Boletim Nº 178/2025 – 30/09/2025
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
BOLETIM OFICIAL Nº 178/2025
Data da publicação: 30/09/2025
| CAMPUS DE ARARANGUA | EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 15/CTS/ARA/2025 |
| CAMPUS DE CURITIBANOS | EDITAL Nº 07/CCR/CBS/2025, |
| GABINETE DA REITORIA | PORTARIAS Nº 1995/2025/GR À Nº 1997/2025/GR,
PORTARIAS Nº 1999/2025/GR À Nº 2007/2025/GR, PORTARIAS Nº 2010/2025/GR À Nº 2014/2025/GR, PORTARIAS Nº 2018/2025/GR À Nº 2021/2025/GR |
| HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSC | PORTARIAS SEI Nº 365 2025 À SEI Nº 378 2025
PORTARIA SEI Nº 380 2025 |
| SECRETARIA DE CULTURA, ARTE E ESPORTE | PORTARIA Nº 035/2025/SECARTE,
PORTARIA Nº 035/2025/SECARTE |
| SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO, | PORTARIA Nº 16/2025/SEPLAN |
CAMPUS DE ARARANGUÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E SAÚDE (CTS)
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 15/CTS/ARA/2025 DE 26 DE SETEMBRO DE 2025
Eleição para Coordenador e Subcoordenador do Curso de Graduação em Medicina do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina
A Diretora do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde no uso de suas atribuições, de acordo com o Art. 13 do Regimento Geral da UFSC, juntamente com a comissão para elaboração das normas eleitorais para o cargo de Coordenador e Subcoordenador do Curso de Graduação em Medicina do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde do Campus Araranguá, a Resolução no 18/CUn/2004 e o Regimento Interno do Curso de Medicina. RESOLVE:
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 15/CTS/ARA/2025 DE 26 DE SETEMBRO DE 2025
Art. 1º – Anunciar e convocar os professores do quadro permanente do Curso de Graduação em Medicina do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde do Campus Araranguá, que ministram aulas para o curso no semestre atual, ou no semestre anterior, bem como todos os estudantes regularmente matriculados no respectivo curso no semestre em que ocorre a eleição, para no dia 13 de novembro de 2025, das 9 às 17 horas, por meio do Sistema de Votação On-Line e-Democracia (não presencial) conforme estabelecido na Portaria Normativa no 364/2020/GR, elegerem o Coordenador e Subcoordenador do curso acima mencionado. Caso a data não esteja disponível no Sistema eDemocracia, a eleição será agendada para o dia útil posterior mais próximo disponível.
Art. 2º – O Coordenador e o Subcoordenador serão escolhidos, dentre os professores do curso, para um mandato de dois anos, com início em 24 de novembro de 2025.
Art. 3º – Serão elegíveis somente os professores que ministram aula(s) para o curso, que sejam Médicos (Lei nº 12.842, de 10 de julho de 2013), que estejam em efetivo exercício na Universidade Federal de Santa Catarina (Lei nº 12772, de 28 de dezembro de 2012), que exerçam regime de Dedicação Exclusiva ou de 40 horas, que estejam lotados em departamentos da unidade universitária à qual o curso está vinculado e que sejam responsáveis por carga horária igual ou superior a 10% (dez por cento) do total necessário à integralização curricular (Regimento Interno do Colegiado do Curso de Graduação em Medicina).
Art. 4º – O Coordenador e o Subcoordenador poderão ser reconduzidos somente por mais um mandato consecutivo, podendo ser candidato depois de decorrido período mínimo igual ao tempo previsto para um mandato.
Art. 5º – As inscrições dos candidatos a Coordenador e Subcoordenador serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico (não presencial) conforme estabelecido na Portaria Normativa n o 364/2020/GR, com o preenchimento do formulário de inscrição (Apêndice 1), que deverá ser assinado digitalmente (em conformidade com a Portaria Normativa no 276/2019/GR/UFSC que disciplina o uso de certificação digital na UFSC) e enviado (no formato PDF) à Secretaria Integrada de Graduação no endereço sig.cts.ara@contato.ufsc.br , de 01 a 10 de outubro de 2025, das 9 horas às 17 horas.
Art. 6º – A homologação das inscrições pela comissão eleitoral designada ocorrerá no dia 11 de outubro de 2025 e será publicada na página do curso.
Art. 7º – Findo o prazo de inscrição, a comissão eleitoral publicará imediatamente documento contendo a relação das chapas inscritas.
Art. 8º – Em razão de incompatibilidade de algum candidato, caberá recurso para impugnação de chapa até 24 horas após publicação da homologação das candidaturas e deverão ser encaminhados, exclusivamente por meio eletrônico, no endereço da Secretaria Integrada de Graduação (sig.cts.ara@contato.ufsc.br).
.§ 1º – A impugnação de que trata o caput deste artigo deverá ser acompanhada de prova da incompatibilidade alegada e poderá ser apresentada:
I – pelos candidatos;
II – por qualquer eleitor.
