Boletim Nº 187/2025 – 13/10/2025
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
BOLETIM OFICIAL Nº 187/2025
Data da publicação: 13/10/2025
| CAMPUS DE ARARANGUÁ | EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 16/2025/CTS/ARA,
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 17/2025/CTS/ARA, PORTARIAS Nº 203/2025/CTS/ARA À Nº 213/2025/CTS/ARA |
| CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | PORTARIA Nº 183/2025/CCE,
PORTARIA Nº 189/2025/CCE À Nº 194/2025/CCE |
| CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDITAL Nº 027/2025/CCS
PORTARIAS Nº 219/2025/CCS À Nº 230/2025/CCS, |
| CENTRO TECNOLÓGICO | 1º AVISO DE RETIFICAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 20/2025/DIR/CTC
– PORTARIAS Nº 244/2025/DIR/CTC À Nº 246/2025/DIR/CTC, PORTARIA Nº 248/2025/DIR/CTC, |
CAMPUS DE ARARANGUÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E SAÚDE
Edital de Retificação nº 16/2025/CTS/ARA referente ao Edital n o 15/2025/CTS/ARA
Eleição para Coordenador e Subcoordenador do Curso de Graduação em Medicina do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina
A Diretora do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde no uso de suas atribuições, de acordo com o Art. 13 do Regimento Geral da UFSC, juntamente com a comissão para elaboração das normas eleitorais para o cargo de Coordenador e Subcoordenador do Curso de Graduação em Medicina do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde do Campus Araranguá, a Resolução no 18/CUn/2004 e o Regimento Interno do Curso de Medicina, RESOLVE:
EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 16/2025/CTS/ARA 08 DE OUTUBRO DE 2025
Art. 1º Retificar os seguintes artigos no edital nº 15/2025/CTS/ARA da seguinte forma:
Onde se lê:
Art. 2º – O Coordenador e o Subcoordenador serão escolhidos, dentre os professores do curso, para um mandato de dois anos, com início em 24 de novembro de 2025.
Leia-se:
Art. 2º – O Coordenador e o Subcoordenador serão escolhidos, dentre os professores do curso, para um mandato de dois anos, com início em 04 de março de 2026.
Araranguá, 08 de outubro de 2025.
Edital de Convocação nº 17/2025/CTS/ARA– Eleição para Coordenador e Subcoordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Computação do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina
A Diretora do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias, considerando os trabalhos da comissão eleitoral para o cargo de Coordenador e Subcoordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Computação e, conforme o que determina a Resolução no 18/CUn/2004 e o Regimento Interno do Curso de Graduação em Engenharia de Computação, RESOLVE:
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 17/2025/CTS/ARA DE 10 DE OUTUBRO DE 2025.
Art. 1º – Anunciar e convocar os professores do quadro permanente Curso de Graduação em Engenharia de Computação do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde do Campus Araranguá, que ministram aulas para o curso no semestre atual, ou no semestre anterior, bem como todos os estudantes regularmente matriculados no respectivo curso, para no dia 25 de novembro de 2025, das 9 às 17 horas, por meio do Sistema de Votação On-Line e-Democracia (não presencial) conforme estabelecido na Portaria Normativa no 364/2020/GR, elegerem o Coordenador e Subcoordenador do curso acima mencionado. Caso a data não esteja disponível para agendamento no Sistema e-Democracia, a eleição será agendada para o dia útil posterior mais próximo disponível.
Art. 2º – O Coordenador e o Subcoordenador serão escolhidos, dentre os professores do curso, para um mandato de dois anos, com início em 01 de janeiro de 2026.
Art. 3º – Serão elegíveis somente os professores que ministram aula(s) para o curso, que tenham mais de três anos de efetivo exercício na Universidade Federal de Santa Catarina, em regime de Dedicação Exclusiva ou de 40 horas, e que estejam lotados em departamentos da unidade universitária à qual o curso está vinculado e que sejam responsáveis por carga horária igual ou superior a 10% (dez por cento) do total necessário à integralização curricular, segundo o Regimento Interno do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Computação.
Art. 4º – O Coordenador e o Subcoordenador poderão ser reconduzidos somente por mais um mandato consecutivo, podendo ser candidato depois de decorrido período mínimo igual ao tempo previsto para um mandato.
Art. 5º – As inscrições dos candidatos a Coordenador e Subcoordenador serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico (não presencial) conforme estabelecido na Portaria Normativa n o 364/2020/GR, com o preenchimento do formulário de inscrição (Apêndice 1), que deverá ser assinado digitalmente (em conformidade com a Portaria Normativa no 276/2019/GR/UFSC que disciplina o uso de certificação digital na UFSC) e enviado (no formato PDF) à Secretaria Integrada de Graduação, no endereço sig.cts.ara@contato.ufsc.br, 20 de outubro de 2025 a 07 de novembro de 2025, das 9 horas às 17 horas.
Parágrafo único – Caso não haja candidatos inscritos no período acima especificado, o prazo de inscrição ficará automaticamente prorrogado de 10 de novembro de 2025 a 14 de novembro de 2025
Art. 6º – A homologação das inscrições pela comissão eleitoral designada ocorrerá no dia 17 de novembro de 2025 e será publicada na página do curso.
Art. 7º – Findo o prazo de inscrição, a comissão eleitoral publicará imediatamente documento contendo a relação das chapas inscritas.
Art. 8º – Em razão de incompatibilidade de algum candidato caberá recurso para impugnação de chapa até às 17 horas do dia 18 de novembro de 2025 e deverão ser encaminhados à comissão eleitoral exclusivamente por meio eletrônico, no endereço da Secretaria Integrada de Graduação (sig.cts.ara@contato.ufsc.br).
.§ 1º – A impugnação de que trata o caput deste artigo deverá ser acompanhada de prova da incompatibilidade alegada e poderá ser apresentada:
I – pelos candidatos;
II – por qualquer eleitor.
.§ 2º – Havendo impugnação, será dado conhecimento do fato à chapa mediante notificação, estabelecendo o prazo de 2 (dois) dias úteis para manifestação contados do seu recebimento.
.§ 3º – O pedido de impugnação não tem efeito suspensivo do processo eleitoral.
Art. 9º – Os componentes da chapa poderão requerer até o término das inscrições o cancelamento da inscrição da respectiva chapa.
