Expediente – SE/DA/BNU, para responder cumulativamente pela Diretoria Administrativa – DA/BNU, código CD4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 01 de Novembro de 2022 a 15 de Novembro de 2022, tendo em vista o afastamento da titular, CAROLINA SUELEN DA SILVA, SIAPE nº 2245992, em licença para tratamento de saúde.

(Ref. Sol. 065468/2022)

 

Nº 2700/2022/GR – Designar DANIELA TRIPODI LEONARDI, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3220159, para substituir a Chefe do Serviço de Expediente dos Programas de Pós-Graduação – SEPG/CBLU, código FG4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 02/01/2023 a 14/01/2023, tendo em vista o afastamento da titular NATHALIA CIRNE DINIZ CRUZ, SIAPE nº 1418391, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 075886/2022)

 

Nº 2701/2022/GR – Designar Patrícia Andréia Amaral de Freitas Barthel, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 2242604, para substituir o Chefe do Serviço de Expediente – SE/DA/BNU, código FG4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, nos períodos de 21/12/2022 a 23/12/2022 e de 02/01/2023 a 13/01/2023, tendo em vista o afastamento do titular EDGAR NOSCHANG KUNZ, SIAPE nº 2351101, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 075887/2022)

 

Nº 2702/2022/GR – Designar Camila Waldrich Fischer, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 1677172, Chefe do Setor de Contratos – SC/DA/BNU, para responder cumulativamente pela Diretoria Administrativa – DA/BNU, código CD4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 30 de Dezembro de 2022 a 13 de Janeiro de 2023, tendo em vista o afastamento da titular, CAROLINA SUELEN DA SILVA, SIAPE nº 2245992, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 075890/2022)

 

Nº 2703/2022/GR – Designar MARCOS SILVIO FERMINO DA SILVA, OPERADOR DE MÁQUINAS AGRICOLAS, SIAPE nº 1165148, para substituir o Chefe da Divisão de Atividades Agropecuárias – DAA/CCR, código FG3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 31/12/2022 a 20/01/2023, tendo em vista o afastamento do titular GUSTAVO RUFATTO COMIN, SIAPE nº 2417622, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 075921/2022)

 

Nº 2704/2022/GR – Designar FERNANDA DELATORRE, TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS, SIAPE nº 1757958, Coordenador(a) de Projetos Pedagógicos e Acompanhamento Curricular – CPAC/DEN/PROGRAD, para responder cumulativamente pela Diretoria do Departamento de Ensino – DEN/PROGRAD, código CD4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 31 de Dezembro de 2022 a 16 de Janeiro de 2023, tendo em vista o afastamento do titular, Antonio Alberto Brunetta, SIAPE nº 2556743, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. 076007/2022)

 

Nº 2705/2022/GR – Designar KELLY MÔNICA MARINHO E LIMA, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe C, nível 1, SIAPE nº 1318125, para substituir o Chefe do Departamento de Ciências da Saúde – DCS/CTS/ARA, código FG4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 17/01/2023 a 31/01/2023, tendo em vista o afastamento do titular ROGER FLORES CECCON, SIAPE nº 2201752, em gozo de férias regulamentares.

(Ref. Sol. Correspondência OF E 43/DCS/CTS/ARA/2022)

 

Nº 2706/2022/GR – Atribuir ao servidor JONATHAS TROGLIO, BIBLIOTECÁRIO-DOCUMENTALISTA, SIAPE nº 1775620, lotado na BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA / BU/DGG, a partir de 19 de dezembro de 2022, a jornada de vinte horas semanais de trabalho, nos termos do Art. 98 da Lei nº 8.112/90, de 11 de dezembro de 1990.

(Ref. Sol. processo administrativo nº 23080.075962/2022-99)

 

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS

 

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

 

A DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

 

Portarias de 13 de dezembro de 2022

 

Nº 1357/2022/DDP – AUTORIZAR o afastamento da Professora GABRIELA MARCELLINO DE MELO LANZONI, SIAPE nº 3770878, lotada no DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS, para realizar Pós-Doutorado em Saúde, na subárea Enfermagem, na Instituição University of Ottawa, em Ottawa, Canadá, no período de 24/04/2023 a 31/10/2023, com ônus CNPQ.

(Ref. Processo nº 23080. 057513/2022-69)

 

Nº 1358/2022/DDP – AUTORIZAR o afastamento integral da Professora IZABELA MARIA DROZDOWSKA BROERING, SIAPE nº 1342873, lotada no DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS / LLE/CCE, para realizar estágio pós-doutoral junto ao Institut für deutsche Literatur da Humboldt-Universität Berlin, em Berlim, Alemanha, no período de 01/03/2023 a 29/02/2024, com ônus limitado.

(Ref. Processo nº 23080.064694/2022-80)

 

Nº 1359/2022/DDP – AUTORIZAR o afastamento da Professora Camila Teixeira Saldanha, SIAPE nº 1952291, lotada no DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS/LLE/CCE, para realizar Pós-Doutorado em Letras, subárea Tradução, junto a PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO CHILE, em Santiago, Chile, no período de 01/02/2023 a 31/01/2024, com ônus limitado.

(Ref. Processo nº 23080. 064025/2022-16)

 

Portarias de 14 de dezembro de 2022

 

Nº 1361/2022/DDP – AUTORIZAR o afastamento integral da Professora CRISTIANE CONCEICAO SILVA, SIAPE nº 1344620, lotada no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras /-LLE/CCE, para realizar Pós-Doutorado, junto ao Berliner Hochschule für Technik (BHT), em Berlim – Alemanha, no período de 01/02/2023 a 31/01/2024, com ônus limitado.

(Ref. Processo nº 23080.064064/2022-13)

 

Nº 1363/2022/DDP – AUTORIZAR a renovação do afastamento integral da Professora CAMILA CARVALHO DE SOUZA AMORIM MATOS, SIAPE nº 1285109, lotada no Departamento de Ciências da Saúde – DCS/CTS, para realizar Doutorado junto à Faculdade de Medicina, da Universidade de São Paulo, em São Paulo, no período de 07/02/2023 a 06/02/2024, com ônus limitado.

(Ref. Processo nº 23080.087665/2019-91)

 

Nº 1364/2022/DDP – CONCEDER a SILVIA CINTRA BORGES MORAIS, SIAPE 1668722, ocupante do cargo de ARQUIVISTA, com lotação na PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO, três meses de LICENÇA CAPACITAÇÃO, no período de 03/03/2023 a 03/06/2023, perfazendo 387 horas, referente ao interstício completado em 22/12/2018, de acordo com o art. 87 da Lei nº 8.112/90, com redação dada pela Lei 9.527, de 10/12/97.