.§ 2º – Havendo impugnação, será dado conhecimento do fato à chapa, mediante notificação, estabelecendo o prazo de 2 (dois) dias úteis para manifestação, contados do seu recebimento.
.§ 3º – O pedido de impugnação não tem efeito suspensivo do processo eleitoral.
Art. 9º – Os componentes da chapa poderão requerer até o término das inscrições o cancelamento da inscrição da respectiva chapa.
Art. 10 – A ordem das chapas será definida por sorteio.
Art. 11 – Após o término do prazo das inscrições, a substituição de candidatos somente poderá ocorrer nos casos de falecimento ou incapacitação física ou mental do candidato inscrito.
Art. 12 – Havendo desistências de chapas, após o término das inscrições, serão considerados nulos os votos que Ihe forem atribuídos.
Art. 13 – A eleição realizar-se-á por escrutínio secreto e uninominal, em turno único, por meio sistema de votação on-line (não presencial) conforme estabelecido na Portaria Normativa no 364/2020/GR, sendo vedada a adoção de qualquer outro sistema, sendo considerado eleita a chapa que obtiver o maior percentual do número de votos.
Art. 14 – São aptos a votar todos os professores efetivos do Curso de Graduação em Medicina do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde do Campus Araranguá, que ministram ou tenham ministrado aulas para o curso no referido semestre ou no semestre anterior, e todos os estudantes regularmente matriculados no curso no semestre em que ocorra a eleição.
Art. 15 – A votação acontecerá por meio do Sistema de Votação On-Line e-Democracia, serviço oferecido pela Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre da UFSC e disponível no endereço https://e-democracia.ufsc.br.
Art. 16 – A identificação do eleitor no acesso à cabine digital do sistema e-Democracia será feita pelo número do CPF.
Art. 17 – O voto será paritário entre os professores e os alunos aptos a votar, segundo o cálculo abaixo:
𝑛º 𝑑𝑒 𝑣𝑜𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑓𝑒𝑠𝑠𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑝𝑜𝑟 𝑐𝑎𝑛𝑑𝑖𝑑𝑎𝑡𝑜/𝑛º 𝑑𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑓𝑒𝑠𝑠𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑣𝑜𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 × 0,5 + 𝑛º 𝑑𝑒 𝑣𝑜𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑢𝑑𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑝𝑜𝑟 𝑐𝑎𝑛𝑑𝑖𝑑𝑎𝑡𝑜/𝑛º 𝑑𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑢𝑑𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑣𝑜𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 × 0,5 = 𝑝𝑒𝑟𝑐𝑒𝑛𝑡𝑢𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑣𝑜𝑡𝑜
Art. 18 – Para os fins deste edital consideram-se válidos os votos atribuídos a candidatos regularmente inscritos, excluídos os votos em branco e os nulos.
Parágrafo único: Não será permitido o voto cumulativo, por procuração ou em separado, conforme previsto no Regimento da UFSC.
Art. 19 – A eleição será validada com qualquer quórum.
Art. 20 – Encerrada a votação, a comissão eleitoral designada receberá o relatório eletrônico de eleição gerado pelo sistema e-Democracia e providenciará o preenchimento da ata, que deverá ser assinada digitalmente (em conformidade com a Portaria Normativa nº 276/2019/GR/UFSC que disciplina o uso de certificação digital na UFSC).
Art. 21 – Em caso de empate será declarado eleito o candidato mais antigo no exercício do magistério da UFSC e, persistindo o empate, o candidato com maior idade.
Art. 22 – Do resultado da eleição, caberá recurso ao Colegiado do Curso de Graduação em Medicina no prazo de até 48 horas, após divulgação do resultado na página do curso, e que deverá ser enviado exclusivamente por meio eletrônico (não presencial) à Secretaria Integrada de Graduação no endereço sig.cts.ara@contato.ufsc.br.
Art. 23 – Ao final do processo eleitoral, o resultado apurado pela comissão será homologado pelo Colegiado do Curso e encaminhado à Direção do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde para as providências legais pertinentes.
Art. 24 – No caso de infração às normas estabelecidas pela comissão eleitoral sobre a eleição para a escolha do Coordenador e Subcoordenador, sujeitar-se-á o infrator às seguintes penalidades:
I – advertência verbal e reservada;
II – advertência por escrito.
.§ 1º – Quando houver prejuízo ao patrimônio público, por ação ou omissão, dolo ou culpa, além das penalidades previstas neste artigo, o processo será encaminhado ao órgão competente da Universidade para a abertura de processo administrativo disciplinar.
.§ 2º Em qualquer situação, o infrator deve promover a reparação do dano.
Art. 25 – Cabe à comissão eleitoral aplicar as penalidades previstas neste edital e solicitar a abertura de processo administrativo disciplinar, se for o caso.
Art. 26 – Para fins de detalhamento do processo são fixados os seguintes prazos:
I – Registro das candidaturas: 01 a 10 de outubro de 2025, das 9 horas às 17 horas, à Secretaria Integrada de Graduação (SIG) no endereço sig.cts.ara@contato.ufsc.br;
II – Homologação das candidaturas: 11 de outubro de 2025;
III – Recurso para impugnação de chapa: 24 horas após publicação da homologação das candidaturas, exclusivamente por meio eletrônico, encaminhados à Secretaria Integrada de Graduação no endereço sig.cts.ara@contato.ufsc.br .