Art. 10 – A ordem das chapas será definida por sorteio.
Art. 11 – Após o término do prazo das inscrições, a substituição de candidatos somente poderá ocorrer nos casos de falecimento ou incapacitação física ou mental do candidato inscrito.
Art. 12 – Havendo desistências de chapas, após o término das inscrições, serão considerados nulos os votos que Ihe forem atribuídos.
Art. 13 – A eleição realizar-se-á por escrutínio secreto e uninominal, em turno único, por meio sistema de votação on-line (não presencial) conforme estabelecido na Portaria Normativa no 364/2020/GR, sendo vedada a adoção de qualquer outro sistema, sendo considerado eleita a chapa que obtiver o maior percentual do número de votos.
Art. 14 – São aptos a votar todos os professores efetivos do Curso de Graduação em Engenharia de Computação do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde do Campus Araranguá, que ministram ou tenham ministrado aulas para o curso no referido semestre ou no semestre anterior, e todos os alunos regularmente matriculados no curso no semestre em que ocorra a eleição.
Art. 15 – A votação acontecerá por meio do Sistema de Votação On-Line e-Democracia, serviço oferecido pela Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre da UFSC e disponível no endereço https://e-democracia.ufsc.br.
Art. 16 – A identificação do eleitor no acesso à cabine digital do sistema e-Democracia será feita pelo Sistema de Gestão de Identidade da UFSC (idUFSC).
Art. 17 – O voto será paritário entre os professores e os alunos aptos a votar, segundo o cálculo abaixo:
(nº de votos de professores por candidato/nº de professores votantes ) x 0,5 + ( nº de votos de estudantes por candidato/ nº de estudantes votantes) x 0,5 = percentual de voto
Art. 18 – Para os fins deste edital consideram-se válidos os votos atribuídos a candidatos regularmente inscritos, excluídos os votos em branco e os nulos. Parágrafo único: Não será permitido o voto cumulativo, por procuração ou em separado, conforme previsto no Regimento da UFSC.
Art. 19 – A eleição será validada com qualquer quórum.
Art. 20 – Encerrada a votação, a comissão eleitoral designada receberá o relatório eletrônico de eleição gerado pelo sistema e-Democracia e providenciará o preenchimento da ata, que deverá ser assinada digitalmente (em conformidade com a Portaria Normativa no 276/2019/GR/UFSC que disciplina o uso de certificação digital na UFSC).
Art. 21 – Em caso de empate será declarado eleito o candidato mais antigo no exercício do magistério da UFSC e, persistindo o empate, o candidato mais idoso.
Art. 22 – Do resultado da eleição, caberá recurso ao Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Computação no prazo de até 48 horas após divulgação do resultado na página do curso, e que deverá ser enviado exclusivamente por meio eletrônico (não presencial) à Secretaria Integrada de Graduação no endereço sig.cts.ara@contato.ufsc.br.
Art. 23 – Ao final do processo eleitoral, o resultado apurado pela comissão será homologado pelo Colegiado do Curso e encaminhado à Direção do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde para as providências legais pertinentes.
Art. 24 – No caso de infração às normas estabelecidas pela comissão eleitoral sobre a eleição para a escolha do Coordenador e Subcoordenador, sujeitar-se-á o infrator às seguintes penalidades:
I – advertência verbal e reservada;
II – advertência por escrito.
.§ 1º – Quando houver prejuízo ao patrimônio público, por ação ou omissão, dolo ou culpa, além das penalidades previstas neste artigo, o processo será encaminhado ao órgão competente da Universidade para a abertura de processo administrativo disciplinar.
.§ 2º Em qualquer situação, o infrator deve promover a reparação do dano.
Art. 25 – Cabe à comissão eleitoral aplicar as penalidades previstas neste edital e solicitar a abertura de processo administrativo disciplinar, se for o caso.
Art. 26 – Para fins de detalhamento do processo são fixados os seguintes prazos:
I – Registro das candidaturas: 20 de outubro de 2025 a 07 de novembro de 2025, das 9 horas às 17 horas, à Secretaria Integrada de Graduação (SIG) no endereço sig.cts.ara@contato.ufsc.br. Caso não haja candidatos inscritos no período acima especificado, o prazo de inscrição ficará automaticamente prorrogado para 10 de novembro de 2025 a 14 de novembro de 2025;
II – Homologação das candidaturas: 17 de novembro de 2025;
III – Recurso para impugnação de chapa: 17 horas do dia 18 de novembro de 2025;
IV – Eleição em 25 de novembro de 2025, das 09 às 17 horas por meio do Sistema de Votação OnLine e-Democracia no endereço https://e-democracia.ufsc.br. Caso a data não esteja disponível no Sistema e-Democracia, a eleição será agendada para o dia útil posterior mais próximo disponível.
V – Apuração do resultado logo após o encerramento do horário de votação;
VI – Prazo para interpolação de recursos é de 48 horas da publicação da apuração do resultado, enviado à Secretaria Integrada de Graduação (SIG) no endereço sig.cts.ara@contato.ufsc.br.
Art. 27 – A comissão eleitoral, nomeada pela Portaria 204/2025/CTS/ARA, de 07 de outubro de 2025, composta pelos Olga Yevseyeva, SIAPE nº 1938037, Roderval Marcelino, SIAPE nº 1920975, e Martin Augusto Gagliotti Vigil, SIAPE nº 1297988, bem como a técnica administrativa Giane de Farias Pereira Santana, SIAPE nº 2416681, e o discente Jose Vitor de Lara Miranda, matrícula nº 23250028, ficará responsável pela execução dos procedimentos necessários para a realização da eleição, de acordo com o regimento geral da UFSC.
Art. 28 – A Secretaria Integrada de Graduação do CTS (SIG) deverá autuar processo digital, contendo Edital de Convocação do Colegiado à Eleição e a Portaria de Designação da comissão eleitoral e encaminhar ao Presidente da comissão eleitoral.
Parágrafo único: Deverá constar do processo, anexado pela comissão, todos os documentos pertinentes à consulta prévia, os recursos, se houverem, deverão tramitar apensados.
Art. 29 – Os recursos, salvo os de competência da comissão eleitoral, se existentes serão conduzidos na forma prevista pelo Regimento Geral da Universidade e casos omissos serão resolvidos pela comissão eleitoral.