(Ref. Processo nº 23080.069265/2022-07)

 

Nº 1365/2022/DDP – AUTORIZAR a renovação do afastamento integral da Professora MARIA RAQUEL BARRETO PINTO, SIAPE nº 2860421, lotada no Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI/CED para cursor DOUTORADO, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Educação e Infância, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, no período de 22/02/2023 a 21/02/2024, com ônus limitado.

(Ref. Processo nº 23080.049125/2021-23)

 

Portarias de 15 de dezembro de 2022

 

Nº 1367/2022/DDP – AUTORIZAR o afastamento integral do Professor JOMI FRED HUBNER, SIAPE nº 1712157, lotado no Departamento de Automação e Sistemas – DAS/CTC, para realizar Pós-Doutorado, junto ao Department of Computer Science and Engineering, University of Bologna, em Bologna – Itália, no período de 06/01/2023 a 21/12/2023, com ônus CNP.

(Ref. Processo nº 23080.058301/2022-07)

 

Nº 1371/2022/DDP – INTERROMPER o período de 16/03/2020 a 12/08/2020, o afastamento integral para cursar Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Santa Catarina, de SIMONE DE MAMANN FERREIRA, SIAPE 2154165, ocupante do cargo de Professor, lotada no Colégio de Aplicação – CA-CED.

(Ref. Processo nº 23080. 048781/2020-81)

 

Portaria de 16 de dezembro de 2022

 

Nº 1372/2022/DDP – INTERROMPER o período de 16/03/2020 a 12/08/2020, o afastamento integral para cursar Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina, de LARA DUARTE SOUTO MAIOR, SIAPE 1841887, ocupante do cargo de Professor, lotada no Colégio de Aplicação – CA-CED.

(Ref. Processo nº 23080.055672/2018-42)

 

Portaria de 19 de dezembro de 2022

 

Nº 1379/2022/DDP – AUTORIZAR o afastamento integral do Professor ANTONIO CARLOS GARDEL LEITAO, SIAPE nº 1159749, lotada no Departamento de Matemática – MTM/CFM, para realizar PósDoutorado, junto ao Departamento de Engenharia Mecânica COPPE/POLI da Universidade Federal do Rio de Janeiro e à Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas, em Rio de Janeiro – RJ, no período de 01/03/2023 a 28/02/2024, com ônus limitado.

(Ref. Processo nº 23080.074866/2022-23)

 

Portarias de 20 de dezembro de 2022

 

Nº 1382/2022/DDP – AUTORIZAR o afastamento integral do Professor MÁRCIO MARKENDORF, SIAPE nº 2770155, lotada no Departamento de Artes – ART/CCE, para realizar Pós-Doutorado em Letras, junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, em Porto Alegre – Rio Grande do Sul – RS, no período de 15/01/2023 a 14/01/2024, com ônus limitado.

(Ref. Processo nº 23080.059672/2022-06)

 

Nº 1383/2022/DDP – AUTORIZAR o afastamento integral da Professora ANDRÉA CARLA SCANZANI, SIAPE nº 2557336, lotada no Departamento de Artes – ART/CCE, para realizar Pós-Doutorado em Letras, junto ao Centro de Investigaciones sobre América Latina da Universidade Nacional Autônoma do México, no período de 02/02/2023 a 31/01/2024, com ônus limitado.

(Ref. Processo nº 23080.059227 /2022-38)

 

Nº 1384/2022/DDP – CONCEDER a VIVIANE GONÇALVES LAPA RAULINO, SIAPE 2719465, ocupante do cargo de TÉCNICA EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS, com lotação no DIREÇÃO-GERAL DO GABINETE, 30 dias de LICENÇA CAPACITAÇÃO, no período de 03/01/2023 a 01/02/2023, perfazendo 129 horas, com ônus limitado, referente ao interstício completado em 10/05/2018, de acordo com o art. 87 da Lei nº 8.112/90, com redação dada pela Lei 9.527, de 10/12/97.

(Ref. Processo nº 23080. 074391/2022-75)

 

Nº 1385/2022/DDP – CONCEDER a Luciane Brigida de Souza, SIAPE 2888487, ocupante do cargo de BIBLIOTECÁRIA-DOCUMENTALISTA, com lotação na BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA/BU/DGG, 30 dias de LICENÇA CAPACITAÇÃO, no período de 19/01/2023 a 17/02/2023, perfazendo 129 horas, referente ao interstício completado em 12/09/2021, de acordo com o art. 87 da Lei nº 8.112/90, com redação dada pela Lei 9.527, de 10/12/97.

(Ref. Processo nº 23080.068161/2022-77)

 

Nº 1386/2022/DDP – CONCEDER a CLARISSA LAUS PEREIRA OLIVEIRA, SIAPE 4314213, ocupante do cargo de PROFESSORA MAGISTÉRIO SUPERIOR, com lotação no DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO, três meses de LICENÇA CAPACITAÇÃO, para participar de Grupo Formal de Estudo junto à Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), na Cidade do México, México, pelo período de três meses, de 16/02/2023 a 16/05/2023, perfazendo 387 horas, com ônus limitado, referente ao interstício completado em 03/03/2020, de acordo com o art. 87 da Lei nº 8.112/90, com redação dada pela Lei 9.527, de 10/12/97.

(Ref. Processo nº 23080.068492/2022-15)

 

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

SECRETARIA DE INOVAÇÃO

EDITAL Nº 10/2022/SINOVA

Edital de fluxo contínuo para seleção de estudantes para estágio não obrigatório no DIN/PROPESQ

 

EDITAL Nº 10/2022/SINOVA – A Diretora do Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições e em consonância com a Lei nº 11.788/2011, Instrução Normativa nº 213, de 17 de dezembro de 2019, do Ministério da Economia e a Resolução Normativa nº 1/2019/CPG da UFSC, torna público o presente edital de seleção de estudantes para estágio não obrigatório no Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para o ano de 2023.

  1. DO OBJETO O presente edital tem por objeto a seleção de estudantes de graduação e de pós-graduação lato e stricto sensu para a realização de estágio não obrigatório no Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (DIN/PROPESQ).
  2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1. Dos requisitos da graduação, nos termos da Resolução Normativa nº 73/2016/CUN:

  1. Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFSC, a partir do 2º semestre;
  2. Apresentar Índice de Aproveitamento Acumulado (IAA) igual ou superior a seis;
  3. Não ter sido reprovado por frequência insuficiente (FI) no semestre anterior;

V. Dispor de 20 (vinte) horas semanais (quatro horas diárias consecutivas, de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento da Secretaria) para as atividades do estágio na SINOVA.