IV – Eleição em 13 de novembro de 2025, das 09 às 17 horas por meio do Sistema de Votação OnLine e-Democracia no endereço https://e-democracia.ufsc.br. Caso a data não esteja disponível no Sistema e-Democracia, a eleição será agendada para o dia útil posterior mais próximo disponível.
V – Recebimento do relatório de votação pela comissão eleitoral logo após o encerramento da votação e divulgação do resultado na página do curso.
VI – Prazo para interposição de recursos: 48 horas após publicação da divulgação do resultado, exclusivamente por meio eletrônico, encaminhados à Secretaria Integrada de Graduação (SIG) no endereço sig.cts.ara@contato.ufsc.br.
Art. 27 – A comissão eleitoral, nomeada pela PORTARIA Nº 190/2025/CTS/ARA, DE 18 DE SETEMBRO DE 2025, Ana Carolina Lobor Cancelier, SIAPE nº 3091564, Marcelo Gomes de Gomes, SIAPE nº 2319448, e Simone Farias Antunez Reis, SIAPE nº 3285297, ficará responsável pela execução dos procedimentos necessários para a realização da eleição, de acordo com o regimento geral da UFSC.
Art. 28 – A Secretaria Integrada de Graduação do CTS (SIG) deverá autuar processo digital, contendo Edital de Convocação do Colegiado à Eleição e a Portaria de Designação da comissão eleitoral e encaminhar ao Presidente da comissão eleitoral.
Parágrafo único: Deverá constar no processo, anexado pela comissão, todos os documentos pertinentes à consulta prévia e os recursos, se houverem, deverão tramitar apensados.
Art. 29 – Os recursos, salvo os de competência da comissão eleitoral, se existentes serão conduzidos na forma prevista pelo Regimento Geral da Universidade e casos omissos serão resolvidos pela comissão eleitoral.
Art. 30 – Este edital entra em vigor, a partir da publicação, na página eletrônica do curso.
Araranguá, 26 de setembro de 2025.
Apêndice 1 – Consultar
Campus de Araranguá
Secretaria Integrada de Graduação: sig.cts.ara@contato.ufsc.br ,
APÊNDICE 1 – Formulário de inscrição para eleição de Coordenador e Subcoordenador do Curso de Graduação em Medicina
| CANDIDATO A COORDENADOR | |
| Nome:
|
SIAPE: |
| Assinatura digital (em conformidade com a Portaria Normativa no 276/2019/GR/UFSC): | |
| CANDIDATO A SUBCOORDENADOR | |
| Nome:
|
SIAPE:
|
| Assinatura digital (em conformidade com a Portaria Normativa no 276/2019/GR/UFSC):
|
|
Araranguá, _____ de __________ de 2025
CAMPUS CURITIBANOS
CENTRO DE CIÊNCIA RURAIS
DEPARTAMENTO DE BIOCIÊNCIAS E SAÚDE ÚNICA
EDITAL Nº 07/CCR/CBS/2025, DE 29 DE SETEMBRO DE 2025
PROCESSO ELEITORAL PARA CHEFE E SUBCHEFE DO DEPARTAMENTO DE BIOCIÊNCIAS E SAÚDE ÚNICA (BSU) 1 PREÂMBULO
A Comissão Eleitoral da Coordenadoria Especial de Biociências e Saúde Única (BSU) e a Direção do Centro de Ciências Rurais, da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus de Curitibanos, torna público e estabelece o processo eleitoral para as eleições de Chefe e Subchefe desta coordenadoria, para o mandato 2025-2027.
2 DA COMISSÃO ELEITORAL
2.1 A Comissão Eleitoral foi indicada e designada pelo Departamento de Biociências e Saúde Única (BSU) e é constituída pelos representantes docentes: Erik Amazonas de Almeida (presidente), Cibely Galvani Sarto e Adriano Emanuel Machado (membros), conforme Portaria. Nº 122/2025/CCR/CBS, de 08 de setembro de 2025.
2.2 A comissão tem como atribuições elaborar o edital, receber e homologar as inscrições, organizar e realizar o processo eleitoral com lisura, apurar os votos e elaborar a ata de resultados das eleições.
3 DO MANDATO
3.1 O mandato da chapa eleita terá a duração de 02 (dois) anos, a partir da publicação da portaria de nomeação.
4 DAS INSCRIÇÕES
4.1 Poderão se candidatar aos cargos de Chefe e Subchefe: docentes efetivos em exercício, lotados neste departamento.
4.2 A candidatura deverá ocorrer através de chapas compostas por dois candidatos, representados por cargos de Chefe e Subchefe, respectivamente.
4.3 As inscrições deverão ser realizadas entre o momento de publicação deste Edital até às 17 horas do dia 10 de outubro de 2025, mediante o envio da ficha de inscrição (ANEXO I) para o e-mail da presidente da Comissão Eleitoral – erik.almeida@ufsc.br.