Art. 30 – Este edital entra em vigor a partir da publicação no boletim oficial da UFSC e na página eletrônica do curso.
Araranguá, 10 de outubro de 2025.
APÊNDICE– Formulário de inscrição para eleição de Coordenador e Subcoordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Computação
| CANDIDATO A COORDENADOR | |
| Nome:
|
SIAPE: |
| Assinatura digital (em conformidade com a Portaria Normativa no 276/2019/GR/UFSC): | |
| CANDIDATO A SUBCOORDENADOR | |
| Nome:
|
SIAPE:
|
| Assinatura digital (em conformidade com a Portaria Normativa no 276/2019/GR/UFSC): | |
Araranguá, _____ de __________ de 2025
A DIRETORA DO CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIA DE 06 DE OUTUBRO DE 2025.
Nº 203/2025/CTS/ARA – Art. 1º Designar os acadêmicos Raphael Ribeiro Minervini de Souza, matrícula nº 17103388, e Luiz Carlos Wagner Scandolara, matrícula nº 22203520, titular e suplente, respectivamente, bem como Paula Raquel dos Santos Mano, matrícula nº 22102778, e Vinícius Antônio Oliveira Cosmam, matrícula nº 20102060, titular e suplente, respectivamente, como representantes discentes no Colegiado do curso de graduação em Engenharia de Energia do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde, para o período de 22 de setembro de 2025 a 21 de setembro de 2026.
Art. 2º Revogar a portaria anterior, nº 202/2025/CTS/ARA, de 02 de outubro de 2025.
PORTARIAS DE 07 DE OUTUBRO DE 2025.
Nº 204/2025/CTS/ARA – Art. 1º DESIGNAR os docentes Roderval Marcelino, SIAPE nº 1920975, Olga Yevseyeva, SIAPE nº 1938037, e Martin Augusto Gagliotti Vigil, SIAPE nº 1297988, bem como a técnica administrativa Giane de Farias Pereira Santana, SIAPE nº 2416681, e o discente Jose Vitor de Lara Miranda, matrícula nº 23250028, para, sob a presidência do primeiro, constituírem a comissão eleitoral responsável pela realização da eleição para os cargos de Coordenador e Subcoordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Computação, do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde, atribuindo-lhes 1 (uma) hora semanal de carga horária administrativa, com vigência de 06 de outubro de 2025 a 31 de outubro de 2025.
Nº 205/2025/CTS/ARA – Art. 1º DESIGNAR os professores Danielle Soares Rocha Vieira, SIAPE nº 1899821, Rafael Inácio Barbosa, SIAPE nº 2049814, Alexandre Marcio Marcolino, SIAPE nº 1863921, e Rafaela Silva Moreira, SIAPE nº 1723829, para, sob a presidência da primeira, compor a Comissão organizadora de processo seletivo de novos discentes (regulares) para o Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR), atribuindo-lhes a carga horária de três (3) horas semanais de trabalho para o desempenho desta atividade, com vigência de 06 de outubro de 2025 a 05 de outubro de 2026.
Art. 2º REVOGAR a portaria anterior, nº 118/2025/CTS/ARA, de 13 de junho de 2025.
PORTARIA DE 08 DE OUTUBRO DE 2025.
Nº 206/2025/CTS/ARA – Art. 1º Designar o professor Paulo Roberto Ramos Alves, SIAPE nº 3391811, para exercer a função de Coordenador do Módulo Sequencial VI, do curso de graduação em Medicina, atribuindo a carga horária de até 2 (duas) horas semanais de trabalho para o desempenho desta atividade, com vigência de 07 de outubro de 2025 a 07 de outubro de 2027.
Art. 2º Revogar a portaria anterior, nº 109/2024/CTS/ARA, de 26 de agosto de 2024.
Nº 207/2025/CTS/ARA – Art. 1º DESIGNAR os servidores Gabriela Serafim Keller, SIAPE nº 1095471, Oscar Cardoso Dimatos, SIAPE nº 3841698, e Thaís Oliveira de Sousa, SIAPE nº 1280729, para, sob a presidência da primeira, constituírem a Comissão de avaliação interna do curso de graduação em Medicina, atribuindo-lhes 1 (uma) hora semanal de carga horária administrativa para a realização dos trabalhos, durante o período de 07 de outubro de 2025 a 07 de outubro de 2027.
Art. 2º REVOGAR a portaria anterior, nº 195/2025/CTS/ARA, de 18 de setembro de 2025.
PORTARIAS DE 09 DE OUTUBRO DE 2025.
Nº 208/2025/CTS/ARA – Art. 1º DESIGNAR os docentes Giovani Mendonça Lunardi, SIAPE nº 1459600, Patricia Jantsch Fiuza, SIAPE nº 2058903, e Roderval Marcelino, SIAPE nº 1920975, para, sob a presidência do primeiro, constituírem a comissão eleitoral responsável pela realização da eleição para o cargo de Coordenador do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC), atribuindo-lhes duas (2) horas semanais de carga horária administrativa, com vigência de 08 de outubro de 2025 a 28 de fevereiro de 2026.
Nº 209/2025/CTS/ARA – Art. 1º DESIGNAR os professores Roderval Marcelino, SIAPE nº 1920975, Cristian Cechinel, SIAPE nº 1548595, Juarez Bento da Silva, SIAPE nº 2714127, e Vilson Gruber, SIAPE nº 1926214, para, sob a presidência do primeiro, compor a Comissão organizadora de processo seletivo de novos discentes (regulares) para o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC), atribuindo-lhes a carga horária de três (3) horas semanais de trabalho para o desempenho desta atividade, com vigência de 01 de setembro de 2025 a 28 de fevereiro de 2026.
Nº 210/2025/CTS/ARA – Art. 1º DESIGNAR os docentes Cristian Cechinel, SIAPE nº 1548595, Antonio Carlos Sobieranski, SIAPE nº 3034756, Juarez Bento da Silva, SIAPE nº 2714127, e Eliane Pozzebon, SIAPE nº 1680881, para, sob a presidência do primeiro, constituírem a Comissão de credenciamento e recredenciamento de professores do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação (PPGTIC), atribuindo-lhes 2 (duas) horas semanais de carga horária administrativa, com vigência de 08 de outubro de 2025 a 07 de outubro de 2026. Art. 2º REVOGAR a portaria anterior, nº 186/2024/CTS/ARA, de 31 de outubro de 2024.