2.2 Dos requisitos da pós-graduação, nos termos da Resolução Normativa nº 1/2019/CPG:

  1. Estar regulamente matriculado no Mestrado ou Doutorado Acadêmico/Profissional de acordo com o curso descrito na tabela do item 3.1 do presente edital.
  2. Ter Índice de Aproveitamento Acumulado (IAA) igual ou superior a 6 (seis), ou notação similar.
  3. Não ter sido reprovado por frequência insuficiente (FI).
  4. Dispor de 30 (trinta) horas semanais para a jornada de atividade em estágio, podendo ser realizada em caráter remoto no limite de 1/3 da carga horária semanal.
  5. Obter a concordância:
  1. do professor orientador, credenciado ao respectivo programa, para estudantes de pós-graduação stricto sensu.
  2. do coordenador do programa, para estudantes de pós-graduação lato sensu ou caso o estudante de pós-graduação stricto sensu esteja na fase inicial do curso e não possua orientador.

3. DAS VAGAS E ATIVIDADES

3.1 O banco de vagas estará disponível em https://sinova.ufsc.br/trabalhe-conoscoestagiarios/

3.2 O estudante selecionado realizará as suas atividades a fim de prestar suporte e análise técnica:

  1. Na definição e nos desdobramentos da estratégia de inovação na UFSC;
  2. No acompanhamento das reuniões/tarefas relacionadas à área;
  3. Em projetos visando promover a transformação de processos e desenvolvimento de novas soluções;
  4. Nas iniciativas de engajamento com empreendimentos inovadores no âmbito da UFSC;
  5. Outras atividades correlatas.

4. DA BOLSA DE ESTÁGIO

4.1 O concessor das bolsas de estágio será a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo o valor definido pela Instrução Normativa nº 213 de 17/12/2019:

Escolaridade Carga Horária Remuneração Vale-Transporte
Graduação 20 horas/semana R$ 787,98 R$220,00
Pós-graduação 30 horas/semana R$ 1.665,22 R$220,00
  1. DO CADASTRAMENTO

5.1 Para cadastramento no banco de vagas é necessário o envio dos documentos digitalizados através do formulário disponível em https://sinova.ufsc.br/trabalhe-conosco-estagiarios/, conforme segue:

  1. Formulário de inscrição preenchido e assinado (anexo I deste edital), para estudantes de pós-graduação;
  2. Atestado de matrícula;
  3. Histórico acadêmico atualizado;
  4. Currículo vitae;
  5. Carta de intenção;

5.2 Os arquivos devem ser salvos no formato PDF com o nome do estudante, conforme os exemplos abaixo:

NomeSobrenome.formulario

NomeSobrenome.atestado

NomeSobrenome.historico

NomeSobrenome.curriculo

NomeSobrenome.cartadeintencao

5.3 Os candidatos que não seguirem as orientações descritas nos itens 5.1 e 5.2 poderão ter seu cadastramento indeferido.

  1. DA SELEÇÃO

6.1 A seleção dos estudantes será realizada por comissão a ser instituída pela Diretora de Inovação, por meio de portaria publicada no Boletim Oficial da UFSC.

6.2 O processo seletivo está divido em duas etapas, sendo a primeira análise dos documentos encaminhados pelo candidato e a segunda, entrevista individual.

6.3 Os critérios de avaliação da primeira etapa serão:

a) Histórico acadêmico (40%): maior Índice de Aproveitamento Acadêmico (IAA).

b) Currículo vitae (30%): levará em conta as experiências do estudante que contribuirão para a sua atuação na realização das atividades do estágio.

c) Carta de intenção (30%): analisará a coesão e clareza nas ideias e argumentos, além do uso adequado de vocabulário e da norma padrão da língua portuguesa, conhecimentos específicos, motivação e entusiasmo demonstrados pelo candidato.

6.4 Quando da abertura de vagas, os candidatos cadastrados serão convocados para a entrevista com antecedência mínima de 72 horas, pelo e-mail informado no ato do cadastramento.

6.5 A segunda etapa, de caráter classificatório e eliminatório, consistirá em entrevista presencial, na Sede do Departamento de Inovação (Avenida Desembargador Vitor Lima, 222 – Loja 03. Reitoria Prédio 2, Trindade – Florianópolis, SC), que terá o objetivo de avaliar os perfis dos estudantes (aptidões) mais adequados para atuação no setor.

6.6 Os critérios de avaliação da segunda etapa serão:

a) Habilidades para transmitir suas ideias (30%);

b) Experiência prévia e conhecimentos específicos (40%);

c) Disposição de aprendizado (30%).

6.7 Estarão classificados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,00 (sete), equivalente a 70% da pontuação indicada no item 6.6, estando eliminados os demais candidatos.

6.8 O estudante que não comparecer à entrevista será considerado desistente.

6.9 O dia e o horário das entrevistas serão disponibilizados no site do DIN/PROPESQ, para ampla publicização.

6.10 É de inteira responsabilidade do estudante, informar no formulário de inscrição telefone e e-mail de contato, sendo desclassificados aqueles que não responderem ao contato em tempo hábil.

  1. DOS RESULTADOS

7.1 A homologação dos inscritos e o resultado final serão publicados na página http://sinova.ufsc.br/.

7.2 Os estudantes que não forem selecionados neste edital, classificados após as entrevistas, comporão cadastro de reserva e poderão ser convocados no caso de rescisão do TCE pelos motivos previstos nos itens 9.1 e 9.3, e pelo não comparecimento dos estudantes classificados no local de estágio dentro do prazo previsto para início das atividades do estágio ou caso surja nova vaga.

6.13.1 O cadastro de reserva terá validade pelo prazo de 01 (um) ano da publicação do presente edital.

  1. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

8.1. O estudante que desejar interpor recurso disporá de 01 (um) dia útil a partir da data de publicação do resultado provisório.

8.2. O estudante deverá enviar o seu recurso substanciado para o email sinova@contato.ufsc.br com o assunto “Recurso – Edital 10-2022-SINOVA”

8.3. Será indeferido preliminarmente, o recurso extemporâneo, inconsistente de intenção distorcida ou referente a questões que não atendam às exigências e especificações estabelecidas neste Edital.

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 Todas as informações fornecidas pelos estudantes estarão sujeitas à verificação e, comprovada a não veracidade das informações, a qualquer tempo, o estudante perderá o direito de participar deste edital, além de estar sujeito às penalidades previstas.