4.4 A ficha de inscrição deverá ser enviada devidamente preenchida e assinada digitalmente.
4.5 A homologação da(s) chapa(s) inscrita(s) pela Comissão Eleitoral será realizada no dia 13 de outubro de 2025, com emissão do edital da(s) chapa(s) homologada(s), cujo resultado será divulgado no site do Departamento: http://bsu.ccr.ufsc.br/
4.6 A(s) chapa(s) NÃO homologada(s) terão um período de 24 (vinte e quatro horas) para apresentar pedido de recurso à Comissão Eleitoral.
4.7 Caso não haja chapas inscritas, as inscrições serão reabertas, automaticamente, por mais uma semana, entre os dias 11 e 15 de outubro de 2025, mediante entrega da ficha de inscrição (Anexo 1) assinada (digitalmente) pelos dois membros da chapa, para um dos membros da Comissão Eleitoral.
4.8 Inexistindo a formação de chapa para os cargos de Chefe e Subchefe do Departamento, e após a convocação de dois processos eleitorais consecutivos, serão indicados os nomes que comporão a chapa a ser eleita pelo Colegiado Pleno do Departamento com base nos seguintes critérios:
4.8.1 Menor pontuação na relação carga horária administrativa em Portaria(s) com carga horária igual ou superior a 10 horas não cumulativas pelo tempo em efetivo exercício na UFSC, sendo esta
pontuação calculada pela multiplicação da(s) carga(s) horária(s) da(s) Portaria(s) pelo tempo de exercício da(s) atividade(s) dividida pelo tempo de efetivo exercício na UFSC. Do efetivo exercício serão descontados os afastamentos para licença saúde deferidos pela junta médica oficial ou órgão designado por esta licença capacitação ou para tratar de assuntos particulares.
5 DAS ELEIÇÕES
5.1 As eleições serão realizadas no dia 20 de outubro de 2025 das 9h às 17h, via sistema de votação e-Democracia.
5.2 A votação será direta, secreta, online e intransferível, através do sistema de votação e-Democracia, o qual apresentará o(s) nome(s) da(s) chapa(s) homologada(s) para livre escolha.
5.3 Estão aptos a votar todos os Docentes efetivos que constituem o departamento.
5.4 Informações sobre o processo eleitoral através da plataforma e-Democracia podem ser acessadas no endereço https://e.ufsc.br/e-democracia/.
6 DA CAMPANHA
6.1 A campanha eleitoral deverá ser pautada pela ética e decoro, devendo ser encerrada até o prazo de 24 horas antecedentes à data da eleição.
6.2 A(s) chapa(s) poderá(ão) utilizar os meios de propaganda legalmente aceitos.
7 DA APURAÇÃO
7.1 A apuração dos votos será realizada pela Comissão Eleitoral no dia 20 de outubro de 2025, após o encerramento da votação, durante reunião on-line através da plataforma Google Meet, cujo link será amplamente divulgado à comunidade acadêmica.
7.2 Será declarada eleita a chapa que obtiver a maioria simples dos votos válidos, apurados pela Comissão Eleitoral através de relatório emitido pelo sistema de votação e-Democracia e registro em ata.
7.3 Em caso de empate será considerada eleita a chapa do(a) candidato(a) a Chefe com maior tempo de carreira no magistério superior na instituição.
7.4 Os recursos, caso existam, deverão ser encaminhados em até 24 horas após a divulgação da ata, por e-mail, para a presidente da Comissão Eleitoral – erik.almeida@ufsc.br.
7.5 Ao final do prazo para recursos, a Comissão Eleitoral encaminhará o resultado da eleição à Direção do Centro de Ciências Rurais do Campus de Curitibanos para as providências legais cabíveis.
7.6 casos omissos passarão pela análise da comissão e deliberação de colegiado, se necessário. Comissão Eleitoral do Edital 001/2025 do Departamento de Biociências e Saúde Única (BSU) da UFSC
Curitibanos, 29 de setembro de 2025
ANEXO I – Consultar:
Campos de Curitibanos
(48) 3721-4166 – (48) 3721-2183 – (48) 3721-3198
http://curitibanos.ufsc.br/
Departamento de Biociências e Saúde
Comissão Eleitoral: erik.almeida@ufsc.br.
ANEXO I FICHA DE INSCRIÇÃO DE CHAPA PROCESSO ELEITORAL PARA CHEFE E SUBCHEFE DO DEPARTAMENTO DE BIOCIÊNCIAS E SAÚDE ÚNICA (BSU)
Vimos por meio desta, solicitar a inscrição da CHAPA , composta pelo(a) Prof(a). , SIAPE nº , candidato(a) a CHEFE DO DEPARTAMENTO DE BIOCIÊNCIAS E SAÚDE ÚNICA (BSU), e Prof(a). , SIAPE nº , candidato(a) a SUBCHEFE DO DEPARTAMENTO DE BIOCIÊNCIAS E SAÚDE ÚNICA (BSU), de acordo com o Edital 001/2025. Curitibanos, de de 2025.