Nº 211/2025/CTS/ARA – Art. 1º Designar os discentes Luiz Carlos Wagner Scandolara, matrícula nº 22203520, e Stella Alice Anflor de Almeida, matrícula nº 24102030, titular e suplente, respectivamente, para representar os discentes do Curso de Engenharia de Energia do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde no Conselho da Unidade, com mandato de 07 de outubro de 2025 a 06 de outubro de 2026.
Nº 212/2025/CTS/ARA – Art. 1º DECRETAR Luto Oficial, por 3 (três) dias, contados a partir desta data, no Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina, em sinal de profundo pesar pelo falecimento do aluno do curso de Engenharia de Energia, Lucas Mathieu, cuja presença amiga e dedicação aos estudos tanto contribuíram para o ambiente universitário.
Art. 2º Durante o período de luto oficial determinado por esta portaria, a bandeira da universidade ficará hasteada a meio mastro em todos as unidades do campus.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor a partir da publicação no boletim oficial da UFSC, devendo ser enviada cópia do presente ato à família enlutada.
PORTARIA DE 10 DE OUTUBRO DE 2025.
Nº 213/2025/CTS/ARA – Art. 1º Designar os seguintes docentes para constituírem o Colegiado do Curso de Graduação em Medicina do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde, da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a presidência da professora Ritele Hernandez da Silva, SIAPE nº 1761487, atribuindo-lhes até 02 (duas) horas semanais de carga administrativa, com vigência de 10 de outubro de 2025 a 10 de outubro de 2026:
| DEPARTAMENTO/COORDENADORIA ESPECIAL | SIAPE/MATRÍCULA |
| DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS MÉDICAS | |
| MEMBROS TITULARES | |
| Christine Zomer Dal Molin | 3046074 |
| Ana Carolina Lobor Cancelier | 3091564 |
| Flávia Corrêa Guerra | 1754907 |
| Maruí Weber Corseuil Giehl | 2401460 |
| Marcelo Gomes de Gomes | 2319448 |
| Pettala Rigón | 1200411 |
| Camila Carvalho de Souza Amorim Matos | 1285109 |
| Simone Farias Antunez Reis | 3285297 |
| Josete Mazon | 3058258 |
| Ariane Thaise Frello Roque | 2396292 |
| Tamiris Dal Bó Martinello | 1376113 |
Art. 2º Esta portaria revoga a anterior, nº 19/2025/CTS/ARA, de 18 de fevereiro de 2025.
CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
O VICE-DIRETOR DO CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIA DE 26 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 183/2025/CCE – Art. 1º Designar os docentes abaixo relacionados para, em comissão, procederem à análise e emissão de parecer referente ao Processo nº 23080.011845/2024-69, que trata do Requerimento de mudança de lotação de docentes do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), para o Centro de Comunicação e Expressão (CCE):
- SERGIO ROMANELLI, SIAPE 1523825;
- AMANDA BRUNO DE MELLO, SIAPE 1006690;
- FLÁVIO ANDALÓ, SIAPE 2859569;
- MARÍLIA MATOS GONÇALVES, SIAPE 3312968;
Art. 2º A comissão deverá apresentar parecer conclusivo no prazo de 30 dias, contados a partir da data desta Portaria.
O DIRETOR DO CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, e tendo em vista a legislação em vigor, RESOLVE:
PORTARIA DE 08 DE OUTUBRO DE 2025
Nº 189/2025/CCE – Art. 1º Alterar a Portaria nº 112/2025/CCE, de 30 de julho de 2025, incluindo na composição da referida comissão o seguinte setor:
- 12384 – CGLLEAD/CCE – Coordenadoria do Curso de Graduação em Letras-Libras, Modalidade EAD/ CGLLEAD/CCE
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com vigência enquanto durar o Projeto Piloto.
PORTARIA DE 09 DE OUTUBRO DE 2025
Nº 190/2025/CCE – Art. 1º Dispensar, a partir de 8 de outubro de 2025, a servidora docente Andréa Carla Scansani, SIAPE 2557336, da função de membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Cinema, conforme designação constante na Portaria nº 089/2024/CCE.
Art. 2° Designar, em substituição, o servidor docente Josias Ricardo Hack, SIAPE 1566475, para compor o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Cinema, pelo período de 8 de outubro de 2025 a 9 de julho de 2026.
Art. 3º Designar o servidor docente Alexandre Busko Valim, SIAPE 1693961, para compor o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Cinema, pelo período de 30 de setembro de 2025 a 9 de julho de 2026.
Art. 4° Atribuir ao servidor designado a carga horária administrativa de 1 (uma) hora semanal, nos termos do Art. 5º, §1º, da Portaria nº 233/PROGRAD/2010, de 25 de agosto de 2010.
(Ref. Solicitações Digitais nº 057894/2025 e 055839/2025)
Nº 191/2025/CCE – Art. 1º Dispensar a servidora docente Andréa Carla Scanzani, SIAPE 2557336, nomeada pela portaria 089/2024/CCE, da função de membro titular do Colegiado do Curso do Curso de Graduação em Cinema, a partir de 8 de outubro de 2025.
Art. 2º Designar o servidor docente Alexandre Busko Valim, SIAPE 1693961, para compor como membro titular o Colegiado do Curso do Curso de Graduação em Cinema, pelo período de 30 de setembro de 2025 a 09 de julho de 2026.
Art. 3º Atribuir ao servidor designado a carga horária administrativa de 2 (duas) horas semanais, conforme o Art. 17 da Portaria nº 517/2025/GR, de 04 de setembro de 2025.
(Ref. Solicitações Digitais nº 057894/2025 e 055838/2025)
Nº 192/2025/CCE – Art. 1º DESIGNAR, a contar de 01 de julho de 2025, as discentes BEATRIZ PINTO RIBEIRO LUCIANI, matrícula 23101348, e VITÓRIA PETRIS TAMBOSI, matrícula 23101352, para exercerem, respectivamente, as funções de representante titular e representante suplente dos estudantes do Curso de Graduação em Cinema junto ao Conselho de Unidade do Centro de Comunicação e Expressão, pelo prazo de 1 (um) ano.