9.2 É assegurado o direito ao recesso remunerado (férias) de 30 (trinta) dias a cada 12 (doze) meses de estágio ou proporcional ao período estagiado se menor de um ano, a ser gozado, preferencialmente, durante o recesso acadêmico.

9.3 O Termo de Contrato de Estágio (TCE) poderá ser rescindido a qualquer tempo por interesse do estagiário ou pelo DIN/PROPESQ, de forma discricionária, por conveniência ou oportunidade, ou mediante descumprimento dos termos contidos no referido TCE.

9.4 Este edital poderá ser revogado ou anulado a qualquer tempo, no todo ou em parte, por motivo de interesse público, sem que isso implique direito de indenização de qualquer natureza.

9.5 O Departamento de Inovação será responsável por solucionar os casos omissos a este edital.

 

 

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

 

A Direção do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições e conforme Solicitação Digital nº 75192/2022, RESOLVE:

 

Portaria de 16 de dezembro de 2022

 

Nº 141/2022/CED – DESIGNAR os membros abaixo relacionados como representantes discentes na Câmara de Pesquisa do CED, por um período de 1 ano, a partir de 16 de dezembro de 2022.

– Pedro Albino Mezzari;

– Miriam Barboni dos Santos.

 

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

 

PORTARIA NORMATIVA CONJUNTA Nº 2/2022/CCS – CED/NDI, de 19 de dezembro de 2022

Dispõe sobre as normas e procedimentos para criação de campo de aulas práticas, estágio, pesquisa e extensão dos estudantes do Curso de Medicina do Centro de Ciências da Saúde (CCS) no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

OS DIRETORES DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) E DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (NDI/CED), no uso de suas atribuições, considerando a disposição dos interessados abaixo relacionados com o objetivo de interagir e buscar cooperação técnico-científica, definem que:

Art. 1º O CCS/Departamento de Pediatria (DPT) e o NDI irão cooperar para proporcionar um cenário de atividades de ensino prático aos alunos do curso de Medicina nas dependências do NDI.

Art. 2º Estarão aptos a participar das atividades práticas no NDI, os alunos e professores e estudantes regularmente matriculados do Curso de Graduação em Medicina da UFSC, Campus João David Ferreira Lima de Florianópolis.

§ 1º As aulas deverão ser agendadas previamente, conforme o calendário acadêmico da UFSC e proposto pelo NDI e considerando a RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 002/2021/CED (Regimento Interno do NDI).

§ 2º O agendamento inicial das atividades deverá ser realizado de acordo com o plano de ensino da disciplina/módulo – MED 7003, aprovado pelo Colegiado do Departamento de Pediatria e NDI e conforme a distribuição das equipes das aulas práticas, atualizadas semestralmente no MOODLE, registrada como MED7003-03103T – Saúde da Criança I.

§ 3º O número médio de alunos será distribuído em conformidade com o espaço físico disponível nas instalações do NDI.

§ 4º Obrigatoriamente, haverá pelo menos um professor do módulo Saúde da Criança I responsável durante as atividades, preferencialmente acompanhado de um professor assistente e/ou monitor.

Art. 3º Os professores responsáveis pelos alunos poderão definir quais os alunos ou turmas serão distribuídos nos módulos para observar, interagir e avaliar as crianças selecionadas para a atividade.

§ 1º Estudantes do curso de medicina devem interferir o mínimo possível na programação ou desenrolar das atividades propostas pelos professores responsáveis pelas crianças.

§ 2º Estudantes do curso de medicina não devem interromper a alimentação, atividades pedagógicas ou atividade lúdica da criança para cumprir objetivos da disciplina.

§ 3º Qualquer problema que ocorra durante ou em decorrência da presença no cenário de estágio deve ser imediatamente comunicado aos responsáveis do NDI e/ou Professor responsável.

§ 4º Os alunos devem receber autorização prévia para utilização de aparelho celular nas dependências do NDI.

§ 5º Os alunos devem receber autorização prévia formal para obtenção de imagens das crianças nas dependências do NDI. As imagens, se possível, procurarão resguardar a identidade da criança evitando focalizar o rosto e só poderão ser utilizadas para as finalidades previstas no contexto das atividades desenvolvidas no decorrer do estágio prático ficando expressamente interditada a divulgação em redes sociais.

Art. 4º O objetivo principal é promover o aprendizado do Desenvolvimento Físico e Neuropsicomotor (DNPM) de lactentes e pré-escolares.

§ 1º O estudante do Curso de Medicina deverá:

  1. identificar o crescimento e DNPM normal em diversas faixas etárias (3 meses a 6 anos);
  2. reconhecer as características, habilidades, competências e atitudes nas crianças;
  3. revisar sobre as principais condições internas e externas que promovem o desenvolvimento;
  4. elaborar as principais orientações sobre o que pode ser implementado para estimular o melhor desenvolvimento possível;
  5. expressar os possíveis riscos de lesões não intencionais / acidentes relacionados às capacidades vigentes (idade).
  6. identificar as principais alterações do desenvolvimento.

§ 2º Serão utilizados os formulários com dados do DNPM e gráficos do Ministério da Saúde Brasileiro / Organização Mundial de Saúde MS (peso, estatura, perímetro cefálico e IMC) como guia da atividade prática presencial do estágio curricular do Módulo Saúde da Criança 1.

§ 3º Os formulários impressos referidos no § 2 serão específicos para cada faixa etária e os dados deverão ser tratados posteriormente após a atividade prática presencial.

§ 4º Cada aluno será distribuído em umas das turmas do NDI e deverá observar, interagir e inquirir sobre o desenvolvimento de pelo menos uma criança que frequenta o NDI e expressar as diferenças em relação às demais crianças da turma.

Art. 5º Os casos identificados com possível atraso ou comprometimento do Desenvolvimento serão notificados aos professores responsáveis, à equipe de coordenação e aos setores de saúde e nutrição.

§ 1º Os casos identificados com potencial risco de desenvolvimento serão devidamente encaminhados à rede de assistência do SUS, principalmente naquelas situações onde a criança não tenha um médico assistente.

§ 2º Buscar-se-á criar mecanismos de estímulo ao desenvolvimento de projetos de extensão que contemplem necessidades identificadas no decorrer do progresso desta parceria.

§ 3º As partes envolvidas assumem o compromisso de elaborar e/ou estimular a elaboração de projetos de pesquisa que promovam a geração de produção científica pertinente às áreas de conhecimento envolvidas no desenvolvimento infantil.