Assinatura do candidato(a) a CHEFE DO DEPARTAMENTO DE BIOCIÊNCIAS E SAÚDE ÚNICA (BSU)
Assinatura do candidato(a) a SUBCHEFE DO DEPARTAMENTO ESPECIAL DE BIOCIÊNCIAS E SAÚDE ÚNICA (BSU)
GABINETE DA REITORIA
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, RESOLVE:
PORTARIAS DE 24 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 1995/2025/GR – Art. 1º Nomear, em caráter efetivo, de acordo com o artigo 9º, inciso I da Lei nº 8.112/90, RONNY NEUFELD, classificado(a) em 2º lugar no concurso público, Lista pessoas com deficiência, instituído pelo Edital nº 051/2017/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 25 de setembro de 2017, homologado pelo Edital nº 035/2018/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 12 de abril de 2018, retificado pelos editais 055/2023/DDP e 042/2025/DDP publicados no DOU de 19 de setembro de 2023 e 23 de setembro de 2025, prorrogado pelo Edital nº 001/2019/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 14 de janeiro de 2019, com prazo de validade suspenso a partir de 20 de março de 2020 pelo edital nº 038/2020/DDP, publicado no Diário Oficial da União de 09 de julho de 2020, no cargo de Administrador, Nível de Classificação E, Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1, em regime de trabalho de 40 horas semanais, com exercício no Campus Universitário Trindade – Florianópolis, em vaga redistribuída, código de vaga 975167, pela Portaria nº 021/MEC/2021, publicada no Diário Oficial da União de 21 de janeiro de 2021.
Art. 2º Nos termos do art. 131 da Lei nº 15.141, de 02 de junho de 2025, o(a) servidor(a) ora nomeado(a) será reposicionado para o Padrão de Vencimento 01, do Nível de Classificação E da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, com efeitos a partir da data de exercício.
Art. 3º A posse do nomeado ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação deste ato no Diário Oficial da União, de acordo com o parágrafo 1º do art.13 da Lei nº 8.112/90.
(Ref. Sol. processo 23080.066091/2018-36 e processo de concurso nº 23080.054826/2018-89)
Nº 1996/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 24 de Setembro de 2025, Moisés Lima Dutra, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe C, SIAPE nº 1813374, para exercer, em caráter pro tempore, a função de Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados, até que sejam realizadas eleições para o referido cargo.
Art. 2º Atribuir ao servidor a Função Comissionada de Coordenação de Curso, código FCC.
(Ref. Sol. Processo 23080.049430/2025-49)
Nº 1997/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 24 de Setembro de 2025, Douglas Dyllon Jeronimo de Macedo, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe B, SIAPE nº 1128052, para exercer em caráter pro tempore, a função de Subcoordenador do Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados, até que sejam realizadas eleições para o referido cargo.
Art. 2º Atribuir ao servidor a carga horária de 10 horas semanais.
(Ref. Sol. Processo 23080.049430/2025-49)
Nº 1999/2025/GR – Designar GABRIELA DE SOUZA FERREIRA, ADMINISTRADOR, SIAPE nº 1953103, para substituir o Coordenador de Gestão dos Serviços de Rede – CGSR/DTIR/SETIC/SEPLAN, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 22/09/2025 a 03/10/2025, tendo em vista o afastamento do titular Rodrigo Gonçalves, SIAPE nº 1889818, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 54057/2025)
Nº 2000/2025/GR – Designar CARLA FERNANDA SILVA ATHAYDE, NUTRICIONISTA/HABILITAÇÃO, SIAPE nº 1169729, Coordenador(a) Administrativo(a) – CA/RU/PRAE, para responder cumulativamente pela Diretoria do Restaurante Universitário – RU/PRAE, código CD4, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 30 de Setembro de 2025 a 03 de Outubro de 2025, tendo em vista o afastamento da titular, Melina Valério dos Santos, SIAPE nº 1879123, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 53470/2025)
Nº 2001/2025/GR – Dispensar, a partir de 31 de Julho de 2025, Daiane Bertasso Ribeiro, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe B, SIAPE nº 2151091, do exercício da função de Subcoordenadora do Curso de Graduação em Jornalismo – CGJOR/CCE, para a qual foi designada pela Portaria nº 2532/2024/GR, de 6 de dezembro de 2024.
(Ref. Sol. 23080.046607/2025-55)
Nº 2002/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 27 de Agosto de 2025, Valentina da Silva Nunes, PROFESSOR MAGISTÉRIO SUPERIOR, classe B, SIAPE nº 2965168, para exercer a função de Subcoordenadora do Curso de Graduação em Jornalismo – CGJOR/CCE, para completar mandato a expirar-se em 31 de Dezembro de 2027.
Art. 2º Atribuir à servidora a carga horária de dez horas semanais.