(Ref. Solicitações Digitais nº 055127/2025)
Nº 193/2025/CCE – Art. 1º DESIGNAR, a contar de 01 de julho de 2025, os discentes TIAGO DAVI FAZZIONI DE LUCA, matrícula 24102193, e CAROLINA BETIOLI SÁNCHEZ, matrícula 25101471, para exercerem, respectivamente, as funções de representante titular e representante suplente dos estudantes do Curso de Graduação em Cinema junto ao Colegiado do Curso de Graduação em Cinema. (Ref. Solicitações Digitais nº 055127/2025)
Nº 194/2025/CCE – Art. 1º DESIGNAR, a contar de 01 de julho de 2025, os discentes ANA BEATRIZ MENDONÇA MENDES, matrícula 23101355, e IURI DE MELO DOS SANTOS, matrícula 25101475, para exercerem, respectivamente, as funções de representante titular e representante suplente dos estudantes do curso de Graduação em Cinema junto ao Colegiado do Departamento de Artes.
(Ref. Solicitações Digitais nº 055127/2025)
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
O DIRETOR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
EDITAL Nº 027/2025/CCS DE 03 DE OUTUBRO DE 2025.
Art. 1º CONVOCAR o Colegiado do Curso de Graduação em Fonoaudiologia para a eleição de coordenador(a) e subcoordenador(a) do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, gestão de 01 de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2027, que será realizada no dia 04 de novembro de 2025, das 09h às 17h, via sistema de votação online disponível no e-Democracia (https://e.ufsc.br/e-democracia/).
Art. 2º O período de inscrições será de 13/10/2025 a 17/10/2025 por meio de formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado eletronicamente e enviado por e-mail à Comissão Eleitoral designada pela Portaria nº 203/2025/CCS, de 10 de setembro de 2025 e 211/2025/CCS, de 16 de setembro de 2025. DIVULGUE-SE!
(Ref. Solicitação nº 055946/2025)
O DIRETOR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIA DE 30 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 219/2025/CCS – Art. 1º Designar, os servidores abaixo relacionados para, sob a presidência do primeiro, constituírem o Colegiado Delegado do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (MPSM) – turma 2025:
- Carlos Alberto Severo Garcia Junior (presidente)
- Fabrício Augusto Menegon (vice-presidente)
- Helena Moraes Cortes (titular)
- Lizandra da Silva Menegon (titular)
- Ivânia Jann Luna (titular)
- Deidvid de Abreu (titular)
- Rachel Schlindwein Zanini (suplente)
- Sheila Rubia Lindner (suplente)
- Walter Ferreira de Oliveira (suplente)
Art. 2º Atribuir, aos docentes, carga horária administrativa de duas horas semanais, conforme Resolução Normativa 001/CCS/2016, de 22/02/2016 – Tabela 01 (atualizada em 17 de março de 2022).
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 055078/2025)
PORTARIA DE 03 DE OUTUBRO DE 2025
Nº 220/2025/CCS – Art. 1º Designar os docentes ANA CAROLINA RABELLO DE MORAES (SIAPE n° 3551176), THIAGO CAON (SIAPE n° 2264000), MICHELLE LIMA GARCEZ (SIAPE n° 3406196), e ALEXANDRE LUÍS PARIZE (SIAPE nº 223832) para, sob a presidência da primeira, constituírem a comissão para seleção dos candidatos ao doutorado do Programa de Pós-Graduação em Farmácia, no período de 01/10/2025 a 31/12/2026.
Art. 2º Atribuir, aos docentes, carga horária administrativa de duas horas semanais, conforme Resolução Normativa 001/CCS/2016, de 22/02/2016 – Tabela 01 (atualizada em 17 de março de 2022).
Art. 3º Revogar, a partir de 01 de outubro de 2025, a Portaria nº 220/2025/CCS, de 20 de março de 2025.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 055967/2025)
PORTARIAS DE 6 DE OUTUBRO DE 2025
Nº 221/2025/CCS – Art. 1º Designar as discentes abaixo relacionadas como membros titulares e suplentes do Colegiado Delegado e do Colegiado Pleno do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (PPGFONO), pelo período de um ano a partir de 01 de outubro de 2025:
| MEMBRO TITULAR | MATRÍCULA | MEMBRO |
| Isabela Rocha de Jesus Azevedo | 202400801 | Titular |
| Cinthya Heloísa Braz | 202400802 | Titular |
| Ana Carolina Steiner Stüpp | 202500967 | Suplente |
| Natália Garcia | 202400808 | Suplente |
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 056813/2025)
Nº 222/2025/CCS – Art. 1º DESIGNAR, na forma dos artigos nº 158 e 159 da Portaria Normativa nº 007/GR/2007, de 15 de outubro de 2007, os servidores abaixo relacionados, para comporem as Subcomissões para Elaboração do Inventário de Bens Móveis Permanentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS), referente ao exercício 2025: DEPARTAMENTOS: Departamento de Análises Clínicas (ACL/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| CRISTIANE QUADROS MADEMANN | 2081260 | TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA |
| MARIA LUIZA BAZZO | 1159581 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
| PAULA GIAROLA FRAGOSO DE OLIVEIRA | 2177700 | TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA |
Departamento de Ciências Farmacêuticas (CIF/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| IRINA ZARUR STOSICK | 1977540 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| JESSICA SARA DE SOUSA MACÊDO OLIVEIRA | 3443791 | TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA |
| NILSON AMARO LUIZ | 1156191 | FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO |
Departamento de Cirurgia (CLC/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| WALMIR VIEIRA FILHO | 1158235 | AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO |
| LIZETE MARIA TORRES | 1169718 | AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO |
| MARIO CESAR FERREIRA | 1157506 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
Departamento de Clínica Médica (CLM/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| LUIZ FERNANDO LORENCI | 1965524 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| MARIO SERGIO SOARES DE AZEREDO COUTINHO | 1159643 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
| SIMONE VAN DE SANDE LEE | 1974564 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Departamento de Enfermagem (NFR/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| MARCELO FERREIRA VIGNOCHI | 1053746 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| MARIA LÍGIA DOS REIS BELLAGUARDA | 2288503 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| SIMONE VIDAL SANTOS | 2160313 | ENFERMEIRO/ÁREA |
Departamento de Fonoaudiologia (FON/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| KAYQUE ANTONIO SILVA | 1133568 | ENFERMEIRO/ÁREA |
| VICENTE FLORÊNCIO ROCHA DA GAMA E SILVA | 3383202 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| ANA MARIA FURKIM | 1813168 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (DTO/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| ROXANA KNOBEL | 2431811 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
| SERGIO MURILO STEFFENS | 3160487 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
| SONIA MARIA GUEVARA OCHOA | 2344917 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