Art. 6º Os responsáveis irão envidar coletiva e solidariamente esforços na busca de recursos para manutenção das atividades e se possível para a aquisição de materiais e equipamentos necessários ao desenvolvimento das atividades objeto desta portaria.

Art. 7º Esta Portaria entra em vigor na data de sua assinatura.

 

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

 

O DIRETOR DO CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:

 

Portaria de 31 de agosto de 2022

 

Nº 131/2022/CCE – Art. 1º DESIGNAR a servidora docente Cristiane Conceição Silva para exercer a função de Coordenadora de Estágios e de Área do Curso de Graduação em Letras Espanhol, a contar de 25 de agosto de 2022, pelo período de 03 meses, em substituição à Profª Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão, que se encontra afastada para tratamento de saúde.

Art. 2º Atribuir cinco horas semanais para o exercício de tal atividade.

(Ref. Solicitação Digital nº 050652/2022)

 

Portaria de 1º de setembro de 2022

 

Nº 132/2022/CCE – Art. 1º DISPENSAR, a partir de 01º de setembro de 2022, a servidora docente SANDRA QUAREZEMIN, da função de Coordenadora de Pesquisa do CCE, designada pela portaria 99/2021/CCE.

Art. 2º DISPENSAR, a partir 01º de setembro de 2022, o servidor docente ROGERIO CHRISTOFOLETTI, da função de Subcoordenador de Pesquisa do CCE, designado pela portaria 164/2021/CCE.

Art. 3º DESIGNAR, de 01º de setembro de 2022 a 19 de maio de 2023, o servidor docente ROGERIO CHRISTOFOLETTI, para exercer a função de Coordenador de Pesquisa do CCE.

Art. 4º Atribuir 5 horas semanais para o exercício de tal atividade.

 

Portaria de 14 de setembro de 2022

 

Nº 133/2022/CCE – Art. 1º DESIGNAR, a contar de 01 de setembro de 2022, os(as) servidores(as) docentes abaixo relacionados(as) para constituírem o Colegiado Delegado do Programa de Pós-Graduação em Literatura, pelo período de dois anos:

– Bairon Oswaldo Velez Escallon (Coordenador e presidente);

– Jair Tadeu da Fonseca (Subcoordenador e vice-presidente);

– Patricia Peterle (titular) e Meritxell Hernando Marsal (suplente), representantes da Linha de Pesquisa: Arquivo, Tempo e Imagem;

– Rosana Cassia dos Santos (titular) e Alessandra Soares Brandão (suplente), representantes da Linha de Pesquisa: Crítica Feminista e Estudos de Gênero;

– André Fiorussi (titular) e Jorge Hoffman Wolff (suplente), representantes da Linha de Pesquisa: Estudos literários e culturais latino-americanos;

– Susana Celia Leandro Scramim (titular) representante da Linha de Pesquisa: Poesia e Asthesis;

– Carlos Eduardo Schmidt Capela (titular) e Artur de Vargas Giorgi (suplente), representantes da Linha de Pesquisa: Teoria da Modernidade;

– Isabela Maria Drozdowska-Broering (titular), representante da Linha de Pesquisa: Subjetividade, Memória e História.

– Tereza Virginia De Almeida (titular), representante da linha de pesquisa: Textualidades Híbridas.

– E Felipe Silva Neves (Chefe de Expediente).

(Ref. Solicitação Digital nº 050988/2022 e no Memorando nº 02/2022/PPGLit)

 

Portarias de 20 de setembro de 2022

 

Nº 134/2022/CCE – Art. 1º DISPENSAR o docente Pedro Falleiros Heise da Comissão para Curricularização da Extensão e Reforma Curricular do Curso de Graduação em Letras – Língua Portuguesa.

Art. 2º DESIGNAR, em substituição ao referido docente, o professor Luiz Henrique Milani Queriquelli para assumir a função, de 17 de agosto de 2022 a 26 de julho de 2024.

Art. 3º Aos membros da comissão será atribuída a carga horária de 5 (cinco) horas semanais.

(Ref. Solicitação Digital nº 043381/2022, no Ofício nº 79/2022/CGLLP/CCE e na Portaria 110/2022/CCE)

 

Nº 135/2022/CCE – Art. 1º Designar os docentes listados abaixo para, sob a presidência da primeira, comporem a Comissão para Elaboração do Novo Projeto Pedagógico do curso de Graduação em Letras – Língua Portuguesa, pelo período de 2 (dois) anos, a contar de 25 de agosto de 2022.

Representantes do Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas (DLLV/CCE)

  • Carla Regina Martins Valle;
  • Celdon Fritzen;
  • Cristine Gorski Severo;
  • Nubia Saraiva Ferreira;
  • Pedro Falleiros Heise;
  • Ricardo Gaiotto de Moraes;
  • Rosângela Pedralli; e
  • Susana Celia Leandro Scramin.

Representante do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN/CED)

  • Cristiane Dall Cortivo Lebler.

Representante do Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED/CED)

  • Jeane Vanessa Santos Silva

Art. 2º Atribuir aos membros da comissão cinco horas semanais para o desempenho da atividade.

(Ref. SD 050179/2022 e ofício nº 86/2022/CGLLP/CCE)

 

Nº 136/2022/CCE – Art. 1º Designar o servidor docente LUCIANO PATRÍCIO SOUZA DE CASTRO, do Departamento de Design e Expressão Gráfica (EGR), para exercer a função de Coordenador de Projeto de Conclusão de Curso, do Curso de Graduação em Design, pelo período de um ano, a contar de 24 de agosto de 2022.

Art. 2º Atribuir, ao docente, quatro horas semanais para o exercício da atividade.

(Ref. Solicitação Digital 050561/2022)

 

Nº 137/2022/CCE – Art. 1º Dispensar, a pedido, a partir de 31 de agosto de 2022, o servidor docente MARCO ANTONIO ROCHA MARTINS da função de Coordenador do Projeto de Variação Linguística na Região Sul do Brasil – VARSUL, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, para o qual foi designado pela Portaria nº 151/2020/CCE, de 29 de dezembro de 2020.

Art. 2º Designar, a partir de 01 de setembro de 2022, a servidora docente CARLA REGINA MARTINS VALLE, para exercer a função de Coordenadora do Projeto de Variação Linguística na Região Sul do Brasil – VARSUL, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas.

Art. 3º Atribuir duas horas semanais para o desempenho da atividade.