(Ref. Sol. 23080.046607/2025-55)
PORTARIAS DE 25 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 2003/2025/GR – Art. 1º Dispensar AQUILES GILBERTO DOS SANTOS DA CRUZ, ENGENHEIRO/ÁREA, SIAPE nº 1360724, do exercício da função de Chefe da Divisão de Gestão, Gerenciamento e Acompanhamento dos Contratos Terceirizados – DGGACT/DME/PU, código FG3, para a qual foi designado pela Portaria nº 651/2025/GR, DE 02 DE ABRIL DE 2025.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
(Ref. Sol. 054432/2025)
Nº 2004/2025/GR – Art. 1º Designar Sabrina Borges Ramos de Carvalho, ADMINISTRADOR, SIAPE nº 1244930, para exercer a função de Chefe da Divisão de Gestão, Gerenciamento e Acompanhamento dos Contratos Terceirizados – DGGACT/DME/PU.
Art. 2º Atribuir à servidora a função gratificada FG3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
(Ref. Sol. 054432/2025)
Nº 2005/2025/GR – Dispensar, a partir de 11 de Agosto de 2025, Ramon Ghisi, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 1179688, do exercício da função de Chefia da Divisão de Almoxarifado – DA/CAA/PU/SEOMA, código FG3, para a qual foi designado pela Portaria nº 2683/2017/GR, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017, tendo em vista sua lotação provisória em outro órgão.
(Ref. Sol. 054443/2025)
Nº 2006/2025/GR – Dispensar, a partir de 01 de Outubro de 2025, MARIA ERONDINA KRUSCHINSKI, AUXILIAR DE AGROPECUÁRIA, SIAPE nº 1160018, do exercício da função de Chefe do Serviço de Laboratório de Inclusão Digital – SLID/DPE/PRAE, código FG4, para a qual foi designada pela Portaria nº 167/2023/GR, DE 19 DE JANEIRO DE 2023, tendo em vista seu pedido de licença capacitação.
(Ref. Sol. 054361/2025)
Nº 2007/2025/GR – Art. 1º Designar MICHELE SCHMITT COLLACO, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3497911, para exercer a função de Auxiliar de Apoio da Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Linguística – AAP/CPGLIN/CCE.
Art. 2º Atribuir à servidora a função gratificada FG6, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
(Ref. Sol. Processo 23080.054292/2025-10)
PORTARIAS DE 26 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 2010/2025/GR – Designar KARLA ZAPELINI KURSCHUS, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3323136, para substituir o Chefe da Divisão de Apoio Processual – DAP/SEAI, código FG3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 13/10/2025 a 14/10/2025, tendo em vista o afastamento do titular WILKER AUGUSTO GLANERT MAZETTO, SIAPE nº 1696133, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 54983/2025)
Nº 2011/2025/GR – Designar MARCOS LAUERMANN DOS SANTOS, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3215708, para substituir a Secretária de Aperfeiçoamento Institucional – SEAI, código CD3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 13/10/2025 a 14/10/2025, tendo em vista o afastamento da titular LUANA RENOSTRO HEINEN, SIAPE nº 1017869, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 54983/2025)
Nº 2012/2025/GR – Designar MARCOS LAUERMANN DOS SANTOS, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 3215708, para substituir o Chefe da Divisão de Apoio Processual – DAP/SEAI, código FG3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 15/10/2025 a 25/10/2025, tendo em vista o afastamento do titular WILKER AUGUSTO GLANERT MAZETTO, SIAPE nº 1696133, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 54983/2025)
Nº 2013/2025/GR – Art. 1º Dispensar, a partir de 1º de agosto de 2025, GRAZYELLA CRISTINA OLIVEIRA DE AGUIAR, professora do magistério superior, MASIS nº 203453, SIAPE nº 2279493, da condição de representante titular dos coordenadores de curso de graduação do Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação (CTE) na Câmara de Graduação, para a qual foi designada pela Portaria nº 1143/2025/GR.
Art. 2º Designar, a partir de 17 de setembro de 2025, MARIA ELISA PHILIPPSEN MISSNER, professora do magistério superior, MASIS nº 211332, SIAPE nº 3011502, para a condição de representante titular dos coordenadores de curso de graduação do CTE na Câmara de Graduação.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Sol. Correspondência OF E 97/BNU/UFSC/2025)
PORTARIAS DE 29 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 2014/2025/GR – Designar RAFAEL JAIME DE SOUZA, CONTADOR, SIAPE nº 2423680, para substituir a Coordenadora Financeira – CF/DCF/SEPLAN, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 16/09/2025 a 15/10/2025, tendo em vista o afastamento da titular MARIA REGINA CELLIS, SIAPE nº 342201, em licença para tratamento de saúde.
(Ref. Sol. 054769/2025)
Nº 2018/2025/GR – Art. 1º Designar, a partir de 19 de setembro de 2025, o professor EDSON BAZZO, SIAPE nº 1156178, para exercer a função de presidente do Conselho de Curadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para um mandato de um ano.