Departamento de Nutrição (NTR/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| GABRIELLE PRADE CARLOS | 3125924 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| FERNANDA CRISTINA DE SOUZA | 2044145 | TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA |
| GERSON LUIS FACCIN | 1159451 | TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA |
Departamento de Odontologia (ODT/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| MOACIR TADEU DE MELO | 1204320 | TÉCNICO EM PRÓTESE DENTÁRIA |
| MARIO ARTHUR FAVRETTO | 3150509 | TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA |
| LUCAS DA FONSECA ROBERTI GARCIA | 2331080 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Departamento de Patologia (PTL/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| FÁBIO JOSÉ CAMPOS | 1943219 | AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO |
| GILMARA DAVID LEMOS | 1009050 | TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA |
| MAITE PERIN | 2190691 | TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA |
Departamento de Pediatria (DPT/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| NAZARETE MENEGHEL RODRIGUES | 1942452 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| MAURICIO JOSE LOPES PEREIMA | 1159666 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
| LUIZ ROBERTO AGEA CUTOLO | 1526564 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Departamento de Saúde Pública (SPB/CCS)
| NOME | SIAPE | CARGO |
| GISELI SALAIB SPRINGER | 3136419 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| SHEILA RUBIA LINDNER | 4363155 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
| MARIA CRISTINA MARINO CALVO | 2195024 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
COORDENADORIAS DE GRADUAÇÃO:
Coordenadoria do Curso de Graduação em Enfermagem
| NOME | SIAPE | CARGO |
| ALINE ALBERNAZ DA SILVA DE BRITO | 3301920 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| MARGARETE MARIA DE LIMA | 3716415 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Coordenadoria do Curso de Graduação em Farmácia
| NOME | SIAPE | CARGO |
| LEONARDO SANDRI DE VASCONCELOS | 2389163 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| ROBERTO FERREIRA DE MELO | 1160230 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Coordenadoria do Curso de Graduação em Fonoaudiologia
| NOME | SIAPE | CARGO |
| JOSÉ AGOSTINHO BARBOSA DE SOUZA | 1951941 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| SIMONE MARIOTTI ROGGIA | 1813157 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Coordenadoria do Curso de Graduação em Medicina
| NOME | SIAPE | CARGO |
| LUCAS INDALÊNCIO DE CAMPOS | 2022906 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| ANTONIO REIS DE SA JUNIOR | 1987065 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Coordenadoria do Curso de Graduação em Nutrição
| NOME | SIAPE | CARGO |
| MARCOS TATIANO CAMPOS | 1976949 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| MARIA CRISTINA MARCON | 1158774 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Coordenadoria do Curso de Graduação em Odontologia
| NOME | SIAPE | CARGO |
| DENISE MARIA VIEIRA | 1746050 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| ANA MARIA HECKE ALVES | 1203475 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
COORDENADORIAS DE PÓS-GRADUAÇÃO:
Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
| NOME | SIAPE | CARGO |
| FELIPE DAMINELLI DE MEDEIROS | 1408827 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| FABRICIO AUGUSTO MENEGON | 1868198 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica
| NOME | SIAPE | CARGO |
| MARINA LUIZ | 3402178 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| SILVANA NAIR LEITE CONTEZINI | 1762414 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
| NOME | SIAPE | CARGO |
| KATIA LIN | 3329046 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
| PRISCILA PIMENTEL VIEIRA | 1891620 | ADMINISTRADOR DE EDIFÍCIOS |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
| NOME | SIAPE | CARGO |
| LORENA GÓES DA LUZ | 3313047 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| JOSÉ LUÍS GUEDES DOS SANTOS | 2860833 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação em Farmácia
| NOME | SIAPE | CARGO |
| VINÍCIUS DA ROSA NUNES | 3161590 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| HELLEN KARINE STULZER KOERICH | 2534243 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
| NOME | SIAPE | CARGO |
| JESSICA DA ROCHA OURIQUES | 1861200 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| ANA CAROLINA DE ASSIS MOURA GHIRARDI | 2134620 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem
| NOME | SIAPE | CARGO |
| FELIPE DAMINELLI DE MEDEIROS | 1408827 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| LUCIA NAZARETH AMANTE | 2158033 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação em Nutrição
| NOME | SIAPE | CARGO |
| JULIANA MARQUES TRINDADE | 3337123 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| GIOVANNA MEDEIROS RATAICHESCK FIATES | 2160688 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação em Odontologia
| NOME | SIAPE | CARGO |
| ELENA RIET CORREA RIVERO | 2475410 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
| NOME | SIAPE | CARGO |
| CRISTIAN BAUMANN GLATZ | 3391616 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| ANA LUIZA DE LIMA CURI HALLAL | 1151736 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Programa de Pós-Graduação Mestrado profissional em Informática em Saúde
| NOME | SIAPE | CARGO |
| DANIELA COUTO CARVALHO BARRA | 2533270 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
| JESSICA DA ROCHA OURIQUES | 1861200 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
Residência Médica
| NOME | SIAPE | CARGO |
| PATRICK ALENCASTRO PINHEIRO | 2390898 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| ZULMAR ANTONIO ACCIOLI DE VASCONCELLOS | 1359507 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Residência Multiprofissional e Uniprofissionais em Saúde
| NOME | SIAPE | CARGO |
| JEFERSON MADEIRA DA SILVA | 2666133 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
| JUSSARA GUE MARTINI | 1466140 | PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR |
Biblioteca Setorial do CCS:
| NOME | SIAPE | CARGO |
| ADRIANA STEFANI CATIVELLI | 2765898 | BIBLIOTECÁRIO-DOCUMENTALISTA |
| FABRICIO SIMAS | 1159469 | AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO |
| JOSIELE MARIA DE SOUZA | 3006341 | ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO |
Art. 2º O Relatório de Inventário gerado pelo Sistema SIP, a planilha de bens sem identificação, o Relatório da Comissão e eventuais documentos requeridos posteriormente deverão ser apresentados ao Agente Patrimonial Nato e à Coordenadoria de Apoio Administrativo do Centro de Ciências da Saúde até o dia 17/10/2025, conforme procedimentos de encaminhamento disponibilizados pelo Departamento de Gestão Patrimonial (DGP), para que seja analisado e encaminhado de forma consolidada ao DGP.