(Ref. Solicitação 052159/2022)

 

Nº 138/2022/CCE – Art. 1º DESIGNAR, a contar de 01 de setembro de 2022, os docentes abaixo relacionados para constituírem o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Letras Italiano, pelo período de dois anos:

Bacharelado:

Amanda Bruno de Mello (DLLE)

Andrea Peterle Figueiredo Santurbano (DLLE)

Andréia Guerini (DLLE)

Karine Simoni (DLLE)

Patricia Peterle Figueiredo Santurbano (DLLE)

Licenciatura:

Andrea Peterle Figueiredo Santurbano (DLLE)

Carolina Pizzolo Torquato (DLLE)

Daniela Bunn (MEN/CED)

Grazielle Altino Frangiotti (DLLE)

Karine Simoni (DLLE)

Sérgio Romanelli (DLLE)

Art. 2º Atribuir aos docentes a carga horária de uma hora semanal para o desempenho de tal atividade.

Art. 3º Revogar a Portaria nº 056/2018/CCE, de 16 de abril de 2018.

(Ref. Solicitação Digital nº 053233/2022 e o Memorando nº 037/DLLE/2022)

 

Portarias de 21 de setembro de 2022

 

Nº 139/2022/CCE – Art. 1º Designar a professora Andréa Carla Scansani como presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Cinema, em substituição à professora Marta Correa Machado, alterando a Portaria 045/2022/CCE, a partir de 23 de agosto de 2022.

Art. 2º Constituir a configuração do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Cinema, conforme os(as) docentes abaixo relacionados(as):

Andréa Carla Scansani (presidente)

Aglair Maria Bernardo

Alexandre Busko Valim

Ana Paula Bragaglia

Henrique Finco

Márcio Markendorf

Marta Correa Machado

Patricia de Oliveira Iuva

Virginia Jorge Silva Rodrigues

Art. 3º Atribuir aos docentes uma hora semanal para o desempenho da atividade.

(Ref. Solicitação Digital 011410/2022 e nos Ofícios 004, 007, 013 e 021/2022/SECOGC)

 

Portarias de 22 de setembro de 2022

 

Nº 140/2022/CCE – Art. 1º DESIGNAR a servidora docente ROSANGELA HAMMES RODRIGUES para exercer a função de Coordenadora de Ensino da área de Língua Portuguesa e Linguística do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, pelo período de dois anos, a partir de 01/09/2022.

Art. 2º Atribuir à docente a carga horária de cinco horas semanais para o desempenho da atividade.

(Ref. Solicitação Digital nº 052070/2022)

 

Nº 141/2022/CCE – Art. 1º Designar a servidora docente LUANA BAROSSI para exercer a função de Coordenadora de Extensão do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, pelo período de dois anos, a contar de 01 de setembro de 2022.

Art. 2º Atribuir cinco horas semanais para o exercício de tal atividade.

(Ref. Solicitação Digital nº 052070/2022)

 

Nº 142/2022/CCE – Art. 1º DESIGNAR o servidor docente VALTER PEREIRA ROMANO, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, para exercer a função de Coordenador de Pesquisa do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, por dois anos, a contar de 01 de setembro de 2022.

Art. 2º Atribuir ao docente a carga horária de cinco horas semanais para o desempenho de tal atividade.

(Ref. Solicitação Digital nº 052070/2022)

 

Portarias de 20 de setembro de 2022

 

Nº 143/2022/CCE – Art. 1º Designar a servidora docente THAÍS FERNANDES, para exercer a função de Coordenadora de Ensino da área de Latim, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, pelo período de dois anos, a contar de 01 de setembro de 2022.

Art. 2º Atribuir cinco horas semanais para o exercício de tal atividade.

(Ref. Solicitação Digital nº 052070/2022)

 

Nº 144/2022/CCE – Art. 1º Designar, o servidor docente Ricardo Gaiotto de Moraes para exercer a função de Coordenador de Ensino da área de Literatura e Teoria da Literatura do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, pelo período de dois anos, a contar de 01 de setembro de 2022.

Art. 2º Atribuir cinco horas semanais para o exercício de tal atividade.

(Ref. Solicitação Digital nº 052070/2022)

 

Portarias de 22 de setembro de 2022

 

Nº 145/2022/CCE – Art. 1º Dispensar o servidor docente HENRIQUE FINCO, a partir de 08 de setembro de 2022, da função de Coordenador de Estágios do Curso de Graduação em Cinema, para o qual foi designado, pela portaria nº 108/2022/CCE, de 20 de julho de 2022.

Art. 2º Designar a servidora docente AGLAIR MARIA BERNARDO, a partir de 08 de setembro de 2022, para exercer a função de Coordenadora de Estágios do Curso de Graduação em Cinema, pelo período de dois anos.

Art. 3º Atribuir cinco horas semanais para o desempenho de tal atividade.

(Ref. Solicitação Digital 054132/2022)

 

Nº 146/2022/CCE – Art. 1º DISPENSAR a servidora docente VIRGINIA JORGE SILVA RODRIGUES da função de Coordenadora de Estágios do Curso de Graduação em Cinema, a partir de 08 de setembro de 2022, para a qual foi designada pela portaria nº 016/2021/CCE, de 12 de fevereiro de 2021.

Art. 2º DESIGNAR o servidor docente HENRIQUE FINCO para exercer a função de Coordenador de Atividades Complementares do Curso de Cinema, pelo período de dois anos, a partir de 08 de setembro de 2022.

Art. 3º Atribuir duas horas semanais para o desempenho de tal atividade.

(Ref. Solicitação nº 054135/2022)

 

Nº 147/2022/CCE – Art. 1º DISPENSAR a servidora docente AGLAIR MARIA BERNARDO da função de Coordenadora de Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Graduação em Cinema, a partir de 08 de setembro de 2022, para a qual foi designada pela portaria nº 168/2021/CCE, de 04 de outubro de 2021.

Art. 2º DESIGNAR a servidora docente VIRGINIA JORGE SILVA RODRIGUES para exercer a função de Coordenadora de Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Graduação em Cinema, pelo período de dois anos, a partir de 08 de setembro de 2022.

Art. 3º Atribuir à docente a carga horária de duas horas semanais para o desempenho de tal atividade.

(Ref. Solicitação Digital nº 054154/2022)

 

Nº 148/2022/CCE – Art. 1º DISPENSAR, a partir de 08 de setembro 2022, a docente Alessandra Soares Brandão, do Colegiado do Curso de Graduação em Cinema, para o qual foi designada pela portaria nº 36/2022/CCE, de 11 de março de 2022.