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Sol. nº 55316/2025)
Nº 2019/2025/GR – Designar LUIZ HENRIQUE GUESSER, ENGENHEIRO/ÁREA, SIAPE nº 1327636, para substituir a Coordenadora de Planejamento de Obras – CPO/DPAE/PU, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 03/11/2025 a 27/11/2025, tendo em vista o afastamento da titular Carolina Cannella Peña, SIAPE nº 1900244, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 54972/2025)
Nº 2020/2025/GR – Designar Clebson Oliveira da Costa, TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS, SIAPE nº 1624406, para substituir a Coordenadora de Projetos Pedagógicos e Acompanhamento Curricular – CPAC/DEN/PROGRAD, código FG1, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 06/10/2025 a 21/10/2025, tendo em vista o afastamento da titular FERNANDA DELATORRE, SIAPE nº 1757958, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 55083/2025)
Nº 2021/2025/GR – Designar Paula Oliveira da Costa, ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE nº 2140746, para substituir o Chefe da Divisão de Incorporação de Bens de Aquisição – DIBA/DGP/PROAD, código FG3, integrante do Quadro Distributivo de Cargos de Direção e Funções Gratificadas, no período de 08/10/2025 a 26/10/2025, tendo em vista o afastamento do titular KENZO PEIXOTO HIRATSUKA, SIAPE nº 3030497, em gozo de férias regulamentares.
(Ref. Sol. 55279/2025)
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSC
PROFESSOR POLYDORO ERNANI DE SÃO THIAGO
O SUPERINTENDENTE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR POLYDORO ERNANI DE SÃO THIAGO, no uso de suas atribuições regimentais; RESOLVE:
PORTARIAS DE 29 DE SETEMBRO DE 2025
SEI nº 365 2025 – Art. 1º LOCALIZAR, a partir de 01/11/2025, a servidora GABRIELA SANTOS PEDROSO, cargo de AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO, SIAPE 2102226, na Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados-UDIDE do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Processo SEI nº 23820.015399/2025-31)
SEI nº 366 2025 – Art. 1º LOCALIZAR, a partir de 01/11/2025, a servidora Cassandra Vilvert Magalhães, cargo de TÉCNICO EM ENFERMAGEM, SIAPE 1819521, na Unidade de Saúde da Mulher – UMUL do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Processo SEI nº 23820.015466/2025- 18)
SEI nº 367 2025 – Art. 1º LOCALIZAR, a partir de 01/11/2025, a servidora RAFAELA BAPTISTA, SIAPE 1782598, Cargo de Enfermeiro, na Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados, do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Processo SEI nº 23820.015400/2025-28)
SEI nº 368 2025 – Art. 1º LOCALIZAR, a partir de 01/11/2025, a servidora Ana Paula Hoch Berta Tedesco, cargo de ENFERMEIRO, SIAPE 3710747, na Unidade de Saúde da Mulher – UMUL do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC
(Ref. Processo SEI nº 23820.015469/2025-51)
SEI nº 369 2025 – Art. 1º LOCALIZAR, a partir de 01/11/2025, a servidora Vanessa Beatriz da Silveira Silva, cargo de AUXILIAR DE ENFERMAGEM, SIAPE 1552047, na Unidade de Saúde da Mulher – UMUL do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Processo SEI nº 23820.015474/2025-64)
SEI nº 370 2025 – Art. 1º LOCALIZAR, a partir de 01/11/2025, o servidor ANTONIO CARLOS DA CUNHA, SIAPE 1356156, Cargo de Técnico em Enfermagem da Unidade de Atenção à Saúde Da Mulher- UMUL do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Processo SEI nº 23820.015473/2025-10)
SEI nº 371 2025 – Art. 1º LOCALIZAR, a partir de 01/11/2025, a servidora Elizabete Pereira da SIlva, SIAPE 1421644, cargo de TÉCNICO EM ENFERMAGEM da Unidade de Atenção à Saúde Da Mulher- UMUL do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Processo SEI nº 23820.015475/2025-17)
SEI Nº 372 2025 – Art. 1º LOCALIZAR, a partir de 01/11/2025, a servidora Karine Souza da Correggio, SIAPE 2562253, Cargo de MÉDICO da Unidade de Atenção à Saúde Da Mulher- UMUL do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Processo SEI nº 23820.015476/2025-53)
SEI nº 373 2025 – Art. 1º LOCALIZAR, a partir de 01/11/2025, a servidora Rita de Castro da Silva, SIAPE 1422617, cargo de TÉCNICO EM ENFERMAGEM da Unidade de Atenção à Saúde Da Mulher – UMUL do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC
(Ref. Processo SEI nº 23820.015477/2025-06)
SEI nº 374 2025 – Art. 1º LOCALIZAR, a partir de 01/11/2025, a servidora Gabriella Rosa, SIAPE 1160294, cargo de TÉCNICO EM ENFERMAGEM da Unidade de Atenção à Saúde Da Mulher – UMUL do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Processo SEI nº 23820.015478/2025-42)
SEI nº 375 2025 – Art. 1º LOCALIZAR, a partir de 01/11/2025, a servidora Berenice Rubik, SIAPE 2551350, cargo de ENFERMEIRO da Unidade de Atenção à Saúde Da Mulher – UMUL do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Processo SEI nº 23820.015479/2025-97)
SEI nº 376 2025 – Art. 1º LOCALIZAR, a partir de 01/11/2025, a servidora Adriana Florêncio Schvartz, SIAPE 1160380, cargo de ENFERMEIRO da Unidade de Atenção à Saúde Da Mulher – UMUL do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago. Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Processo SEI nº 23820.015482/2025-19)
SEI nº 377 2025 – Art. 1º LOCALIZAR, a partir de 01/11/2025, o servidor Diogo de Souza, SIAPE 1517636, cargo de ENFERMEIRO da Unidade de Atenção à Saúde Da Mulher – UMUL do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Processo SEI nº 23820.015483/2025-55)
SEI nº 378 2025- Art. 1º LOCALIZAR, a partir de 01/11/2025, a servidora Tarciany Farias Fraga, SIAPE 2422611, cargo de ENFERMEIRO da Unidade de Atenção à Saúde Da Mulher – UMUL do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Processo SEI nº 23820.015486/2025-99)
SEI nº 380 2025 – Art. 1º LOCALIZAR, a partir de 01/11/2025, a servidora Jaqueline Lopes, SIAPE 1423171, cargo de Técnica de Enfermagem da Unidade de Atenção à Saúde Da Mulher – UMUL do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.