Art. 3º A planilha de bens sem identificação também deverá ser enviada pela comissão ao DGP até o dia 24/10/2025, com cópia para o ccs@contato.ufsc.br.
Art. 4º Revogar, a partir de 06 de outubro de 2025, a Portaria n.º 158/2025/CCS, a Portaria n.º 200/2025/CCS e a Portaria nº 215/2025/CCS.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Ofício Circular nº 01/DINV/DGP/PROAD/2025)
PORTARIAS DE 07 DE OUTUBRO DE 2025
Nº 223/2025/CCS – Art. 1º LOCALIZAR o Servidor Técnico-Administrativo ARIVAN SAMPAIO ZANLUCA, SIAPE nº 1158928, MASIS nº 85817, ocupante do cargo de TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA, na Coordenadoria de Apoio Administrativo do Centro de Ciências da Saúde (CAA/CCS), com efetivo exercício na Coordenadoria de Apoio Administrativo do Centro de Ciências da Saúde (CAA/CCS).
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
Nº 224/2025/CCS – Art. 1º Designar a docente SILVANA KEMPFER BORGES, SIAPE 2647720, para integrar a Comissão de Avaliação de Propostas para atendimento do item 5.1 do Edital n° 08/2025/PROEX – PROBOLSAS 2026, no âmbito do Centro de Ciências da Saúde – CCS/UFSC, em substituição a ALINE LIMA PESTANA MAGALHAES, designada pela Portaria nº 198/2025/CCS, de 08 de setembro de 2025.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, e terá validade enquanto durarem os trabalhos da Comissão.
(Ref. EDITAL Nº 08/2025/PROEX – PROBOLSAS 2026)
Nº 225/2025/CCS – Art. 1º Designar, no período de 01/09/2025 a 31/08/2025, os docentes e representantes de Conselho Regional de Farmácia abaixo relacionados como membros titulares e suplentes do Colegiado do Curso de Graduação em Farmácia:
| Departamento | Titular | Suplente |
| ACL | Eduardo Monguilhott Dalmarco | Maria Luiza Bazzo |
| Fabiana Botelho de Miranda Onofre | Ziliani da Silva Bus | |
| Izabel Galhardo Demarchi | Roberto Ferreira de Melo | |
| BQA | Fatima Regina Mena Barreto Silva | Rodrigo Bainy Leal |
| CAL | Marília Miotto | Silvani Verruck |
| CFS | Cilene Lino De Oliveira | Renata Maria Lataro |
| MIP | Patricia Flavia Quaresma | Fabienne Antunes Ferreira |
| MOR | Leidiane Mazzardo Martins | – |
| PTL | Cláudia Regina dos Santos | Camila Marchioni |
| SPB | Fernando Hellmann | Alcides Milton da Silva |
| CRF – Conselho Regional de Farmácia | Marco Aurélio Thiesen Koerich | Xênio Marques Kremer |
Art. 2º Atribuir carga horária administrativa de duas horas semanais para cada membro docente titular, conforme Portaria 785/1995/GR, Art. 13.
Art. 3º Revogar, a partir de 01 de setembro de 2025, a Portaria nº 110/2025/CCS, de 11 de junho de 2025 e a Portaria nº 119/2025/CCS, de 17 de junho de 2025.
Art. 4º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Solicitação Digital nº 057197/2025)
Nº 226/2025/CCS – Art. 1º Designar a docente JANAINA LUZ NARCISO SCHIAVON, SIAPE nº 3646100, para integrar a Comissão de Avaliação de Propostas para atendimento do item 5.1 do Edital n° 08/2025/PROEX – PROBOLSAS 2026, no âmbito do Centro de Ciências da Saúde – CCS/UFSC, em substituição a ANTONIO REIS DE SÁ JUNIOR, designado pela Portaria nº 198/2025/CCS, de 08 de setembro de 2025.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, e terá validade enquanto durarem os trabalhos da Comissão.
(Ref. EDITAL Nº 08/2025/PROEX – PROBOLSAS 2026)
PORTARIA DE 08 DE OUTUBRO DE 2025
Nº 227/2025/CCS – Art. 1º Tornar pública a composição da Comissão Avaliadora de Promoção da Classe C – Nível 4 (Associado 4) para a Classe D – Nível 1 (Titular) da Professora FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO do Departamento de Enfermagem (NFR), de acordo com o Processo n. 23080.036292/2025-36.
| Professor | Universidade | Membro |
| Roxana Knobel | UFSC | Titular Interno – presidente |
| Cristina Maria Garcia de Lima Parada | UNESP | Titular Externo |
| Edna Regina Silva Pereira | UFG | Titular Externo |
| Rosiane Viana Zuza Diniz | UFRN | Titular Externo |
| Josimari Telino de Lacerda | UFSC | Suplente Interno |
| Jacqueline do Socorro Costa Teixeira Caramori | UNESP | Suplente Externo |
| Simone Appenzeller | UNICAMP | Suplente Externo |
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
PORTARIA DE 09 DE OUTUBRO DE 2025
Nº 228/2025/CCS – Art. 1º Designar para compor a Comissão Setorial para o Controle Social de Assiduidade dos departamentos do Centro de Ciências da Saúde do bloco didático do HU, conforme portarias normativas específicas, para acompanhamento do projeto piloto de teletrabalho e ampliação do atendimento com flexibilização da jornada de trabalho e controle Social dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação, os seguintes servidores:
MÁRIO CESAR FERREIRA – Assistente em Administração – Membro Titular
WALMIR VIEIRA FILHO – Auxiliar em Administração – Membro Titular LIZETE MARIA TORRES – Auxiliar em Administração / Chefe do Serviço de Expediente – SE/CLC/CCS – Membro Titular NAZARETE MENEGHEL RODRIGUES – Assistente em Administração / Chefe do Serviço de Expediente – SE/DPT/CCS – Membro Suplente
SONIA MARIA GUEVARA OCHOA – Assistente em Administração / Chefe do Serviço de Expediente – SE/DTO/CCS – Membro Suplente
LUIZ FERNANDO LORENCI – Assistente em Administração / Chefe do Serviço de Expediente – SE/CLM/CCS – Membro Suplente
Art. 2º Estes servidores ficarão responsáveis pelos seguintes setores, de acordo com as lotações e localizações físicas expressas no sistema ADRH:
10231 – DEPARTAMENTO DE CIRURGIA/CLC/CCS
10232 – DEPARTAMENTO CLÍNICA MÉDICA/CLM/CCS
10260 – DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA/DTO/CCS
10275 – DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA/DPT/CCS
Art. 3º Os servidores designados também integram a Comissão da Unidade do Centro de Ciências da Saúde.