(Ref. Solicitação nº 010788/2022)

 

Portaria de 26 de setembro de 2022

 

Nº 149/2022/CCE – Art. 1º DESIGNAR os(as) servidores(as) docentes HENRIQUE JOSE SOUZA COUTINHO, MARCOS ANTÔNIO MORGADO DE OLIVEIRA, CARLOS AUGUSTO LOCATELLI, ADHEMAR MARIA DO VALLE FILHO, RANULFO ALFREDO MANEVY DE PEREIRA MENDES, JANINE SOARES DE OLIVEIRA e LUANA BAROSSI para, sob a presidência do primeiro, constituírem comissão para analisar e avaliar os projetos inscritos no Edital nº 4/2022/PROEX – PROBOLSAS/2023.

(Ref. Edital Nº 4/2022/PROEX, de 05 de setembro de 2022)

 

Portaria de 5 de outubro de 2022

 

Nº 150/2022/CCE – Art. 1º DISPENSAR os servidores Carlos Fernando Silva dos Santos, Administrador, CPF 366389270-00, Andressa Regina Matusalem Menuncin, Assistente em Administração, CPF 057460809-50 e Artur Battisti Neto, Assistente em Administração, CPF 038519370-07 da composição da Comissão Interna para Elaboração do Inventário Físico dos bens móveis do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), referente ao exercício 2022.

Art. 2º DESIGNAR, na forma do artigo nº 158 da Portaria Normativa nº 007/GR/2007, de 15/10/2007, as servidoras Gabriela Furtado Carvalho, Assistente em Administração, CPF 075.496.909-60, e Helena de Sturdze, Assistente em Administração, CPF 007.386.049-25, para compor a referida Comissão, sob a presidência da primeira.

Art. 3º Os demais membros da Comissão Interna para Elaboração do Inventário Físico dos bens móveis do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), referente ao exercício 2022, permanecem como disposto na Portaria 100/2022/CCE.

(Ref. Ofício Circular nº 003/DINV/DGP/PROAD/2022, de 18/04/22, e a Portaria 100/2022/CCE, de 27/06/2022)

 

Portarias de 6 de outubro de 2022

 

Nº 151/2022/CCE – Art. 1º Designar a Comissão Avaliadora do Memorial da Avaliação de Desempenho (MAD) e do Memorial de Atividades Acadêmicas (MAA), para promoção ao topo da carreira do Magistério Superior – classe E (Titular de Carreira), da professora Maria José Baldessar, do Departamento de Jornalismo:

Profa. Dra. Marilia Matos Gonçalves (EGR) UFSC Presidente
Profa. Dra. Sônia Virginia Moreira UERJ Examinadora
Profa. Dra. Marialva Barbosa UFRJ Examinadora
Prof. Dr. Gerson Martins (UFMS) Examinador

Art. 2º Estabelecer o cronograma de realização da avaliação do Memorial da Avaliação de Desempenho (MAD) e do Memorial de Atividades Acadêmicas (MAA):

Data Horário Atividade Local
09/11/2022 14h00 às 14h50 Apresentação do candidato Conferência Web – Sala

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/conselho-de-unidade

15h00 às 16h50 Arguição dos membros da banca
17h15 Leitura da Ata e Divulgação do Resultado

(Ref. Processo Digital nº 23080.048608/2022-91)

 

Nº 152/2022/CCE – Art. 1º Designar a Comissão Avaliadora do Memorial da Avaliação de Desempenho (MAD) e do Memorial de Atividades Acadêmicas (MAA), para promoção ao topo da carreira do Magistério Superior – classe E (Titular de Carreira), da professora Adriana De Carvalho Kuerten Dellagnelo, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira – LLE:

Prof. Mauri Furlan UFSC/DLLV Presidente
Profa. Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva UFMG Examinadora
Prof. Kanavillil Rajagopalan UNICAMP Examinador
Prof. Waldenor Barros Moraes Filho UFU Examinador

Art. 2º Estabelecer o cronograma de realização da avaliação do Memorial da Avaliação de Desempenho (MAD) e do Memorial de Atividades Acadêmicas (MAA):

Data Horário Atividade Local
17/10/2022 09h00 às 09h50 Apresentação do candidato Conferência Web – Sala

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/conselho-de-unidade

10h00 às 11h50 Arguição dos membros da banca
12h15 Leitura da Ata e Divulgação do Resultado

(Ref. Processo Digital nº 23080.022140/2021-24)

 

Nº 153/2020/CCE – Art. 1º DISPENSAR, a contar de 05 de setembro de 2022, a servidora docente NUBIA SARAIVA, da função de Coordenadora de Estágios do Curso de Graduação em Letras-Língua Portuguesa, designada pela portaria nº 077/2020/CCE, de 26 de agosto de 2020.

Art. 2º DESIGNAR, de 05 de setembro de 2022 a 21 de agosto de 2024, a servidora docente ROSÂNGELA PEDRALLI, para exercer a função de Coordenadora de Estágios do Curso de Graduação em Letras-Língua Portuguesa.

Art. 3º Atribuir cinco horas semanais para o exercício de tal atividade.

(Ref. Solicitação Digital nº 043661/2022 e no ofício 89/2022/CGLLP/CCE)

 

Nº 154/2022/CCE – Art. 1º DISPENSAR as servidoras docentes NUBIA SARAIVA FERREIRA e FABIANA GIOVANI da Comissão de Estágios do Curso de Graduação em Letras-Língua Portuguesa, designadas pela Portaria 117/2022/CCE, de 03 de agosto de 2022;

Art. 2º Designar as servidoras docentes ROSÂNGELA PEDRALLI e ROSANA CÁSSIA DOS SANTOS, para, sob a presidência da primeira, integrarem a Comissão de Estágios do Curso de Graduação em Letras-Língua Portuguesa, constituída pela Portaria 117/2022/CCE, pelo período de 05 de setembro de 2022 a 21 de agosto de 2024.

Art. 3º Atribuir à presidente cinco horas semanais para o desempenho da atividade, e, às demais membras da referida Comissão, duas horas semanais para o desempenho da atividade, conforme a Portaria 117/2022/CCE.

(Ref. Solicitação Digital 043661/2022, Portaria 117/2022/CCE e ofícios 83/2022/CGLLP/CCE, 89/2022/CGLLP/CCE e 94/2022/CGLLP/CCE)

 

Portarias de 19 de outubro de 2022

 

Nº 157/2022/CCE – Art. 1º Designar, a contar de 09 de julho de 2022, os servidores docentes abaixo relacionados para constituírem o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Artes Cênicas, pelo período de um ano:

Sergio Nunes Melo – presidente

Luiz Fernando Pereira – membro

Maria de Fátima de Souza Moretti – membro

Rafael Luiz Marques Ary – membro

Art. 2º Atribuir uma hora por semana para o exercício da atividade.