(Ref. Processo SEI nº 23820.015505/2025-87)
SECRETARIA DE CULTURA, ARTE E ESPORTE
.A Secretária de Cultura, Arte e Esporte, da Universidade Federal de Santa Catarina, em exercício, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais atribuições, RESOLVE:
PORTARIAS DE 29 DE SETEMBRO DE 2025
Nº 035/2025/SECARTE – Art. 1º AUTORIZAR a utilização a título precário do espaço Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, gerenciada pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC/SECARTE) na Universidade Federal de Santa Catarina, com a finalidade de realizar ensaio fotográfico, em 11 de outubro de 2025, tendo como proponente Flávia Mattos da Silva Baptista, portadora do CPF: 042.XXX.XXX-26, conforme condições previstas no Edital Espaço Vivo – Fortalezas 2025 nº 007/2025/SECARTE, no valor R$ 500,00 (quinhentos reais), sendo este pagamento efetuado em data antes do início do evento, por meio da Guia de Recolhimento da União – GRU, em nome da Universidade Federal de Santa Catarina, conforme Resolução Normativa 04/CC/2010, atualizada pela Resolução Normativa nº 17/CC de 02/06/2017.
Anexo – Comprovante de Pagamento
Consultar: Secretaria de Cultura, Arte e Esporte – https://secarte.ufsc.br/
Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina
(48) 3721-2376
Nº 036/2025/SECARTE – Art. 1º AUTORIZAR a utilização a título precário do espaço Fortaleza de São José da Ponta Grossa, gerenciada pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC/SECARTE) na Universidade Federal de Santa Catarina, com a finalidade de realizar cerimônia de casamento, em 08 de novembro de 2025, tendo como proponente Larissa Andrade Melo, portadora do CPF: 104.XXX.XXX-27, conforme condições previstas no Edital Espaço Vivo – Fortalezas 2025 nº 007/2025/SECARTE, no valor R$ 1.000,00 (mil reais), sendo este pagamento efetuado em data antes do início do evento, por meio da Guia de Recolhimento da União – GRU, em nome da Universidade Federal de Santa Catarina, conforme Resolução Normativa 04/CC/2010, atualizada pela Resolução Normativa nº 17/CC de 02/06/2017.
Anexo – Comprovante de Pagamento
Consultar: Secretaria de Cultura, Arte e Esporte – https://secarte.ufsc.br/
Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina
(48) 3721-2376
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
A SECRETÁRIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO, no uso de suas atribuições e considerando o que consta na Portaria nº 1866/2025/GR, de 3 de setembro de 2025, publicada na edição nº 161/2025 do Boletim Oficial da UFSC, de 5 de setembro de 2025, assim como o que consta no Ofício Circular nº 02/2025/CGE/SEPLAN, de 16 de setembro de 2025. RESOLVE:
PORTARIA DE 29 DE SETEMBRO DE 2025.
Nº 16/2025/SEPLAN – Art. 1º Instituir Grupo de Trabalho com a finalidade de mapear os riscos, propor os planos de respostas e elaborar os indicadores para o Plano Institucional de Gestão de Riscos (PIGR) 2026- 2030, referentes às atividades desempenhadas pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (SEPLAN).
Art. 2º Designar os servidores abaixo relacionados para, sob a presidência da primeira, compor o referido Grupo de Trabalho:
– Andréa Cristina Trierweiller, Secretária de Planejamento e Orçamento, SIAPE 2257368;
– Ana Corina Faustino da Silva, Chefe do Serviço de Gestão Integrada, SIAPE 1968711;
– Diego Sacchet Barin, Diretor do Departamento de Contabilidade e Finanças, SIAPE 1446185;
– Henrique Ribeiro, Coordenador de Suporte de Serviços, SIAPE 1028293;
– Lucas dos Santos Matos, Coordenador de Gestão Estratégica, SIAPE 1133620;
– Renato Magri, Administrador, SIAPE 2889539;
– Luiz Victor Pittella Siqueira, Superintendente de Orçamento, SIAPE 3764543.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial da UFSC.