Art. 4º Atribuir 4 (quatro) horas semanais para o desempenho das atividades das comissões.
Art. 5º Revogar, a partir de 09 de outubro de 2025, a Portaria nº 111/2025/CCS, de 13 de junho de 2025.
Art. 6º Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, com vigência enquanto durar o Projeto Piloto.
(Ref. Processo nº 23080.043607/2024-12)
PORTARIAS DE 10 DE OUTUBRO DE 2025
Nº 229/2025/CCS – Art. 1º Designar o docente FILIPE MODOLO SIQUEIRA, SIAPE nº 1563573, para integrar a Comissão de Avaliação de Propostas para atendimento do item 5.1 do Edital n° 08/2025/PROEX – PROBOLSAS 2026, no âmbito do Centro de Ciências da Saúde – CCS/UFSC, em substituição a ROGÉRIO DE OLIVEIRA GONDAK, designado pela Portaria nº 198/2025/CCS, de 08 de setembro de 2025.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC, e terá validade enquanto durarem os trabalhos da Comissão.
(Ref. EDITAL Nº 08/2025/PROEX – PROBOLSAS 2026)
CENTRO TECNOLÓGICO
O Diretor do Centro Tecnológico, no uso de atribuição estabelecida pelo Art.13 do Regimento Geral da UFSC, RESOLVE:
1º AVISO DE RETIFICAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 20/2025/DIR/CTC DE 09 DE OUTUBRO DE 2025.
Nº 20/2025/DIR/CTC- Tornar pública a retificação do Edital nº 20/2025/DIR/CTC, de 10 de setembro de 2025, que trata da eleição para Coordenador e Subcoordenador do Curso de Graduação em Sistemas de Informação.
Onde se lê:
Art. 2º As solicitações de registro de candidaturas deverão ser encaminhadas por email direcionado à sin@contato.ufsc.br, no período de 1º a 5 de outubro de 2025.
Art. 3º A eleição será realizada em turno único, no dia 10 de outubro de 2025, das 09h00min às 16h00min, via plataforma digital e-Democracia, disponível no endereço https://e-democracia.ufsc.br .
Leia-se:
Art. 2º As solicitações de registro de candidaturas deverão ser encaminhadas por email direcionado à sin@contato.ufsc.br, no período entre a publicação do Edital e o dia 02 de novembro de 2025.
Art. 3º A eleição será realizada com início no dia 06 de novembro, às 09h00min, e fim no dia 07 de novembro de 2025, às 17h00min, via plataforma digital eDemocracia, disponível no endereço https://e-democracia.ufsc.br.
Atenciosamente,
(Ref. Solicitação Digital nº 049155/2025)
O DIRETOR DO CENTRO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, designado pela Portaria nº 2629/2024/GR, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIA DE 7 DE OUTUBRO DE 2025
Nº 244/2025/DIR/CTC – Art. 1º Designar os servidores docentes abaixo indicados para atuarem como Coordenadores de Ensino do Departamento de Informática e Estatística INE, com efeito retroativo a 01/07/2025 até 30/04/2026:
| Área | Docente | Carga Horária Semanal |
| Fundamentos da Probabilidade e Estatística | Adriano Ferreti Borgatto | 2 horas |
| Aplicações da Probabilidade e Estatística | Meire Mezzomo | 2 horas |
| Introdução a Informática e Computação | Juliana Eyng | 2 horas |
| Fundamentos da Computação | Fernando Augusto da Silva Cruz | 2 horas |
| Aplicações e Interação da Computação com Outras Áreas | Odorico Machado Mendizabal | 4 horas |
Art. 2º Designar os Coordenadores de Ensino do INE, o Coordenador do Curso de Graduação em Ciências da Computação e o Coordenador do Curso de Graduação em Sistemas de Informação para compor a Câmara de Ensino do Departamento de Informática e Estatística INE, com efeito retroativo a 01/07/2025 até 30/04/2026.
(Ref. Solicitação Digital nº 056973/2025)
PORTARIAS DE 8 DE OUTUBRO DE 2025
Nº 245/2025/DIR/CTC – Art. 1º Revogar, a partir de 14/07/2025, a Portaria nº 181/2025/DIR/CTC, de 22 de julho de 2025.
Art. 2º Designar a Engenheira de Controle e Automação e de Segurança do Trabalho, MAYNE FRANCIELI GONÇALVES PORTUGAL (Titular), e o Engenheiro Eletricista, FABIANO LUZ CARDOSO (Suplente), para compor o Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, como representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/SC), com efeito retroativo a 14/07/2025 até 13/07/2027.
(Ref. solicitação digital nº 039382/2025)
Nº 246/2025/DIR/CTC – Designar os servidores docentes abaixo indicados para compor o Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia Civil, com efeito retroativo a 02/10/2025 até 01/10/2027, atribuindo duas horas semanais de carga horária administrativa aos representantes titulares:
Representantes do Departamento de Engenharia Civil:
ANA MARIA BENCCIVENI FRANZONI (titular)
RENAN FURLAN DE OLIVEIRA (suplente)
RICARDO JUAN OVIEDO HAITO (titular)
CRISTINE DO NASCIMENTO MUTTI (suplente)
(Ref. Solicitação Digital n.º 057575/2025)
PORTARIA DE 9 DE OUTUBRO DE 2025
Nº 248/2025/DIR/CTC – Designar o servidor docente EDUARDO AUGUSTO BEZERRA para exercer a função de Supervisor do Laboratório de Pesquisa em Sistemas Espaciais – SpaceLab, com efeito retroativo a 23/05/2025 até 22/05/2027, atribuindo-lhe seis horas semanais de carga horária administrativa.