(Ref. Solicitação nº 061039/2022)

 

Nº 158/2022/CCE – Art. 1º DISPENSAR, a partir de 11 de outubro de 2022, o servidor docente JOAO PAULO AMPESSAN, do Departamento de Libras, da atribuição de Coordenador do Laboratório INTRALAB, designado pela Portaria 147/2018/CCE.

Art. 2º DESIGNAR, a partir de 13 de outubro de 2022, o servidor docente Tarcísio de Arantes Leite, do Departamento de Libras, como Coordenador do Laboratório INTRALAB. Art. 3º Atribuir duas horas por semana para o exercício da atividade.

(Ref. Ofício nº 25/2022/LSB, de 13 de outubro de 2022)

 

Portarias de 20 de outubro de 2022

 

Nº 159/2022/CCE – Art. 1º DISPENSAR, por motivo de aposentadoria, a Professora Titular MARIA LUCIA BARBOSA DE VASCONCELLOS (DLLE) da Comissão Permanente para analisar e emitir parecer aos pedidos de progressão e promoção na Classe D (Associado) dos(as) servidores(as) docentes do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, para a qual foi designada pela Portaria nº 114/2021/CCE, de 15 de junho de 2021.

Art. 2º Designar os Professores Titulares CLAUDIA BORGES DE FAVERI (LLE), TEREZA VIRGINIA DE ALMEIDA (DLLV) e HERONIDES MAURILIO DE MELO MOURA (DLLV) para, sob a presidência da primeira, constituírem Comissão Permanente para analisar e emitir parecer aos pedidos de progressão e promoção na Classe D (Associado) dos(as) servidores(as) docentes do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC.

Art. 3º Conceder, para tal atividade, dez horas por semana à presidente da Comissão e duas horas por semana aos demais membros.

Art. 4º Revogar a Portaria nº 114/2021/CCE, de 15 de junho de 2021.

 

Portaria de 25 de outubro de 2022

 

Nº 160/2022/CCE – Art. 1º DESIGNAR, a contar de 01 de setembro de 2022, os docentes abaixo relacionados para constituírem o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Letras Italiano, pelo período de dois anos:

Bacharelado:

Amanda Bruno de Mello (DLLE)

Andrea Peterle Figueiredo Santurbano (DLLE)

Andréia Guerini (DLLE)

Karine Simoni (DLLE)

Patricia Peterle Figueiredo Santurbano (DLLE)

Licenciatura:

Carolina Pizzolo Torquato (DLLE)

Daniela Bunn (MEN/CED)

Grazielle Altino Frangiotti (DLLE)

Sérgio Romanelli (DLLE)

Art. 2º Atribuir aos docentes a carga horária de uma hora semanal para o desempenho de tal atividade.

Art. 3º Revogar a Portaria nº 138/2022/CCE, de 20 de setembro de 2022.

(Ref. Solicitação Digital nº 060865/2022 e o Memorando nº 039/DLLE/2022)

 

Portaria de 1º de novembro de 2022

 

Nº 161/2022/CCE – Art. 1º DESIGNAR os servidores docentes abaixo relacionados para, sob a presidência do primeiro, constituírem Comissão de Transição para a Implementação do Departamento de Gestão, Mídias e Tecnologias do Centro de Comunicação e Expressão:

Prof. Fábio Luiz Lopes da Silva (Titular);

Profa. Marianne Rossi Stumpf (Suplente);

Prof. Gogliardo Vieira Maragno (Titular);

Profa. Marisa Araujo Carvalho (Suplente);

Prof. Milton Luiz Horn Vieira (Titular);

Prof. Flávio Andaló (Suplente).

(Ref. criação do Departamento de Gestão, Mídias e Tecnologias – processo nº 23080.043613/2017-41)

 

Portarias de 10 de novembro de 2022

 

Nº 165/2020/CCE – Art. 1º Dispensar, a pedido, a partir de 13 de outubro de 2022, o servidor docente RANULFO ALFRADO MANEVY DE PEREIRA MENDES da função de Coordenador de Extensão do Departamento de Artes, para a qual foi designado pela Portaria nº 004/2021/CCE, de 19 de janeiro de 2021.

Art. 2º Designar, a partir de 13 de novembro de 2022, o servidor docente JOSIAS RICARDO HACK para exercer a função de Coordenador de Extensão do Departamento de Artes, pelo período de dois anos.

Art. 3º Atribuir cinco horas semanais para o desempenho de tal atividade.

(Ref. Solicitação Digital nº 062098/2022)

 

Nº 166/2022/CCE – Art. 1º DESGINA, a contar de 01 de outubro de 2022 a docente Juliana Cristina Faggion Bergmann do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras Espanhol – Licenciatura, criado pela portaria nº 024/DLLE/CCE, de 02 de março de 2022.

Art. 2º Atribuir a docente a carga horária de uma hora semanal para o desempenho da atividade.

(Ref. Solicitação Digital nº 066227/2022)

 

Nº 167/2022/CCE – DESIGNAR, pelo período de 07 de Novembro de 2022 a 06 de Novembro de 2023, os representantes discentes do colegiado de Letras Libras Presencial, nas categorias de titular e suplente, conforme abaixo relacionado:

Taynara Ayres Muller Conselvan (21101565) – Titular

Bruno Araújo de Freitas (22250852) – Suplente

(Ref. Solicitação Digital nº 067540/2022)

 

Portarias de 18 de novembro de 2022

 

Nº 168/2022/CCE – Art. 1º Designar a Comissão Avaliadora do Memorial da Avaliação de Desempenho (MAD) e do Memorial de Atividades Acadêmicas (MAA), para promoção ao topo da carreira do Magistério Superior – classe E (Titular de Carreira), da professora Cristiane Lazzarotto Volcão, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas – LLV:

 

Profa. Mailce Borges Mota UFSC/LLE/CCE Presidente
Profa. Ana Ruth Moresco Miranda UFPel Examinadora
Profa. Carmen Lúcia Barreto Matzenauer UFPel Examinadora
Prof. José Magalhães UFU Examinador

 

Art. 2º Estabelecer o cronograma de realização da avaliação do Memorial da Avaliação de Desempenho (MAD) e do Memorial de Atividades Acadêmicas (MAA):

Data Horário Atividade Local
02/12/2022 09h00 às 09h50 Apresentação do candidato Conferência Web – Sala

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/conselho-de-unidade

10h00 às 11h50 Arguição dos membros da banca
12h15 Leitura da Ata e Divulgação do Resultado

(Ref. Processo Digital nº 23080.057733/2022-92)